O que acontece se houver atraso na renovação da bolsa FCT?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Ângelo Dias
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça ago 29, 2017 11:24 pm
University/ Institute: IMM

O que acontece se houver atraso na renovação da bolsa FCT?

Mensagem por Ângelo Dias »

Boa noite,
Eu sou bolseiro de uma BD da FCT e o meu contrato acabava em Agosto, pelo que deveria ter requerido a sua renovação 60 dias antes desta data. No entanto devido à carga de trabalho durante este período e por causa de um artigo de revisão cujo prazo de entrega era dia 1 de Agosto fui adiando a entrega da documentação, sendo que não tinha conhecimento que poderia estar em causa a cessação da bolsa. Após a entrega do artigo, enviei os documentos no dia 6 de Agosto, sendo que o meu contrato já tinha terminado no dia 31 de Julho. Por este motivo a FCT indeferiu o meu pedido de renovação. Contactei a FCT que me disse que teria de enviar uma carta minha e do orientador a justificar o atraso no envio da documentação. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de uma situação idêntica e se o risco de perda da bolsa é elevado ou eles costuma reconsiderar?

Muito obrigado

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

Ângelo Dias Escreveu:Boa noite,
Eu sou bolseiro de uma BD da FCT e o meu contrato acabava em Agosto, pelo que deveria ter requerido a sua renovação 60 dias antes desta data. No entanto devido à carga de trabalho durante este período e por causa de um artigo de revisão cujo prazo de entrega era dia 1 de Agosto fui adiando a entrega da documentação, sendo que não tinha conhecimento que poderia estar em causa a cessação da bolsa. Após a entrega do artigo, enviei os documentos no dia 6 de Agosto, sendo que o meu contrato já tinha terminado no dia 31 de Julho. Por este motivo a FCT indeferiu o meu pedido de renovação. Contactei a FCT que me disse que teria de enviar uma carta minha e do orientador a justificar o atraso no envio da documentação. Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de uma situação idêntica e se o risco de perda da bolsa é elevado ou eles costuma reconsiderar?

Muito obrigado
O meu caso é em tudo semelhante e conheço um outro caso. Pelos vistos trata-se de um novo procedimento por parte da FCT. Estou a aguardar a resolução do caso. Queira por favor manter-nos actualizados. Da minha parte comunicarei assim que houver desenvolvimentos. Cumprimentos.

ciro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça set 05, 2017 11:10 am
University/ Institute: FCUL - Instituto de Astronomia

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por ciro »

Bom dia,
estou na mesma vossa situacao: atraso e indeferimento.
Hoje vou falar com o meu chefe, e depois com a FCT,
e tambem com outro bolseiros aqui no Observatorio.

Desde que tenho novidades vou dizer alguma coisa.
Boa sorte a todos e esperamos no bem.
Ciro.

victoferrero
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça set 05, 2017 2:44 pm
University/ Institute: CFE, Universidade de Coimbra

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por victoferrero »

Ola, eu tambem tinha de ter renovada a bolsa a 60 dias. O meu contrato començo o 1 de setembro e estou na mesma situaçao que voces, tem preparado o escrito, alguma novedade ao respeto?
Muito obrigada

claudiacar
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça set 05, 2017 3:10 pm
University/ Institute: Lisboa, IST

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por claudiacar »

aqui estão mais 2 estudantes com o mesmo problema no IST. Seguimos a discussão e vamos atualizá-la se houver notícias.
Claudia

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por brunoalmeida »

A informação que tive hoje de uma pessoa que trabalha na FCT é a de que já há casos em que efectivamente não houve renovação, tendo findado o período de audiência prévia (período em que me encontro). A informação é que a nova direcção quer fazer cumprir os regulamentos e não irá ceder. Temo que as justificações apresentadas para o atraso não estejam a ser tidas em consideração.

victoferrero
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: terça set 05, 2017 2:44 pm
University/ Institute: CFE, Universidade de Coimbra

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por victoferrero »

Pronto, si esto e assim, Bruno, pode a ABIC tentar ajudar?
alguem tem noticias de outros casos previos nos que consigueram a renovação?

joaoguerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta set 06, 2017 11:10 am
University/ Institute: IST/INESC-ID

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por joaoguerreiro »

Estou também na mesma situação de possível indeferimento por ter excedido o prazo. Quando tiver alguma informação adicional colocarei aqui.
Última edição por joaoguerreiro em quarta set 06, 2017 1:29 pm, editado 1 vez no total.

Nuno Leite
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta set 06, 2017 11:03 am
University/ Institute: CIIMAR / Universidade do Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Nuno Leite »

Bom dia a todos,

Estou na mesma situação que os colegas acima descreveram. A FCT não me quer renovar a bolsa de doutoramento.
Fiz o meu pedido de renovação de bolsa fora do prazo sendo que justifiquei bem o atraso com todos os pareceres dos orientadores e instituição de acolhimento, sempre realçando que em momento algum o meu plano de trabalhos esteve parado.
Honestamente não sei o que fazer.

Já alguém tem alguma novidade sobre este assunto?

Cumprimentos,
Nuno

alboal
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta set 06, 2017 1:13 pm
University/ Institute: Institute of Astrophysics and Space Sciences

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por alboal »

Boa tarde Nuno,

Estou numa situação semelhante à tua.
Quando disseste que submeteste os documentos para a renovação já fora do prazo, queres dizer que submeteste os documentos após o teu contrato expirar ou submeteste os documentos num prazo inferior ao requerido pela FCT (60 dias antes de o contrato terminar)?

Cumprimentos,
Alberto

Nuno Leite
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta set 06, 2017 11:03 am
University/ Institute: CIIMAR / Universidade do Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Nuno Leite »

alboal Escreveu:Boa tarde Nuno,

Estou numa situação semelhante à tua.
Quando disseste que submeteste os documentos para a renovação já fora do prazo, queres dizer que submeteste os documentos após o teu contrato expirar ou submeteste os documentos num prazo inferior ao requerido pela FCT (60 dias antes de o contrato terminar)?

Cumprimentos,
Alberto
Olá Alberto,

Submeti após o contrato expirar. Sei que estou em incumprimento perante os prazos estabelecidos pela FCT mas acho muito pouco razoável a posição deles sobretudo quando os atrasos por parte deles são recorrentes e a comunicação com os alunos bolseiros é praticamente inexistente.

arcosta
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta set 08, 2017 12:07 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por arcosta »

Boa noite!

Todos os casos que referiram devem-se a situações em que entregaram a documentação depois do contrato expirar ou há quem tenha entregue num período inferior aos 60 dias? Com quanto tempo de atraso entregaram a documentação?

Obrigada

ciro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça set 05, 2017 11:10 am
University/ Institute: FCUL - Instituto de Astronomia

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por ciro »

arcosta Escreveu:Boa noite!

Todos os casos que referiram devem-se a situações em que entregaram a documentação depois do contrato expirar ou há quem tenha entregue num período inferior aos 60 dias? Com quanto tempo de atraso entregaram a documentação?

Obrigada

Ola,
no meu caso eu tive um atraso de 14 dias apos do fim do contrato.
No 2015 fiz exatamente a mesma coisa e ninguem se queixou.
O ABIC enviou um mail a dizer que de toda maneira a FCT nao vai anular bolsa sem audiencia previa, onde nos podemos justificar o atraso.
O problema é na minha opiniao que ninguem sabe do que tipo de justificacao tem mais impacto.
A verdade é que entregamos alem do prazo porque ninguem nunca chateou nos, e tambem a FCT muitas vezes nao respeita o prazo nas comunicacoes....mas isso é um outro discurso.
Ciao.

saraR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quarta nov 04, 2015 4:22 pm
University/ Institute: U.Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por saraR »

Olá Colegas,
No meu caso, o contrato termina a 31 de Outubro, e vou agora enviar os documentos, acham que vou ter o mesmo problema?
Isto porque não consegui perceber bem se todos os que estão a ter estes problemas na renovação enviaram após a data de término do contrato, ou se mandaram nos dois meses antes da data...

Obrigada pelo vosso esclarecimento!
Se tiver novidades, actualizo aqui :)

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por el_Bosco »

saraR Escreveu:No meu caso, o contrato termina a 31 de Outubro, e vou agora enviar os documentos, acham que vou ter o mesmo problema?
Está a ter problemas quem não submeteu o pedido antes dos 60 dias.

Não obstante a FCT ser a ultima instituição com legitimidade para exigir qualquer cumprimento de prazos, acho um pouco ridículo bolseiros tratarem da renovação consistentemente fora do prazo. Enquanto bolseiros já estamos numa situação absurdamente precária. Facilitar é estar a brincar com o fogo.

saraR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quarta nov 04, 2015 4:22 pm
University/ Institute: U.Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por saraR »

el_Bosco Escreveu:
saraR Escreveu:No meu caso, o contrato termina a 31 de Outubro, e vou agora enviar os documentos, acham que vou ter o mesmo problema?
Está a ter problemas quem não submeteu o pedido antes dos 60 dias.

Não obstante a FCT ser a ultima instituição com legitimidade para exigir qualquer cumprimento de prazos, acho um pouco ridículo bolseiros tratarem da renovação consistentemente fora do prazo. Enquanto bolseiros já estamos numa situação absurdamente precária. Facilitar é estar a brincar com o fogo.
Até agora todos os casos que conheço com bolsa não renovada enviaram os documentos após a data de término de contrato. Enviei hoje os documentos para renovação da minha bolsa, se a decisão for "não-renovação" de certeza que irei receber um e-mail muito em breve, e aviso aqui. Mas aconselho todos os colegas a fazerem o mesmo!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por el_Bosco »

Eu enviei a documentação necessária no inicio de junho e responderam-me afirmativamente passado 2 horas (!!!). Deve ter sido a renovação mais rápida de sempre. :D O ano de bolsa acabava a 31 de Agosto.

saraR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quarta nov 04, 2015 4:22 pm
University/ Institute: U.Porto

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por saraR »

Portanto, enviei os documentos ontem, e como não recebi aviso de recepção, liguei para lá agora a perguntar se tinham recebido tudo direito, e atendeu-me uma senhora muito simpática que, para além de confirmar a correcta recepção dos documentos, ainda me esclareceu algumas dúvidas:

- Os casos de bolsas não-renovadas correspondem a pessoas que enviaram os documentos após o término do contrato de bolsa;
- Os documentos necessários podem ser enviados até ao último dia de contrato, tendo em atenção o facto que, quanto mais tarde enviarem os documentos, mais tarde estes serão processados, e isto poderá resultar num atraso no pagamento dos primeiros meses do novo contrato;
- O aviso de renovação de contrato seguirá por carta, mas em alguns casos, se os técnicos tiverem tempo, também enviarão um e-mail.

Em momento algum foram referidos os 60 dias, se são obrigatórios ou não, mas com estas informações depreendo que sejam preferenciais, e constituam um prazo para os documentos serem atempadamente processados; por isso, pelo sim pelo não, logo que tenham toda a documentação enviem-na!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por el_Bosco »

Obrigatórios não devem efectivamente ser pois penso até que a expressão em causa do regulamento é "preferencialmente" antes dos 60 dias do fim do ano de bolsa.

Maria Ana Barata
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta set 21, 2017 6:10 pm
University/ Institute: European University Institute

Re: Atraso na renovação da bolsa FCT

Mensagem por Maria Ana Barata »

Boa tarde a todos,

O meu caso é semelhante a alguns dos que li aqui no forum.
Sou bolseira de Doutoramento da FCT desde setembro de 2016 e este foi o primeiro ano em que tive que tratar da renovação da bolsa.
Enviei o primeiro email (com parte dos documentos) a 21 de julho e o segundo email (com o parecer do orientador) a 5 de setembro.
Recebi no dia 19 um email da FCT com a comunicação do indeferimento do pedido de renovação.
Gostaria de perguntar, a quem já se pronunciou dentro dos 10 dias, se a resposta que apresentaram foi acompanhada de alguma carta justificativa do atraso (da instituição ou do orientador).

Agradeço a ajuda de todos e manter-vos-ei atualizados quanto à minha situação.

Obrigada
Maria

Responder