Concurso 2017

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
edu115
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 12, 2017 4:39 pm
University/ Institute: UvA

Re: Concurso 2017

Mensagem por edu115 »

JayF Escreveu:Penso que em média levam cerca de 5 meses após a data de início da bolsa para os bolseiros começarem a receber os pagamentos.

Por exemplo, quem iniciar bolsa a 1 de outubro 2017 deverá receber o financiamento a partir de março 2018.

É o que temos.
Isto confirma-se? Enviei e-mail para a FCT a questionar se, caso iniciasse a bolsa agora a 1 de outubro 2017, seria pago retroativamente quando o contrato fosse assinado, e não obtive resposta.

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Concurso 2017

Mensagem por JayF »

edu115 Escreveu:
JayF Escreveu:Penso que em média levam cerca de 5 meses após a data de início da bolsa para os bolseiros começarem a receber os pagamentos.

Por exemplo, quem iniciar bolsa a 1 de outubro 2017 deverá receber o financiamento a partir de março 2018.

É o que temos.
Isto confirma-se? Enviei e-mail para a FCT a questionar se, caso iniciasse a bolsa agora a 1 de outubro 2017, seria pago retroativamente quando o contrato fosse assinado, e não obtive resposta.
É quase certo que assim será. Basta olhar para todos os concursos anteriores e o tempo de espera é normalmente esse.

Apesar do atraso que houve no ano passado, se der uma leitura neste tópico http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6678 poderá ter uma ideia do tempo que leva entre submeter os documentos e receber o pagamento.

JV_90
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta set 07, 2017 12:59 pm
University/ Institute: Cibio

Re: Concurso 2017

Mensagem por JV_90 »

Bom dia,
Tendo em conta que os resultados divulgados não são ainda definitivos alguém me sabe se os 6 meses que temos para enviar a documentação já começaram a contar ou se apenas são contados após a divulgação da lista definitiva.

Obrigado

Ana_Augusto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
University/ Institute: MARe

Re: Concurso 2017

Mensagem por Ana_Augusto »

Olá bom dia,
pelo que disseram os paineis vão reunir apenas em outubro e talvez aí os resultados se tornem definitivos. Só não percebo porque a FCT coloca as pessoas nesta situação, assim os atrasos continuam (não se esperava nada melhor!) mas isto já é um abuso. A ABIC não pode fazer nada? Pedir esclarecimentos ou algo?
Estamos a matricular nas universidades correndo o risco de não ter bolsa, para além de termos as nossas vidas em stand by.

Ana_Augusto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
University/ Institute: MARe

Re: Concurso 2017

Mensagem por Ana_Augusto »

Olá de novo,
confirma-se. Telefonei para a FCT e os resultados definitivos só saem depois das reuniões dos paineis (1ª quinzena de outubro). Assim pelo calendário da FCT só deveremos ter noticias no inicio de novembro.
A única boa noticia é que depois se recebe com retroactivos. É isto, a FCT a ser malandra outra vez.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Ana_Augusto Escreveu:Olá bom dia,
pelo que disseram os paineis vão reunir apenas em outubro e talvez aí os resultados se tornem definitivos. Só não percebo porque a FCT coloca as pessoas nesta situação, assim os atrasos continuam (não se esperava nada melhor!) mas isto já é um abuso. A ABIC não pode fazer nada? Pedir esclarecimentos ou algo?
Estamos a matricular nas universidades correndo o risco de não ter bolsa, para além de termos as nossas vidas em stand by.
Mas tem conhecimento de alguém que tenha, provisoriamente "tido bolsa", e depois tenha sido retirada?

JV_90
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta set 07, 2017 12:59 pm
University/ Institute: Cibio

Re: Concurso 2017

Mensagem por JV_90 »

Aparentemente este procedimento é novo e por isso não sabemos como irão proceder

Leonor Neves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta set 20, 2017 11:04 am
University/ Institute: FPCEUP

Re: Concurso 2017

Mensagem por Leonor Neves »

Bom dia a todos,

Quando falam nos resultados definitivos sairem em Outubro, já estão a pressupor a fase de recurso, certo?
Como funciona o processo de audiência prévia? Ou seja, quem avalia e como/quando são divulgados estes resultados?

Obrigada :)

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Concurso 2017

Mensagem por JayF »

O interessante é que apesar dos resultados serem provisórios, estão a deixar submeter todos os documentos necessários... Se é provisório só deveríamos poder submeter os documentos após sabermos os resultados definitivos...

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

JayF Escreveu:O interessante é que apesar dos resultados serem provisórios, estão a deixar submeter todos os documentos necessários... Se é provisório só deveríamos poder submeter os documentos após sabermos os resultados definitivos...


Concordo consigo JAYF.
Quem teve de se matricular agora, nem sequer sabe se vai poder desenvolver o seu doutoramento, pois não sabe se tem financiamento. No entanto, tem de submeter desde já à FCT uns documentos de aceitação por parte da Universidade onde irá desenvolver o doutoramento, portanto tem de se matricular e pagar tudo o que é necessário.
Quem não tem dinheiro para avançar com isto, como faz?

Relativamente a audiência prévia, ela costumava ser feita pelo mesmo júri que avaliou num primeiro momento, mas como este ano podem desclassificar pessoas, não sei se assim será.
Boa sorte a todos!

htsltiago
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda jul 10, 2017 10:51 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por htsltiago »

Boa noite,

Eu tenho duas dúvidas, que pode ser que alguém me consiga ajudar

1) Eu consegui bolsa de doutoramento no concurso de 2017, gostava de saber se é possível inscrever-nos num curso de pós-graduação, e se isso não interfere com o regime de exclusividade?

2) Eu vou iniciar o doutoramento agora em Outubro, embora ainda não tenha conseguido agregar toda a informação ao processo, nomeadamente por estar a aguardar por uma co-tutela, pelo facto de fazer doutoramento que será conferido por duas instituições? Posso pedir depois para que a bolsa inicie a 1 de Outubro, e receber retroativamente?

Cumprimentos e muito obrigado.

AlunoUMa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 18, 2017 4:20 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Re: Concurso 2017

Mensagem por AlunoUMa »

Caros colegas,

Necessito de um comprovativo de como me candidatei à bolsa de doutoramento da FCT e de como aguardo o resultado da audiência prévia, de modo a prolongar o prazo de matrícula na universidade a que me candidatei. Se não entregar esse comprovativo dentro do prazo fixado irão cancelar a minha candidatura à universidade. Alguém sabe como faço para obter essa declaração? Deve contactar a FCT via email?

Cumprimentos.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Sim, já uma vez pedi e enviaram por correio.
AlunoUMa Escreveu:Caros colegas,

Necessito de um comprovativo de como me candidatei à bolsa de doutoramento da FCT e de como aguardo o resultado da audiência prévia, de modo a prolongar o prazo de matrícula na universidade a que me candidatei. Se não entregar esse comprovativo dentro do prazo fixado irão cancelar a minha candidatura à universidade. Alguém sabe como faço para obter essa declaração? Deve contactar a FCT via email?

Cumprimentos.

AlunoUMa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 18, 2017 4:20 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Re: Concurso 2017

Mensagem por AlunoUMa »

Pidsa Escreveu:Sim, já uma vez pedi e enviaram por correio.
AlunoUMa Escreveu:Caros colegas,

Necessito de um comprovativo de como me candidatei à bolsa de doutoramento da FCT e de como aguardo o resultado da audiência prévia, de modo a prolongar o prazo de matrícula na universidade a que me candidatei. Se não entregar esse comprovativo dentro do prazo fixado irão cancelar a minha candidatura à universidade. Alguém sabe como faço para obter essa declaração? Deve contactar a FCT via email?

Cumprimentos.
Obrigado pela rápida resposta. Sabe se demoram muito a responder ao email? É que o prazo para entrega do comprovativo é muito apertado. Devia ligar para a FCT?

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Algum, mande um e-mail e tente utilizar para mostrar na Universidade que está à espera da resposta da FCT.
Eu no meu caso imprimi os resultados, onde aparece as classificações e "a conceder" e enviei.
AlunoUMa Escreveu:
Pidsa Escreveu:Sim, já uma vez pedi e enviaram por correio.
AlunoUMa Escreveu:Caros colegas,

Necessito de um comprovativo de como me candidatei à bolsa de doutoramento da FCT e de como aguardo o resultado da audiência prévia, de modo a prolongar o prazo de matrícula na universidade a que me candidatei. Se não entregar esse comprovativo dentro do prazo fixado irão cancelar a minha candidatura à universidade. Alguém sabe como faço para obter essa declaração? Deve contactar a FCT via email?

Cumprimentos.
Obrigado pela rápida resposta. Sabe se demoram muito a responder ao email? É que o prazo para entrega do comprovativo é muito apertado. Devia ligar para a FCT?

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

Olá!

Alguém sabe se os resultados definitivos saem na audiência prévia ou se só depois dos recursos?

Não seria "simpático" a FCT colocar isso na sua página?
Ou será que a FCT não sabe ainda como vai fazer? :?

Bom fim de semana!
cmps

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Boa tarde!
Telefonei há cerca de 3 semanas para a FCT e obti a seguinte informação: só contratualizam bolsas depois de os resultados da audiência prévia saírem. Mas não me souberam dizer qual a previsão de saída dos mesmos.
Alguém sabe alguma coisa, por exemplo se o painel já reuniu? Não sei podem conhecer professores com informações privilegiadas :) ...
Tenho lido aqui que mesmo quem teve resposta "a conceder" pode ver essa decisão mudar e não conseguir o financiamento. Apesar de já ter lido alguns regulamentos que de alguma forma o confirmam (ainda que de forma pouco clara), creio que a FCT nesse caso não deveria permitir o envio e lacragem de documentos. Não faz qualquer sentido assumirmos um compromisso com as instituições de acolhimento e faculdades e depois não termos bolsa / financiamento. Acho que nesse caso não deveriam ter disponibilizado já a plataforma para submissão de documentos. Estas questões estão a tirar-me o sono :( . Só consigo seguir com a investigação se tiver o apoio da FCT (aliás, como muitos/as de vós).
O meu plano de trabalhos iniciou a 01/09. E tenho dentro das minhas limitações financeiras (por ainda não ter bolsa) avançado algumas tarefas, mas não está a ser fácil. O meu maior receio é não ter esta situação resolvida até ao início do próximo ano, pois o meu trabalho de campo é para desenvolver em Angola e já me comprometi com a instituição angolana (que me enviou a declaração de aceitação que já submeti). Acham que em janeiro é possível já ter o contrato assinado e os salários regularizados?
Desculpem o longo desabafo!
Boa sorte a todos/as.
Sara

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

in9a Escreveu:Olá!

Alguém sabe se os resultados definitivos saem na audiência prévia ou se só depois dos recursos?

Não seria "simpático" a FCT colocar isso na sua página?
Ou será que a FCT não sabe ainda como vai fazer? :?

Bom fim de semana!
cmps

Olá,

os resultados definitivos devem sair em audiência prévia. Toda a gente que se candidatou ao concurso 2017 vai receber um email da FCT com essas informações - foi o que me disseram da FCT. E só depois começam a ver os documentos e a contratualizar... O problema está no tempo de resposta. :(

Sara

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

Olá!

Tenho um professor que faz parte dos painéis e ele confirmou-me que as reuniões se vão realizar todas agora durante a primeira quinzena de Outubro e que os resultados estão previstos ser divulgados no final deste mês, o mais tardar início de Novembro.
Para quem colocou o início do plano de trabalhos para dia 1/09 existe uma forte possibilidade de começar a receber a bolsa em Dezembro.
Ele também me disse que não era necessário entrar em "pânico" sobre a possibilidade de perder a bolsa, que isso só poderá acontecer se realmente tiverem ocorrido erros graves na avaliação de colegas que não conseguiram a bolsa, ou se a pontuação que separa os últimos colocados dos primeiros que não tiveram bolsa (e que pediram recurso e realmente foi-lhes atribuído mais valores) for muito próxima.

:smt006

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Então vamos relaxar e aguardar!
Obrigada pela partilha.

Responder