Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Daniela.c
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: quarta set 18, 2019 3:26 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por Daniela.c »

Boa tarde,

Foi-me concedida a bolsa da FCT no concurso de 2019. Ora, como prazo de duração da bolsa estipulei 36 meses quando na verdade o ideal seria ter selecionado os 48 meses. Ao contactar telefonicamente a FCT, indicaram-me que expusesse a situação e justificasse a necessidade de mais 1 ano, sendo que a poderiam ou não aceitar o meu pedido. Questiono-me se há alguém nesta situação e, se esse for o caso, qual foi o desfecho. Noto que a FCT prevê que a duração máxima para a renovação da bolsa seja de 48 meses.
Uma última questão: a renovação da bolsa da FCT é feita anualmente?

Cumprimentos

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por spca »

Olá.
Sim, normalmente em qualquer bolsa BD ou BPD a renovação é anual.
Aparentemente voltaram a permitir conceder mais tempo de bolsa que o inicialmente estipulado. Recomendo que quando fizeres qualquer pedido de alteração seja do que for, e em particular deste tipo (que envolve dinheiro de mais um ano de bolsa), o faças sempre acompanhar de um parecer do/a teu orientador a apoiar, dizendo que apoia, que perante o andamento dos trabalhos não foi possível concluir no prazo previsto por motivos que não podem ser atribuídos a culpa tua, etc. Ou seja, não faças pedidos à FCT apenas em teu nome.
Boa sorte.

Daniela.c
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: quarta set 18, 2019 3:26 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por Daniela.c »

Muito obrigada pela resposta, spca

Conheces casos em que o pedido de renovação por mais 12 meses, que o inicialmente definido, tenha sido aceite? Sim, fá-lo-ei. Será que faz sentido enviar já esse pedido de renovação, justificado com o parecer dos orientadores, logo no início ou devo esperar até o 3º ano para o fazer? Obrigada uma vez mais!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por spca »

Daniela.c Escreveu:
quarta set 18, 2019 9:07 pm
Muito obrigada pela resposta, spca

Conheces casos em que o pedido de renovação por mais 12 meses, que o inicialmente definido, tenha sido aceite? Sim, fá-lo-ei.
Olá.
Já vi aqui intervenções nesse sentido de outros colegas.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 976#p42976
Será que faz sentido enviar já esse pedido de renovação, justificado com o parecer dos orientadores, logo no início ou devo esperar até o 3º ano para o fazer? Obrigada uma vez mais!
Para mim faria mais sentido fazer no final para poderes justificar que estás a pedir mais tempo porque ainda te falta as tarefas XYZ pois os resultados experimentais nem sempre deram o esperado, etc.
No entanto, como esta possibilidade de eventual renovação além do tempo inicialmente pedido não é algo explícito nos regulamentos e tem vindo a mudar porventura com o entendimento de quem está à frente da FCT (até há uns anos dava-se sempre até aos 48 meses, há uns anos deixou de se dar e ficar como tecto o tempo de bolsa pedido no Plano de Trabalhos, e há alguns meses (?) parece que se voltou a permitir prolongar a bolsa até aos 48 meses, embora não sei se será algo sempre permitido ou só por vezes), não te sei dizer se às tantas, se o teu orientador te apoia e tens desde já uma boa justificação, não é melhor fazer o pedido desde já... Quanto muito dizem para repetires o pedido no final. Talvez seja algo para conversares com o/a teu/tua orientador/a.

Boa sorte.

Daniela.c
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: quarta set 18, 2019 3:26 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por Daniela.c »

Muito obrigada, spca!
Vou discutir o assunto com os meus orientadores. Acho que vou enviar agora e, se necessário, outra vez no final.

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por Isa_Teixeira »

Boa tarde

Há aqui alguém que, nos últimos meses, tenha pedido renovação da bolsa de doutoramento por mais 1 ano, perfazendo 48 meses, quando o contrato estipulava 36 meses? Se sim, já recebeu a resposta? Efetuei tal pedido no final de julho e, até ao momento, não tenho resposta. Estou no 3º ano e a minha bolsa termina em fevereiro.

Obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação da bolsa FCT por mais 1 ano

Mensagem por spca »

Isa_Teixeira Escreveu:
sexta out 18, 2019 2:50 pm
Boa tarde

Há aqui alguém que, nos últimos meses, tenha pedido renovação da bolsa de doutoramento por mais 1 ano, perfazendo 48 meses, quando o contrato estipulava 36 meses? Se sim, já recebeu a resposta? Efetuei tal pedido no final de julho e, até ao momento, não tenho resposta. Estou no 3º ano e a minha bolsa termina em fevereiro.

Obrigada!
Olá.
Podes ver por exemplo: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 57&p=42976

Boa sorte.

Responder