Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca » sexta abr 03, 2015 11:43 pm

Maria Ramalho Escreveu:Boa noite a todos,

Inscrevi-me este mês no seguro social voluntário, pelo que ainda não sei bem como funcionam algumas coisas. Se pagar por multibanco, onde obtenho os recibos para envio à FCT para pedido de reembolso?

Obrigada
Maria
Olá.
Se pagares por Multibanco, digitalizas o talão do Multibanco (tendo preenchido os campos lá existentes).
Se pagares por Banca On-line (o que creio que só pode ser feito nas bolsas atribuídas directamente pela FCT, pelo menos para poderes ser reembolsada), envias o recibo da operação.

Deves enviar para bolsas@fct.pt com a tua referência de bolsa no Assunto.

Boa sorte.

JNuno
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por JNuno » quinta ago 06, 2015 4:09 pm

Tenho duas questões que não consegui esclarecer ao ler o Guia Prático do SSV.

1- Um bolseiro pode pagar contribuição de algum mês passado, antes de ter decidido começar as contribuições? A seg. social aceita e a FCT reembolsa? (Imaginem que passa um ano e só aí o bolseiro decide começar com o SSV)

2- Ouvi falar de bolseiros que optam por não aderir ao SSV, embora não saiba porquê. Existe algum cenário em que possa ser de certa forma desfavorável aderir ao SSV? Não sei tem a ver com pagar sempre o escalão mais baixo e no futuro ser penalizado de alguma forma... Alguém sabe?

spca
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca » segunda ago 10, 2015 8:09 pm

JNuno Escreveu:Tenho duas questões que não consegui esclarecer ao ler o Guia Prático do SSV.

1- Um bolseiro pode pagar contribuição de algum mês passado, antes de ter decidido começar as contribuições? A seg. social aceita e a FCT reembolsa? (Imaginem que passa um ano e só aí o bolseiro decide começar com o SSV)
Pelo menos há alguns anos, podias colocar a data de início dos descontos do SSV até 1 ano antes da data em que pedias o mesmo. Desde que estivesse dentro do período da bolsa, a FCT reembolsava. Nota que entretanto começaram a ser cobrados juros de mora pelas contribuições em atraso, mas penso que se pagasses tudo logo que te fosse activado o SSV não tinhas de pagar juros de mora. Creio que é mais seguro pagar por multibanco ou banca online para evitar os juros de mora que nos funcionários da tesouraria - o multibanco aceita sempre os pagamentos, nota que tens de ter cuidado para não te enganares pois por ex. ele não vai verificar que o mês X está pago e não te impede de pagares o mesmo mês 2 vezes...
2- Ouvi falar de bolseiros que optam por não aderir ao SSV, embora não saiba porquê. Existe algum cenário em que possa ser de certa forma desfavorável aderir ao SSV? Não sei tem a ver com pagar sempre o escalão mais baixo e no futuro ser penalizado de alguma forma... Alguém sabe?
Eu penso que as pessoas que optam por não aderir o fazem por desinformação ou pelas chatices burocráticas. Passas a ter a obrigação de pagar o SSV até dia 20 do mês seguinte, tens de enfrentar as filas e burocracias, ex. consulta médica, para te inscreveres, pedir a devolução à FCT, e antigamente a FCT demorava meses a devolver o dinheiro.
Penso que agora todas as tuas contribuições contam para a tua (eventual) reforma, sendo por isso preferível descontar pouco que nada.
A FCT só reembolsa o escalão mínimo - podes pôr um escalão superior e pagar do teu bolso se quiseres, mas resta saber se ainda há reformas quando chegarmos a essa altura, pelo que talvez seja preferível pores dinheiro de parte numa poupança que descontar num escalão superior.

Boa sorte.

ajms2212
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por ajms2212 » segunda nov 02, 2015 9:39 pm

Boa noite.

Fui bolseiro de Investigação de um projecto FCT, com bolsa entre 10-2014 e 08-2015, com contribuições efetuadas em regime de SSV durante esse período. No entanto, tomei conhecimento que tenho uma dívida para com a Seg. Social do SSV referente a 09-2015 e 10-2015, uma vez que não efetuei o pedido de cessação de enquadramento.

Pedi um esclarecimento por e-mail à Seg. Social, em que me responderam o seguinte:
O enquadramento termina:
• A pedido do interessado;
• Quando passar a estar abrangido por um regime de proteção social
obrigatório;
• Quando não pagar as contribuições durante mais de 12 meses
Nota: O fim do enquadramento no Seguro Social Voluntário produz
efeitos a partir do mês em que o beneficiário requeira à Segurança
Social, a cessação do enquadramento, ou a partir do mês seguinte àquele
em que pagou a última contribuição, caso não tenha requerido a
cessação.

Ao analisar a "Nota", interpreto que se não requerer a cessação do enquadramento, e não efetuar as contribuições que se vão acumular durante mais de 12 meses, a cessação do enquadramento é efetuada automaticamente com efetito a partir do mês seguinte ao da última contribuição. No entanto, presencialmente nos serviços da Seg. Social, foi-me dito que tenho de pagar os meses em dívida e efetuar o pedido de cessação do SSV.

A minha dúvida é se realmente tenho a opção de "não pagar" o SSV durante os próximos 12 meses e tudo é automaticamente resolvido, ou se terei esta dívida na Seg Social a acumular juros de mora durante este período, só para no futuro ter que não só pagar estas contribuições como os juros a si relativos, ou se devo realmente pagar o que tenho em dívida e pedir a cessação do enquadramento.

Se alguém já tiver passado por uma situação semelhante ou tiver algum conhecimento relativamente a este problema, fico agradecido por qualquer comentário.

Obrigado desde já pela ajuda
António Silva

MafaldaSF
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por MafaldaSF » quarta jan 13, 2016 10:43 pm

Olá,

Eu sei que uma pergunta do género foi feita neste tópico há algum tempo, mas não consegui obter a resposta que queria mesmo assim.

Sou bolseira FCT desde Setembro de 2015 e inscrevi-me a "tempo e horas" no SSV por isso tenho estado a pagar tudo certinho desde então. Deixei acumular dois ou três meses de pagamentos e decidi entretanto enviar os comprovativos de pagamento para a FCT e pedir o reembolso. O que eu fiz foi ir ao site da Segurança Social Directa, gerar o Documento de Pagamento e usar a entidade e referência que lá estão para fazer um "pagamento de serviços" simples através do meu Homebanking, que suponho será equivalente ao multibanco no que diz respeito ao comprovativo. Enviei este comprovativo para a FCT e disseram-me que aquilo não era suficiente porque não tinha vários dados entre eles: nº de beneficiário da Segurança Social, montante e mês pagos e o regime da segurança social em que se encontra inscrito.

Eu respondi ao email perguntando se seria possível enviar então três documentos: o comprovativo do multibanco, a carta da segurança social que comprova o meu estatuto e cota e o Documento de Pagamento que gero no site da Segurança Social (e que faz correspondência entre o comprovativo de pagamento e o meu número de beneficiária). Contudo, ainda não obtive resposta...

Agora a minha questão é: existe alguma forma de pagamento que gere um comprovativo com todos estes elementos? Por exemplo, ir directamente à Segurança Social pagar? Ou uma outra forma de pagamento no Multibanco?

Como eu sou "nova" nestas andanças achei que aqui seria um bom local para perguntar e saber se a FCT só se está a fazer de difícil ou eu é que estou a pagar da forma errada.

Obrigada

spca
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca » quarta jan 13, 2016 11:03 pm

MafaldaSF Escreveu:Olá,

Eu sei que uma pergunta do género foi feita neste tópico há algum tempo, mas não consegui obter a resposta que queria mesmo assim.

Sou bolseira FCT desde Setembro de 2015 e inscrevi-me a "tempo e horas" no SSV por isso tenho estado a pagar tudo certinho desde então. Deixei acumular dois ou três meses de pagamentos e decidi entretanto enviar os comprovativos de pagamento para a FCT e pedir o reembolso. O que eu fiz foi ir ao site da Segurança Social Directa, gerar o Documento de Pagamento e usar a entidade e referência que lá estão para fazer um "pagamento de serviços" simples através do meu Homebanking, que suponho será equivalente ao multibanco no que diz respeito ao comprovativo. Enviei este comprovativo para a FCT e disseram-me que aquilo não era suficiente porque não tinha vários dados entre eles: nº de beneficiário da Segurança Social, montante e mês pagos e o regime da segurança social em que se encontra inscrito.

Eu respondi ao email perguntando se seria possível enviar então três documentos: o comprovativo do multibanco, a carta da segurança social que comprova o meu estatuto e cota e o Documento de Pagamento que gero no site da Segurança Social (e que faz correspondência entre o comprovativo de pagamento e o meu número de beneficiária). Contudo, ainda não obtive resposta...

Agora a minha questão é: existe alguma forma de pagamento que gere um comprovativo com todos estes elementos? Por exemplo, ir directamente à Segurança Social pagar? Ou uma outra forma de pagamento no Multibanco?

Como eu sou "nova" nestas andanças achei que aqui seria um bom local para perguntar e saber se a FCT só se está a fazer de difícil ou eu é que estou a pagar da forma errada.

Obrigada
Olá.
Eu tenho pago o SSV por homebanking e nunca me levantaram problemas - mas sou bolseiro directamente da FCT, não de um projecto. Colegas meus bolseiros de projecto não o podem fazer, e pagam por Multibanco.
Mas noto que não faço um pagamento de serviços e compras, mas sim Pagamentos ao Estado - Segurança Social (ou algo assim), onde tens de colocar o número de beneficiário da Seg Social, e perguntam mesmo o mês e ano de pagamento.

Boa sorte.

MafaldaSF
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por MafaldaSF » quarta jan 13, 2016 11:11 pm

spca Escreveu:
MafaldaSF Escreveu:Olá,

Eu sei que uma pergunta do género foi feita neste tópico há algum tempo, mas não consegui obter a resposta que queria mesmo assim.

Sou bolseira FCT desde Setembro de 2015 e inscrevi-me a "tempo e horas" no SSV por isso tenho estado a pagar tudo certinho desde então. Deixei acumular dois ou três meses de pagamentos e decidi entretanto enviar os comprovativos de pagamento para a FCT e pedir o reembolso. O que eu fiz foi ir ao site da Segurança Social Directa, gerar o Documento de Pagamento e usar a entidade e referência que lá estão para fazer um "pagamento de serviços" simples através do meu Homebanking, que suponho será equivalente ao multibanco no que diz respeito ao comprovativo. Enviei este comprovativo para a FCT e disseram-me que aquilo não era suficiente porque não tinha vários dados entre eles: nº de beneficiário da Segurança Social, montante e mês pagos e o regime da segurança social em que se encontra inscrito.

Eu respondi ao email perguntando se seria possível enviar então três documentos: o comprovativo do multibanco, a carta da segurança social que comprova o meu estatuto e cota e o Documento de Pagamento que gero no site da Segurança Social (e que faz correspondência entre o comprovativo de pagamento e o meu número de beneficiária). Contudo, ainda não obtive resposta...

Agora a minha questão é: existe alguma forma de pagamento que gere um comprovativo com todos estes elementos? Por exemplo, ir directamente à Segurança Social pagar? Ou uma outra forma de pagamento no Multibanco?

Como eu sou "nova" nestas andanças achei que aqui seria um bom local para perguntar e saber se a FCT só se está a fazer de difícil ou eu é que estou a pagar da forma errada.

Obrigada
Olá.
Eu tenho pago o SSV por homebanking e nunca me levantaram problemas - mas sou bolseiro directamente da FCT, não de um projecto. Colegas meus bolseiros de projecto não o podem fazer, e pagam por Multibanco.
Mas noto que não faço um pagamento de serviços e compras, mas sim Pagamentos ao Estado - Segurança Social (ou algo assim), onde tens de colocar o número de beneficiário da Seg Social, e perguntam mesmo o mês e ano de pagamento.

Boa sorte.
Olá,
Ok. Então deve ser esse o problema. Eu tentei fazer dessa forma mas por alguma razão não estava a conseguir no meu Homebanking e optei por "Pagamento de Serviços". Eu também sou bolseira FCT directamente.

Eu vou ver se insisto para que me respondam da FCT mas, se não é indiscrição, o comprovativo que obtem dessa forma contém então o nº de beneficiário e o mês de contribuição? Suponho que o escalão não deva ter...

spca
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca » quinta jan 14, 2016 12:06 am

MafaldaSF Escreveu:(...)

Eu vou ver se insisto para que me respondam da FCT mas, se não é indiscrição, o comprovativo que obtem dessa forma contém então o nº de beneficiário e o mês de contribuição? Suponho que o escalão não deva ter...
Olá de novo.
No homebanking (ou pelo menos no meu banco, CGD) deves deixar a importância a zero, e ele calcula automaticamente o valor e indica no comprovativo - suponho que de alguma forma comunique com a Segurança Social para saber o montante.
O valor no escalão mais baixo, no meu caso, e para 2015 (em 2016 deve aumentar), é 124,09 euros.
Sim, indica o número de beneficiário e o mês e ano da contribuição (deves pagar cada mês até ao dia 20 do mês seguinte).
Boa sorte.

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por MafaldaSF » segunda jan 18, 2016 11:04 am

spca Escreveu:
MafaldaSF Escreveu:(...)

Eu vou ver se insisto para que me respondam da FCT mas, se não é indiscrição, o comprovativo que obtem dessa forma contém então o nº de beneficiário e o mês de contribuição? Suponho que o escalão não deva ter...
Olá de novo.
No homebanking (ou pelo menos no meu banco, CGD) deves deixar a importância a zero, e ele calcula automaticamente o valor e indica no comprovativo - suponho que de alguma forma comunique com a Segurança Social para saber o montante.
O valor no escalão mais baixo, no meu caso, e para 2015 (em 2016 deve aumentar), é 124,09 euros.
Sim, indica o número de beneficiário e o mês e ano da contribuição (deves pagar cada mês até ao dia 20 do mês seguinte).
Boa sorte.
Obrigada. Entretanto também já consegui pagar dessa forma!

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por novata » segunda jan 18, 2016 2:17 pm

Boa tarde

A minha residência oficial é diferente da minha residência em tempo de aulas.
Querendo eu fazer o pedido do seguro social voluntário posso fazê-lo em qualquer segurança social ou tem que ser especificamente na segurança social da minha zona de residência oficial?

Obrigada

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por stipouff » segunda mar 28, 2016 5:20 pm

novata Escreveu:Boa tarde

A minha residência oficial é diferente da minha residência em tempo de aulas.
Querendo eu fazer o pedido do seguro social voluntário posso fazê-lo em qualquer segurança social ou tem que ser especificamente na segurança social da minha zona de residência oficial?

Obrigada

Segundo o guia prático para o SSV:
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... ssacao_ssv

A inscrição faz-se no "Nos serviços da Segurança Social da área de residência". Se bem que já ouvi pessoas terem tratado, pelo menos da cessação em zonas diferentes. Eu telefonava para a segurança social directa e pedia este esclarecimento.

Stipouff

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por sandra.r.santos » terça mar 29, 2016 5:19 pm

stipouff Escreveu:
novata Escreveu:Boa tarde

A minha residência oficial é diferente da minha residência em tempo de aulas.
Querendo eu fazer o pedido do seguro social voluntário posso fazê-lo em qualquer segurança social ou tem que ser especificamente na segurança social da minha zona de residência oficial?

Obrigada

Segundo o guia prático para o SSV:
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... ssacao_ssv

A inscrição faz-se no "Nos serviços da Segurança Social da área de residência". Se bem que já ouvi pessoas terem tratado, pelo menos da cessação em zonas diferentes. Eu telefonava para a segurança social directa e pedia este esclarecimento.

Stipouff
Olá :)

Sim, podes fazer em qualquer delegação da Segurança Social. O que pode acontecer é demorar mais um pouco se fizeres fora da tua área de residência, porque o teu processo será enviado para o centro distrital da tua área de residência :) Também podes fazer na Loja do Cidadão :)

Sandra

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por akma » quarta mai 11, 2016 4:41 am

ajms2212 Escreveu:Boa noite.

Fui bolseiro de Investigação de um projecto FCT, com bolsa entre 10-2014 e 08-2015, com contribuições efetuadas em regime de SSV durante esse período. No entanto, tomei conhecimento que tenho uma dívida para com a Seg. Social do SSV referente a 09-2015 e 10-2015, uma vez que não efetuei o pedido de cessação de enquadramento.

Pedi um esclarecimento por e-mail à Seg. Social, em que me responderam o seguinte:
O enquadramento termina:
• A pedido do interessado;
• Quando passar a estar abrangido por um regime de proteção social
obrigatório;
• Quando não pagar as contribuições durante mais de 12 meses
Nota: O fim do enquadramento no Seguro Social Voluntário produz
efeitos a partir do mês em que o beneficiário requeira à Segurança
Social, a cessação do enquadramento, ou a partir do mês seguinte àquele
em que pagou a última contribuição, caso não tenha requerido a
cessação.

Ao analisar a "Nota", interpreto que se não requerer a cessação do enquadramento, e não efetuar as contribuições que se vão acumular durante mais de 12 meses, a cessação do enquadramento é efetuada automaticamente com efetito a partir do mês seguinte ao da última contribuição. No entanto, presencialmente nos serviços da Seg. Social, foi-me dito que tenho de pagar os meses em dívida e efetuar o pedido de cessação do SSV.

A minha dúvida é se realmente tenho a opção de "não pagar" o SSV durante os próximos 12 meses e tudo é automaticamente resolvido, ou se terei esta dívida na Seg Social a acumular juros de mora durante este período, só para no futuro ter que não só pagar estas contribuições como os juros a si relativos, ou se devo realmente pagar o que tenho em dívida e pedir a cessação do enquadramento.

Se alguém já tiver passado por uma situação semelhante ou tiver algum conhecimento relativamente a este problema, fico agradecido por qualquer comentário.

Obrigado desde já pela ajuda
António Silva
Olá António, chegaste a resolver o teu problema?
Eu tenho 5 meses de pagamento em atraso, após terminar a bolsa de doutoramento, e gostava de perceber as consequências de cessar ou deixar cessar o seguro.

Abraços,
Flávio

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por claudia nobre » quarta jun 08, 2016 4:48 pm

Boa tarde!

Sou brasileira e no próximo ano letivo estarei começando o meu doutoramento na Universidade do Minho com uma bolsa de Investigação da FCT. A minha dúvida é se eu terei direito a seguridade social, mesmo que não seja portuguesa? E caso positivo, os passos para solicitar a adesão são os mesmo?

Obrigada,

Cláudia Nobre

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por dlsousa » terça ago 29, 2017 5:11 pm

Boa tarde

Iniciei uma bolsa posdoc a 15 de Junho de 2017 e quando me inscrevi na segurança social frisei que queria pagar inclusive o mês de Junho. Recebi agora a carta e diz apenas que vai começar a partir de 1 de Julho e que já posso pagar. Não é possível pagar meio mês? No final do contrato também será só meio mês (de 1 a 14 de Junho de 2018) será que também não posso pagar o ssv referente a esse período?

Obrigada

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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por asp2016 » quinta ago 31, 2017 3:57 pm

Boa tarde,

Tenho uma BD resultante do concurso de 2016 (com inicio em Outubro de 2016). Já efectuei a inscrição no Seguro Social Voluntário junto da Seg. Social e já comecei a pagar.
Qual o procedimento para obter o reembolso?

Obrigado.

ssneves
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por ssneves » quinta ago 31, 2017 10:01 pm

Olá "asp2016",

Em resposta a tua pergunta:
Deves informar a FCT que te inscreveste no Seguro Social Voluntário (SSV) e solicitar o reembolso dos valores que já pagaste à Segurança Social como contribuições do SSV (1º escalão), enviando cópia dos recibos dos teus pagamentos.

Penso que podes solicitar o reembolso através do email bolsas@fct.pt incluindo a referência da tua bolsa no assunto da mensagem.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos.phtml.pt

Posteriormente, a FCT irá incluir os reembolsos do SSV junto com o pagamento da tua bolsa. Antigamente, a FCT demorava 2-3 meses a efectuar os reembolsos do SSV depois de estes serem solicitados. No entanto, mais recentemente soube que, depois do bolseiro comunicar à FCT a adesão ao SSV, a FCT passaria a efectuar o pagamento do SSV de modo regular, mas não sei se é isto que actualmente se verifica.

Talvez algum colega que tenha bolsa actualmente possa esclarecer se a FCT está a efectuar (ou não) pagamentos automáticos do SSV junto com a bolsa (subsídio de manutenção mensal), depois do bolseiro ter comunicado a sua adesão ao SSV.

Cumprimentos,
Susana

-------------------
Susana Neves
asp2016 Escreveu:Boa tarde,

Tenho uma BD resultante do concurso de 2016 (com inicio em Outubro de 2016). Já efectuei a inscrição no Seguro Social Voluntário junto da Seg. Social e já comecei a pagar.
Qual o procedimento para obter o reembolso?

Obrigado.

mar_21
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 » sábado nov 11, 2017 12:52 am

A informação neste tópico é de 2013. Gostava de saber se entretanto existiram mudanças relativamente ao procedimento de SSV?

Vou iniciar uma BI agora em Dezembro e gostava de ter SSV, o processo parece ser um tanto ou quanto complicado ainda... Pelo menos para quem não faz ideia de como as coisas funcionam.

ssneves
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por ssneves » domingo nov 12, 2017 3:50 pm

Olá "mar_21",

Sugiro que leias todas as mensagens deste tópico e não apenas as primeiras de 2013. Como podes verificar, vários colegas acrescentaram informação a este tópico e eu própria acrescentei em Agosto deste ano (2017) a informação mais recente que tenho, numa mensagem que a seguir transcrevo:
ssneves Escreveu:Olá "asp2016",

Em resposta a tua pergunta:
Deves informar a FCT que te inscreveste no Seguro Social Voluntário (SSV) e solicitar o reembolso dos valores que já pagaste à Segurança Social como contribuições do SSV (1º escalão), enviando cópia dos recibos dos teus pagamentos.

Penso que podes solicitar o reembolso através do email bolsas@fct.pt incluindo a referência da tua bolsa no assunto da mensagem.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos.phtml.pt

Posteriormente, a FCT irá incluir os reembolsos do SSV junto com o pagamento da tua bolsa. Antigamente, a FCT demorava 2-3 meses a efectuar os reembolsos do SSV depois de estes serem solicitados. No entanto, mais recentemente soube que, depois do bolseiro comunicar à FCT a adesão ao SSV, a FCT passaria a efectuar o pagamento do SSV de modo regular, mas não sei se é isto que actualmente se verifica.

Talvez algum colega que tenha bolsa actualmente possa esclarecer se a FCT está a efectuar (ou não) pagamentos automáticos do SSV junto com a bolsa (subsídio de manutenção mensal), depois do bolseiro ter comunicado a sua adesão ao SSV.

Cumprimentos,
Susana

-------------------
Susana Neves
Ninguém, até agora, contrariou o que escrevi em Agosto deste ano, por isso, presumo que os procedimentos de reembolso e pagamentos do SSV pela FCT se mantêm.

Assim:
- Primeiro tens que receber a documentação da FCT, com o teu contrato de bolsa asssinado pela FCT e uma declaração que refira que es bolseiro de investigação.
- A seguir, terás que te inscrever na Segurança Social apresentando a declaração da FCT de que es bolseiro, juntamente com um atestado médico que diga que estás apto para o trabalho; este atestado é passado por um médico no teu Centro de Saúde.
- Depois esperas que a Segurança Social confirme a tua inscrição no SSV (uma possível espera de cerca de 2 meses) e indique que deves começar a pagar as contribuições do SSV todos os meses.
- Depois de pagar as primeiras contribuições do SSV, envias os recibos para a FCT, que fará posteriormente o reembolso dos valores pagos e que, em princípio, a partir dessa altura começara a incluir as contribuições do SSV junto com o pagamento da tua bolsa.

Estas são as últimas informações que tenho sobre os procedimentos de adesão e pagamento do SSV.

Boa sorte,
Susana

-------------------
Susana Neves
mar_21 Escreveu:A informação neste tópico é de 2013. Gostava de saber se entretanto existiram mudanças relativamente ao procedimento de SSV?

Vou iniciar uma BI agora em Dezembro e gostava de ter SSV, o processo parece ser um tanto ou quanto complicado ainda... Pelo menos para quem não faz ideia de como as coisas funcionam.

mar_21
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Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 » domingo nov 12, 2017 4:13 pm

Muito obrigada pela ajuda, @ssneves!
Espero que venha tudo a correr bem.

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