Concurso 2017

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

smm91 Escreveu:
Cardosoo Escreveu:Olá a todos,

Pedi para começar a 1 de Outubro, recebi o contrato a dia 12 de Janeiro e até agora não recebi a minha cópia, nem qualquer pagamento.

Alguém de Outubro que já tenha recebido a cópia do contrato?
Olá! Estou na mesma situação que tu, mas duas colegas que pediram início para a mesma data já receberam cópia de contrato e pagamentos (hoje).

Olá!

Há quase um mês que recebi o contrato e ainda não recebi a minha cópia nem qualquer pagamento.

Rafael Mendes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 02, 2018 4:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Rafael Mendes »

Cardosoo Escreveu:
smm91 Escreveu:
Cardosoo Escreveu:Olá a todos,

Pedi para começar a 1 de Outubro, recebi o contrato a dia 12 de Janeiro e até agora não recebi a minha cópia, nem qualquer pagamento.

Alguém de Outubro que já tenha recebido a cópia do contrato?
Olá! Estou na mesma situação que tu, mas duas colegas que pediram início para a mesma data já receberam cópia de contrato e pagamentos (hoje).

Olá!

Há quase um mês que recebi o contrato e ainda não recebi a minha cópia nem qualquer pagamento.
Boa tarde,

Se calhar é melhor ligar para a FCT, eu recebi o meu contrato a 19 de Janeiro, e recebi ontem assinado em casa pela FCT e sou de 1 de Outubro.

Atentamente

manuelmartins
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça jan 02, 2018 4:03 pm
University/ Institute: TU Dresden

Re: Concurso 2017

Mensagem por manuelmartins »

Olá a todos,

Fui contactado ontem por uma senhora da FCT a pedir-me um novo comprovativo do meu IBAN (estes pedidos e repedidos nunca mais acabam), mas a mensagem principal era que tencionavam fazer os pagamentos dos contratos que foram assinados nas últimas semanas na próxima segunda-feira! Depois disso, o próximo pagamento seria no início de Março (daí a indicação de se eu conseguia fornecer o novo comprovativo entre hoje e segunda-feira).

pedrogarrote
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 02, 2017 5:07 pm
University/ Institute: Centro de Ecologia Aplicada CEABN

Re: Concurso 2017

Mensagem por pedrogarrote »

Recebi o contrato para assinar:

Data pedida para início do contrato: 01/12/2017
Data em que lacrei os documentos: 23/10/2017
Data em que recebi o contrato: 08/02/2018

Boa sorte a todos!

Rafael Mendes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 02, 2018 4:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Rafael Mendes »

Boa tarde.

Alguém que tivesse contrato a começar no dia 01/10/2017 já recebeu o primeiro pagamento?

Obrigado :)

mikew
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 12, 2018 8:27 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Concurso 2017

Mensagem por mikew »

Data de início da bolsa: 01/Set/2017
Data recebimento do contrato e envio para FCT assinado: 22/Jan/2018
Ainda não recebi a minha via assinada nem o primeiro pagamento.

Questões:
- Alguém recebeu o pagamento nesta segunda-feira (dia 12/Fev)?
- As propinas vencidas após a data do início da bolsa são pagas diretamente para a Univ. pela FCT, inclusive os juros?
- Percebi que o pedido de renovação da bolsa deve ocorrer até a data do "aniversário" da bolsa (até 60 dias antes do aniversário). Qual a documentação solicitada para a renovação?

Cumprimentos,
Mike

gisigo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: terça jul 18, 2017 4:58 pm
University/ Institute: FMUL

Re: Concurso 2017

Mensagem por gisigo »

Olá a todos!
Cá vai um update:

Data pedida para início do contrato: 01/01/2018
Data em que lacrei os documentos: 13/10/2017
Data em que recebi o contrato: 07/02/2018

Enviei no dia 8 os documentos e ainda não há novidades de pagamentos nem cópia assinada pela FCT (seria bom demais :P )

Boa sorte a todos!

Rafael Mendes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 02, 2018 4:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Rafael Mendes »

mikew Escreveu:Data de início da bolsa: 01/Set/2017
Data recebimento do contrato e envio para FCT assinado: 22/Jan/2018
Ainda não recebi a minha via assinada nem o primeiro pagamento.

Questões:
- Alguém recebeu o pagamento nesta segunda-feira (dia 12/Fev)?
- As propinas vencidas após a data do início da bolsa são pagas diretamente para a Univ. pela FCT, inclusive os juros?
- Percebi que o pedido de renovação da bolsa deve ocorrer até a data do "aniversário" da bolsa (até 60 dias antes do aniversário). Qual a documentação solicitada para a renovação?

Cumprimentos,
Mike
Olá Mike.

Obrigado pelo update.

Eu já recebi o meu contrato assinado pela FCT na quinta-feira passada (07/02) mas ainda não recebi nenhum pagamento.
Em relação as propinas pelo o que eu entendo eles pagam as propinas no fim de cada ano lectivo até um certo valor (o que está tabelado por eles, não sei se cobre os juros para ser sincero).
Em relação a renovação tem mesmo de ser entregue o pedido junto com os documentos necessários até 60 dias antes da data do primeiro aniversário da bolsa como dizes, em relação aos documentos não sei o que será necessário além de um relatório do teu progresso no primeiro ano (o que fizeste e metas atingidas dentro ou fora dos prazos que estabeleceste na timeline, e outras atividades extras útil ao teu trabalho talvez).

Atentamente,
Rafael

anageorge
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL
Localização: Lisboa

Re: Concurso 2017

Mensagem por anageorge »

Deve depender de cada universidade mas a minha de doutoramento não cobrava juros. Aliás, já sabiam que a FCT demorava a pagar, mas na altura também pagava por defeito o valor máximo (2750) quando o valor da propina era 1000, por isso não reclamava... No caso da minha bolsa de mestrado (sim, tive no último ano de concursos de mestrado), eu já tinha pago a propina e quando a FCT pagou - dois anos depois, literalmente - a Universidade devolveu-me o valor.
A documentação para a renovação está no site, o parecer do orientador, relatório etc. O importante é veres isso e mandares sempre antes desses 60 dias, porque a FCT agora passou a não renovar sem essa antecedência, sem ter clarificado para toda a gente que esse prazo é imperativo (antes era 'indicativo').
mikew Escreveu:Data de início da bolsa: 01/Set/2017
Data recebimento do contrato e envio para FCT assinado: 22/Jan/2018
Ainda não recebi a minha via assinada nem o primeiro pagamento.

Questões:
- Alguém recebeu o pagamento nesta segunda-feira (dia 12/Fev)?
- As propinas vencidas após a data do início da bolsa são pagas diretamente para a Univ. pela FCT, inclusive os juros?
- Percebi que o pedido de renovação da bolsa deve ocorrer até a data do "aniversário" da bolsa (até 60 dias antes do aniversário). Qual a documentação solicitada para a renovação?

Cumprimentos,
Mike

mikew
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 12, 2018 8:27 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Concurso 2017

Mensagem por mikew »

Boa tarde
Ana e Rafael

Obrigado pela resposta. Fico realmente surpreso, porque não sabia que a FCT poderia levar dois anos para pagar as propinas...

Pergunto sobre a documentação para a renovação porque tenho acompanhado o drama dos que não conseguiram cumprir o prazo e porque não sou cidadão Português. Infelizmente, o SEF consegue ser ainda menos "dinâmico" que a FCT!!!

Imagino que se a FCT pedir novamente a cópia do Título de Residência para a renovação da bolsa, poderei ter problemas, pois o prazo deve coincidir com a renovação da minha residência e os prazos para agendamentos e a consequente emissão de um novo cartão de residência são alongados... além do agravante de não poder renovar o título de residência se não tiver as propinas quitadas. Já estou certo de que terei que programar-me para pagar eu mesmo as propinas na esperança de um dia ser restituído...

Enquanto isso, ainda não recebi nenhum pagamento e daqui a 4 meses já tenho que pedir a renovação.

Darkhorg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: domingo ago 27, 2017 6:54 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por Darkhorg »

Pois bem, também estou na mesma situação que muitos neste fórum. Recebi email da FCT no dia 15 de Janeiro para remeter novos documentos e após isso no dia 22 de Janeiro mandaram contrato em branco que assinei e mandei de volta no dia 24 de Janeiro. Até hoje obviamente que nada. Nada cópia de contrato devolvida por eles, nada de pagamentos e o meu plano de trabalhos começou a 1 de Outubro de 2017. Ando, como muitos, a passar dificuldades sem necessidade, quando a FCT podia ser célere, mas mais depressa a Coreia volta a unificar-se do que a FCT muda para melhor. O chato, é que sem trabalhar desde Setembro (por imposição da exclusividade) o meu plano de trabalhos só atrasa (embora vá conseguindo fazer alguma coisa cujo dinheiro não limita) e a minha vida deteriora-se cada vez mais. Vamos ver se pagam no início de Março e recebo a cópia deles ainda este mês. P.S. Como o colega acima, daqui a 4 meses já tenho que tratar da renovação.

Rafael Mendes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 02, 2018 4:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Rafael Mendes »

Boa noite,

Update:
Pedido para início de bolsa: 1/10/2017
Data em que lacrei: 27/09/2017
Data que recebi o contrato:19/01/2018
Data em que recebi assinado pela FCT: 07/02/2018
Data em que me avisaram que fizeram a transferência: 16/02/2018

Boa sorte para todo@s :)

arsm3
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 18, 2018 10:36 pm
University/ Institute: FCT/UNL

Re: Concurso 2017

Mensagem por arsm3 »

Boa noite,

Update:
Pedido para início de bolsa: 1/01/2018
Data em que lacrei: 24/11/2017
Data que recebi o contrato:14/02/2018
Data que enviei o contrato:15/02/2018

Depois de enviado o contrato sabem quanto tempo depois recebemos a transferência?

Obrigada!

Rafael Mendes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça jan 02, 2018 4:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Rafael Mendes »

arsm3 Escreveu:Boa noite,

Update:
Pedido para início de bolsa: 1/01/2018
Data em que lacrei: 24/11/2017
Data que recebi o contrato:14/02/2018
Data que enviei o contrato:15/02/2018

Depois de enviado o contrato sabem quanto tempo depois recebemos a transferência?

Obrigada!
Boa noite,

Eu mandei o meu contrato assinado a 22 de Janeiro e recebi o meu primeiro pagamento hoje, dia 19 de Fevereiro (quase 1 mês).

Boa sorte

Darkhorg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: domingo ago 27, 2017 6:54 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por Darkhorg »

Boa Noite

Recebi o pagamento hoje 19 de Fevereiro da FCT! O meu plano de trabalhos começou a 1 de Outubro de 2017 e enviei o contrato assinado a 24 de Janeiro de 2018. Portanto não deve tardar muito para os restantes. Só desejo que toda a gente receba ainda esta semana.

Votos de bom trabalho

mikew
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 12, 2018 8:27 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Concurso 2017

Mensagem por mikew »

Muito boa tarde! Um dia de sol mesmo cheio de nuvens em Lisboa...

Quase UM ANO depois de lacrar a candidatura, finalmente recebi o primeiro pagamento.

Data de início da bolsa: 01/Setembro/2017.
Depois de lacrar e "deslacrar" os documentos, o lacre final foi no dia 17/Janeiro.
Recebi o contrato no dia 22/Janeiro e no mesmo dia enviei assinado para a FCT.
Dia 16 de Fevereiro recebi um e-mail com o valor total retroativo mais os 750 euros.
Dia 19 de Fevereiro o valor ficou disponível na conta.

Continuo no aguardo do contrato assinado para logo iniciar o pagamento na Segurança Social... e espero também que os pagamentos das propinas sejam realizados pela FCT o mais brevemente possível.

Parece que finalmente os processos começaram a andar!

pedro-gon
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 08, 2015 7:59 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por pedro-gon »

Boas,

Lacrei os documentos a 15/09/2017 com data pretendida para início de bolsa a 01/04/2018.
Recebi hoje um email a pedir a submissão de uma declaração, sob compromisso de honra, sobre a inexistência de qualquer actividade durante o período da bolsa.

Cumprimentos.

pedro-gon
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 08, 2015 7:59 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por pedro-gon »

Recebi hoje o contrato por email.
Sabem se o comprovativo de IBAN emitido pelo serviço de Homebanking da CGD é suficiente para a FCT ou é mesmo necessário um documento emitido pelo banco?

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

pedro-gon Escreveu:Recebi hoje o contrato por email.
Sabem se o comprovativo de IBAN emitido pelo serviço de Homebanking da CGD é suficiente para a FCT ou é mesmo necessário um documento emitido pelo banco?
Eu enviei o comprovativo emitido pelo homebanking e foi o suficiente (o meu banco é o BPI, mas acredito que vá dar tudo ao mesmo).

:smt006

joanafqg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta dez 15, 2016 12:56 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por joanafqg »

Até me custa a acreditar nisto, mas:

Início de bolsa a 1 de junho de 2018
Documentos lacrados em setembro

Enviaram me ontem um e-mail a solicitar documentos adicionais.

Responder