O que acontece se houver atraso na renovação da bolsa FCT?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
ciro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça set 05, 2017 11:10 am
University/ Institute: FCUL - Instituto de Astronomia

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por ciro »

Boa tarde a todos,
eu e uma minha amiga claudiacar (ja escreveu nesse forum) falamos ontem com un nosso amigo jornalista, para pedir ele se ha possibilidade de escrever um artigo num jornal para documentar essa situaçao, onde ha confusao e nao se sabe o que é que va acontecer a todas essas pessoas.

O meu amigo disse que seria interessante, mas que é preciso ter uma noçao da quantidade de pessoas nessa condiçao.

Ate agora alem deste forum tenho conhecimento de outros 4 casos parecido, que ja contactei. Se vos conhecem outros casos podiam pedir se faz favor o mail?

A minha ideia é de fazer uma mailing list com todos, entao presido da vossa mail para contatar-vos. A minha mail é ciro@oal.ul.pt

Neste forums sao:
Ângelo Dias, brunoalmeida, victoferrero, joaoguerreiro, alboal, arcosta, el_Bosco, Maria Ana Barata.
Podem enviar o mail,sff?
Obrigado.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por el_Bosco »

Eu não estou na situação descrita acima.

Estou no 3º ano da bolsa mas como o concurso foi de 2014 e não tenho inscrito no contrato o limite máximo de 36 meses, estou em crer que terei direito ao 4º ano. De qualquer forma só o irei pedir em dezembro.

Maria Ana Barata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta set 21, 2017 6:10 pm
University/ Institute: European University Institute

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Maria Ana Barata »

Bom dia a todos!

Alguém já teve resposta da FCT?

Eu enviei a minha resposta na passada quarta-feira e continuo a aguardar notícias.

Obrigada
Maria

Maria Ana Barata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta set 21, 2017 6:10 pm
University/ Institute: European University Institute

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Maria Ana Barata »

saraR Escreveu:
el_Bosco Escreveu:
saraR Escreveu:No meu caso, o contrato termina a 31 de Outubro, e vou agora enviar os documentos, acham que vou ter o mesmo problema?
Está a ter problemas quem não submeteu o pedido antes dos 60 dias.

Não obstante a FCT ser a ultima instituição com legitimidade para exigir qualquer cumprimento de prazos, acho um pouco ridículo bolseiros tratarem da renovação consistentemente fora do prazo. Enquanto bolseiros já estamos numa situação absurdamente precária. Facilitar é estar a brincar com o fogo.
Até agora todos os casos que conheço com bolsa não renovada enviaram os documentos após a data de término de contrato. Enviei hoje os documentos para renovação da minha bolsa, se a decisão for "não-renovação" de certeza que irei receber um e-mail muito em breve, e aviso aqui. Mas aconselho todos os colegas a fazerem o mesmo!
Bom dia a todos!

Alguém já teve resposta da FCT?

Eu enviei a minha resposta na passada quarta-feira e continuo a aguardar notícias.

Obrigada
Maria

victoferrero
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça set 05, 2017 2:44 pm
University/ Institute: CFE, Universidade de Coimbra

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por victoferrero »

Olá Maria,
acho que eles demoram muito, eu enviei ao inicio de septembro e ainda nao sei nada. Se calhar o resto do pessoal sabe...

quando liguei para eles me dixeram que tinha de esperar e que cada caso era diferente e estudavan independentemente.

victoria

joaoguerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta set 06, 2017 11:10 am
University/ Institute: IST/INESC-ID

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por joaoguerreiro »

Confirmo que aparentemente a resposta da FCT é demorada. Eu enviei a minha resposta no dia 11 de Setembro e ainda não recebi qualquer resposta.

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

Eu também enviei no dia 13 de Setembro e ainda não obtive qualquer resposta.
Alguém conhece algum caso a quem já tenham dado resposta após audiência prévia?

LLFR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça out 03, 2017 6:45 pm
University/ Institute: U. Minho

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por LLFR »

Boa tarde a todos,

Eu enviei a resposta a 28 de Agosto e ainda não obtive resposta da parte da FCT.

Hoje liguei para a FCT e o que me disseram é que todos estes processos estavam a ser estudados num nível hierarquico superior.
O Sr. que me atendeu disse também que recebeu a informação de que estava para breve uma decisão sobre a continuidade destas bolsas. Disse que provavelmente iria receber uma resposta nestes primeiros 15 dias de Outubro.

Espero ter ajudado de alguma forma!

Boa sorte para nós todos...

Luis

Bbruno
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta out 11, 2017 7:50 pm
University/ Institute: Universidade Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Bbruno »

Boa noite,

Sou mais um dos que enviou o pedido de renovação da BD fora do período estipulado para o efeito, mais especificamente em 11 dias ( devia ter renovado até 30 de Setembro de 2017). O pedido foi enviado hoje, e hoje mesmo recebi um mail da FCT a indeferir o meu pedido, conjuntamente com as alíneas do regulamento que suportam a não renovação. Encontro-me, por isso, em período de audiência prévia para tentar justificar o atraso. A pergunta que vos quero colocar é se alguém já recebeu resposta favorável (ou não) relativamente a este assunto? A outra pergunta é relativamente ao tipo de justificação. Todos nós temos uma justificação, mais ou menos plausível, mas a verdade é que todas elas passarão por um esquecimento no pedido de renovação da nossa parte (exceptuando casos de doença grave e afins), por isso não estou a ver como eles possam aceitar justificação para o atraso. Já agora, só há relatos desta situação a partir de Agosto deste ano?

Boa sorte para todos!

Maria Ana Barata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta set 21, 2017 6:10 pm
University/ Institute: European University Institute

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Maria Ana Barata »

Olá Bruno!

Eu continuo a aguardar a resposta da FCT à minha pronuncia em fase de audiência prévia. Não tenho conhecimento de nenhum caso em que já tenha havido resposta favorável/desfavorável após pronúncia em fase de audiência prévia.

Quanto à possível justificação... Uma sugestão: o artigo citado pela FCT no email sobre o incumprimento dos deveres de bolseiro utiliza as palavras "incumprimento grave e reiterado". Caso seja a primeira vez que houve um atraso do teu lado, poderás tentar disputar a aplicação deste artigo ao teu caso (visto que não violaste reiteradamente os teus deveres de bolseiro).

Espero que ajude, e boa sorte!
Maria

E_net4
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta out 11, 2017 11:54 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por E_net4 »

Muito boa noite. Junto-me desde já, embora lamentavelmente, ao grupo dos que teve o seu pedido de renovação de bolsa indeferido devido ao atraso. Mesmo apenas 10 dias depois da bolsa ter sido cessada, foi-me recusada aquela que seria a última renovação.
Soube que recentemente houve mudanças do pessoal no departamento de formação avançada, e que têm sido muito mais estritos sobre estes prazos. Bem sei que nos anos anteriores foram mais flexíveis na mesma situação, até mesmo com atrasos maiores.

Tal como as várias pessoas que se pronunciaram, estou a formular uma resposta a justificar o atraso. Mas já estou a ver que, em função daquilo que decidirem internamente, poderão acabar por admitir todos os casos, ou nenhum. Só o tempo dirá.

AT_15
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: segunda out 16, 2017 11:52 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por AT_15 »

Estou exactamente na mesma situação, o meu pedido foi indeferido na semana passada.
Aos que já contestaram o indeferimento à FCT, enviaram apenas uma contestação vossa ou incluíram alguma contestação do vosso orientador?

Obrigado

E_net4
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta out 11, 2017 11:54 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por E_net4 »

AT_15 Escreveu:Aos que já contestaram o indeferimento à FCT, enviaram apenas uma contestação vossa ou incluíram alguma contestação do vosso orientador?
No meu caso, entreguei também um parecer do orientador. Tipicamente também é do seu maior interesse que a bolsa seja renovada.

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

Eu enviei as minhas justificações, parecer do Orientador, Co-orientador (porque efectivamente uma das justificações dependia da instituição do Co-orientador) e outro da minha instituição.
Já passou quase 1 mês e meio e continuo sem resposta.

D_bolseiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2016 12:06 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por D_bolseiro »

Enviei as justificações em Abril, sem resposta liguei em Agosto, disseram que o processo ainda estava em análise, mas que já não deve demorar muito para saber resposta. Estamos em Outubro, ainda sem resposta, mas vamos ver.

victoferrero
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça set 05, 2017 2:44 pm
University/ Institute: CFE, Universidade de Coimbra

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por victoferrero »

D_bolseiro Escreveu:Enviei as justificações em Abril, sem resposta liguei em Agosto, disseram que o processo ainda estava em análise, mas que já não deve demorar muito para saber resposta. Estamos em Outubro, ainda sem resposta, mas vamos ver.

D_bolseiro, estas a esperar desde ha mais de meio ano e ainda nao contestaram? e inacreditavel! e parece como um NO mais que eles consiguem com a desesperaçao das pessoas, certo? poderia a ABIC fazer preçao para nos ter uma resposta?? e simplemente para saber que fazer, supongo que as pessoas estan a continuar com o trabalho mais nao conseguen definir ojetivos ao largo prazo por ista situaçao... e uma situaçao insostenivel, as veces se vive em outra cidade, pagando vivendas quando nao se esta a percever dinheiro e sin nenunha certeça de qué vai acontecer...

Ângelo Dias
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça ago 29, 2017 11:24 pm
University/ Institute: IMM

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Ângelo Dias »

Boa tarde,

Acabei de receber uma resposta da FCT que positiva. Para as pessoas que ainda estão à espera, posso dizer que a minha justificação foi por causa de um artigo de revisão que tinha um prazo para ser submetido e com o trabalho todo que deu deixei passar o prazo da FCT. Envie uma carta minha e do meu orientador.

Boa sorte a todos!


Abraço

LLFR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça out 03, 2017 6:45 pm
University/ Institute: U. Minho

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por LLFR »

Boa tarde a todos,

Acabei de receber também uma resposta positiva da FCT. O email veio em resposta a um primeiro email que tinha enviado para a FCT, em que ainda não formalizava a minha justificação, e em que dizia apenas que a demora se prendia com o facto de estar a adicionar mais um Orientador (email simples).

Boa sorte para todos!!!
Vai correr bem!!

Um abraço

Maria Ana Barata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta set 21, 2017 6:10 pm
University/ Institute: European University Institute

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Maria Ana Barata »

Boa noite a todos,

Após ter sido notificada do indeferimento do pedido de renovação da bolsa a 19 de setembro, enviei a minha resposta/pronúncia no dia 27 de setembro.

Ao fim de quase um mês, recebi hoje a resposta da FCT a diferir o pedido de renovação de bolsa por mais 12 meses.

Desejo o mesmo desfecho a todos os que (ainda) se encontram nesta situação!

Maria

victoferrero
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça set 05, 2017 2:44 pm
University/ Institute: CFE, Universidade de Coimbra

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por victoferrero »

Olá a todos,

eu tambem tive resposta positiva, e acho que vai correr bem para todos

Suerte

Responder