deixo aqui umas ideias pessoais e soltas talvez para reflectir mais seriamente após a saída dos resultados deste ano.
Estou certo que não pensei em tudo e existem contras para algumas das ideias mas ... comentários?Prazo e periódos de candidatura
- Períodos de candidatura
- Tendencialmente consistente com o períodos do final do ano lectivo (1 ou 2 semestres) e não no meio de um semestre.
- Definido desde o inicio do ano e sem alterações de última hora antecipando-o ou extendendo-o como aconteceu no último ano.
- .Publicação das avaliações
- Tornar públicas a ordenação dos candidatos e sua classificação logo após as avaliações como medida de tornar o processo o mais transparente possível, tal como acontece com as provas nacionais de acesso ao ensino superior em que os resultados saem antes de se saber quem vai ter vaga na universidade.
- Recursos
- Recursos deveriam ser entre o período de divulgação da seriação dos candidatos e os resultados finais da atribuição de bolsa. Isto porquê:
- Imaginemos uma pessoa que não ganhou, após divulgação dos resultados finais vê sua avaliação, não concorda e recorre. E eventualmente tem após reavaliação do processo. Vai começar 3/4 meses depois, e o processo na FCT vai ser mais lento pois eles já estão preocupados com as bolsas que foram atribuídas.
- Se o recurso fosse entre a divulgação da seriação dos candidatos e a divulgação oficial da atribuição, o resultado do recurso já entraria para a posição final.
- Os recursos passariam a ser por questões processuais (má avaliação do centro, ou pontos descontados indevidamente por má avaliação da mobilidade, etc.) e não apenas porque não se teve bolsa e se tenta mais uns pózinhos
- Seria claro quem teve recurso positivo, coisa que não acontece hoje. Sabe-se quem teve bolsa inicialmente mas depois não há lista dos recursos.
- Resultados das candidaturas
- Claramemetne definido (60dias?90dias) e que não termine numa altura em que o pais está parado e em que o efectivar de um recurso é manifestamente mais difícil pela disponibílidade de orientadores e outros.
- Início das bolsas
- Menos restrição no inicio das bolsas. É compreensível o inicio das bolsas no inicio do ano fiscal mas esse facto em conjunto com apenas um concurso anual a com muitos meses de distancia afasta muitos jovens investigadores de qualidade de uma carreira científica.
- O inicio das bolsas ser consistente com a atribuição de dinheiro em projectos de investigação para não cair no que tem acontecido no passado que é existir mão de obra mas o centro ou grupo de investigação estar ainda há espera de resultados ou dinheiro de projectos que concorreu.
- Bolsas de Pós-Doc
- O último concurso foi anunciada a abertura com 15 dias de antecedencia, estão abertas em permanencia ou não? Se sim não faz sentido que uma candidatura submetida depois de 31 de Março ficasse à partida mais de 12 meses sem avaliação.
David