Seguro Social Voluntário - AVISO

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Art3mis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 11, 2018 10:59 am
University/ Institute: UNL

Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por Art3mis »

Gostava de partilhar com vocês o que aconteceu comigo recentemente.

Sou aluna de doutoramento pela FCT e todos os meses tenho pago o SSV. Assim que recebo a transferência da Fundação, entro na minha conta bancária on-line e procedo ao pagamento. E tudo correu bem até o mês passado...

No início deste mês (Abril/2018), tentei fazer o pagamento on-line e aparecia-me uma msg que dizia "natureza do pagamento inválida". Tentei dois ou três dias o pagamento e aparecia-me a mesma msg. Telefonei então para a Seg Social, onde me disseram que várias pessoas se queixavam que o sistema estava em baixo (pois eles estavam em atualizações) e que o melhor era dirigir-me a uma tesouraria da segurança social e efetuar o pagamento.

Dado que ir a uma seg social é uma perda de tempo nas filas, decidi tentar pagar pela segurança social direta, pois já tinha aderido em tempos e acabava por nunca a usar. Uma vez no site, na minha conta, tirando juros antigos, não me aparecia para pagar SSV nenhum...

Voltei a ligar para a linha telefonica da segurança social a explicar a minha situação e a menina disse-me "é normal que esteja a ter problemas, temos andado em atualizações. diga-me, está a tentar pagar que mês? e eu respondi, Abril. Ah, pois, não consegue pagar Abril porque nós agora alterámos isso... ou seja, vai ter de escolher pagar Março. mas Março já eu paguei, não vou pagar duas vezes... pois, mas antes, pagou em março mas no fundo estava a pagar era fevereiro, que é o mês anterior, antes escolhia-se o mês em que se estava e agora escolhe-se o mês a que se refere o pagamento..."

Embora tenha achado aquela conversa muito estranha, perguntei-lhe para confirmar: "então está a dizer-me que vou ter dois comprovativos com "março 2018" mas que não são iguais? não vão ser relativos ao mesmo mês?" ao que ela me respondeu "sim, claro, ora experimente lá fazer o pagamento com março para ver se aceita."

Tentei fazer o pagamento de novo on-line mas, em vez de colocar Abril e dar a mensagem de erro, coloquei março como a senhora estava a dizer e de facto deu. Agradeci-lhe então a ajuda e desliguei o telefone.

Continuei a achar que esta história estava muito esquisita, pois, se de facto tinham feito alterações na maneira de pagamento, eu devia estar um mês sem pagar, para que a coisa batesse certo. Resultado, paguei duas vezes o mesmo mês por ir na conversa da senhora e agora estou a ter montes de trabalho para resolver a situação.

Moral da história, queria deixar aqui uns avisos:
-> atenção aos pagamentos do SSV quando existem estas atualizações de sistema - eles deixam-vos pagar à vontade sem avisar que estamos a dar dinheiro a mais, para além da falta gigantesca de informações, quer relativamente a alterações no valor que pagamos, quer em relação a outras coisas
-> atenção às informações dadas através da linha telefónica - ao terceiro telefonema que fiz, pediram-me imensa desculpa pelas informações erradas e disseram-me que a menina nr1 não sabia o que estava a fazer, e que ultimamente têm tido várias alterações em mãos
-> verifiquem na tesouraria da SS ou na SS direta os juros que tenham pendentes - quase nenhum bolseiro começa a pagar o SSV logo desde início, acontecendo frequentemente que quando começa o pagamento paga alguns meses atrasados. Se tivermos juros, eles não avisam e vão acumulando os mesmos. Eu só quando aderi à SS direta é que vi que tinha juros pendentes de há uns anos atrás, que já ultrapassavam os 20euros!! E reparem que, nos entretantos, eu cancelei e reativei o SSV por mudanças de bolsas mais que uma vez, e NUNCA ninguém me informou que tinha multas pendentes! Ou seja, eles deixam-nos sair do sistema e voltar a entrar sem nunca nos pedirem para resolver pendências (nem lhes compensa pois, quanto mais tempo deixarmos passar, mais os juros vão crescendo e acumulando).

Peço desculpa pelo testamento mas achei por bem partilhar esta "estupidez", quer por minha culpa, quer por culpa do sistema.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Olá, pois é preciso ter cuidado com que os funcionários dizem pelo telefone.

Eu já tive problemas com os juros de um mês que não recebi bolsa porque estava entre bolsas.

Deixei essa história neste tópico:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=7896

Obrigado pela tua partilha, eu costumo fazer o pagamento pelo multibanco.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por spca »

Olá.
Pode parecer estranho mas é mesmo assim, pagas o SSV do mês anterior até ao dia 20 de cada mês. Por exemplo, até 20 de Abril deves pagar o SSV de Março.
A lógica pelo que entendi (do que eles me explicaram) é que estás a pagar a contribuição dos dias que já trabalhaste. Se em Abril, principalmente no início, pagasses Abril estarias a pagar dias que ainda não trabalhaste quando o pagamento deve referir-se ao que já se passou. Pois em teoria podes por ex. ficar doente ou mudar de emprego e por isso não pagar alguns dias do presente mês que ainda não se passaram...

@Art3mis: Provavelmente terás chatices para passar o que pagaste em duplicado para outro mês e pedir o reembolso à FCT (a menos que queiras prescindir desse dinheiro)... Terás de te dirigir à Seg. Social para tratar disso. Fui recentemente tratar de um mês pago em duplicado por engano. Segundo me disseram, tens de pedir para o mês duplicado ser alterado para um mês diferente, já não devolvem o dinheiro como creio que faziam antes. Em princípio terás de enviar o recibo duplicado e pedido de alteração desse mês à FCT e esperar que não levantem problemas...

Boa sorte.

Art3mis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 11, 2018 10:59 am
University/ Institute: UNL

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por Art3mis »

@spca Eu como já me tinha alongado na escrita, acabei por não explicar o que tive de fazer em relação ao pagamento em duplicado.

O que aconteceu foi que tive de enviar o comprovativo do segundo pagamento, através da segurança social direta (existe lá um sítio para contactar a SS e onde dá para anexar ficheiros) e deram-me um código para o meu processo. Daqui a uns dias vou ligar para a linha de apoio, dar o código que me foi atribuído e pedir para que passem o SSV para o mês a seguir. Dado que assumiram a culpa do meu caso, penso que não vá ter mais problemas.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por Echuu »

Não percebo por que é que as pessoas simplesmente não autorizam o débito directo pela SS no site da SSDirecta. A cada dia 20 eles descontam e está feito. Quando for preciso (porque acaba a bolsa, porque se arranja outro trabalho, etc.), é só cancelar a autorização.

Art3mis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 11, 2018 10:59 am
University/ Institute: UNL

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por Art3mis »

@Echuu Obrigada pela sua sugestão.

No entanto, ao contrário de si, eu percebo porque é que a alguns dos bolseiros não aderem ao débito direto. Dou-lhe o exemplo do meu caso: nesta última bolsa, estive 8 meses a pagar o SSV até começar a ter reembolso por parte da FCT (recebendo-o todo depois, com retroativos, felizmente). Mas dado que tenho renda para pagar, entre outras despesas, às vezes até não calculadas, como deve imaginar, pagar o SSV com dinheiro fictício por vezes não é prioritário. Agora tendo a situação regularizada e recebendo o valor do SSV juntamente com o da bolsa, claro que já é mais fácil.

O que eu não percebo é o facto de termos de andar nesta jigajoga de SSV para aqui e para acolá, a pagar primeiro e a esperar que reembolsem depois. Em trabalhos normais, estes descontos são feitos de forma natural e automática, não se anda a pagar de um lado para receber reembolso de outro. Não percebo porque este sistema não evolui como devia, e porque é que temos sempre de sentir que é um favor que nos fazem...

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por pjhs »

Echuu Escreveu:Não percebo por que é que as pessoas simplesmente não autorizam o débito directo pela SS no site da SSDirecta.
Caro Echuu, eu jamais autorizarei qualquer débito directo na minha conta bancária, seja para pagar impostos, luz, telefone, etc. Como sabe, tem havido abusos deste sistema de pagamento, repetidamente descritos na comunicação social.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por Echuu »

pjhs Escreveu:
Echuu Escreveu:Não percebo por que é que as pessoas simplesmente não autorizam o débito directo pela SS no site da SSDirecta.
Caro Echuu, eu jamais autorizarei qualquer débito directo na minha conta bancária, seja para pagar impostos, luz, telefone, etc. Como sabe, tem havido abusos deste sistema de pagamento, repetidamente descritos na comunicação social.
São escolhas.
Abusos há de todo o lado - desde o Estado, a bancos, ao Facebook, etc. etc. etc.
O que também há muito é desleixo por parte das pessoas - que não controlam aquilo que deviam controlar, como consumos da luz, gás, etc. Ou optam por opções estilo pagar sempre o mesmo todos os meses e, sem controlarem consumos, admiram-se com valores de acertos.

Pessoalmente, nunca tive problemas com débitos directos (não que tenha muitos, tenho aqueles que me trazem vantagens). E todos os exemplos que vi na comunicação social tinham subjacentes desleixos das pessoas.

cadufego
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 05, 2018 12:55 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por cadufego »

Obrigado por alertares para essa situação Art3mis.

Tal como o DuarteAlbuquerque, também eu tenho pago por multibanco.

Nesse caso somos nós que colocamos manualmente o mês a que é refere o pagamento. Portanto desta maneira não se aplicam essas mudanças de sistema.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Art3mis Escreveu:@spca Eu como já me tinha alongado na escrita, acabei por não explicar o que tive de fazer em relação ao pagamento em duplicado.

O que aconteceu foi que tive de enviar o comprovativo do segundo pagamento, através da segurança social direta (existe lá um sítio para contactar a SS e onde dá para anexar ficheiros) e deram-me um código para o meu processo. Daqui a uns dias vou ligar para a linha de apoio, dar o código que me foi atribuído e pedir para que passem o SSV para o mês a seguir. Dado que assumiram a culpa do meu caso, penso que não vá ter mais problemas.
Chegaste a receber o valor do pagamento duplicado que fizeste?

Depois de mais nove anos a fazer estes pagamentos a segurança social, consegui fazer o pagamento a segurança social de um mês em duplicado. Bastou contactares a SS através do icon da mensagem na segurança directa online?

Cumprimentos e obrigado,

Duarte

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por spca »

DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)
Chegaste a receber o valor do pagamento duplicado que fizeste?

Depois de mais nove anos a fazer estes pagamentos a segurança social, consegui fazer o pagamento a segurança social de um mês em duplicado. Bastou contactares a SS através do icon da mensagem na segurança directa online?

Cumprimentos e obrigado,

Duarte
Olá.
No meu caso fui mesmo à Seg. Social. Marquei um atendimento - http://www.seg-social.pt/atendimento-por-marcacao Infelizmente demoram tipo 1-2 meses, pelo menos em Lisboa, mas se puderes esperar penso ser a melhor opção para evitar "perder um dia" e outras chatices (chegas lá à hora marcada e és imediatamente atendido).
Penso que também podes tentar contactar a Seg Social de outras formas, como possivelmente a que disseste, no máximo se não te disserem nada tentas outra maneira. Aliás, isso não impede de marcares um agendamento, e se te derem uma resposta satisfatória por esse ícone ou por ex. telefonando, podes depois cancelar o agendamento.
Não recebi pagamento, mas a Seg. Social passou para um mês posterior que ainda não tinha pago. Felizmente a instituição de acolhimento do projecto em que me enquadro aceitou e reembolsou-me o valor...
Boa sorte.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

spca Escreveu:
DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)
Chegaste a receber o valor do pagamento duplicado que fizeste?

Depois de mais nove anos a fazer estes pagamentos a segurança social, consegui fazer o pagamento a segurança social de um mês em duplicado. Bastou contactares a SS através do icon da mensagem na segurança directa online?

Cumprimentos e obrigado,

Duarte
Olá.
No meu caso fui mesmo à Seg. Social. Marquei um atendimento - http://www.seg-social.pt/atendimento-por-marcacao Infelizmente demoram tipo 1-2 meses, pelo menos em Lisboa, mas se puderes esperar penso ser a melhor opção para evitar "perder um dia" e outras chatices (chegas lá à hora marcada e és imediatamente atendido).
Penso que também podes tentar contactar a Seg Social de outras formas, como possivelmente a que disseste, no máximo se não te disserem nada tentas outra maneira. Aliás, isso não impede de marcares um agendamento, e se te derem uma resposta satisfatória por esse ícone ou por ex. telefonando, podes depois cancelar o agendamento.
Não recebi pagamento, mas a Seg. Social passou para um mês posterior que ainda não tinha pago. Felizmente a instituição de acolhimento do projecto em que me enquadro aceitou e reembolsou-me o valor...
Boa sorte.
Telefonei para o SSV e disseram para preencher o RC3041 que mando em anexo e ir ao presencial. Alguém sabe onde é melhor eu ir em Lisboa?

Ainda não percebi bem onde devo ir com o requerimento, achas que fico muito tempo a espera só para entregar um requerimento?

Posso também tentar fazer a marcação para ter uma garantia que vou ser atendido. O senhor ao telefone disse que podiam devolver o mês que paguei a mais por isso vamos ver.

http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4642cf3873

Obrigado pela tua resposta spca.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

DuarteAlbuquerque Escreveu:
spca Escreveu:
DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)
Chegaste a receber o valor do pagamento duplicado que fizeste?

Depois de mais nove anos a fazer estes pagamentos a segurança social, consegui fazer o pagamento a segurança social de um mês em duplicado. Bastou contactares a SS através do icon da mensagem na segurança directa online?

Cumprimentos e obrigado,

Duarte
Olá.
No meu caso fui mesmo à Seg. Social. Marquei um atendimento - http://www.seg-social.pt/atendimento-por-marcacao Infelizmente demoram tipo 1-2 meses, pelo menos em Lisboa, mas se puderes esperar penso ser a melhor opção para evitar "perder um dia" e outras chatices (chegas lá à hora marcada e és imediatamente atendido).
Penso que também podes tentar contactar a Seg Social de outras formas, como possivelmente a que disseste, no máximo se não te disserem nada tentas outra maneira. Aliás, isso não impede de marcares um agendamento, e se te derem uma resposta satisfatória por esse ícone ou por ex. telefonando, podes depois cancelar o agendamento.
Não recebi pagamento, mas a Seg. Social passou para um mês posterior que ainda não tinha pago. Felizmente a instituição de acolhimento do projecto em que me enquadro aceitou e reembolsou-me o valor...
Boa sorte.
Telefonei para o SSV e disseram para preencher o RC3041 que mando em anexo e ir ao presencial. Alguém sabe onde é melhor eu ir em Lisboa?

Ainda não percebi bem onde devo ir com o requerimento, achas que fico muito tempo a espera só para entregar um requerimento?

Posso também tentar fazer a marcação para ter uma garantia que vou ser atendido. O senhor ao telefone disse que podiam devolver o mês que paguei a mais por isso vamos ver.

http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4642cf3873

Obrigado pela tua resposta spca.
Já marquei online e já fui chutado para o dia 14 de Agosto xD

Outra novidade do sistema multibanco é que agora cobra-te automaticamente os juros, o que é uma vantagem porque antes fazia esse pagamento a parte através da SSV directo.

Mais updates em breve.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por spca »

DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)

Telefonei para o SSV e disseram para preencher o RC3041 que mando em anexo e ir ao presencial. Alguém sabe onde é melhor eu ir em Lisboa?

Ainda não percebi bem onde devo ir com o requerimento, achas que fico muito tempo a espera só para entregar um requerimento?

Posso também tentar fazer a marcação para ter uma garantia que vou ser atendido. O senhor ao telefone disse que podiam devolver o mês que paguei a mais por isso vamos ver.

http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4642cf3873

Obrigado pela tua resposta spca.
Olá.
Eu tentei de todas as maneiras que me devolvessem o dinheiro pois parecia-me que a instituição de acolhimento não ia aceitar e eu não queria fazer uma doação de 100 e tal euros como imaginas, mas a senhora que me atendeu não aceitou e tive de passar para outro mês...
Possivelmente dependerá ou do funcionário ou talvez o caso em concreto em que devolvem seja outro, não sei.
Eu penso que não perdes nada em fazer uma marcação, e se entretanto resolveres de outra forma desmarcas. Só convém que não te esqueças de desmarcar.
Eu marquei para o Areeiro, até por ser das poucas que me pareceu que se enquadrava na opção que me pareceu mais apropriada, dado que os assuntos que as diversas delegações tratam são diferentes.
Cuidado que creio que esse requerimento é para tu devolveres dinheiro que a Seg Social te pagou indevidamente, não para a Seg Social te devolver dinheiro... É uma das razões que penso que pode ser bom ires presencialmente pois é uma coisa muito específica dentro de um regime já de si muito específico (SSV) e muito facilmente podem surgir mal entendidos como o requerimento que encontraste, creio.
Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por spca »

DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)
Já marquei online e já fui chutado para o dia 14 de Agosto xD
(...)
Boa.
Cuidado é com a opção que escolheste, a "restituição de quantias indevidamente pagas" do formulário que apresentaste é para tu devolveres dinheiro à Seg Social (por ex. subsídio de desemprego estando já empregado), não para a Seg Social te devolver dinheiro. Também fiz essa confusão.
No meu caso tive de fazer um requerimento à mão ditado pela funcionária pois não havia nenhum formulário que se enquadrasse, segundo ela.
Boa sorte.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

spca Escreveu:
DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)

Telefonei para o SSV e disseram para preencher o RC3041 que mando em anexo e ir ao presencial. Alguém sabe onde é melhor eu ir em Lisboa?

Ainda não percebi bem onde devo ir com o requerimento, achas que fico muito tempo a espera só para entregar um requerimento?

Posso também tentar fazer a marcação para ter uma garantia que vou ser atendido. O senhor ao telefone disse que podiam devolver o mês que paguei a mais por isso vamos ver.

http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4642cf3873

Obrigado pela tua resposta spca.
Olá.
Eu tentei de todas as maneiras que me devolvessem o dinheiro pois parecia-me que a instituição de acolhimento não ia aceitar e eu não queria fazer uma doação de 100 e tal euros como imaginas, mas a senhora que me atendeu não aceitou e tive de passar para outro mês...
Possivelmente dependerá ou do funcionário ou talvez o caso em concreto em que devolvem seja outro, não sei.
Eu penso que não perdes nada em fazer uma marcação, e se entretanto resolveres de outra forma desmarcas. Só convém que não te esqueças de desmarcar.
Eu marquei para o Areeiro, até por ser das poucas que me pareceu que se enquadrava na opção que me pareceu mais apropriada, dado que os assuntos que as diversas delegações tratam são diferentes.
Cuidado que creio que esse requerimento é para tu devolveres dinheiro que a Seg Social te pagou indevidamente, não para a Seg Social te devolver dinheiro... É uma das razões que penso que pode ser bom ires presencialmente pois é uma coisa muito específica dentro de um regime já de si muito específico (SSV) e muito facilmente podem surgir mal entendidos como o requerimento que encontraste, creio.
Boa sorte.
Mas este formulário também diz restituição de contribuições indevidamente pagas, pronto foi o que foi indicado pelo homem que atendeu a chamada de telefone. Mas acredito que ele não saiba o que fazer neste caso em concreto na SSV.

Pois também não queria perder 125€ por causa de uma distracção no multibanco.

Outra info é que não me deixaram pagar ainda Julho e acho que antes eu conseguia e não tinha de esperar pelo 20 ou 22 desse mês.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por spca »

DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)
Mas este formulário também diz restituição de contribuições indevidamente pagas, pronto foi o que foi indicado pelo homem que atendeu a chamada de telefone. Mas acredito que ele não saiba o que fazer neste caso em concreto na SSV.

Pois também não queria perder 125€ por causa de uma distracção no multibanco.

Outra info é que não me deixaram pagar ainda Julho e acho que antes eu conseguia e não tinha de esperar pelo 20 ou 22 desse mês.
Bem, posso ser eu que me enganei, e estava a confundir com o meu caso, já que me deparei com um formulário que pensei inicialmente que era para me devolverem a mim mas depois percebi que era para eu devolver à SS. Mas por ex. nesse formulário pedem um NIB que é algo que no que eu tinha visto não aparecia.
Seja como for, desejo que a tua situação fique bem resolvida com o mínimo de chatices possível.
Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - AVISO

Mensagem por spca »

spca Escreveu:
DuarteAlbuquerque Escreveu:(...)
Mas este formulário também diz restituição de contribuições indevidamente pagas, pronto foi o que foi indicado pelo homem que atendeu a chamada de telefone. Mas acredito que ele não saiba o que fazer neste caso em concreto na SSV.(...)
Bem, posso ser eu que me enganei, e estava a confundir com o meu caso, já que me deparei com um formulário que pensei inicialmente que era para me devolverem a mim mas depois percebi que era para eu devolver à SS. Mas por ex. nesse formulário pedem um NIB que é algo que no que eu tinha visto não aparecia.
Seja como for, desejo que a tua situação fique bem resolvida com o mínimo de chatices possível.
Boa sorte.
Aliás, se não me engano, no formulário que eu tinha visto no meu caso e que cheguei à conclusão que estava errado falavam em "pagamento indevido de prestações" (que remete a "prestações sociais" como subs. desemprego, pensões, etc.) e não em "pagamento indevido de contribuições" como diz no "teu" formulário". Portanto mais uma vez o erro foi meu e esse deve ser o formulário correcto...
Boa sorte e que tudo se resolva bem e sem "chatices".

Responder