resultado do recurso BPD 2016

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por epicnessinha »

idalina_machado Escreveu:Que tal os resultados das APs??
Raquel, estou numa formação...podes ligar para FCT a perguntar sobre os recursos?!


Idalina
Eu sou do painel de Ciências Biológicas e 23 pessoas pediram AP, porém só alteraram a classificação a 3 pessoas e duas delas conseguiram obter a bolsa.
Em relação aos outros painéis não tenho qualquer informação.

paula maia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 38
Registado: sexta nov 10, 2017 3:24 pm
University/ Institute: universidade de aveiro

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por paula maia »

Olá a todos,

Liguei agora para a FCT. Foi-me dito que sim, os resultados sairão, mas sem data a apontar.
É questão de esperar, tentando não desesperar.

Boa sorte e boa espera,
Paula

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Boa Tarde
Acabei de ligar...o costume...não há previsão...
Em relação ao que foi dito inicialmente que sairiam com os resultados da AP o funcionário respondeu “é...não se verificou...”...
Disse para aguardar...
Estou cansada disto...

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por Raquel Rato »

Bom dia a todos!

Olá Idalina,

telefonei para a FCT, e como é evidente não sabem de nada, perguntei quem é a directora do departamento de bolsas e disseram-me que é a Doutora Paula Mira.

Enviei um email para ela - bolsas@fct.pt ( ao cuidado da Doutora Paula Mira)

Acho que seria importante, não só eu enviar um email para ela, a questionar sobre os resultados, mas mais pessoas que estão como eu também a enviar. a união faz a força!
Quantos mais melhor!!!!!!
Raquel Rato

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Já enviei também Raquel...

Mas a minha experiencia diz-me que eles não respondem a emails...

Vamos ver...


Idalina

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por Raquel Rato »

Têm que responder, é uma directora. Não se pode tratar assim oscandidatos numa instituição pública!!!!!!

ainda ontem estive a ouvir o ministro a vangloriar-se do bom trabalho da FCT, e que já tinham saído os resultados das APs......e foi mesmo isto que escrevi também no email.

Aliás, o email que enviei hoje vou enviá-lo outra vez amanhã, e sexta-feira também queres fazer isso também?

Por mim, esperamos até ao final da semana.
Se não obtivermos resposta, podemo-nos juntar e expor isto aos jornais.
O que acham?
Raquel Rato

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por Raquel Rato »

Raquel Rato

paula maia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 38
Registado: sexta nov 10, 2017 3:24 pm
University/ Institute: universidade de aveiro

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por paula maia »

Nos últimos 2 a 3 meses já enviei 4(!) emails para o email geral das bolsas da FCT. O último, na semana passada, enviei para a presidência (presidencia@fct.pt), com cc para bolsas@fct.pt.

Quantas respostas recebi? nenhuma.

As respostas pelo telefone são sempre as mesmas, isto, se tiver paciência para esperar que alguém atenda (à hora do almoço costuma ser melhor) - não há previsões!

Não há é paciência!

Paula

pierrebonbon
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: segunda set 12, 2011 1:21 am
University/ Institute: n/a

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por pierrebonbon »

Aqui o melhor parece-me mesmo ir para os jornais. Não vejo outra hipótese. Alguém que esteja por Lisboa que queira encontrar-se para discutir o que se fazer?

paula maia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 38
Registado: sexta nov 10, 2017 3:24 pm
University/ Institute: universidade de aveiro

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por paula maia »

Bom dia,

Acho muito bem que o pessoal se organize para expor a situação. Estou em Aveiro, mas disponível para discutir à distância.

Infelizmente, não acredito que sirva de muito; 1º) esta situação já se repete há muitos anos (e.g. uma colega minha teve a BPD do concurso de 2014 no recurso, que foi divulgado em 2016), 2º) de certeza que os media estão conhecedores da situação, pela antiguidade e, 3º) com os recentes comunicados sobre o regulamento de contratação de doutorados, têm as atenções mais viradas para esse lado.

Por outro lado,o facto de muitos doutorados poderem vir a ser abrangidos pelo regime de contratação, não quer dizer que se negligencie os concursos em fase de recurso, até porque as contratações irão iniciar-se em janeiro de 2018 e não acredito que todos os PhDs fiquem rapidamente contratados. Ou seja, as bolsas que estariam disponíveis agora, serviriam para manter essas pessoas no ativo até uma eventual contratação. Se as disponibilizarem.

Cumprimentos, força,
Paula

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Concordo contigo Paula...
Provavelmente cairá em "saco roto"... Há outra hipótese que é, darem-nos a bolsa após recurso e passarem essa bolsa a contrato...isso era interessante...
Se quiserem avançar com a exposição nos orgãos de comunicação social tenho um contacto no JN..posso perguntar se faz a reportagem...

alguém ligou hoje? Será que é amanha?! (costuma ser às 6as....)

(resposta ao email...nada...)

Idalina

pierrebonbon
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: segunda set 12, 2011 1:21 am
University/ Institute: n/a

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por pierrebonbon »

idalina_machado Escreveu:Concordo contigo Paula...
Provavelmente cairá em "saco roto"... Há outra hipótese que é, darem-nos a bolsa após recurso e passarem essa bolsa a contrato...isso era interessante...
Se quiserem avançar com a exposição nos orgãos de comunicação social tenho um contacto no JN..posso perguntar se faz a reportagem...

alguém ligou hoje? Será que é amanha?! (costuma ser às 6as....)

(resposta ao email...nada...)

Idalina
Telefonei hoje, não há novidades, nem previsão para quando.

Idalina, achas que podias perguntar ao teu contacto se teria interesse em pegar nesta situação? Julgo que haveria muito a ganhar em conseguir-se expor a situação nos orgãos de comunicação.

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Já tenho o meu contacto do JN a mexer...em breve teremos um jornalista disponível para fazer uma reportagem sobre a situação...

As minhas questões são:
- Será que não vamos ser penalizados por estarmos a exercer toda esta pressão? (podem na FCT decidir não dar nenhum recurso e não se chateiam mais com o assunto.. Afinal têm a "faca e o queijo" na mão);
- O que vamos "dizer" à comunicação social? Expor apenas a situação? Falar de prazos? (não esta definido em nenhuma lei o numero de dias para saída do recurso...)
- O que nos vai "adiantar"? só para todo o Pais saber como é moroso o processo?
- Vamos alegar que estamos todos a pirar da cabeça (desculpem mas é mm assim que me sinto todas as sextas feiras...pelo menos)? com a vida pendente (eu pelo menos)?

Se calhar teremos que escrever cada um de nós o seu testemunho e em que medida este atraso nos está a "massacrar"...

Sendo este o meu 6o concurso, estou mm "na pior"... (e sem fé no resultado positivo...)...


Idalina

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Alguém sabe qual foi a data de submissão da Audiência Prévia?

e do Recurso?? ( o meu foi a 29 de Maio de 2017)...


Idalina

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Já tenho as datas todas e para já o texto para enviar ao JN será algo do género... (liguei à FCT, avisei que vamos para a comunicação social e pedi as datas...basicamente nós temos que cumprir os prazos TODOS que eles nos pedem e eles falham sempre nos deles...mas não há nenhuma lei que nos "proteja"...)


Assunto:

Concurso de atribuição de bolsas de Pós Doutoramento 2016
(https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 6.phtml.pt)

Instituição responsável pela atribuição das bolsas: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Datas do Concurso: de 15 de Junho de 2016 a 15 de Julho de 2016.


Resultados do concurso saíram a 31 de Janeiro de 2017-11-17 (138 dias uteis...)
Segundo o o Regulamento de Bolsas de Investigação:

“Os resultados da avaliação são divulgados no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. “


Após saída dos resultados do concurso, pela lei, é permitido submeter audiência prévia (para correção de avaliações que tenham sido erradamente avaliadas).
Segundo o Regulamento de Bolsas de Investigação:

“Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.”

Audiência Prévia submetida até 14 Fev 2017

Resultado audiência Prévia saiu a 08 Maio 2017 (57 dias uteis para sair o resultado)

“Da decisão final referida no número anterior (AP) pode ser interposto recurso para o órgão máximo da entidade financiadora no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação


Os recursos foram submetidos até 29 de Maio de 2017...


Hoje é dia 17 de Novembro de 2017 (passaram 339 dias uteis desde o inicio da abertura do concurso e 121 dias desde a data de submissão do recurso e ainda não temos resultados do recurso...)

Entretanto já saíram os resultados da AP do concurso de doutoramento de 2017 e há alguns casos pendentes do ano 2016...


Idalina

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por Raquel Rato »

idalina_machado Escreveu:Já tenho as datas todas e para já o texto para enviar ao JN será algo do género... (liguei à FCT, avisei que vamos para a comunicação social e pedi as datas...basicamente nós temos que cumprir os prazos TODOS que eles nos pedem e eles falham sempre nos deles...mas não há nenhuma lei que nos "proteja"...)


Assunto:

Concurso de atribuição de bolsas de Pós Doutoramento 2016
(https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 6.phtml.pt)

Instituição responsável pela atribuição das bolsas: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Datas do Concurso: de 15 de Junho de 2016 a 15 de Julho de 2016.


Resultados do concurso saíram a 31 de Janeiro de 2017-11-17 (138 dias uteis...)
Segundo o o Regulamento de Bolsas de Investigação:

“Os resultados da avaliação são divulgados no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. “


Após saída dos resultados do concurso, pela lei, é permitido submeter audiência prévia (para correção de avaliações que tenham sido erradamente avaliadas).
Segundo o Regulamento de Bolsas de Investigação:

“Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.”

Audiência Prévia submetida até 14 Fev 2017

Resultado audiência Prévia saiu a 08 Maio 2017 (57 dias uteis para sair o resultado)

“Da decisão final referida no número anterior (AP) pode ser interposto recurso para o órgão máximo da entidade financiadora no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação


Os recursos foram submetidos até 29 de Maio de 2017...


Hoje é dia 17 de Novembro de 2017 (passaram 339 dias uteis desde o inicio da abertura do concurso e 121 dias desde a data de submissão do recurso e ainda não temos resultados do recurso...)

Entretanto já saíram os resultados da AP do concurso de doutoramento de 2017 e há alguns casos pendentes do ano 2016...


Idalina

Por mim está bem.....
Raquel Rato

pierrebonbon
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: segunda set 12, 2011 1:21 am
University/ Institute: n/a

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por pierrebonbon »

Raquel Rato Escreveu:
idalina_machado Escreveu:Já tenho as datas todas e para já o texto para enviar ao JN será algo do género... (liguei à FCT, avisei que vamos para a comunicação social e pedi as datas...basicamente nós temos que cumprir os prazos TODOS que eles nos pedem e eles falham sempre nos deles...mas não há nenhuma lei que nos "proteja"...)


Assunto:

Concurso de atribuição de bolsas de Pós Doutoramento 2016
(https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 6.phtml.pt)

Instituição responsável pela atribuição das bolsas: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Datas do Concurso: de 15 de Junho de 2016 a 15 de Julho de 2016.


Resultados do concurso saíram a 31 de Janeiro de 2017-11-17 (138 dias uteis...)
Segundo o o Regulamento de Bolsas de Investigação:

“Os resultados da avaliação são divulgados no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. “


Após saída dos resultados do concurso, pela lei, é permitido submeter audiência prévia (para correção de avaliações que tenham sido erradamente avaliadas).
Segundo o Regulamento de Bolsas de Investigação:

“Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.”

Audiência Prévia submetida até 14 Fev 2017

Resultado audiência Prévia saiu a 08 Maio 2017 (57 dias uteis para sair o resultado)

“Da decisão final referida no número anterior (AP) pode ser interposto recurso para o órgão máximo da entidade financiadora no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação


Os recursos foram submetidos até 29 de Maio de 2017...


Hoje é dia 17 de Novembro de 2017 (passaram 339 dias uteis desde o inicio da abertura do concurso e 121 dias desde a data de submissão do recurso e ainda não temos resultados do recurso...)

Entretanto já saíram os resultados da AP do concurso de doutoramento de 2017 e há alguns casos pendentes do ano 2016...


Idalina

Por mim está bem.....
Por mim também me parece bem.

Quanto a não haver lei que nos proteja assim parece. Atos administrativos devem obedecer ao Código do Procedimento Administrativo (CPA), este não é exceção. No entanto, do que estive a ver pouco há a fazer, parece-me, em relação a prazos. Se alguém souber mais sobre o assunto ou conhecer alguém que saiba seria talvez bom esclarecer a questão dos prazos.

idalina_machado
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: quarta jul 19, 2017 1:14 pm
University/ Institute: UPorto

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por idalina_machado »

Alguém tem ideia de quantos recursos foram apresentados? ou APs?



Idalina

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por Raquel Rato »

olá Idalina,

Enviei uma mensagem para um rapariga para ver se me dá também o contacto de um (a) jornalista.
Assim que tiver envio-te.

Bom domingo
Raquel Rato

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: resultado do recurso BPD 2016

Mensagem por Raquel Rato »

Idalina, já tenho o contacto.

Pelo que me disseram esta jornalista foi a única que se interessou pelo caso, que faz agora um ano, que vários bolseiros que fizerem o doutoramento no estrangeiro, no concurso de 2016, não lhes foi concedido os 20% no critério de avaliação do candidato, mesmo se este tivessem escolhido outra instituição.

Portanto o contacto seguinte , foi a jornalista que divulgou uma carta no expresso referent a este assunto.

Maria João Bourbon,
mjbourbon@expresso.impresa.pt

espero ter ajudado
Raquel Rato

Responder