Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
luchia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta set 06, 2017 4:46 pm
University/ Institute: NOVA FCT

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por luchia »

Boa tarde,

Alguém sabe se era hoje a data limite para a painel de avaliação se pronunciar sobre as reclamações do resultado do concurso? Eu reclamei no prazo dos 10 dias úteis e pensei que eram 15 dias úteis para aguardar resposta.

Obrigada!

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Posso informar que dos resultados das reclamações das audiências prévias ainda não fomos notificados (as admissões saíram no dia 12 de Julho).

Isto incluindo os casos em que a FCT admitiu por email e telefone que foram eles que cometeram o erro. Deram um limite até final de Agosto para termos respostas e até agora nada.

Sei que não era bem essa a questão, mas por estes lados podem ver que a espera já é muito grande e não parece haver prazos para decisões.

CHALVEZ
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 17, 2008 3:22 pm
University/ Institute: CICS

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por CHALVEZ »

Alguém sabe quando é que as pessoas propostas para financiamento serao convidadas a assinar contracto?

whise
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 61
Registado: terça set 25, 2012 5:10 pm
University/ Institute: UTAD

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por whise »

CHALVEZ Escreveu:Alguém sabe quando é que as pessoas propostas para financiamento serao convidadas a assinar contracto?
Quando alguem souber por favor ponha aqui!

newover
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta set 28, 2018 11:52 am
University/ Institute: UMINHO

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por newover »

Pois, a questão é que ninguém sabe quando serão publicados os resultados finais, pós audiência prévia. Como se pode gerir propostas e trabalhos no presente sem saber quando este contrato se iniciará? :| Não existir qualquer prazo é desconcertante.

p111135
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado jan 01, 2011 10:11 am
University/ Institute: fct/ist

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por p111135 »

É pena que a prioridade da FCT é gastar dinheiro e tempo a lançar websites de propaganda (http://maisciencia.fct.pt/index.html) onde dizem “4500 funded PhD positions”, e onde já estão os nomes de quem ganhou o CEECI2017, de que agilizar o processo e de facto realmente começar contratar estes (e outros) investigadores. É surreal estarmos quase em 2019 e ainda não foi assinado nenhum contrato que resultou de um concurso de 2017 …

E é ainda mais surreal o ministro da ciência dizer que o programa de estímulo ao emprego científico foi um sucesso sem ninguém ainda beneficiar dele (https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/m ... um-sucesso).

Entretanto as bolsas estão acabando e aonde as pessoas que ganharam o CEECI2017 vão trabalhar, enquanto estão a espera da FCT ?

CHALVEZ
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 17, 2008 3:22 pm
University/ Institute: CICS

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por CHALVEZ »

Para já a FCT vai dando este tipo de resposta sem conteúdo: "...os contratos a celebrar no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual 2017 só poderão ser assinados após a assinatura do contrato-programa. Este contrato-programa será enviado às instituições de acolhimento após a publicação dos resultados finais do Concurso, os quais ainda não há data previsível para publicação."

É simplesmente demasiado mau.... ainda não há resultados finais e já colocaram os nomes das pessoas em websites por eles criados...

Bruno Amorim
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 13, 2012 2:16 pm
University/ Institute: IST

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por Bruno Amorim »

Já alguém conseguiu compreender se os projectos que já foram recomendados para financiamento serão efectivamente financiados ou se isso ainda pode ser alterado quando forem divulgados os resultados do período de audiência prévia?

No final de Setembro contactei a FCT (via telefone) para esclarecer este ponto. Fui informado, que os projectos aprovados seriam financiados independentemente das reclamações feitas em audiência prévia. Hoje li estas notícias:

https://observador.pt/2018/11/20/concur ... 60-2126850https://www.publico.pt/2018/11/20/cienc ... co-1851665

Segundo as quais as reclamações podem alterar a seriação dos projectos, fazendo com que alguns projectos previamente recomendados para financiamento possam não sê-lo. Entretando tornei a ligar hoje para a FCT e esta última informação foi confirmada (contrariando o que me tinham dito em Setembro).

Fiquei a pensar que talvez tivesse compreendido mal a informação que me deram da primeira vez. Mas acho que não. Nesta notícia de 16 de Outubro:

https://observador.pt/2018/10/16/fct-na ... estigacao/

podemos ler:
"Todas as candidaturas que, após audiência prévia, tenham “avaliação de mérito acima da linha de corte serão financiadas, sem prejuízo daquelas já divulgadas”, garantiu a FCT.
Por isso não fui a única pessoa a quem foi dito que os projectos aprovados nos resultados iniciais seriam sempre financiados.

Entretanto, deste final de Setembro até agora já rejeitei 3 outras ofertas de pos-doutoramento...

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Se por resultados finais querem dizer dar resposta a toda a gente que se candidatou, então a espera ainda vai ser muito demorada.

Que eu saiba ainda nem enviaram para avaliação as candidaturas cujos os documentos não foram anexados correctamente pela FCT às candidaturas.

Rui Brito
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta nov 22, 2018 4:50 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por Rui Brito »

Bruno Amorim Escreveu:Já alguém conseguiu compreender se os projectos que já foram recomendados para financiamento serão efectivamente financiados ou se isso ainda pode ser alterado quando forem divulgados os resultados do período de audiência prévia?

No final de Setembro contactei a FCT (via telefone) para esclarecer este ponto. Fui informado, que os projectos aprovados seriam financiados independentemente das reclamações feitas em audiência prévia. Hoje li estas notícias:

https://observador.pt/2018/11/20/concur ... 60-2126850https://www.publico.pt/2018/11/20/cienc ... co-1851665

Segundo as quais as reclamações podem alterar a seriação dos projectos, fazendo com que alguns projectos previamente recomendados para financiamento possam não sê-lo. Entretando tornei a ligar hoje para a FCT e esta última informação foi confirmada (contrariando o que me tinham dito em Setembro).

Fiquei a pensar que talvez tivesse compreendido mal a informação que me deram da primeira vez. Mas acho que não. Nesta notícia de 16 de Outubro:

https://observador.pt/2018/10/16/fct-na ... estigacao/

podemos ler:
"Todas as candidaturas que, após audiência prévia, tenham “avaliação de mérito acima da linha de corte serão financiadas, sem prejuízo daquelas já divulgadas”, garantiu a FCT.
Por isso não fui a única pessoa a quem foi dito que os projectos aprovados nos resultados iniciais seriam sempre financiados.

Entretanto, deste final de Setembro até agora já rejeitei 3 outras ofertas de pos-doutoramento...
Uma vez que a FCT apenas possibilitou a contestação, em sede de audiência prévia, da avaliação aos candidatos que não obtiveram recomendação para financiamento, não penso que vá retirar o financiamento aos projetos inicialmente aprovados... pelo menos assim o espero a bem da equidade de todo o processo! Não consigo perceber porque demoram tanto tempo a disponibilizar os resultados finais! Será que teremos resultados finais até final do ano??

p111135
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado jan 01, 2011 10:11 am
University/ Institute: fct/ist

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por p111135 »

Mas porque é que a FCT não começa a pagar o ordenado aos investigadores que já "ganharam" ? Isso de resultados não serem definitivos pois ainda decorrem as audiências previas é uma desculpa de mau pagador.

Os Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017 também ainda estão na fase de audiências previas e aí não há "problemas" … Os projectos que foram aprovados para financiamento já estão a funcionar !

E realmente não havia opção de contestar a avaliação para quem foi aprovado para financiamento (Recommended for funding: Yes). Portanto não vejo como a FCT poderá mudar a sua própria avaliação de "Yes" para "No". A não ser que a FCT pediu audiência prévia à sua própria avaliação ;)

Bruno Amorim
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 13, 2012 2:16 pm
University/ Institute: IST

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por Bruno Amorim »

Após ler as notícias do Observador e Público tornei a ligar para a FCT. Confirmaram a informação dada nestas notícias: foi-me dito que apenas seriam dadas 500 bolsas e que se em resultado das reclamações feitas em audiência prévia, algum projecto passasse para cima de um projecto que antes fora aprovado, este último ficaria sem financiamento. Isto contraria a informação que me deram em Setembro (e a informação que deram ao Observador em Outubro). Infelizmente como contactei a FCT por telefone, não tenho nada escrito da parte deles.

p111135
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado jan 01, 2011 10:11 am
University/ Institute: fct/ist

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por p111135 »

Só em “casos extremos” se vai eliminar um investigador da lista dos selecionados:

https://observador.pt/2018/12/11/concur ... ecionados/#

Ou então, no meu entendimento: só em "casos extremos" é que alguém vai ganhar em sede da audiência previa ….

Ou, a FCT está a adiar a divulgação de resultados com a esperança que consegue levar as pessoas que foram selecionadas à desistir devido a insustentabilidade a longo termo de aguentar a actual situação ?

Pergunta final: imaginemos que algum dos investigadores que for "desseleccionado" pede a audiência prévia. Isto vai significar que vamos ter de estar a espera ainda mais tempo até que saiam "resultados finais" ? E se depois desta 2ª fase de audiência prévias, houver mais investigadores desseleccionados e que vão desejar fazer as suas (3as) audiências prévias ? É que se tudo correr mal, em teoria, o método inventado pela FCT pode levar à um "infinito" número de fases das audiências prévias.

researchfellow
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 14, 2018 4:38 pm
University/ Institute: U Coimbra

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por researchfellow »

Este concurso foi um "caso extremo" em si mesmo. E tambem lamento que a ABIC tenha sido tão branda no comunicado que fez.

É necessario propor medidas concretas. Por exemplo, como é possivel que ninguém tenha apontado uma falha monumental neste concurso que foi o facto de não ter havido critérios de avaliação especificos. No guião de avaliação da FCT não há qualquer menção a como as candidaturas deverão ser pontuadas num escala de 0-10. Se há escala e não houve critérios específicos, como é que se pode argumentar qualquer pontuação?!?!?!?! O juri também nao referiu quaisquer criterios. Isto representa uma irregularidade abissal e a ABIC tem a obrigação de a apontar.

Esta ausencia de criterios tem "dado jeito" a uma permanente "clientela" que se vai alimentando destes Pseudo Concursos. A maior parte dos investigadores beneficiarios deste concurso ja trabalhavam nos mesmos centros de investigação para onde concorreram (brilliant!!!). O resultado está a vista: continuação da fuga de cerebros para o estrangeiro e as Universidades Portuguesas cada vez mais repletas de clientelas medíocres (máfias) e sem escrúpulos. Olhem para os rankings (The Times) e vejam a beleza de Universidades que têm conseguido com a desenvergonhada endogamia que continuam a perpetuar. Well-Done!

Pensem mais alto e percebam que a estratégia que estão a seguir é pequena e vos vai enterrar mais!!


p111135 Escreveu:Só em “casos extremos” se vai eliminar um investigador da lista dos selecionados:

https://observador.pt/2018/12/11/concur ... ecionados/#

Ou então, no meu entendimento: só em "casos extremos" é que alguém vai ganhar em sede da audiência previa ….

Ou, a FCT está a adiar a divulgação de resultados com a esperança que consegue levar as pessoas que foram selecionadas à desistir devido a insustentabilidade a longo termo de aguentar a actual situação ?

Pergunta final: imaginemos que algum dos investigadores que for "desseleccionado" pede a audiência prévia. Isto vai significar que vamos ter de estar a espera ainda mais tempo até que saiam "resultados finais" ? E se depois desta 2ª fase de audiência prévias, houver mais investigadores desseleccionados e que vão desejar fazer as suas (3as) audiências prévias ? É que se tudo correr mal, em teoria, o método inventado pela FCT pode levar à um "infinito" número de fases das audiências prévias.

CHALVEZ
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 17, 2008 3:22 pm
University/ Institute: CICS

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por CHALVEZ »

" This is the second edition of the Individual CEEC. In its first edition, in 2017, 500 researcher positions have been recommend for funding allocated. At the moment, the analysis of the preliminary hearing of the competition is underway, and the evaluation of more than two thirds of the claims presented has been completed. The final results of CEEC Individual 2017 will be released before the end of the application period of CEEC Individual 2018."

3 meses para 2/3... vamos ver quantos meses para 1/3

luchia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta set 06, 2017 4:46 pm
University/ Institute: NOVA FCT

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por luchia »

Boa tarde,

Têm conhecimento de alguém que tenha sido excluído ou não ganhou o concurso porque concorreu à categoria abaixo da sua suposta categoria de investigador (estou-me a referir a ser doutorado há mais de 5 anos e concorrer à categoria de Investigador Júnior).

Boas festas!

CHALVEZ
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 17, 2008 3:22 pm
University/ Institute: CICS

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por CHALVEZ »

luchia Escreveu:Boa tarde,

Têm conhecimento de alguém que tenha sido excluído ou não ganhou o concurso porque concorreu à categoria abaixo da sua suposta categoria de investigador (estou-me a referir a ser doutorado há mais de 5 anos e concorrer à categoria de Investigador Júnior).

Boas festas!
Excluído não poderá ser, porque as regras assim o permitem...

luchia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta set 06, 2017 4:46 pm
University/ Institute: NOVA FCT

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por luchia »

Sim, tens razão. Numa pesquisa rápida vi pelo menos uma pessoa na minha área que ganhou o concurso para investigador júnior com doutoramento há mais de 5 anos.

Vamos ver como vai ser este ano.

Até breve!

CHALVEZ
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 17, 2008 3:22 pm
University/ Institute: CICS

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por CHALVEZ »

Será?

" CEEC Individual 2017 500 Contratos de 6 anos em quatro níveis de carreira
Resultados após avaliação divulgados, resultados finais em janeiro
de 2019."

https://www.fct.pt/media/docs/FCT_em_2018.pdf

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: Resultados Concurso Individual Emprego Científico

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Era bom que assim fosse, no entanto, a minha candidatura só foi aceite para avaliação no dia 9 de Janeiro. Segundo a FCT, o júri terá direito ao mesmo número de dias para a avaliar, tal como nos casos anteriores. Não acredito que os resultados finais saiam em apenas 20 dias após as candidaturas terem sido enviadas para primeira avaliação...

Para relembrar, no meu caso, a FCT não enviou a minha candidatura para avaliação, pois se esqueceram de anexar um documento, erro que foi assumido pela FCT no início do verão do ano passado. Para além de mim, julgo haver pelo menos cerca de uma dezena de pessoas na mesma situação.

Espero que estes casos não atrasem os contratos dos outros candidatos, mas julgo que é o que irá a acontecer.

Responder