Contrato com a FCT para BD este ano (2006)?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Pinky
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça out 31, 2006 3:25 pm
Localização: Universidade do Minho

Mensagem por Pinky »

Olá a todos.
Ao ler algumas mensagens fiquei confusa: as propinas são pagas directamente à universidade ou o dinheiro é enviado para nós? A carta que recebi da FCT conjuntamente com o contrato assinado pela FCT apenas prevê o subsídio de manutenção mensal, não referindo as propinas. Pelo que sempre me disseram, as propinas seriam um assunto entre a FCT e a universidade.


Obrigado.

Isa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: domingo set 10, 2006 1:00 pm
Localização: UBI

Mensagem por Isa »

Pinky Escreveu:Olá a todos.
Ao ler algumas mensagens fiquei confusa: as propinas são pagas directamente à universidade ou o dinheiro é enviado para nós? A carta que recebi da FCT conjuntamente com o contrato assinado pela FCT apenas prevê o subsídio de manutenção mensal, não referindo as propinas. Pelo que sempre me disseram, as propinas seriam um assunto entre a FCT e a universidade.


Obrigado.
Se não me engano, quando são universidades nacionais, a FCT paga directamente à universidade. A FCT só envia o dinheiro ao bolseiro quando está numa universidade estrangeira.

a engenheira do amor
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 30, 2006 4:29 pm

Mensagem por a engenheira do amor »

A FCT paga directamente às universidades, o dinheiro nunca vai para os alunos, era bonito... No entanto, tens de todos os anos pedir uma declaração à FCT conforme tens uma bolsa deles, e entregar na tua universidade. Eles depois fazem umas "guias" e entendem-se entre eles.

Já agora, verifica que te pagam tudo. Por exemplo no meu caso (IST), o montante anual é 3000€, e a FCT só dá 2750, sobrando assim 250€ que ficam por minha conta.

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
Contacto:

Mensagem por CromossomaX »

Eu ainda não recebi !! :cry:
Mas como é que isto é possível? Eu já mandei os meus documentos há tanto tempo!!!

por favor alguém me ajude! Estou a pensar ir pedir esmola....

Ana_Santos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda ago 07, 2006 3:45 pm
Localização: Universidade de Coimbra. FCT

Mensagem por Ana_Santos »

Bem, se já entregaste assim há tanto tempo, e ainda nem sequer recebeste o contrato para assinar, será melhor tentares telefonar (boa sorte). Não sei precisar datas, mas quando enviei os documentos todos, recebi o contrato cerca de 3 semanas depois, assinei e reenviei. Isto em meados de Novembro... em Dezembro recebo o contrato assinado, a confrimação que tudo estava bem encaminhado e em Janeiro fui uma das sortudas que viu a conta, finalmente, recheada.

Não desanimes!!!
Rita*

investix
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 10, 2007 1:23 pm

Mensagem por investix »

Eu também ainda nao recebi o contrato e já enviei a papelada toda há imenso tempo... Já falei 3 vezes ao telefone com a FCT: a maioria das vezes para me dizerem que nao podiam dar informaçoes por telefone. Mas, depois de muito pedinchar... lá me disseram que tinha o processo todo em ordem e que era uma questao de esperar :cry:
Pedi uma estimativa relativamente ao tempo que ainda teria de esperar para começar a receber os euritos e disseram-me que em princípio, se tudo corresse bem, o mais tardar em Março :!: :!: :!: já recebia alguma coisa.
Conclusao: a minha falta de sorte fez com que o meu processo ficasse no fundo de uma pilha interminável :?:
Boa sorte a todos.

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Mensagem por Sportinguista »

investix Escreveu:Março :!: :!: :!: já recebia alguma coisa.
Ou seja, a FCT demorou quase um ano desde o processo de candidatura até à entrega do dinheiro... :shock: Urra para a Função Pública :D :D
Docem velle summs est eruditio

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

hurra

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

Sportinguista Escreveu:
investix Escreveu:Março :!: :!: :!: já recebia alguma coisa.
Ou seja, a FCT demorou quase um ano desde o processo de candidatura até à entrega do dinheiro... :shock: Urra para a Função Pública :D :D

rui mesquita
Sócios
Sócios
Mensagens: 94
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm
Localização: FLUP

Mensagem por rui mesquita »

Sportinguista Escreveu:
investix Escreveu:Março :!: :!: :!: já recebia alguma coisa.
Ou seja, a FCT demorou quase um ano desde o processo de candidatura até à entrega do dinheiro... :shock: Urra para a Função Pública :D :D
A função pública é como o mordomo: tem sempre a culpa...
That's all we need to know and all we need to say.

NCortes
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 75
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am
Localização: SMRL

Mensagem por NCortes »

Sportinguista Escreveu:
investix Escreveu:Março :!: :!: :!: já recebia alguma coisa.
Ou seja, a FCT demorou quase um ano desde o processo de candidatura até à entrega do dinheiro... :shock: Urra para a Função Pública :D :D
Num processo de avaliacao tao moroso, com tantos recursos e mais recursos... e diria ainda mais recursos, é normal que as coisas tomem o seu tempo. Tenho vindo a acompanhar o forum e às vezes fico estupefacto com certos comentários aqui colocados. Sou bolseiro, ainda não recebi nenhum dinheiro, não vivo à conta de ninguém e não estou preocupado quando a FCT me irá fazer o primeiro pagamento. Comecei o programa de estudos sabendo que podia ou nao receber a bolsa mas que teria outras formas de me sustentar. Um dos problemas que continua a acontecer neste País, é que achamos que o Estado é o Pai de todos nós e que nos deve tudo. Acredito que o Estado nos deva promover para se promover a si próprio, mas não que tenha qualquer culpa nas nossas decisões. Acho que quem comeca um qualquer programa de estudos, sem capacidades financeiras e sem saber se ganha a bolsa ou não, tem uma atitude um tanto ou quanto esquisita na minha opinião e depois vêm para aqui criticar a morosidade de um processo complicado só porque o planeamento não decorreu da forma esperada. Sei que as aplicações para os programas têm prazos diferentes dos da bolsa, mas o adiamento após aceitação da entidade acolhedora por um semestre é sempre possívelMas cada um sabe de si.
Desejo que recebam o dinheiro brevemente para deixarem de criticar o investimento que está a ser feito em todos nós com bolsas...
Cumprimentos e boa investigação


[MODERADOR]
Esta mensagem gerou uma discussão igualmente importante e interessante. Para um melhor fluir da mesma pede-se que as respostas a esta mensagem se realizem neste tópico:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1727

A discussão sobre os contratos de bolsa e os atrasos da FCT pode continuar neste tópico
[/MODERADOR]
NCortes
PhD Candidate

patricianapoleao
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 12, 2005 5:27 pm
Localização: ITN-LFI / FCUL-DBA

Mensagem por patricianapoleao »

Olá,

Como a questão dos atrasos dos contratos a Direcção da ABIC resolveu contactar a FCT na pessoa da Dra Olga Martinho para tentar perceber o que se está a passar. Tal tarefa ficou a meu cargo, e hoje a meio da tarde falei com a Dra Olga, que me explicou que o atraso se deve somente ao facto de este ano terem um total de 2500 processos para analisar e verificar, num processo que é bastante moroso como me foi explicado. Ou seja, o número de funcionários do departamento da FCT não é claramente suficiente para processar em tempo útil os contratos.
Não é obviamente desculpa aceitável, mas queria apenas com esta mensagem divulgar a informação que me foi veinculada.

Patrícia Napoleão

Sukhoi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: segunda ago 07, 2006 4:19 pm

contrato BD 2006 e seguro saúde

Mensagem por Sukhoi »

Telefonei ontem para a FCT.

Aguardei ao telefone, ouvindo música, por 46 minutos antes de ser atendido.

Compartilho a informação que recebi...

A senhora do setor de bolsas informou que não há previsão para quando os contratos BD 2006 serão enviados para a assinatura. Que é para aguardar que será enviado pelo correio.

Questionei sobre o seguro saúde, ao que fui informado que é necessário solicitar à FCT o fornecimento de uma declaração (não forneceu maiores detalhes) com a qual é efetuado o registro no Seguro Saúde Voluntário. A FCT promete reembolsar os valores pagos. Esta declaração pode ser solicitada por ocasião do envio para a FCT do contrato assinado.


Sukhoi

PGomes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta ago 24, 2006 3:34 pm
Localização: U. Coimbra - Dep. Química

Estou a dár em doido.

Mensagem por PGomes »

Caros amigos.
Quando concorri a uma bolsa de Doutoramento tinha à partida uma possibilidade bastante grande de a conseguir. Seria à data necessário que a linha de corte subisse em 0,9 valores na minha área para que não me fosse atribuida uma bolsa de Doutoramento pelo que a minha confiança neste concursoi era enorme. Desta forma embora tendo um contrato que terminava no final do mês de Julho que poderia renovar por mais um ano, não o renovei por motivos de boa fé deixando que o ano de bolsa ficasse para outro com menos sorte no concurso a bolsas de Doutoramento. Não pensei ser justo estar a renovar um contrato por mais um ano, do qual iria usufruir por mais 2 meses para depois desistir, uma vez que tinha projectado iniciar os trabalhos de Doutoramento em Setembro inutilizando desta forma a bolsa que assim poderia ser atribuida a alguém. Bem me tramei. Já passou pelo menos mês e meio desde que enviei todos os documentos. Não vejo sinais nem de bolsa, nem de contrato nem de nada. Não sou dependente de ninguém. Vivo sozinho. O dinheiro da bolsa é o meu sustento. Desta forma a minha situação financeira é desesperada. Já não sei para onde me virar. Quando telefono para a FCT só respondem que está tudo bem com o meu processo mas que tenho de ter calma porque está tudo atrasado.
Será isto aquilo a que chamam o choque tecnológico?!
Proto ok, se é podem parar, já estou chocado que chegue!
Agora paguem-me por favor, caso contrário vou para a frente da FCT pedir esmola com uma cartolina ao pescoço onde se poderá ler:
"Bolseiro de Doutoramento - Ajudem o Governo a pagar o Choque Tecnológico"
"Efectivamente não basta ter espírito bom, pois que o principal é aplicá-lo bem."
Descartes - Discurso do Método

forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Mensagem por forum.abic »

A ABIC emitiu hoje um comunicado à imprensa sobre este assunto:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=6542#6542
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

Sukhoi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: segunda ago 07, 2006 4:19 pm

Re: Estou a dár em doido.

Mensagem por Sukhoi »

PGomes Escreveu:Caros amigos.
Quando concorri a uma bolsa de Doutoramento tinha à partida uma possibilidade bastante grande de a conseguir. Seria à data necessário que a linha de corte subisse em 0,9 valores na minha área para que não me fosse atribuida uma bolsa de Doutoramento pelo que a minha confiança neste concursoi era enorme. Desta forma embora tendo um contrato que terminava no final do mês de Julho que poderia renovar por mais um ano, não o renovei por motivos de boa fé deixando que o ano de bolsa ficasse para outro com menos sorte no concurso a bolsas de Doutoramento. Não pensei ser justo estar a renovar um contrato por mais um ano, do qual iria usufruir por mais 2 meses para depois desistir, uma vez que tinha projectado iniciar os trabalhos de Doutoramento em Setembro inutilizando desta forma a bolsa que assim poderia ser atribuida a alguém. Bem me tramei. Já passou pelo menos mês e meio desde que enviei todos os documentos. Não vejo sinais nem de bolsa, nem de contrato nem de nada. Não sou dependente de ninguém. Vivo sozinho. O dinheiro da bolsa é o meu sustento. Desta forma a minha situação financeira é desesperada. Já não sei para onde me virar. Quando telefono para a FCT só respondem que está tudo bem com o meu processo mas que tenho de ter calma porque está tudo atrasado.
Será isto aquilo a que chamam o choque tecnológico?!
Proto ok, se é podem parar, já estou chocado que chegue!
Agora paguem-me por favor, caso contrário vou para a frente da FCT pedir esmola com uma cartolina ao pescoço onde se poderá ler:
"Bolseiro de Doutoramento - Ajudem o Governo a pagar o Choque Tecnológico"

Caro colega,

A minha situação não é muito diferente da sua.
Larguei tudo em função de que a bolsa havia sido aprovada.

Dependo do meu trabalho para sobreviver e hoje estou sem qualquer fonte de renda, gastando as últimas e parcas economias que disponho.

Desde dezembro a Afundação para a Ciência e Tecnologia diz que o meu processo está completo, que está tudo ok, mas não enviam o contrato e sequer apresentam previsão de quando isso ocorrerá.
O que será que pode estar faltando em um processo completo?!
Dar-se ao trabalho de imprimir o contrato e enviar pelo correio? Ora, é só disponibilizar o modelo na internet que eu mesmo imprimo, assino e envio pelo correio. A FCT nem precisaria gastar com o selo!

Também já pensei em atitudes drásticas, como fazer greve de fome na porta da FCT ou o que era inimaginável há até poucas semanas atrás: interromper o doutorado para me dedicar a alguma atividade que me traga retorno financeiro, pois ninguém paga a minha (percária) moradia, alimentação, remédios, nem nada.

Triste esta realidade!
Última edição por Sukhoi em quarta jan 24, 2007 10:56 am, editado 2 vezes no total.

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

No contexto das declarações do Presidente da FCT ao jornal Público seria interessante um (ou mais em conjunto) dos colegas nesta situação escrever uma carta ao mesmo jornal em jeito de direito de resposta desmentindo que o problema é falta de entrega de documentos.

Parece-me que a resposta do Presidente da FCT foi atirar areia para os olhos.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

raquel
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm
Localização: Universidade de Aveiro

Mensagem por raquel »

No meu caso eu estou mesmo à espera de documentos da Universidade.
O atraso é meu ainda :( não posso culpar a FCT .

Mas acho que sou uma minoria portanto é bom darem a conhecer a realidade.

Sukhoi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: segunda ago 07, 2006 4:19 pm

Mensagem por Sukhoi »

Aragao Escreveu:No contexto das declarações do Presidente da FCT ao jornal Público seria interessante um (ou mais em conjunto) dos colegas nesta situação escrever uma carta ao mesmo jornal em jeito de direito de resposta desmentindo que o problema é falta de entrega de documentos.
David
Ver tópico:
BD2006 - carta-resposta ao jornal Público
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=6578#6578

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

está um comunicado na página da FCT que vos pode interessar:

http://www.fct.mctes.pt/bolsas/Informacoes/

Sukhoi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: segunda ago 07, 2006 4:19 pm

Mensagem por Sukhoi »

Bitter Sweet Girl Escreveu:está um comunicado na página da FCT que vos pode interessar:

http://www.fct.mctes.pt/bolsas/Informacoes/

Obrigado por repassar a informação.

De acordo com as informações lá existentes, apenas 35% dos bolsistas estão recebendo bolsa. Praticamente 65% estão a ver navios (excluídos aí aqueles poucos candidatos com bolsa a iniciar em fevereiro ou após).

Sukhoi

Responder