Orientador científico - bolsa no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
leonor_nc_reis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: domingo fev 24, 2019 12:14 pm
University/ Institute: Sapienza Università di Roma - Dipartimento di Filosofia

Orientador científico - bolsa no estrangeiro

Mensagem por leonor_nc_reis »

Bom dia,

Pretendo candidatar-me pela primeira vez a uma BD no estrangeiro e estou com uma dúvida relativamente ao orientador científico, uma vez que ainda não estou a frequentar a "instituição de acolhimento", logo não conheço os professores, e faz-me muita confusão ter de contactar um professor com base no cv disponibilizado no site da universidade (na qual ainda não fui aceite, na verdade ainda nem concorri), e pedir-lhe para se inscrever no site da FCT e preencher um formulário num site português ?!
No guião de candidatura da FCT diz: "Salvo em situações excecionais devidamente fundamentadas, o orientador terá necessariamente que estar associado à instituição de acolhimento"; portanto, a minha questão é: o que é que a fct entende por "situações excepcionais"...alguém me consegue ajudar?

Obrigada

JJTT
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: quarta fev 06, 2019 5:59 pm
University/ Institute: FADEUO

Re: Orientador científico - bolsa no estrangeiro

Mensagem por JJTT »

Olá. Só alguns pensamentos...

- Por norma, quem opta por realizar um doutoramento no estrangeiro é porque procura um certo know how dessa faculdade e das pessoas que lá trabalham. Assim sendo, geralmente já sabem quem querem como orientador.

- A FCT tem página em inglês também.

- Acho que nenhum se importará de preencher isso, desde o teu projecto seja cativante.

- Acho que tal não te impede de convidares um co-orientador português que te seja mais familiar e do teu agrado.

Boa sorte.

annacfonseca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: domingo mar 05, 2017 12:56 pm
University/ Institute: UPorto

Re: Orientador científico - bolsa no estrangeiro

Mensagem por annacfonseca »

Eu não complicava a tentar entrar por "situações excepcionais" com a FCT ainda por cima para uma coisa tão trivial... O primeiro passo será contactar o Professor da área que quer fazer a investigação, e ele certamente não se importará de lhe dar as credenciais de acesso para ter a Leonor o trabalho de colocar tudo direito no portal.
Se tentar entrar pelas excepcionalidades, temo que se vá colocar "numa alhada" em termos de tempo e de sucesso......

leonor_nc_reis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: domingo fev 24, 2019 12:14 pm
University/ Institute: Sapienza Università di Roma - Dipartimento di Filosofia

Re: Orientador científico - bolsa no estrangeiro

Mensagem por leonor_nc_reis »

Obrigada pelas vossas respostas.
Já contactei o possível orientador e estou a aguardar resposta.

derepente
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta mar 21, 2019 6:14 pm
University/ Institute: USAP

Re: Orientador científico - bolsa no estrangeiro

Mensagem por derepente »

leonor_nc_reis Escreveu:Bom dia,

Pretendo candidatar-me pela primeira vez a uma BD no estrangeiro e estou com uma dúvida relativamente ao orientador científico, uma vez que ainda não estou a frequentar a "instituição de acolhimento", logo não conheço os professores, e faz-me muita confusão ter de contactar um professor com base no cv disponibilizado no site da universidade (na qual ainda não fui aceite, na verdade ainda nem concorri), e pedir-lhe para se inscrever no site da FCT e preencher um formulário num site português ?!
No guião de candidatura da FCT diz: "Salvo em situações excecionais devidamente fundamentadas, o orientador terá necessariamente que estar associado à instituição de acolhimento"; portanto, a minha questão é: o que é que a fct entende por "situações excepcionais bolsa familia 2020"...alguém me consegue ajudar?

Obrigada
Obrigado por postar esta mensagem, me ajudou a resolver minhas dúvidas para o meu t

Responder