Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sabarata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta abr 19, 2007 11:04 am

Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por sabarata »

Bom dia.

Já vi alguns tópicos sobre o Desistência de Bolsas de Doutoramento, mas, face à minha situção, não fiquei totalmente esclarecida.

Comecei com a minha bolsa de Doutoramento em Janeiro de 2004. Entretanto, com com o passar do tempo fiquei perfeitamente desmotivada e, como me surgiu a oportunidade de fazer um estágio profissional, pedi a suspensão da bolsa a partir de Abril de 2006 até Fevereiro de 2007, que me foi concedida.

Em Novembro de 2006 recebi uma carta da FCT a pedir-me que indicasse quando pretendia reactivar a minha bolsa, ao que respondi em Fevereiro de 2007.

Pediram-me então um comprovativo da data de conclusão do estágio para que a reactivação fosse aceite.

Na empresa onde estou actualmente propuseram-me prolongar o estágio por mais três meses e um contrato de trabalho de seis meses, que aceitei.

Comuniquei à FCT que pretendia cancelar a bolsa, explicando as razões que levavam a esta situação.

Ontem recebi uma carta da FCT a indicar que "foi considerado cancelar a " minha "bolsa", mas que o processo só ficará encerrado com o envio da tese de doutoramento e de documento comprovativo da obtenção do grau de Doutor.

Hoje liguei à FCT e informaram-me que cada caso é um caso e que a não entrega de uma tesa pode ser ser consirado incumprimento do bolseiro, o que tem como potencial consequência a devolução total da verba.

Ora, não é minha intenção terminar o Doutoramento, pelo que venho solicitar que informem se posso ser penalizada por não escrever a tese, caso seja do vosso conhecimento. Conhecem alguém com casos de desistências que tenham sido penalizados?

Obrigada pela atenção.
Tenho alguma urgência em obter uma resposta, pois quero clarificar esta situação o mais rapidamente possível.

Prelim
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 26, 2006 3:14 pm

Mensagem por Prelim »

hummm isso é mto estranho. nao deveria ser incumprimento desde q avisasses 30 dias antes como diz no regulamento. contudo tb consta q apenas se pode pedir suspensao de bolsa por motivos de saúde, etc de entre os quais a tua razão de desistencia n parece fazer parte

Tb reparo q já estavas no 3º ano de doc, n achas um bocado tarde para desistir??

o meu caso - comecei o Doc há 6 meses, o sítio onde estou n está apetrechado com as minimas condiçoes para q possa fazer um trabalho de qualidade, n existe equipa nha a trabalhar na minha área (Bioquimica), a minha coordenação praticamente n existe ou se existe é só para dizer "aqui estou eu, olá" e estou a pensar sériamente n continuar para o 2º ano (e penso o mm desde o 1º mês)

como alguem disse por aqui, "a ciência em portugal é baseada em estatuto, não na busca por um elevado conhecimento"

é uma pena, dar-me-ia um enorme gozo fazer invetigação com qualidade...mas o panorama actual diz-me q se não for para dar aulas mais vale a pena n ser bolseiro de doc :(

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Re: Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

sabarata Escreveu:


Ontem recebi uma carta da FCT a indicar que "foi considerado cancelar a " minha "bolsa", mas que o processo só ficará encerrado com o envio da tese de doutoramento e de documento comprovativo da obtenção do grau de Doutor.

Hoje liguei à FCT e informaram-me que cada caso é um caso e que a não entrega de uma tesa pode ser ser consirado incumprimento do bolseiro, o que tem como potencial consequência a devolução total da verba.

Ora, não é minha intenção terminar o Doutoramento, pelo que venho solicitar que informem se posso ser penalizada por não escrever a tese, caso seja do vosso conhecimento. Conhecem alguém com casos de desistências que tenham sido penalizados?
Ola,

Ate agora, nao conheco casos de penalizacao, mesmo para pessoas com cinco anos de doutoramento.

Mas isso tem sido ate agora onde tem havido laxismo na FCT, se isso esta a mudar e bom sinal. O que sugiro e que se faca um relatorio para defender um mestrado, e a titulo excepcional nao se tenha de ter a dita penalizacao. Parece-me que o regulamento diz, eventualmente havera uma penalizacao, nao e taxativo.

3 anos completos deve dar para ter alguns resultados, certo?

Carpe diem,

Paulo

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

Prelim Escreveu:hummm isso é mto estranho. nao deveria ser incumprimento desde q avisasses 30 dias antes como diz no regulamento. contudo tb consta q apenas se pode pedir suspensao de bolsa por motivos de saúde, etc de entre os quais a tua razão de desistencia n parece fazer parte

Tb reparo q já estavas no 3º ano de doc, n achas um bocado tarde para desistir??

o meu caso - comecei o Doc há 6 meses, o sítio onde estou n está apetrechado com as minimas condiçoes para q possa fazer um trabalho de qualidade, n existe equipa nha a trabalhar na minha área (Bioquimica), a minha coordenação praticamente n existe ou se existe é só para dizer "aqui estou eu, olá" e estou a pensar sériamente n continuar para o 2º ano (e penso o mm desde o 1º mês)

como alguem disse por aqui, "a ciência em portugal é baseada em estatuto, não na busca por um elevado conhecimento"

é uma pena, dar-me-ia um enorme gozo fazer invetigação com qualidade...mas o panorama actual diz-me q se não for para dar aulas mais vale a pena n ser bolseiro de doc :(
Ola

Nao queres vir para State College?


Paulo

Prelim
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 26, 2006 3:14 pm

Mensagem por Prelim »

Paulo J. N. Silva Escreveu: Ola

Nao queres vir para State College?


Paulo
outra coisa q me faz sentir ainda + desmotivado é n ter alternativa nha, nem mudar de orientador nem de instituiçao. isto pq nao sou bolseiro do FCT mas sim de outra identidade (q se rege tb pelas normas do FCT)

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

Prelim Escreveu:
Paulo J. N. Silva Escreveu: Ola

Nao queres vir para State College?


Paulo
outra coisa q me faz sentir ainda + desmotivado é n ter alternativa nha, nem mudar de orientador nem de instituiçao. isto pq nao sou bolseiro do FCT mas sim de outra identidade (q se rege tb pelas normas do FCT)
Desse modo podes mudar de orientador e de tema de doutoramento, a nao ser que a bolsa nao seja tua mas do teu orientador....

mtavares
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: terça abr 14, 2009 10:47 pm
University/ Institute: IST

Re: Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por mtavares »

Olá,

Voltei a este tópico porque me encontro numa situação em que o único caminho viável é a desistência da bolsa e/ou mudança de orientador.
Na passada 2ª eu e um dos meus orientadores (tenho dois) entrámos em profunda divergência, quase a roçar o insulto. Bem sei que o meu doutoramento andava mas lidar com mudanças súbitas e permanentes de rumo de investigação tem-me causado um profundo desgaste.

Sinto o tempo a passar (vou com dois anos e meio de bolsa) e cada vez mais agarrado a pormenores que em nada vão ajudar a minha investigação. Depois de o confrontar com o meu profundo descontentamento, e de as coisas terem tomado as proporções que tomaram fico a pensar se:
1 - Posso desistir da bolsa (fundamentando a decisão) e tentando compor tudo o que já fiz num mestrado na mesma universidade (IST) com um único orientador ;
2 – Posso arranjar outro co-orientador e mudar ligeiramente a temática e concluir o doutoramento em um ano e meio.
3 - Desistir pura e simplesmente de da bolsa e do doutoramento

Aos mais calejados peço alguma orientação com base nas experiências vividas/ouvidas.

Cump,
Miguel
Última edição por mtavares em segunda jun 22, 2009 6:28 pm, editado 1 vez no total.

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por ssneves »

Olá Miguel:

Arranjar um novo co-orientador e mudar ligeiramente o tema de trabalho são opções perfeitamente razoáveis. Aliás, tendo um orientador com quem consegues trabalhar parece-me até suficiente para continuares o trabalho; não é essencial existirem co-orientadores, embora seja desejável. No passado o normal era existir apenas um orientador oficial.
A mudança ligeira do tema de doutoramento é bastante comum, conheço até casos de mudanças radicais de tema sem qualquer problema. O que a FCT quer é que o doutoramento seja concluído, portanto com o apoio do orientador e uma justificação, mudar de tema não gera inconvenientes.
Um mestrado hoje em dia não te adianta muito - Nos tempos de Bolonha, os mestres são os novos licenciados... Espero por isso que optes por continuar e concluir o doutoramento.
Boa sorte, qualquer seja a tua decisão!

Cumprimentos,
Susana


mtavares Escreveu:Olá,

Voltei a este tópico porque me encontro numa situação em que o único caminho viável é a desistência da bolsa e/ou mudança de orientador.
Na passada 2ª eu e um dos meus orientadores (tenho dois) entrámos em profunda divergência, quase a roçar o insulto. Bem sei que o meu doutoramento andava mas lidar com mudanças súbitas e permanentes de rumo de investigação tem-me causado um profundo desgaste.

Sinto o tempo a passar (vou com 2.5 anos de bolsa) e cada vez mais agarrado a pormenores que em nada vão ajudar a minha investigação. Depois de o confrontar com o meu profundo descontentamento, e de as coisas terem tomado as proporções que tomaram fico a pensar se:
1 - Posso desistir da bolsa (fundamentando a decisão) e tentando compor tudo o que já fiz num mestrado na mesma universidade (IST) com um único orientador ;
2 – Posso arranjar outro co-orientador e mudar ligeiramente a temática e concluir o doutoramento em 1.5 anos
3 - Desistir pura e simplesmente de da bolsa e do doutoramento

Aos mais calejados peço alguma orientação com base nas experiências vividas/ouvidas.

Cump,
Miguel

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Re: Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

mtavares Escreveu:Olá,

Voltei a este tópico porque me encontro numa situação em que o único caminho viável é a desistência da bolsa e/ou mudança de orientador.
Na passada 2ª eu e um dos meus orientadores (tenho dois) entrámos em profunda divergência, quase a roçar o insulto. Bem sei que o meu doutoramento andava mas lidar com mudanças súbitas e permanentes de rumo de investigação tem-me causado um profundo desgaste.

Sinto o tempo a passar (vou com 2.5 anos de bolsa) e cada vez mais agarrado a pormenores que em nada vão ajudar a minha investigação. Depois de o confrontar com o meu profundo descontentamento, e de as coisas terem tomado as proporções que tomaram fico a pensar se:
1 - Posso desistir da bolsa (fundamentando a decisão) e tentando compor tudo o que já fiz num mestrado na mesma universidade (IST) com um único orientador ;
2 – Posso arranjar outro co-orientador e mudar ligeiramente a temática e concluir o doutoramento em 1.5 anos
3 - Desistir pura e simplesmente de da bolsa e do doutoramento

Aos mais calejados peço alguma orientação com base nas experiências vividas/ouvidas.

Cump,
Miguel
O que deves fazer e arranjar um novo lugar onde te sintas bem e mudar completamente de programa de trabalhos submetendo uma nova candidatura a doutoramento. Nao es o primeiro nem seras o ultimo a fazer isto. Tem calma, como e obvio e faz as coisas de forma a nao te prejudicares.

Deixo aqui o meu skype se quiseres falar marsportugal2005

mtavares
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: terça abr 14, 2009 10:47 pm
University/ Institute: IST

Re: Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por mtavares »

Paulo e Susana,
Antes de mais obrigado pelos esclarecimentos e palavras fortificantes.

Paulo, não tenho skype mas vou-te mandar um mail

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Desistência de Bolsa de Doutoramento - URGENTE

Mensagem por DC »

Olá a todos,

Já tinha levantando esta questão há algum tempo e compreendo algumas das situações aqui apresentadas. Foi à FCT informar-me e passa-se o seguinte:

1) Qualquer "não renovação do contrato" ou "pedido de cancelamento" que não seja acompanhado da tese e do grau corre o risco de devolução da bolsa.

2) Cada situação é estudada caso a caso.

3) Em geral, um parecer do orientador devidamente fundamentado, que diga o bolseiro apesar de não concluir o processo apresentou resultados, ou seja, que não andou a gastar dinheiro do Estado para nada, pode evitar a devolução da bolsa (isto não vem da FCT mas de casos que me foram dados a conhecer).

4) Mudanças de tema, instituição ou de orientador são bem vistos pela FCT para evitar cancelamentos de bolsa.

Considerei a hipótese de cancelamento por ter sido colocado num programa doutoral Bolonhês sem me ter sido dada toda a informação de como este iria funcionar. Quando me foi dada essa informação já era tarde demais, estava num programa que não queria e não podia voltar a atrás. As especificidades da minha bolsa não me permitem grandes alterações. O cancelamento também não agrada, pois para além de me interessar bastante pelo meu tema de investigação, não gostaria de ver outra pessoa pegar numa tese que foi parcialmente "desenhada" por mim. O ambiente de investigação, ou seja, algumas pessoas que tomam decisões e que frequentam os corredores de centros de investigação, nem sempre é bom. A mim resta-me "aguentar à bronca" e esperar melhores dias...

Por isso, caros bolseiros e especialmente futuros, pensem bem naquilo que querem e em que condições querem. Muito importante: estejam devidamente informados sobre as regras que vos afectam ou irão afectar no futuro. Não embarquem em coisas com "regras em branco".... Esta é minha experiência....

Responder