Cancelamento de uma bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
RuiPedroRocha
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda jan 07, 2013 4:55 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Cancelamento de uma bolsa

Mensagem por RuiPedroRocha »

Boas,

Tenho lido aqui pelo forum acerca do cancelamento de bolsas mas parece não haver uma resposta concreta.

Ganhei uma bolsa para doutores mas estou com processos de candidaturas abertos a vagas a que concorri há meses e pretendo avisar o responsável acerca disso, como é evidente (emprego é a minha prioridade máxima, não bolsas).

Esta bolsa é para começar a 24 de Abril e das tais vagas a que concorri, só na próxima semana (ou duas) devo ter entrevistas. Se eu aceitar a bolsa e assinar mas logo a seguir (próximos dias ou semanas) eu for escolhido para uma das vagas de emprego, posso desistir imediatamente da bolsa ou tenho MESMO de dar 3 meses mínimos correndo o risco do empregador não esperar tanto tempo?

Obrigado,

Rui

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de uma bolsa

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que se a bolsa for financiada pela FCT, ou de um projecto da FCT, sim [existe um período mínimo de 3 meses, que creio que se aplica a todas as bolsas deles, que podes confirmar no Regulamento de Bolsas da FCT, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/R ... sasFCT.pdf ]. No caso de outros financiadores poderá ser diferente. Creio que em princípio isso estará estipulado no contrato que vieres a assinar.
Mas se porventura desistires o que acontece é não seres pago ou teres de devolver o dinheiro entretanto pago. E não o teres de ficar 3 meses a trabalhar. Portanto se for uma questão de dias às vezes pode valer a pena...
Boa sorte.

RuiPedroRocha
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda jan 07, 2013 4:55 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Cancelamento de uma bolsa

Mensagem por RuiPedroRocha »

spca Escreveu:Olá.
Penso que se a bolsa for financiada pela FCT, ou de um projecto da FCT, sim. No caso de outros financiadores poderá ser diferente. Creio que em princípio isso estará estipulado no contrato que vieres a assinar.
Mas se porventura desistires o que acontece é não seres pago ou teres de devolver o dinheiro entretanto pago. E não o teres de ficar 3 meses a trabalhar. Portanto se for uma questão de dias às vezes pode valer a pena...
Boa sorte.
Olá spca e obrigado pela resposta. Sim, esqueci-me de dizer que é uma bolsa financiada pela FCT.

Optar no imediato pela bolsa sempre é "algo" mas sem nenhuma certeza das eventuais possibilidades ainda a correr. Não optar pela bolsa na esperança de que.... O mais certo é ficar sem nada. Optando pela bolsa e as coisas correrem bem numa das candidaturas que tenho (muito improvável)... duvido muito que um empregador espere 3 meses (ou perto disso).

Enfim... sigh... :|

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de uma bolsa

Mensagem por spca »

Olá.
Há sempre a hipótese de aceitares e se te aparecer alguma coisa "boa" nos próximos dias desistires da bolsa, claro que é chato pois não vais receber, ou terás de devolver o dinheiro recebido, e também é chato para o teu eventual orientador, mas se for nos próximos dias pode não ser assim tão mau...
Boa sorte.

Responder