Alguém me sabe dizer como se processa o seguro social voluntario. O site da FCT é um pouco confuso neste item... Eu pago à Seg. Social e a FCT reembolsa? Sobre que valor? O da bolsa?
Obrigada!

Sim és tu que pagas à SS e depois envias para a FCT as cópias dos talões de pagamento para a FCT para seres reembolsada. É normal que a FCT leve algum tempo a efectuar os reembolsos.Ines wrote:Olá a todos!
Alguém me sabe dizer como se processa o seguro social voluntario. O site da FCT é um pouco confuso neste item... Eu pago à Seg. Social e a FCT reembolsa? Sobre que valor? O da bolsa?
Obrigada!
Para poderes "mostrar" à filial da SS de Portalegre em como este regime existe e que os bolseiros têm direito a ele, deixo aqui o endereço web da própria SS com referência ao SSV e, especificamente, aos bolseiros de investigação: http://195.245.197.196/left.asp?02.10.01.Susana Relvas wrote:Já que estamos a falar sobre este tópico, eu também preciso de regularizar este aspecto. No entanto, como sou de Portalegre e ainda tenho como residência este distrito, tenho de tratar da Segurança Social lá. Já me desloquei até à filial e disseram-me que não existe regime voluntário... Até pode ser normal, pois não deve haver muita gente na minha situação que seja de lá, mas como é que faço para mostrar que é meu direito e que existe? É que de facto o estatuto do bolseiro não é muito claro e penso que neste caso seria melhor levar um "comprovativo"...
Caro(a) colega,
Com o objectivo de esclarecer algumas dúvidas, relativamente ao Seguro Social Voluntário (SSV) foi realizada no dia 8 de Novembro uma reunião com os Serviços da Segurança Social de Faro. Como resposta às questões mais polémicas obtivemos:
- Até à saída da Lei nº 40/2004 de Agosto de 2004 (Estatuto do Bolseiro de Investigação) os bolseiros só podiam começar a pagar o SSV a partir da altura em que eram dados como aptos pela junta médica.
- Desde Agosto de 2004 é possível começar a pagar o SSV desde o início da bolsa, desde que o requerimento dê entrada até 6 meses após o início da bolsa.
Relativamente a isto o estatuto do bolseiro refere no Art. 10º 5) “... aplicável às bolsas com duração igual ou superior a seis meses.....reportando-se o enquadramento no regime do seguro social voluntário à data de início da bolsa, desde que o requerimento seja efectuado no período mínimo de duração da mesma.”
- No caso de ultrapassar os 6 meses os bolseiros só podem começar a pagar o SSV a partir da altura em que é dado como apto pela junta médica.
- Após 1 ano de falta de pagamento do SSV a Segurança Social assume a vontade de “cessar o enquadramento” e tem que se iniciar um novo processo.
Relativamente a isto o Dec-Lei nº 40/89 Art.19º 2) diz que “A falta de pagamento atempado...faz presumir a vontade de fazer cessar o enquadramento, salvo se o mesmo for retomado antes de decorrido o prazo de um ano.”
Pois, este tem sido um dos problemas mais recorrentes com que a ABIC se tem confrontado. É que embora esteja previsto o direito dos bolseiros de projecto poderem aderir ao SSV em geral esse direito é-lhes negado porque o orçamento dos projectos não incluem muitas vezes verbas que assegurem o pagamento do SSV.Susana Relvas wrote: Entretanto, surgiu-me mais uma questão. No caso dos bolseiros de investigação científica (que é o meu caso até Dez 2004), a pessoa também se pode inscrever. Mas para ser reembolsada tem de haver dinheiro para tal nos projectos das entidades que nos acolheram... Isso é um pouco limitante... Eu queria regularizar essa situação desde o início do meu período de BIC, mas estou a ver ou que não regularizo ou que pago do meu bolso... Alguém sabe algo sobre isto?
Os 25 euros tem ser pagos para eles marcarem a junta médica. Eu paguei esse valor à cerca de dois anos, depois marcaram-me a Junta Medica, varios meses depois. A Junta Medica coincidiu com uma altura que estava no estrangeiro. Logo nao pude la ir. Passados mais alguns meses enviaram-me um oficio a dizer que tinha comecar tudo de novo. Devo dizer que para iniciar o processo perdi cerca de um dia de fila em fila. Conclusao ainda nao tenho o SSV. Ilacao tanta burocracia para que?Susana Relvas wrote:Neste momento encontro-me em Portalegre e já fui à SS. Ainda não estou inscrita pois dizem-me que tenho de passar um cheque no acto de entrega do formulário (que preenchi o que imprimi do site deles, pois cá nem o conheciam!) no valor de 24 euros e alguns cêntimos... Não tinha visto isto em lado nenhum.
Além disso, ainda perguntei quando é que iria à consulta da junta médica e a senhora respondeu que não tinha de ir a consulta nenhuma!... Devo dizer que estou cada vez mais desiludida, parece que anda cada um a remar para o seu lado!
Desculpem o desabafo, mas as coisas já de si são complicadas e as pessoas ainda complicam mais...
Quando tiver mais novidades, eu indico!
Deves ir à Seg Social e pedir para te inscrever no Seguro Social Voluntário.maluca wrote:olá tive agora na 2ª fase uma bolsa de doutoramento...como devo proceder agora para a segurança social....nunca trabalhei ou melhor nunca recebi....a fct pagará o meu primeiro ordenado.....
obrigado