Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
vanessa_maga
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 07, 2019 11:08 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por vanessa_maga »

Bom dia a todos,

sou nova cá no fórum e gostaria de vos fazer uma pergunta.

Alguém me sabe dizer se com o novo regulamento das bolsas de doutoramento, em vigor desde 2014, se continuamos a poder renovar a bolsa de doutoramento de 12 em 12 meses até um prazo máximo de 4 anos ou agora estamos limitados mesmo ao período da bolsa?
Pergunto isto porque eu pedi uma bolsa para um tempo total de 24 meses, já fiz a primeira renovação da bolsa e estou no 2º (e supostamente último) ano da mesma e gostaria de saber se ainda tenho a oportunidade de renovar a bolsa mais um ano.

Alguém já passou por isto com contratos formalizados em 2014 ou após?

Obrigada pela vossa atenção!

Cumprimentos a todos.

rosanamui
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 07, 2019 12:25 pm
University/ Institute: UPORTO

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por rosanamui »

Também tenho a mesma dúvida porque pedi igualmente uma duração de 24 meses no concurso e agora não é suficiente para mim. Queria mais 12 meses. Mas ouvi dizer que depois da duração pedida no concurso, a prorrogação não é garantida. Alguém pode esclarecer este assunto? :( :( Muitíssimo obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por spca »

Olá.
Segundo as mensagens que aqui têm aparecido, a FCT passou a não deixar que as pessoas prolongassem o período de bolsa para além do estipulado no projecto inicial (foi uma mudança de política creio que com a mudança de liderança da FCT após a mudança de governo, penso que o regulamento não mudou). Penso que o melhor é que contactem a FCT, preferencialmente com alguma declaração do vosso orientador a dizer que por motivos que são alheios à vossa responsabilidade (por ex. por complicações experimentais, resultados que não foram os previstos, whatever) o projecto não deverá ser concluído no prazo previsto e recomenda que a bolsa seja prorrogada mais 12 meses.
Boa sorte.

rosanamui
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 07, 2019 12:25 pm
University/ Institute: UPORTO

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por rosanamui »

spca Escreveu:Olá.
Segundo as mensagens que aqui têm aparecido, a FCT passou a não deixar que as pessoas prolongassem o período de bolsa para além do estipulado no projecto inicial (foi uma mudança de política creio que com a mudança de liderança da FCT após a mudança de governo, penso que o regulamento não mudou). Penso que o melhor é que contactem a FCT, preferencialmente com alguma declaração do vosso orientador a dizer que por motivos que são alheios à vossa responsabilidade (por ex. por complicações experimentais, resultados que não foram os previstos, whatever) o projecto não deverá ser concluído no prazo previsto e recomenda que a bolsa seja prorrogada mais 12 meses.
Boa sorte.
Obrigada pela resposta. Então quer dizer ainda há hipótese mas pode ser pouca?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por spca »

rosanamui Escreveu:(...)
Obrigada pela resposta. Então quer dizer ainda há hipótese mas pode ser pouca?
Não quero levantar falsas esperanças, até agora todas as mensagens que por aqui apareceram (que eu tenha visto) sobre este assunto desde que a FCT mudou essa política foram de rejeição dos pedidos de renovação para além do estipulado no programa de trabalhos.
A sugestão que fiz (de fazer acompanhar a pergunta / pedido de uma declaração do orientador a apoiar) é o que eu faria se fosse comigo. Não tenho conhecimento que alguma vez tenha sido aceite algo semelhante desde a mudança de procedimentos da FCT.
Boa sorte.

vanessa_maga
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 07, 2019 11:08 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por vanessa_maga »

spca Escreveu:
rosanamui Escreveu:(...)
Obrigada pela resposta. Então quer dizer ainda há hipótese mas pode ser pouca?
Não quero levantar falsas esperanças, até agora todas as mensagens que por aqui apareceram (que eu tenha visto) sobre este assunto desde que a FCT mudou essa política foram de rejeição dos pedidos de renovação para além do estipulado no programa de trabalhos.
A sugestão que fiz (de fazer acompanhar a pergunta / pedido de uma declaração do orientador a apoiar) é o que eu faria se fosse comigo. Não tenho conhecimento que alguma vez tenha sido aceite algo semelhante desde a mudança de procedimentos da FCT.
Boa sorte.

Pois, queria ver se por aqui já alguém tinha obtido alguma resposta positiva da FCT no sentido de prolongar a bolsa, mas também me pareceu do que li que ninguém se tinha pronunciado a favor.
Bem, vou tentar e depois logo vejo.
Muito obrigada!

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por Isa_Teixeira »

Boa tarde!

Eu também estou nessa situação, já que a minha bolsa de doutoramento (de 2016) é de 36 meses e, realmente, precisaria de a estender até aos 48 meses. Efetivamente, a concessão da bolsa para além do estipulado em contrato é sujeita à análise de um parecer, emitido pelo Orientador e pela entidade de acolhimento. Eu farei o pedido de renovação até setembro. Não conheço, pessoalmente, ninguém a quem tenha sido recusado. Mas também é uma alteração recente da FCT. De qualquer forma, assim que tiver uma resposta, comunico.

Espero que todos consigamos :/.

Cumprimentos.

b_aamr
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça jul 02, 2019 3:57 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por b_aamr »

O meu contrato é de 2015 (concurso de 2014) e na altura o plano de trabalhos contemplava apenas 36 meses.

Entretanto o que optei por fazer foi um ano antes do final da bolsa pedir uma alteração ao plano de trabalhos - justificando-a com algumas dificuldades que foram surgindo na pesquisa. Apresentei um cronograma com o plano de trabalhos antigo e novo e aproveitei também para enviar uma listagem de todas as atividades científicas que tinha desenvolvido durante esse período. Enviei também um parecer do orientador e do centro de investigação.

O pedido foi aceite e prolongaram-me a bolsa por mais 12 meses, correspondendo aos 4 anos. Demoraram foi 5 meses para me darem resposta, justificando essa demora com o facto de ainda faltar muito tempo para a minha bolsa terminar (os 36 meses). Mas sinceramente não me fez sentido ficar à espera do último dia para fazer o pedido visto que isso ia implicar mudanças e ajustamentos importantes na investigação.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por el_Bosco »

b_aamr Escreveu:O meu contrato é de 2015 (concurso de 2014) e na altura o plano de trabalhos contemplava apenas 36 meses.
Isso não está correcto. Esta alteração foi feita durante o ano de 2015 mas dependendo do mês, o texto da 1ª clausula muda. Sei de pelo menos 3 versões:
- eventualmente renováveis até ao máximo de 48 meses;
- eventualmente renováveis até ao máximo previsto no regulamento de investigação da FCT (que nesta altura previa ainda 48 meses)
- eventualmente renováveis até ao máximo previsto no regulamento de investigação da FCT (que depois foi alterado para os 36 meses)

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por Isa_Teixeira »

No final de Julho, eu fiz o pedido de renovação da BD para o 4º ano. Resta aguardar. Quando tiver uma resposta, deixo essa informação aqui.

Cumprimentos!

SaraFonseca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado out 19, 2019 8:03 am
University/ Institute: ULHT

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por SaraFonseca »

Isa_Teixeira Escreveu:
quarta ago 07, 2019 9:56 pm
No final de Julho, eu fiz o pedido de renovação da BD para o 4º ano. Resta aguardar. Quando tiver uma resposta, deixo essa informação aqui.

Cumprimentos!
Olá

Estou na mesma situação que algumas pessoas aqui.
Pedi menos tempo do que o limite máximo de bolsa, por acreditar que seria possível terminar os trabalhos nesse prazo, mas não será.
Tiveram já alguma resposta? Como fizeram o processo?

Obrigada!

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por Isa_Teixeira »

Bom dia!

Eu fiz o pedido de renovação para o 4º ano em finais de julho. O meu contrato contempla 36 meses e a bolsa termina em fevereiro. Não tenho resposta até ao momento. No início deste mês contactei a FCT, mas quem atendeu a chamada disse-me não ter mais informações, a não ser que os pedidos estavam a ser analisados.

Eu efetuei um pedido justificado, com cronograma de atividades em anexo, ao qual juntei o parecer da Orientadora e da Entidade de Acolhimento. Enviei também a declaração do exercício de funções em regime de dedicação exclusiva.

Alguém que tenha feito este pedido recentemente obteve resposta?

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por Isa_Teixeira »

Boa tarde a todos

Deixo aqui uma informação, a título pessoal, que talvez possa ser útil para outras pessoas na mesma situação. Em julho efetuei um pedido de extensão da bolsa de doutoramento, para 48 meses. O meu contrato prevê a duração máxima de 36 meses. Após 3 meses, responderam-me. Não foi um sim nem um não. Pediram um novo parecer da Orientadora que esclarecesse os constrangimentos externos que surgiram e as alterações feitas ao plano de trabalhos inicial. Acho que no meu pedido isto era claro, mas no parecer da Orientadora estava algo mais geral. Tenho 10 dias úteis para enviar este novo parecer. Logo veremos. Só espero que não demorem mais 3 meses a responder :/.

Cumprimentos.

rosanamui
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 07, 2019 12:25 pm
University/ Institute: UPORTO

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por rosanamui »

Isa_Teixeira Escreveu:
quarta nov 06, 2019 5:22 pm
Boa tarde a todos

Deixo aqui uma informação, a título pessoal, que talvez possa ser útil para outras pessoas na mesma situação. Em julho efetuei um pedido de extensão da bolsa de doutoramento, para 48 meses. O meu contrato prevê a duração máxima de 36 meses. Após 3 meses, responderam-me. Não foi um sim nem um não. Pediram um novo parecer da Orientadora que esclarecesse os constrangimentos externos que surgiram e as alterações feitas ao plano de trabalhos inicial. Acho que no meu pedido isto era claro, mas no parecer da Orientadora estava algo mais geral. Tenho 10 dias úteis para enviar este novo parecer. Logo veremos. Só espero que não demorem mais 3 meses a responder :/.

Cumprimentos.
Obrigada pela partilha da informação e espero que corra tudo bem. dedos cruzados por ti :)

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por Isa_Teixeira »

A minha bolsa termina a 1 de fevereiro e, inacreditavelmente, não tenho uma resposta definitiva da FCT acerca do pedido de extensão para 48 meses. Já liguei várias vezes para a FCT e dizem-me sempre que não sabem quando terei uma resposta. É um perído de espera que dura desde julho. É absurdo.

Mais alguém em situação semelhante?

Feliz Natal!

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por Isa_Teixeira »

Olá

A minha bolsa acabou por ser renovada por mais 1 ano. A resposta também tardou a chegar. A bolsa terminava a 1 de fevereiro e eu tive resposta no final de dezembro, sendo que fiz o pedido em julho :/.

salcantay
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta ago 15, 2018 8:20 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por salcantay »

Olá, Joana,

Será que depois poderia partilhar connosco a resposta? Fiz o pedido a meados de dezembro, mas também ainda não obtive qualquer resposta, nem sequer confirmação de recebimento...

salcantay
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta ago 15, 2018 8:20 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por salcantay »

Olá, Joana,

No meio de toda esta pandemia, chegaram a responder-lhe?

salcantay
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta ago 15, 2018 8:20 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Prolongamento da BD para lá do tempo de contrato

Mensagem por salcantay »

Boa! Obrigada pelo feedback!

Responder