Prazos Bolsa [Dúvida]

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
mgdc
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Prazos Bolsa [Dúvida]

Post by mgdc »

Boa tarde,

Uma dúvida que tenho é que a 1ª fase de candidatura já foi, a 2º é em janeiro/fevereiro, mas as candidaturas à bolsa FCT são só em abril.

Então devo candidatar-me (e entrar) no doutoramento mesmo sem garantia da bolsa, ou candidatar-me à bolsa sem ter entrado ainda no doutoramento?

Qual a "maneira certa"? E quais as vantagens e desvantagens de cada método?

Obg
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: Prazos Bolsa [Dúvida]

Post by spca »

Ola.
Eu imagino que ao te candidatares ao doutoramento corras o risco de ter pagar propinas, mas talvez a universidade possa prever algum genero de regime especial de que se nao fores contemplado/a com bolsa possas desistir sem penalizacoes.
Nao sei se a FCT obriga a estares a frequentar o doutoramento para concorrer a bolsa. Caso nao obrigue, a vantagem de te candidatares antes da bolsa sera comecares logo a trabalhar no projecto mas sem receber, imagino eu. Mas talvez fosse mais "correcto"/menos perigoso para ti ires trabalhar noutra coisa, concorrer em Abril colocando o inicio da bolsa para o proximo ano, e caso recebas bolsa, entao logo comecas o doutoramento com bolsa ou proximo disso.
Sugiro informares-te com outros estudantes de doutoramento como eles fizeram, e se caso concorras e nao tenhas bolsa, es obrigado/a a pagar propinas na tua universidade.

Boa sorte / muito sucesso.
Post Reply