Dúvidas sobre a sustentabilidade na academia

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Torgal
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Dúvidas sobre a sustentabilidade na academia

Mensagem por Torgal » terça jan 02, 2018 2:52 pm

Destaque para recente artigo sob o título "Learning and teaching sustainability: The contribution of Ecological Footprint calculators" https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652617326756
sobre a utilização de uma calculadora de pegada ecológica, o qual pretendeu responder às seguintes questões:
1. What size are students' Ecologic Footprint-EFs?
2. Do differences exist between students within and between institutions, and across programmes?
3. What factors may be influencing the scale of student EFs?
4. What types of change are students prepared to make in order to reduce their individual EF? And to what extent are they able to reduce their EF?
5. How valuable do students perceive the EF calculator as a tool for understanding the environmental consequences of resource use?
6. How can EF calculators be developed further to enhance the student learning experience?


No presente contexto merece registo o facto de no IST terem online uma calculadora de pegada ecológica http://web.ist.utl.pt/~ist155390/ecoladora/ a qual para além do tradicional e conhecido output, em termos de número de Planetas Terra, fornece ainda uma estimativa de valor de poupança caso sejam seguidos certos conselhos. Sendo improvável que em face da amplitude das variáveis desagregadas por oito categorias: Habitação, Energia, Eletrodomésticos, Climatização, Alimentação, Lixo, Higiene e Transportes, o valor da referida poupança tenha elevado rigor é porém muito mais rigoroso afirmar que se é claro que as Universidades não podem limitar-se a pregar a religião da sustentabilidade sem a praticarem, também o mesmo parece valer para os sacerdotes da referida religião. Pelo que se afigura pertinente colocar algumas simples questões:

a) será eficaz ou sequer coerente a prática pedagógica de um docente que pratica o contrário daquilo que ensina ?

b) será admissível estabelecer correlações entre comportamentos quotidianos de um docente praticados na intimidade do seu lar e as consequências ambientais dos mesmos ?

c) será que constitui intromissão inadmissível na esfera da intimidade de alguém sequer tomar conhecimento da sustentabilidade ou insustentabilidade dos seus actos quotidianos ?

d) será aceitável ou sequer admissível a conclusão do filósofo Peter Singer que um condutor de um jipe num país Ocidental pode ser responsável pela morte de um camponês no Bangladesh, ao contribuir para um elevado nível de emissões que conduzem ao aumento do nível do mar que causa a ruina das suas colheitas e a disseminação de doenças tropicais ?

Fernando Pacheco Torgal
All the forces in the world are not so powerful as an idea whose time has come -- Victor Hugo
http://fcmconference.org/img/CambridgeD ... usness.pdf
If I could make everyone in the world see one film, I'd make them see Earthlings -- Peter Singer

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