O que acontece se houver atraso na renovação da bolsa FCT?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

Estranho estas discrepâncias no tempo de resposta. Vejo aqui respostas em cerca de 1 mês e outras com quase 6 meses! No meu caso vai quase em 2 meses e nada! Pelo menos parece que estão a acatar as justificações, o que é bom sinal.

D_bolseiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2016 12:06 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por D_bolseiro »

Nada de resposta por aqui ainda. Mais alguém recebeu qualquer resposta?

Bbruno
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta out 11, 2017 7:50 pm
University/ Institute: Universidade Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Bbruno »

D_bolseiro Escreveu:Nada de resposta por aqui ainda. Mais alguém recebeu qualquer resposta?
Ainda nada por aqui. Mas tens ligado para a FCT? Não te dizem nada? Pelo que percebi o teu caso já se arrasta há meses...

cc_ss
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 13, 2017 5:49 pm
University/ Institute: UNL

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por cc_ss »

Boa tarde,

Infelizmente, encontro-me também nesta situação há já 2 largos meses... Já liguei imensas vezes para a FCT mas a resposta é sempre a mesma "não deve demorar muito mais" e "assim que o seu caso estiver resolvido enviamos email".
Não sei o que fazer mais, só sei que esta situação se está a tornar insuportável por vários motivos...

D_bolseiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2016 12:06 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por D_bolseiro »

Bbruno Escreveu:
D_bolseiro Escreveu:Nada de resposta por aqui ainda. Mais alguém recebeu qualquer resposta?
Ainda nada por aqui. Mas tens ligado para a FCT? Não te dizem nada? Pelo que percebi o teu caso já se arrasta há meses...

Liguei na primeira semana de novembro. A mesma conversa, deve ser em breve, tem que aguardar.

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

Por aqui também ainda nada. Já agora, qual foi o tempo de atraso no vosso caso? Eu enviei o pedido de renovação 12 dias depois do término do prazo de bolsa. Isto para ver se existe alguma relação entre tempo de atraso na renovação e tempo de atraso na resolução do caso...

AT_15
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: segunda out 16, 2017 11:52 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por AT_15 »

Para quem ainda está na mesma situação, deixo aqui a informação discutida na Reunião da ABIC com o Conselho Diretivo da FCT do dia 3 de Novembro: "Relativamente à ameaça, que tem surgido em vários casos, de perda de bolsa por atraso no pedido de renovação, os representantes da FCT assumiram que nenhuma bolsa será cancelada por esse motivo."

Vamos esperar que sejam céleres na resolução desta situação.

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

AT_15 Escreveu:Para quem ainda está na mesma situação, deixo aqui a informação discutida na Reunião da ABIC com o Conselho Diretivo da FCT do dia 3 de Novembro: "Relativamente à ameaça, que tem surgido em vários casos, de perda de bolsa por atraso no pedido de renovação, os representantes da FCT assumiram que nenhuma bolsa será cancelada por esse motivo."

Vamos esperar que sejam céleres na resolução desta situação.
Eu neste momento também não quero acreditar que venham a cancelar as bolsas. Mas o tempo de espera sem receber começa a ser demasiado e nada justifica esta demora.

AT_15
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: segunda out 16, 2017 11:52 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por AT_15 »

Boa Tarde Pessoal.

Acabei de receber a confirmação da FCT que renovam a bolsa a titulo excepcional.
Espero que tenham todos o mesmo desfecho.

joaoguerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta set 06, 2017 11:10 am
University/ Institute: IST/INESC-ID

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por joaoguerreiro »

Confirmo que também recebi hoje um email a dizer que excepcionalmente renovam novamente a bolsa.

E_net4
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta out 11, 2017 11:54 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por E_net4 »

Deste lado confirmo, igualmente, que a minha bolsa será renovada de forma excecional. :)

Bom, claramente a mensagem a passar é que temos de ser muito mais conscientes dos prazos estabelecidos no contrato e no regulamento. Pessoalmente, lidar com estas coisas nunca foi muito fácil para mim, ainda menos por estar num programa doutoral conjunto, em que o plano de trabalhos e a unidade de acolhimento foi alterada após o primeiro ano. Não nos podemos precipitar, contudo, e sempre teremos a lição pronta a transmitir a novos bolseiros.

BrunoL
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta fev 10, 2017 11:06 am
University/ Institute: FEUP / INESC TEC

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por BrunoL »

Quanto tempo costuma demorar a FCT a responder ao email de pedido de renovação da bolsa? É necessário enviar os documentos (parecer do orientador e da instituição de acolhimento) também por carta?

joaoguerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta set 06, 2017 11:10 am
University/ Institute: IST/INESC-ID

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por joaoguerreiro »

BrunoL Escreveu:Quanto tempo costuma demorar a FCT a responder ao email de pedido de renovação da bolsa? É necessário enviar os documentos (parecer do orientador e da instituição de acolhimento) também por carta?
O tempo parece ser bastante variável, tendo algumas pessoas recebido resposta ao fim de um mês, enquanto outras ficaram vários meses à espera (no meu caso foram 2 meses e meio). Quanto aos documentos eu apenas enviei por email.

EDIT: depois de submeter a resposta, vi que te referes ao pedido de renovação e não à resposta ao indeferimento que se tem falado aqui neste tópico. Penso que nesse caso o tempo também varia, embora seja habitualmente mais curto. Novamente, enviei os documentos apenas por email.

D_bolseiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2016 12:06 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por D_bolseiro »

Recebi resposta indeferimento no dia 16/01/2018 a partida qual deram me 60 dias para entregar o relatório final.

Boa sorte para aqueles quem ainda está à espera. É sugestão grande para aqueles quem ainda tem renovação em frente - entreguem os pedidos das renovações 60 dias ÚTEIS antes do fim do ano de bolsa em que encontrem! A FCT não menciona em lado nenhum os dias úteis, mas quando pediram as justificações do atrazo, pediram justificar tendo em conta 60 dias úteis.
Última edição por D_bolseiro em quinta jun 07, 2018 4:03 pm, editado 1 vez no total.

internalmedicine
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça fev 06, 2018 8:05 pm
University/ Institute: FMUL-UL

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por internalmedicine »

Boa tarde a todos.

Que tipo de respostas têm recebido este ano? (para além da do D_bolseiro, que foi recusada).

Obrigado

Responder