Quão difícil é conseguir uma bolsa de doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Miguel Batista
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 04, 2019 2:47 pm
University/ Institute: Ubi - Universidade da Beira Interior

Quão difícil é conseguir uma bolsa de doutoramento

Mensagem por Miguel Batista »

Olá a todos.
Sou novo aqui no grupo, assim como em questões de concurso a bolsas do FTC. Nesse sentido e porque as dúvidas são muitas, abro este tópico na esperança de que, com algumas das respostas que possa obter por parte de pessoas que ja passaram por todo este processo, me possam ir esclarecendo.

Estou neste momento a terminar o meu mestrado em design industrial e falei com o meu orientador que estava a ponderar, futuramente, tirar doutoramento. Tendo referido isto, ele tem vindo a incentivar-me a que me candidate assim que termine o mestrado. Mas, não era essa a minha ideia por motivos que explicarei mais à frente.

Tenho uma boa média de mestrado (superior a 17) mas, mais que tudo, fugi um pouco aos temas recorrentes na minha área e estou a fazer a dissertação centrada nos temas da biomimética e do design paramétrico, áreas fonteira no que diz respeito ao design. Para a atribuição de uma bolsa de doutoramento isto pode ser um factor positivou ou negativo dependendo de quem avalie. O meu orientador também refere que acredita que vou conseguir uma boa nota na dissertação o que será uma mais valia.

Porem pelo que tenho lido, mais do que uma boa media, o tema a que nos propomos desenvolver assim como o plano de trabalho apresentado têm bastante peso. O trabalho desenvolvido em termos de publicações de artigos surge, igualmente, quase sempre como fundamental.

Nesse sentido tenho também falado com algumas pessoas que se candidataram a bolsas da FCT e todas referem o quanto é difícil conseguir uma bolsa. Uma dessas pessoas apenas conseguiu a aprovação da bolsa após a submissão de um artigo que apresentou na China. Outra após muitas reclamações pela forma como a classificação lhe foi atribuída.

Acontece que para já, não terei condições económicas para seguir para um programa de doutoramento. Daí ou consigo realmente uma bolsa ou, como era o plano inicial, trabalharia algum tempo para juntar a verba necessária para tal.

Gostaria por isso de saber as vossas opiniões, assim como, de ouvir alguns conselhos sobre o que devo ter em atenção na hora de submeter a candidatura.

Dedes já, obrigado pela atenção,
Miguel. :smt006

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Quão difícil é conseguir uma bolsa de doutoramento

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que não há uma resposta linear à tua questão, pois o quão difícil é obter ou não uma bolsa depende de vários factores, alguns dos quais não está na tua mão mudar, desde o número de bolsas a atribuir, quais os critérios em concreto, e coisas como a tua média de licenciatura, se não tiveres um mestrado integrado, que neste momento provavelmente não podes alterar.
Nos concursos gerais da FCT os critérios têm vindo a ser alterados ao longo dos anos, mas em geral dividem-se entre mérito do candidato, o mérito do projecto e o mérito das condições de acolhimento.
No mérito do candidato, uma das que infelizmente muitas vezes limitam as possibilidades de concorrer é a já referida média de licenciatura, que muitas vezes é descurada na fase inicial da licenciatura em que há uma grande influência dos colegas para quem "o que importa é passar com 10".
Mas se tens uma boa média de licenciatura ou mestrado integrado com média de 17 então à partida tens boas possibilidades de ter uma boa classificação em termos de mérito de candidato, e dependendo do mérito do projecto e das condições de acolhimento (seja de orientadores seja de instituição) de ser bem sucedido.
Podes consultar o "Guião de Avaliação" para ver uma descrição destes diversos aspectos a partir da página da FCT, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... cao_PT.pdf
Pelo que vejo do documento, numa leitura rápida, uma grande diferença de quando concorri (há já vários anos) é que nessa altura o "mérito do candidato" dependia quase totalmente da média e agora há um grande peso subjectivo do "currículo pessoal" e também peso para a "carta de motivação" que não existia quando concorri.
Se ainda não concorreste então toma o que lá vem apenas como indicativo pois os critérios que lá são apresentados mudam de ano para ano e no próximo ano pode haver diferenças.
Votos da melhor das sortes na tua candidatura, se já a tiveres apresentado, ou para a preparação da tua candidatura.

Miguel Batista
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 04, 2019 2:47 pm
University/ Institute: Ubi - Universidade da Beira Interior

Re: Quão difícil é conseguir uma bolsa de doutoramento

Mensagem por Miguel Batista »

Olá! Muito obrigado pela resposta.

Pois, pelo que tenho lido e ouvido, os critérios são pouco lineares e nem sempre uma boa média é tudo. Nessa parte tenho uma média menos boa na licenciatura (pouco superior a 14), mas a de mestrado neste momento é superior a 17.
Estou a terminar a dissertação e pelo que o meu orientador tem dito, posso ter uma boa nota o que também poderá ajudar.

Um aspecto que surge com desvantajoso é a minha área de estudos, o design. O número de bolsas atribuídas a cursos de design, arquitectura e artes, são por norma reduzidas. Porém, os temas que tenho vindo a abordar, o design paramétrico e a biomimética, estão um pouco na fronteira do que é o design, sendo mais recorrentes e, talvez mais importante, dos quais podem surgir aplicações concretas e inovadoras. Por outro lado, e dependendo de quem vai avaliar, pode não abonar a meu favor.

Acredito então que um bom projecto de trabalho me possa ajudar neste ponto.

Estou igualmente a concorrer a uma bolsa BIC na minha actual universidade e, caso consiga, será igualmente uma ajuda.

A faculdade, bem, em Portugal não há muitos cursos de doutoramento em design. Nesse sentido, irei optar pela FAUL mesmo, na qual existe um grupo de pesquisa sobre design paramétrico.

Cumprimentos

Responder