Concurso 2017

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Concurso 2017

Mensagem por JayF »

Percebo a sua revolta. Eu cá já nem me debato sobre isso porque (infelizmente) de nada serve. :?

Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

Tenho uma dúvida: pelo que fui lendo em relação ao consurso de 2016, a FCT foi fazendo a verificação da documentação antes (e durante) a AP e algumas pessoas foram contactadas para os contratos nesse período. No nosso concurso, primeiro realizaram a AP e, tanto quanto se sabe, não houve verificação da documentação.

Será que esta diferença pode ajudar a que agora sejam mais breves? Isto comparando com o concurso anterior e tendo em conta a (falta de) noção de brevidade da FCT...

Leonor Neves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta set 20, 2017 11:04 am
University/ Institute: FPCEUP

Re: Concurso 2017

Mensagem por Leonor Neves »

Boa noite,

Sabem-me dizer se, caso haja alguma desistência de bolsa, se a FCT atribuí essa bolsa à pessoa seguinte na lista, ou se simplesmente "anulam" essa bolsa?

Obrigada :)

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Leonor Neves Escreveu:Boa noite,

Sabem-me dizer se, caso haja alguma desistência de bolsa, se a FCT atribuí essa bolsa à pessoa seguinte na lista, ou se simplesmente "anulam" essa bolsa?

Obrigada :)

Olá,
não conheço nenhum caso, mas faria sentido atribuir à pessoa seguinte. Mas se alguém tivesse desistido isso já teria sido contemplado na AP, não? Ou está a falar de uma desistência posterior?
Foi-me concedida bolsa (decisão mantida na AP), que escolhi iniciar em setembro, mas estou receosa. Com tantos atrasos temo ainda ter um longo caminho sem qualquer remuneração...
Acham possível contratualizar com a FCT ainda este ano? E receber em última instância em janeiro? Pergunto isto sobretudo a quem tenha informações privilegiadas ou conhecimento de outros concursos. Tenho investido as minhas poupanças neste PhD (aliás, muitos de nós estão a fazer isto para avançar nas suas investigações), por isso espero conseguir regularizar a situação em breve, esta situação já está um pouco insustentável. Assusta-me mais o facto de em março ter previsto realizar trabalho de campo em Angola... Há muita coisa a tratar com antecedência e algum dinheiro a despender, nomeadamente com o visto e vacinação...
Desculpem o desabafo!!
Boa sorte a todos/as, que este processo seja rápido. Estamos há demasiado tempo com as vidas em suspenso!!!

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

sara.uc Escreveu:
Leonor Neves Escreveu:Boa noite,

Sabem-me dizer se, caso haja alguma desistência de bolsa, se a FCT atribuí essa bolsa à pessoa seguinte na lista, ou se simplesmente "anulam" essa bolsa?

Obrigada :)

Olá,
não conheço nenhum caso, mas faria sentido atribuir à pessoa seguinte. Mas se alguém tivesse desistido isso já teria sido contemplado na AP, não? Ou está a falar de uma desistência posterior?
Foi-me concedida bolsa (decisão mantida na AP), que escolhi iniciar em setembro, mas estou receosa. Com tantos atrasos temo ainda ter um longo caminho sem qualquer remuneração...
Acham possível contratualizar com a FCT ainda este ano? E receber em última instância em janeiro? Pergunto isto sobretudo a quem tenha informações privilegiadas ou conhecimento de outros concursos. Tenho investido as minhas poupanças neste PhD (aliás, muitos de nós estão a fazer isto para avançar nas suas investigações), por isso espero conseguir regularizar a situação em breve, esta situação já está um pouco insustentável. Assusta-me mais o facto de em março ter previsto realizar trabalho de campo em Angola... Há muita coisa a tratar com antecedência e algum dinheiro a despender, nomeadamente com o visto e vacinação...
Desculpem o desabafo!!
Boa sorte a todos/as, que este processo seja rápido. Estamos há demasiado tempo com as vidas em suspenso!!!

Boa tarde.
Infelizmente todo este processo não se tem mostrado muito diferente da prática que vem a ser comum por parte da FCT. Atrasos sucessivos em todas as fases. Agora esperamos pela assinatura do contrato e verificação da documentação. Quem indicou data de início para setembro de 2017 deve andar bem ansioso. São meses de espera e indefinição, que acabam até por prejudicar a própria investigação. No meu caso, pedi o início para março de 2018. Não conto com atrasos, mas sinceramente já nem digo mais nada!
Desejos de um bom início de investigação, ainda que com estes contratempos.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Olá!

Já alguém que enviou os documentos logo no início de agosto recebeu alguma notícia da FCT?

Ou agora será mais 1 mês ou 2 à espera da análise dos documentos?

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Pidsa Escreveu:Olá!

Já alguém que enviou os documentos logo no início de agosto recebeu alguma notícia da FCT?

Ou agora será mais 1 mês ou 2 à espera da análise dos documentos?
Olá.

Eu enviei tudo no dia 1 de setembro e não tenho qualquer feedback da FCT. Não consegui enviar em Agosto, mas pelo que sei não faria diferença - mês de férias de grande parte do pessoal da FCT.
Tenho verificado os documentos todos os dias e ainda nem sequer foram validados...
Aquilo que me disseram é que pode demorar mesmo 1 ou 2 meses. Espero sinceramente que sejam mais rápidos do que isso. A minha bolsa começou a 1 de setembro e estar sem qualquer remuneração não está fácil.

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Concurso 2017

Mensagem por JayF »

Como já disse diversas vezes neste tópico quase de certeza que já não será em 2017. O governo não tem dinheiro disponível para processar todos estes pagamentos. Só nos resta mesmo esperar por 2018 e que em Fevereiro tratem disto.

Todo este processo foi propositadamente atrasado. Não foi por acaso.

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

JayF Escreveu:Como já disse diversas vezes neste tópico quase de certeza que já não será em 2017. O governo não tem dinheiro disponível para processar todos estes pagamentos. Só nos resta mesmo esperar por 2018 e que em Fevereiro tratem disto.

Todo este processo foi propositadamente atrasado. Não foi por acaso.
Podia explicar melhor ou dizer-nos em que se baseia para afirmar isso com tanta convicção? :shock: Sempre houve atrasos nestes concursos e parece-me que foi mais por incapacidade de resposta administrativa do que por falta de verbas. Pelo menos a ABIC ainda não evocou esse motivo (se o fez não vi nada a respeito)... E também não podemos esquecer que existiram dois concursos seguidos, se não existissem verbas não o fariam. Mas isto digo eu que não tenho informações de teor político.
Espero que contratualizem ainda este ano. Quanto aos pagamentos, creio que será possível em janeiro para quem iniciou bolsa em setembro, que por acaso é o meu caso :) . Tenho fé nisto. Mas não tenho qq informação privilegiada.
Não podemos fazer mais do que aguardar... Infelizmente. Mas assim que alguém assinar o contrato partilhe aqui a informação p.f., assim podemos ter ideia se as coisas estão ou não a avançar...
Bom fds a todos/as.

htsltiago
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda jul 10, 2017 10:51 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por htsltiago »

Bom dia.
Ontem à tarde telefonei para a FCT por causa de umas dúvidas que tinha por causa do pagamento de propinas em casos de grau duplo e perguntei pelo tempo que iria demorar a concederem os contratos referentes ao concurso deste ano. O senhor que atendeu deu a indicação que neste momento estavam a proceder à contratualização dos que indicaram o mês de setembro para início da bolsa. E eu perguntei quanto tempo iria demorar para aqueles que iniciam em Outubro. O mesmo disse que não conseguia precisar, quando lhe perguntei se seria por volta de dois meses, ele disse que espera que o período não seja tão grande.

Pronto. Não sei se isso ajuda muito. :)

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

htsltiago Escreveu:Bom dia.
Ontem à tarde telefonei para a FCT por causa de umas dúvidas que tinha por causa do pagamento de propinas em casos de grau duplo e perguntei pelo tempo que iria demorar a concederem os contratos referentes ao concurso deste ano. O senhor que atendeu deu a indicação que neste momento estavam a proceder à contratualização dos que indicaram o mês de setembro para início da bolsa. E eu perguntei quanto tempo iria demorar para aqueles que iniciam em Outubro. O mesmo disse que não conseguia precisar, quando lhe perguntei se seria por volta de dois meses, ele disse que espera que o período não seja tão grande.

Pronto. Não sei se isso ajuda muito. :)
Bom dia!
São boas notícias, sobretudo para mim que pedi para começar em setembro :)
Até agora não recebi o contrato, mas creio que seja possível antes do fim do ano. Vamos ter esperança.

Obrigada pela partilha

Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

Olá!

Hoje liguei para a FCT e a senhora que me atendeu disse que começaram, na semana passada, as contratualizações dos que iniciam em setembro.
Perguntei pelos de outubro, pois foi a data que seleccionei, e ela disse que não podia avançar com prazos. Ao que pergunto se ela achava que ficava resolvido ainda este ano e ela responde dizendo que estão a trabalhar nesse sentido...

Esperemos que sim.

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Cardosoo Escreveu:Olá!

Hoje liguei para a FCT e a senhora que me atendeu disse que começaram, na semana passada, as contratualizações dos que iniciam em setembro.
Perguntei pelos de outubro, pois foi a data que seleccionei, e ela disse que não podia avançar com prazos. Ao que pergunto se ela achava que ficava resolvido ainda este ano e ela responde dizendo que estão a trabalhar nesse sentido...

Esperemos que sim.
Pelo menos as coisas estão a andar :)
Todavia, como já tinha dito aqui, eu iniciei em setembro e ainda não vi validados os docs nem recebi o contrato. Mas do que apurei a FCT está a dar resposta primeiro a setembro, sim, mas está a começar pelos que lacraram os docs mais cedo - eu só lacrei no dia 1 de setembro, pois estava a aguardar uma declaração da instituição de acolhimento estrangeira... Por isso ainda devem estar a tratar dos que começam em setembro, mas lacraram os docs em agosto.

Ainda é este ano, vamos ser positivos :)

Boa sorte a todos/as nós

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Então a aguardar... validei os documentos a 31 de agosto e pretendo receber desde 1 de setembro.
Quando tiver notícia avisarei...

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Pidsa Escreveu:Então a aguardar... validei os documentos a 31 de agosto e pretendo receber desde 1 de setembro.
Quando tiver notícia avisarei...

Sim, avise. Assim teremos todos/as uma noção de como estão a avançar.

Obrigada

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

Olá!

Alguém já tem os documentos validados na página do SIG FCT ou já receberam o contrato?
Eu lacrei o meu processo no dia 13 de Setembro e coloquei como data de início da minha bolsa dia 01/09/2017.
Obrigado!

:smt006

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

epicnessinha Escreveu:Olá!

Alguém já tem os documentos validados na página do SIG FCT ou já receberam o contrato?
Eu lacrei o meu processo no dia 13 de Setembro e coloquei como data de início da minha bolsa dia 01/09/2017.
Obrigado!

:smt006

Nada!

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Pidsa Escreveu:
epicnessinha Escreveu:Olá!

Alguém já tem os documentos validados na página do SIG FCT ou já receberam o contrato?
Eu lacrei o meu processo no dia 13 de Setembro e coloquei como data de início da minha bolsa dia 01/09/2017.
Obrigado!

:smt006

Nada!

Olá,

liguei ontem para a FCT para fazer uma questão relativamente às propinas e aproveitei para perguntar como estava a validação de documentos e envio de contratos. Ainda estão a analisar os processos do pessoal que começa em setembro mas validou ou documentos ainda em agosto. Provavelmente há muita gente nessa situação! Eu lacrei a 1 de setembro e pedi para começar a 1 de setembro também e não recebi qualquer notificação...
O Senhor que me atendeu ontem disse que vão fazer um esforço para dar resposta aos que começam em setembro até ao final do ano, mas não parecia ter grandes certezas.
A espera continua... E espero que neste processo de validação não peçam documentos adicionais, porque isso só atrasa ainda mais a contratualização.

:smt006

bjanicas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça nov 28, 2017 1:14 pm
University/ Institute: Université Paris 8

Re: Concurso 2017

Mensagem por bjanicas »

Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...
E quando validou?

Responder