Renovação após 36 meses contratuais BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
r_pereira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta abr 04, 2018 1:53 pm
University/ Institute: U.P.

Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por r_pereira »

Caros colegas,

Candidatei-me em 2015 a uma Bolsa de Doutoramento, indicando no formulário que a duração da bolsa seria de 36 meses. Assim, formalizei o contrato com a FCT para os tais 36 meses. No entanto, tendo em conta o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desse ano, e dos anos seguintes, sempre pensei que poderia renovar a bolsa até 4 anos.
Após contactar a FCT por duas vezes, disseram-me que não há garantia disso.

Pelo que li no fórum existem outras pessoas nesta situação, que conhecem bolseiros que apesar de indicarem os 36 meses, tiveram bolsa 48 meses.

Podem dar mais esclarecimentos acerca disto?

Obrigada.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por spca »

Olá.
Há alguns anos podia-se sempre pedir renovação até ao limite dos 4 anos mesmo que se pedisse um projecto por ex. de 3 anos, mas entretanto a FCT passou a entender que não, e que o limite máximo passava a ser o que as pessoas pediam quando se candidatavam. O que creio que se mantém. Não houve nenhuma mudança no regulamento das bolsas, tal como as coisas poderão voltar a mudar a qualquer momento, creio que será "apenas" uma questão de decisão política por parte das lideranças da FCT.
Boa sorte.

afoliva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça mai 02, 2017 8:51 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por afoliva »

Olá!

Estou exatamente com a mesma questão. Solicitei bolsa para 36 meses e, devido a constrangimentos que não consigo controlar, estou a ver os meus timings derrapar, no que remete ao trabalho empírico. A previsão para o desenrolar do meu projeto de campo era de 1 ano, mas não estou a conseguir obter resposta das instituições das quais necessito de apoio.

Sabem dizer-me se existe algum procedimento associado a este pedido ou se isto deve ser mesmo esclarecido diretamente, caso a caso, coma FCT?

Obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por spca »

afoliva Escreveu:Olá!

Estou exatamente com a mesma questão. Solicitei bolsa para 36 meses e, devido a constrangimentos que não consigo controlar, estou a ver os meus timings derrapar, no que remete ao trabalho empírico. A previsão para o desenrolar do meu projeto de campo era de 1 ano, mas não estou a conseguir obter resposta das instituições das quais necessito de apoio.

Sabem dizer-me se existe algum procedimento associado a este pedido ou se isto deve ser mesmo esclarecido diretamente, caso a caso, coma FCT?

Obrigada!
Olá.
A meu ver, terás de esclarecer com a FCT, desejavelmente acompanhado de um parecer / declaração do teu orientador a justificar o pedido de mais um ano com a demora para além do esperado do teu trabalho de campo. E se ainda estás a meio do 2º ano penso que mais vale aguardares para quando estiveres em meados do 3º ano para fazer o pedido, a ver se entretanto a FCT muda de política e também se a proximidade das eleições ajuda a que desbloqueiem o financiamento extra...
Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por spca »

spca Escreveu:
afoliva Escreveu:Olá!

Estou exatamente com a mesma questão. Solicitei bolsa para 36 meses e, devido a constrangimentos que não consigo controlar, estou a ver os meus timings derrapar, no que remete ao trabalho empírico. A previsão para o desenrolar do meu projeto de campo era de 1 ano, mas não estou a conseguir obter resposta das instituições das quais necessito de apoio.

Sabem dizer-me se existe algum procedimento associado a este pedido ou se isto deve ser mesmo esclarecido diretamente, caso a caso, coma FCT?

Obrigada!
Olá.
A meu ver, terás de esclarecer com a FCT, desejavelmente acompanhado de um parecer / declaração do teu orientador a justificar o pedido de mais um ano com a demora para além do esperado do teu trabalho de campo. E se ainda estás a meio do 2º ano penso que mais vale aguardares para quando estiveres em meados do 3º ano para fazer o pedido, a ver se entretanto a FCT muda de política e também se a proximidade das eleições ajuda a que desbloqueiem o financiamento extra...
Boa sorte.
Quanto ao melhor "timing" para apresentar de facto não sei, por um lado parece-me que "quanto mais tarde melhor" como coloquei no "post" anterior, mas por outro possivelmente quererás saber com o que podes contar sem ser à última hora. Uma outra altura que talvez possa fazer sentido colocar a questão poderá ser aquando da renovação para o 3º ano. Não sei se mais alguém terá mais alguma sugestão...
Boa sorte.

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por Isa_Teixeira »

Boa tarde

Tenho também esta dúvida sobre a renovação da bolsa após 36 meses contratuais. Tenho bolsa de doutoramento, atribuída em 2016, e sempre que contactei a FCT sobre este assunto, foi-me dito que se tinha definido 36 meses, então a bolsa teria no máximo essa duração. No entanto, também conheço bolseiros de anos anteriores que estipularam 36 meses e viram a bolsa renovada até ao 4 º ano. Há por aqui alguém que tenha definido 36 meses e que recentemente tenha a bolsa renovada para o 4º ano? Foi suficiente enviar o parecer do orientador, justificando o pedido de renovação?

Muito obrigada ;).

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por el_Bosco »

Esta questão é relativamente simples: basta verem o que consta na 1º Cláusula do vosso contrato e o regulamento em vigor no ano do vosso concurso.

A confusão aconteceu porque até o concurso de 2014 (inclusive) no qual ganhei a bolsa, a FCT permitia a renovação até 48 meses desde que justificada convenientemente, independentemente do que tinha sido proposto no programa de trabalhos. Ainda na passada sexta feira recebi a confirmação do prolongamento da bolsa que usufruo por mais um ano graças a isso.

Nos concurso dos anos seguintes, a FCT limitou a concessão desse 4º ano apenas aos casos, tanto quanto sei, que o incluíram no plano de trabalhos.

r_pereira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta abr 04, 2018 1:53 pm
University/ Institute: U.P.

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por r_pereira »

A minha questão é: a FCT esclareceu isso aos candidatos de 2015 em diante?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por el_Bosco »

É de supor as as pessoas lêem os contractos que assinam e os regulamentos aos concursos a que se candidatam.

Mas infelizmente, como uma parte substancial das perguntas feitas neste fórum indicam, essa não é a regra.

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por Isa_Teixeira »

Obrigada pelas respostas :).

Não ignorando o que é referido na 1ª clásula do contrato, eu não sei se esta mudou nos últimos anos. E no atual regulamento continua escrito que: "A duração da bolsa é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos" Não me parece assim que a FCT esteja a esclarecer devidamente este assunto. Além disso, se antes quem definia 36 meses poderia renovar, de forma justificada, até 48 meses, então os bolseiros mais atuais também deveriam ter o mesmo direito. Acho que é uma situação injusta :/.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por spca »

Isa_Teixeira Escreveu:Obrigada pelas respostas :).

Não ignorando o que é referido na 1ª clásula do contrato, eu não sei se esta mudou nos últimos anos. E no atual regulamento continua escrito que: "A duração da bolsa é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos" Não me parece assim que a FCT esteja a esclarecer devidamente este assunto. Além disso, se antes quem definia 36 meses poderia renovar, de forma justificada, até 48 meses, então os bolseiros mais atuais também deveriam ter o mesmo direito. Acho que é uma situação injusta :/.
Olá.
Eu penso que não foi feita nenhuma alteração nos regulamentos, pelo menos na altura, apenas na forma de agir da FCT (que no fundo continua a estar de acordo com o que está no regulamento...)
Como diversas coisas em que a FCT tem mudado sem que tenha havido mudanças explícitas nos regulamentos, pelo menos quando essas mudanças são implementadas.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por el_Bosco »

Pelo menos durante o ano de 2015 houve uma alteração na redacção da primeira clausula do contrato.

Os primeiros contratos de bolsa relativos ao concurso de 2014 (cujos resultados só sairam em janeiro de 2015) mencionavam uma possibilidade de renovação até 48 meses. Os assinados a meio do ano (o meu, p.e. tem data de junho) já mencionam "eventualmente renováveis até ao máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT" que à data referia 48 meses. Os respeitantes ao concurso de 2015 mantêm esta versão mas, tanto quanto sei, o regulamento é que deixou de contemplar essa possibilidade quando o programa a concurso não contempla à priori os 48 meses.

É uma alteração muito subtil e de facto injusta para os bolseiros pós-2015.

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por Isa_Teixeira »

Bom dia

A 1ª cláusula do contrato é realmente explícita quanto à duração da bolsa. Por isso é que ao ler o contrato, logo me surgiram dúvidas. Mas em termos de candidatura e regulamento não me parece uma alteração clara. E acho que até deveria surgir no site da FCT, na parte relativa ao que mudou em cada concurso. Infelizmente é muito injusto e acho que uma grande parte das pessoas até desconhece esta alteração e pressupõe que pode continuar a renovar até 48 meses. Enfim, é mais um dos senãos da FCT.

Obrigada pelas respostas e bom trabalho!

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por Isa_Teixeira »

Deixo ainda a informação de que uma colega com bolsa de 2016, e que também definiu 36 meses, contactou a FCT. E nesse contacto foi lhe dito que a recusa não é taxativa. De facto, a duração do contrato é de 36 meses, mas é possível fazer, atempadamente, um pedido de renovação até 48 meses. Esse pedido, como já acontece, deve justificar o motivo pelo qual se requer a renovação até 48 meses, quando inicialmente se estipulou 36 meses. E, claro, fica assim sujeito a aceitação ou recusa. Não lhe foi referida nenhuma alteração.

Talvez não haja uma forma de obter certeza quanto a isto. Só nos resta tentar na devida altura.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por el_Bosco »

O problema é que um bolseiro não pode estruturar a sua vida convenientemente sem saber se tem mais 4 ou 5 meses de bolsa ou 16 ou 17 meses. É completamente diferente.

Maria.A
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quinta set 17, 2015 4:16 pm
University/ Institute: UNL

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por Maria.A »

Bom dia,


Estou precisamente na mesma situação. No regulamento e no aviso de abertura do concurso de 2015 era explicito que a BD poderia ser renovada no máximo até 4 anos.

Apesar de no contracto de Bolsa estar explicito os 36 meses, sempre achei que seria possivel pedir e justificar os motivos, sem muita preoucpação.

Agora que chegou o momento de pedir é que me apercebo que não é assim tão fácil.

O pessoal que pediu entretanto, conseguiram?

Dêem-me por favor o vosso feedback.

Obrigada

Maria

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por Isa_Teixeira »

Bom dia a todos!

Maria, conseguiste que a bolsa fosse renovada até aos 48 meses, mesmo com os 36 meses estipulados no contrato?

Mais alguém tem notícias sobre este assunto?

A minha bolsa foi atribuída em 2016. Por isso, vou agora efetuar o pedido de renovação para o 3º ano. E realmente no e-mail que recebi há uns dias por causa da renovação, mais uma vez era referido que: "As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses, eventualmente renováveis por períodos adicionais até ao limite máximo de duração que consta no contrato." E no meu caso o que consta no contrato são 36 meses.

Obrigada!

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por notsoedgy »

Isa_Teixeira Escreveu:Bom dia a todos!

Maria, conseguiste que a bolsa fosse renovada até aos 48 meses, mesmo com os 36 meses estipulados no contrato?

Mais alguém tem notícias sobre este assunto?
Também me interessava saber. 36 meses parece o suficiente, mas o tempo passa rápido, e para quem tem parte da investigação noutros países é mesmo pouco...

pimpas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
University/ Institute: UMINHO

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por pimpas »

Bom dia a todos,

Estou exactamente na mesma situação. vi a minha bolsa aprovada em 2015 e comecei em 2016. Agora, perto de pedir um prolongamento para o 4º ano, questionei a FCT por e-mail no sentido de saber o que tinha que fazer e eis que a resposta foi de que não tinha direito pois voluntariamente no meu plano de trabalhos tinha colocado 36 meses...

Alguém que já tenha que ter renovado qual foi a resposta??

Obrigada!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Renovação após 36 meses contratuais BD

Mensagem por el_Bosco »

Infelizmente essa tem sido a resposta. E tecnicamente eles tem cobertura legal para não dar o 4º ano se este não tiver sido incluído no plano de trabalhos.

No entanto, sei que pelo menos na FLUP, existem 4 casos em que aceitaram o prolongamento do 4º ano, mas desconheço com que base é que a alegação e a justificação foi feita. Poder-se-à dever a situações particulares dos alunos em questão.

Responder