Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
aquaporina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 20, 2017 8:09 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por aquaporina »

Caros colegas,

Alguém sabe quando irá abrir o concurso para atribuição de bolsas de doutoramento em 2018? No site "https://concursos.fct.pt/bolsas/index.asp" aparece a informação que anexo, mas parece-me que será um equívoco.

Cumprimentos,
Henrique
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (39.95 KiB) Visto 32264 vezes

SAzevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta jul 07, 2017 11:20 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por SAzevedo »

Olá..
DE facto essa data não faz sentido algum..primeiro está invertida e seria de 1/08 a 18/8..segundo nem um mês perfaz para candidaturas..terceiro em Agosto seria francamente tarde por comparação ao concurso de 2017....mas quem sou eu para questionar a FCT...
:?



aquaporina Escreveu:Caros colegas,

Alguém sabe quando irá abrir o concurso para atribuição de bolsas de doutoramento em 2018? No site "https://concursos.fct.pt/bolsas/index.asp" aparece a informação que anexo, mas parece-me que será um equívoco.

Cumprimentos,
Henrique

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Antes em 2018 o Presidente disse que queria agora que fosse sempre mais cedo as bolsas de doutoramento porque em Setembro já era demasiado tarde. Agora vão apontar para Agosto? Isto é consoante os ventos do orçamento de estado só pode.

SAzevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta jul 07, 2017 11:20 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por SAzevedo »

Exacto o objetivo seria que as candidaturas fossem cada vez mais cedo possível...mas se se vier a confirmar em Agosto...não sei se não haverá aqui um nexo de causalidade entre o primeiro concurso estímulo ao emprego científico que decorre justamente entre Fevereiro e Março penso eu..logo o concurso a BD é adiado..porque não deverá haver recursos humanos para tanto... :? não me surpreenderia se for em Agosto..de todo o modo essa data também não faz lá grande sentido..nem perfaz um mês para as candidaturas, como habitualmente é.
Aguardemos...


DuarteAlbuquerque Escreveu:Antes em 2018 o Presidente disse que queria agora que fosse sempre mais cedo as bolsas de doutoramento porque em Setembro já era demasiado tarde. Agora vão apontar para Agosto? Isto é consoante os ventos do orçamento de estado só pode.

wallfy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 29, 2016 10:54 am
University/ Institute: Instituto de Investigação Biomédica de Vigo

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por wallfy »

Neste momento, a página da FCT já não faz referência a nenhuma data. Aguardemos pelo desenrolar da situação...

MartaRibeiroCarvalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça fev 06, 2018 1:04 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por MartaRibeiroCarvalho »

Ontem liguei para a FCT para perguntar e a responsável que me atendeu disse que saía no próximo mês. Se é verdade ou não, não sabemos só esperando.
Alguém sabe se o tipo de bolsas que pedimos tem influência no resultado? Porque vejo que as bolsas de doutoramento no estrangeiro são um 2% apenas (em 2015) do total de bolsas atribuídas. Tenho dúvidas se é porque não são solicitadas ou porque não são atribuídas por ser no estrangeiro e o valor mensal ser mais elevado. Alguém tem conhecimento disto?

SAzevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta jul 07, 2017 11:20 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por SAzevedo »

Olá

Está a referir-se às à data de candidaturas certo? disseram-lhe que sairia no próximo mês a data é isso? se assim for..como expectável as candidaturas não deverão ocorrer em Março como no ano passado... com sorte Abril...mas duvido muito... este ano parece-me que vai ser super tarde..é um feeling...


MartaRibeiroCarvalho Escreveu:Ontem liguei para a FCT para perguntar e a responsável que me atendeu disse que saía no próximo mês. Se é verdade ou não, não sabemos só esperando.
Alguém sabe se o tipo de bolsas que pedimos tem influência no resultado? Porque vejo que as bolsas de doutoramento no estrangeiro são um 2% apenas (em 2015) do total de bolsas atribuídas. Tenho dúvidas se é porque não são solicitadas ou porque não são atribuídas por ser no estrangeiro e o valor mensal ser mais elevado. Alguém tem conhecimento disto?

MartaRibeiroCarvalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça fev 06, 2018 1:04 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por MartaRibeiroCarvalho »

Eu entendi que abria a convocatória no próximo mês, mas realmente agora deixou—me confusa. Se eles têm de lançar a data antes, então talvez seja a data a que se referiam. Como é a primeira vez que a vou solicitar não sei como funcionaram nos anos anteriores. Se abrem directamente sem aviso prévio ou avisam previamente que vai abrir?

mar_21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 11, 2017 12:49 am
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por mar_21 »

Agosto é sem dúvida o mês mais académico de todos. Excelente escolha, devo dizer! Já estou a imaginar os orientadores em pleno mês de agosto a preencherem o CV e a associarem-se à candidatura do orientando. :lol:

SAzevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta jul 07, 2017 11:20 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por SAzevedo »

Deduzo que seja o pré-aviso da data.. alguém me corrija se estiver enganada mas costuma haver um pré-aviso de um mês antes da data das candidaturas.. penso que o ano passado foi em fevereiro... também será a primeira vez que concorro mas pelo que depreendi há um pré-aviso.. logo se lhe disseram no próximo mês terá de ser isso.. senão teriam de avisar agora para decorrer em Março.. por isso quase que aposto que Março é para esquecer e se calhar a data que o colega aqui viu em Agosto não será assim tão descabida.. acho que vão atrasar por causa do primeiro concurso ao emprego científico.. são só conjeturas minhas.. mas caso fosse para repetir o calendário do ano passado, já deveriamos ter pré- aviso por esta altura..

MartaRibeiroCarvalho Escreveu:Eu entendi que abria a convocatória no próximo mês, mas realmente agora deixou—me confusa. Se eles têm de lançar a data antes, então talvez seja a data a que se referiam. Como é a primeira vez que a vou solicitar não sei como funcionaram nos anos anteriores. Se abrem directamente sem aviso prévio ou avisam previamente que vai abrir?

MartaRibeiroCarvalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça fev 06, 2018 1:04 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por MartaRibeiroCarvalho »

Eu quero acreditar que ainda que sendo o pré-aviso o que me disseram ao telefone, que seja verdade e sendo assim não abriria em Agosto, e sim em Abril. Só estando atentos e esperar para ver.
Se alguém tiver atualizações que diga.

ana rebelo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: quinta fev 09, 2017 4:09 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por ana rebelo »

Eu liguei agora e disseram que provavelmente o periodo de candaturas irá abrir no próximo mês. Perguntei se haveria um pré-aviso e disseram-me que é possível que avisem com pouco tempo...
Ou seja, o que o senhor achava é que as datas vão ser semelhantes às do ano passado, mas que vão avisar com menos tempo.
Isto tudo sem certezas. ...

MartaRibeiroCarvalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça fev 06, 2018 1:04 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por MartaRibeiroCarvalho »

Obrigada pela informação. Isso são boas notícias, ainda que seja com menos tempo de pré—aviso. :D

joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por joana1234 »

Já há alguma novidade em relação à data de saída dos resultados?

de_fOrmA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2016 11:58 pm
University/ Institute: FAUL - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por de_fOrmA »

joana1234 Escreveu:Já há alguma novidade em relação à data de saída dos resultados?
Também gostaria de saber disto!

wallfy
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 29, 2016 10:54 am
University/ Institute: Instituto de Investigação Biomédica de Vigo

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por wallfy »

No concurso 2017 a lista dos painéis de avaliação saiu no dia 7 de Julho e 15 dias depois os resultados foram publicados. Este ano, acabo de verificar que a lista dos painéis de avaliação já saiu (até ao momento só estava a lista dos painéis de coordenadores). A ver se há sorte!!!

Janisept
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sábado jun 23, 2018 5:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por Janisept »

wallfy Escreveu:No concurso 2017 a lista dos painéis de avaliação saiu no dia 7 de Julho e 15 dias depois os resultados foram publicados. Este ano, acabo de verificar que a lista dos painéis de avaliação já saiu (até ao momento só estava a lista dos painéis de coordenadores). A ver se há sorte!!!

uau obrigada pela informação... A ver!

ruicruz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: terça jun 26, 2018 9:04 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por ruicruz »

Alguém tem mais informações sobre a situação atual do processo ou sobre a saída dos resultados?

paulocosta
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: segunda jul 02, 2018 12:23 pm
University/ Institute: CENTRO

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por paulocosta »

ruicruz Escreveu:Alguém tem mais informações sobre a situação atual do processo ou sobre a saída dos resultados?
Um dos painéis de avaliação iria ter reunião no próximo dia 18 de julho.
Não devem sair tão cedo...

aquaporina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 20, 2017 8:09 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por aquaporina »

paulocosta Escreveu:
ruicruz Escreveu:Alguém tem mais informações sobre a situação atual do processo ou sobre a saída dos resultados?
Um dos painéis de avaliação iria ter reunião no próximo dia 18 de julho.
Não devem sair tão cedo...
Boa tarde,

Contaram-me que as reuniões do painel das Ciências Biológicas ocorreram durante esta semana que passou.

Cumprimentos

Responder