congresso/poster

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
joanareis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça ago 29, 2006 6:13 pm
Localização: fmh

congresso/poster

Mensagem por joanareis »

já vi alguns posts que afirmam que o subsidio para idas a congressos é atribuido quer seja para fazer uma apresentacao oral quer para poster, m tambem já me disseram que apenas é concedido para o 1º caso.
Já alguem recebeu efectivamente o subsidio apenas apresentando um poster?? Já tentei telefonar para a FCT, mas ficou 2 minutos a tocar, até q a sra me atendeu e me disse que já n havia linhas disponiveis para ficar em espera.....

Fly
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 36
Registado: sábado jul 29, 2006 10:31 pm
Localização: Faculdade de Motricidade Humana

Re: congresso/poster

Mensagem por Fly »

joanareis Escreveu:já vi alguns posts que afirmam que o subsidio para idas a congressos é atribuido quer seja para fazer uma apresentacao oral quer para poster, m tambem já me disseram que apenas é concedido para o 1º caso.
Já alguem recebeu efectivamente o subsidio apenas apresentando um poster?? Já tentei telefonar para a FCT, mas ficou 2 minutos a tocar, até q a sra me atendeu e me disse que já n havia linhas disponiveis para ficar em espera.....
Olá
Conheço bolseiros q receberam subsídio pela apresentação de poster. Já agora reenvio e-mail da FCT sobre este assunto.

"Na sequencia do seu mail, informamos que segundo o regulamento, os bolseiros
podem candidatar-se a um subsidio para apresentacao de trabalhos em
congressos (nacionais ou internacionais), ate um limite maximo de 750,00
euros, por ano de bolsa, desde que se realize no ambito da mesma.
Para candidatura a este tipo de subsidio, devera enviar-nos uma carta
solicitando-o, acompanhada de:
- parecer do orientador, sobre a participacao no referido evento,
mencionando a apresentacao de comunicacao;
- documento de aceitacao do trabalho a apresentar;
- estimativa discriminada de custos relativos a transporte, inscricao e
estadia, se for caso disso;
- copia do trabalho a apresentar.
Chamamos a sua atencao para o caso da nao utilizacao do financiamento, este
nao transita nem acumula com o do ano seguinte de bolsa. E que neste tipo de
subsidio, a data de realizacao do evento determina o ano de bolsa para
respectivo financiamento.
Apesar de nao haver um prazo definido para apresentar a candidatura a estes
subsidios, devera solicitar, atempadamente, de forma ao respectivo
financiamento ser considerado, se for caso disso, antes de efectuar a sua
deslocacao".

joanareis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça ago 29, 2006 6:13 pm
Localização: fmh

Mensagem por joanareis »

obrigado! é que sem subsidio fica dificil.....

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

O e-mail que o Fly recebeu da FCT é realmente muito claro. De qualquer forma aqui fica mais alguma informação.

Eu recebi mais de uma vez o dito subsídio para apresentação de poster.

A palavra curso de formação deve ser banida do pedido. Se for um curso em que há a apresentação de um poster durante o mesmo deve referir-se apenas a apresentação de trabalho para que o subsídio seja atribuido.

Outras coisas interessantes:

Os congressos podem ser em Portugal (não têm de ser no estrangeiro)
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=912

outras dicas sobre o assunto:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=219


Espero que ajude,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

joanareis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça ago 29, 2006 6:13 pm
Localização: fmh

Mensagem por joanareis »

Obrigado mais uma vez, acho q estou esclarecida!!

NCortes
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 75
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am
Localização: SMRL

Re: congresso/poster

Mensagem por NCortes »

Fly Escreveu: Chamamos a sua atencao para o caso da nao utilizacao do financiamento, este
nao transita nem acumula com o do ano seguinte de bolsa.
Interessante... A mim disseram-me que acumulava... enfim, as contradicoes normais. Mas sem duvida que o montante deveria estar ajustado 'as despesas reais da viagem e nao, somente, a um valor maximo por ano. Contudo, acho que a Universidade onde se esta' a investigar/trabalhar/estudar deveria ser responsavel por uma parte desse mesmo custo, pois o nome da instituicao tambem estara' no poster/apresentacao oral...

Com os melhores cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Re: congresso/poster

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

NCortes Escreveu:
Fly Escreveu: Chamamos a sua atencao para o caso da nao utilizacao do financiamento, este
nao transita nem acumula com o do ano seguinte de bolsa.
Interessante... A mim disseram-me que acumulava... enfim, as contradicoes normais. Mas sem duvida que o montante deveria estar ajustado 'as despesas reais da viagem e nao, somente, a um valor maximo por ano. Contudo, acho que a Universidade onde se esta' a investigar/trabalhar/estudar deveria ser responsavel por uma parte desse mesmo custo, pois o nome da instituicao tambem estara' no poster/apresentacao oral...

Com os melhores cumprimentos,
Sim, infelizmente não acumula! Ou é "gasto" no ano a que diz respeito ou... ficas sem ele!

Também acho que os montantes dos subsídios para congressos estão desajustados à realidade mas, não me parece que as Universidades tenham dinheiro para estas coisas, nem têm para um rolo de papel higiénico...
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

joanareis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça ago 29, 2006 6:13 pm
Localização: fmh

Mensagem por joanareis »

os subsidios, tal como as bolsas mensais não tem actualizações ha anos.... no meu caso os tais 750 euros não chegam para a viagem e inscrição. ou seja, acho que é suposto não comer nem dormir durante 5 dias...
e o congresso até é na finlândia, se fosse na australia ou estados unidos como seria...
Conclusão,para nos actualizarmos regularmente temos de estar ligados a uma faculdade que tem disponibilidade para comparticipar nos gastos ou ter pais ricos.........

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

nos vários congressos que fui desde 2002 os 750 euros nunca chegaram. Tive sempre de encontrar outras formas de financiamento como sejam:
- pedir apoio ao próprio congresso por ser estudante de doutoramento
- pedir apoio ao grupo/instituto onde estou inserido.
- pedir apoio para a viagem de avião à NATO (OTAN). Se bem que acho que já não é possível fazer isto.

Parece-me normal assim ser. O que não é normal é as instituições e os grupos onde estamos inseridos não terem verbas para deslocações quando vamos a representa-los.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Aragao Escreveu:nos vários congressos que fui desde 2002 os 750 euros nunca chegaram.
Também é o que está a acontecer neste momento! E vai continuar a ser assim se não houver alteração no financiamento para congressos por parte da FCT. Cada vez mais as coisas estão mais caras e mesmo em vôos de "low-cost", acrescentando o alojamento e alimentação, e a inscrição no próprio congresso, ultrapassa sempre os 750 euros.
Uma realidade semelhante é a que se passa com os bolseiros de pós-doc com a agravante de que a inscrição nos congressos costuma ser muito mais cara...

Fazemos por "amor à camisola" e na esperança de um futuro melhor!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

NCortes
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 75
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am
Localização: SMRL

Mensagem por NCortes »

Aragao Escreveu:nos vários congressos que fui desde 2002 os 750 euros nunca chegaram. Tive sempre de encontrar outras formas de financiamento como sejam:
- pedir apoio ao próprio congresso por ser estudante de doutoramento
- pedir apoio ao grupo/instituto onde estou inserido.
- pedir apoio para a viagem de avião à NATO (OTAN). Se bem que acho que já não é possível fazer isto.

Parece-me normal assim ser. O que não é normal é as instituições e os grupos onde estamos inseridos não terem verbas para deslocações quando vamos a representa-los.

David
Caro David-
Concordo plenamente contigo. Os 750 euros nao chegam nem nunca vao chegar. Ha que encontrar outras formas de financiamento para nos podermos deslocar. Mas como dizes e muito bem as instituicoes e grupos inseridos tem que arranjar verbas para financiar essas situacoes. Nao acho que a desculpa nao tem $ para isto ou para aquilo seja valida. Onde estou actualmente, estao a tentar aumentar a comparticipacao anual para viagens e congressos para efeitos de apresentacao oral ou poster, pois entendem isso como uma forma de reconhecimento da instituicao e do trabalho produzido. Acho que qualquer faculdade/universidade/instituicao que nao entenda isso como uma mais valia, esta' um pouco desligada da realidade.

Com os melhores cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate

Cristiana
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça jul 25, 2006 12:12 pm

Re: congresso/poster

Mensagem por Cristiana »

Fly Escreveu:
"Na sequencia do seu mail, informamos que segundo o regulamento, os bolseiros
podem candidatar-se a um subsidio para apresentacao de trabalhos em
congressos (nacionais ou internacionais), ate um limite maximo de 750,00
euros, por ano de bolsa, desde que se realize no ambito da mesma.
Para candidatura a este tipo de subsidio, devera enviar-nos uma carta
solicitando-o, acompanhada de:
- parecer do orientador, sobre a participacao no referido evento,
mencionando a apresentacao de comunicacao;
- documento de aceitacao do trabalho a apresentar;
- estimativa discriminada de custos relativos a transporte, inscricao e
estadia, se for caso disso;
- copia do trabalho a apresentar.
Chamamos a sua atencao para o caso da nao utilizacao do financiamento, este
nao transita nem acumula com o do ano seguinte de bolsa. E que neste tipo de
subsidio, a data de realizacao do evento determina o ano de bolsa para
respectivo financiamento.
Apesar de nao haver um prazo definido para apresentar a candidatura a estes
subsidios, devera solicitar, atempadamente, de forma ao respectivo
financiamento ser considerado, se for caso disso, antes de efectuar a sua
deslocacao".



Por acaso tava mesmo a precisar de saber isto. :D
Alguém me pode dizer se ainda é válido isto? (se durantes estes meses não houve alteração?)

NCortes
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 75
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am
Localização: SMRL

Re: congresso/poster

Mensagem por NCortes »

Cristiana Escreveu: Por acaso tava mesmo a precisar de saber isto. :D
Alguém me pode dizer se ainda é válido isto? (se durantes estes meses não houve alteração?)
Sim! Ainda é valido.
NCortes
PhD Candidate

lms
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 06, 2006 2:21 pm
Localização: University of Bristol, UK

Mensagem por lms »

obrigado a quem quer que puxou o tópico para cima, é que senão tivesse isto eu tramava-me em grande, já que tou a contar ir a um meeting/workshop/conferência/summer school (sim, é muita coisa, são 3 semanas :D ) apresentando um poster, e acho que vou ter então que torcer um pouco as coisas ;).
A palavra curso de formação deve ser banida do pedido. Se for um curso em que há a apresentação de um poster durante o mesmo deve referir-se apenas a apresentação de trabalho para que o subsídio seja atribuido.

Já agora, alguém poderia esclarecer como puseram por exemplo a "estimativa discriminada de custos relativos a transporte", é preciso os detalhes todos como preço certo, numero de voo e cenas que tal ? É que, estando eu a tirar doutoramento no estrangeiro, há problemas se apresentar os preços de uma viagem a partir de Portugal ( pagando eu obviamente do meu bolso a ida/vinda a Portugal ) ? Neste caso a FCT até ficava a ganhar, que ficava mais barato... Não sei se me estou a preocupar demasiado, mas já aprendi que com a FCT todo o cuidado é pouco (uma organização que "perde" documentos enviados por correio registado)...

obgdo

-luis

lms
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 06, 2006 2:21 pm
Localização: University of Bristol, UK

Mensagem por lms »

{bump}

ninguém sabe de algo que possa ajudar ?

-luis

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Mensagem por Sportinguista »

lms Escreveu:ninguém sabe de algo que possa ajudar ?
Pelos vistos não, portanto acho melhor mandares um mail à FCT a perguntar isso mesmo... :roll:
Docem velle summs est eruditio

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

lms Escreveu:{bump}

ninguém sabe de algo que possa ajudar ?

-luis
Quando não há respostas as vezes é porque passou ao lado, outras é porque ninguém sabe mesmo ajudar. No entanto, muitas vezes é porque a pergunta está confusa ou muito longa.... não sei se entendi muito bem a tua dúvida mas diz-me se isto ajuda:

Imagem

O texto e construção de frases não está muito boa porque foi feito muito em cima do joelho mas mesmo assim obteve-se a finalidade. Espero que ajude.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Mensagem por ruisoarescosta »

lms Escreveu:Já agora, alguém poderia esclarecer como puseram por exemplo a "estimativa discriminada de custos relativos a transporte", é preciso os detalhes todos como preço certo, numero de voo e cenas que tal ? É que, estando eu a tirar doutoramento no estrangeiro, há problemas se apresentar os preços de uma viagem a partir de Portugal ( pagando eu obviamente do meu bolso a ida/vinda a Portugal ) ? Neste caso a FCT até ficava a ganhar, que ficava mais barato... Não sei se me estou a preocupar demasiado, mas já aprendi que com a FCT todo o cuidado é pouco (uma organização que "perde" documentos enviados por correio registado)...
A "estimativa discriminada de custos", seja relativos a transporte, alojamento, alimentação, inscrição é uma estimativa por alto. Não é necessário ter o preço certo do voo, até porque poderás comprá-lo apenas à posteriori, depois de receberes o financiamento. De igual forma, as restantes estimativas podem ser apenas indicativas (uma vez que, normalmente, quando se pede o financiamento, ainda não se gastou quer o dinheiro com a alimentação, quer com o alojamento). Importa, sempre, que as estimativas sejam "razoáveis", mas não precisam de ser os valores concretos ou precisos. Normalmente, como o valor com a deslocação a um dado congresso ultrapassa, claramente, os 750€, não é complicado justificar despesas, mesmo com contas por baixo, que ultrapassem os 750€. Claro que podemos sempre colocar que a despesa prevista de alojamento é aquela que resulta, por exemplo, do alojamento no hotel sugerido pelo encontro (normalmente bem caro) e acabar por partilhar a cama com umas pulgas num hostel. Importa ter presente, no entanto, que a FCT pode pedir, embora nunca o tenha feito no meu caso, os recibos das despesas efectuadas para se assegurar que os valores gastos não diferem especialmente dos valores previstos e, especialmente, que não houve financiamento para além do dinheiro gasto. Enfim... Mas como os valores do financiamento são baixos (750€) não me parece que haja, normalmente, grande problema. Parece quase impossível conceber uma ida a um congresso que implique gastar menos que 750€. Quando ainda por cima se mete uma viagem de avião intercontinental, normalmente nem é preciso justificar mais despesa nenhuma. Agora se vamos a um a um encontro de um dia em Barcelona e pedimos 750€ para cobrir despesas, então a FCT poderá perguntar onde foi gasto o dinheiro, uma vez que os voos são baratos e o alojamento/alimentação por um dia não são, à partida, suficientes para justificar tal quantia...

No ano lectivo passado tive uma colega que foi a um encontro com uns moldes muito interessantes (na Polónia) e que acabou por gastar apenas o dinheiro da viagem de avião. Tudo o resto, desde alojamento a alimentação, passando pela inscrição, era oferecido pelo encontro (são estes os moldes que deveriam ser usados em todos os encontros científicos, isto é, submissão competitiva baseada em peer review,, sendo que as despesas, para além da deslocação, estariam cobertas pela organização... :) Pois, sei o quão difícil, ou mesmo impossível, é que isto aconteça. Mas neste caso concreto, uma vez que é o encontro anual de uma rede de investigação europeia financiada pela Comissão Europeia, há dinheiro para estas "extravagâncias"). Sei que o voo ficou bem abaixo dos 750€... Portanto não sei como é que ela procedeu junto da FCT, mas calculo que tenha pedido financiamento apenas para o dinheiro gasto na viagem de avião.

Abraços e beijinhos,

rui

lms
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 06, 2006 2:21 pm
Localização: University of Bristol, UK

Mensagem por lms »

Muito obrigado pelas respostas, era mesmo isto que eu pretendia saber, um esclarecimento de pessoal que já fez, ou melhor ainda um exemplo de uma carta enviada para lá ;)

-luis

Cristiana
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça jul 25, 2006 12:12 pm

Mensagem por Cristiana »

Aragao Escreveu:
lms Escreveu:{bump}

ninguém sabe de algo que possa ajudar ?

-luis
Quando não há respostas as vezes é porque passou ao lado, outras é porque ninguém sabe mesmo ajudar. No entanto, muitas vezes é porque a pergunta está confusa ou muito longa.... não sei se entendi muito bem a tua dúvida mas diz-me se isto ajuda:

Imagem

O texto e construção de frases não está muito boa porque foi feito muito em cima do joelho mas mesmo assim obteve-se a finalidade. Espero que ajude.

David

Era mesmo isto que eu estava agora a precisar. Obrigado David ;)

Responder