Concurso 2017

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesatalmeida »

Caro/a in9a,

de facto, a informação presente nesse e-mail parece ser uma inovação da actual Direcção. Até agora, supunha-se que eventuais erros administrativos decorrentes das avaliações das candidaturas por parte da FCT seriam assumidos pela mesma, responsabilizando-se esta por eventuais novas bolsas a conceder (ou seja, a linha de corte não seria mudada como resultado dos resultados da audiência prévia).

Mas agora parece haver informação no sentido em que essa linha de corte estará em causa.

A questão agrava-se ainda pelo facto de entre a saída dos resultados do concurso e a saída dos resultados da audiência prévia poderem ir ainda 3 meses (em período fora de férias - neste momento, mete-se ainda a questão de Agosto, pelo que os resultados da Audiência Prévia poderão atrasar):

Imagem

É inadmissível que a FCT coloque as coisas nestes termos, pois os candidatos não poderão ser responsabilizados por erros administrativos (que é o que está em causa na audiência prévia) dos painéis de avaliação, colocando as suas vidas e decisões de inscrição/matrícula em suspenso por erros alheios.

Cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

Olá!

Desde já agradeço a resposta :)

Portanto cumpriu-se o regulamento que indicava 90 dias úteis para a saída dos resultados, mas acrescenta-se um maior grau de incerteza para os que obtiveram " a conceder". Pois qualquer um pode ser desclassificado...
:shock: Portanto antecipam resultados virtualmente, mas na realidade ninguém sabe se o seu projeto é financiado. :shock: :shock:
Mas deixam que os "a conceder" submetam os documentos para posterior envio do contrato? Isto faz algum sentido? É que eu não vejo nenhum...

Existe algum país na Europa que funcione deste modo? Será que eles não conseguem fazer um cronograma com datas específicas como aquele que exigem aos candidatos que lhes permita gerir um pouco melhor os tempos do processo?
Realmente nota-se uma falta de respeito em relação aos bolseiros cujas vidas estão suspensas e os projetos adiados... Será que em tempos de eleições nenhum grupo parlamentar se sensibiliza com a causa?

Ouvi com muita atenção o áudio da reunião da comissão parlamentar. Assinei também o abaixo assinado que submeteram ao parlamento. Apenas tenho a dizer que a ABIC esteve muito bem. Força!


cmps

"PELO AUMENTO DAS BOLSAS QUE NÃO SÃO AUMENTADAS DESDE 2002!"

tania_nascimento
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 14, 2017 12:48 pm
University/ Institute: Oxford

Re: Concurso 2017

Mensagem por tania_nascimento »

Caros colegas,

Encontro -me numa situação muito complicada em relação a bolsa de doutoramento e gostaria de saber a vossa opinião:


1) Em Marco 2017 recebi uma 'offer letter' de uma instituição de acolhimento estrangeira, com vista a iniciar o meu doutoramento em Outubro 2017.

2) A Instituição em questão solicitou uma declaração financeira, que deveria ser entregue ate ao dia 30 de Junho.

3) Sabendo que os resultados da FCT não seriam divulgados (pelo menos) ate ao final do mês de Julho, solicitei junto da instituição em questão que o prazo em apreço fosse extendido por 30 dias.

4) O pedido em questão foi aceite e os 'resultados' foram divulgados antes do final de julho

5) Acontece que, e face a situação precária em que todos nos encontramos em sede de Audiência de Interessados, eu continuo sem poder entregar a declaração financeira e vou, esta semana, perder o lugar que me foi concedido em Marco este ano.

6) A minha única hipotese seria iniciar o plano de trabalhos em 2018 mas a instituição em causa não me deixara iniciar os mesmos antes do inicio do novo ano lectivo (Outubro 2018) o que não ira certamente abranger a bolsa da FCT a qual me candidatei este ano.


Esta situação é completamente inadmissível, pelo que tenciono enviar uma reclamação por escrito quando forem divulgados os resultados 'finais'.

O que é que os colegas acham?


Com os melhores cumprimentos,
Tania Nascimento

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

tania_nascimento Escreveu:Caros colegas,

Encontro -me numa situação muito complicada em relação a bolsa de doutoramento e gostaria de saber a vossa opinião:


1) Em Marco 2017 recebi uma 'offer letter' de uma instituição de acolhimento estrangeira, com vista a iniciar o meu doutoramento em Outubro 2017.

2) A Instituição em questão solicitou uma declaração financeira, que deveria ser entregue ate ao dia 30 de Junho.

3) Sabendo que os resultados da FCT não seriam divulgados (pelo menos) ate ao final do mês de Julho, solicitei junto da instituição em questão que o prazo em apreço fosse extendido por 30 dias.

4) O pedido em questão foi aceite e os 'resultados' foram divulgados antes do final de julho

5) Acontece que, e face a situação precária em que todos nos encontramos em sede de Audiência de Interessados, eu continuo sem poder entregar a declaração financeira e vou, esta semana, perder o lugar que me foi concedido em Marco este ano.

6) A minha única hipotese seria iniciar o plano de trabalhos em 2018 mas a instituição em causa não me deixara iniciar os mesmos antes do inicio do novo ano lectivo (Outubro 2018) o que não ira certamente abranger a bolsa da FCT a qual me candidatei este ano.


Esta situação é completamente inadmissível, pelo que tenciono enviar uma reclamação por escrito quando forem divulgados os resultados 'finais'.

O que é que os colegas acham?


Com os melhores cumprimentos,
Cara Colega,

Não sei se vai valer de alguma coisa, mas quem sabe se enviar uma carta registada com aviso de recepção (assim que possível) para o presidente da FCT possa ajudar a que o processo seja pelo menos mais célere. Ficando assim a direção ciente de que as modificações introduzidas este ano poderão não ser a melhor opção.

É que nenhum dos supostos financiados sabe quando irão sair os resultados definitivos. Nem sequer se sabe se estes virão depois das audiências prévias ou depois de todos os recursos serem analisados. Ou alguém sabe?

Cmps

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

in9a Escreveu:Olá!

Desde já agradeço a resposta :)

Portanto cumpriu-se o regulamento que indicava 90 dias úteis para a saída dos resultados, mas acrescenta-se um maior grau de incerteza para os que obtiveram " a conceder". Pois qualquer um pode ser desclassificado...
:shock: Portanto antecipam resultados virtualmente, mas na realidade ninguém sabe se o seu projeto é financiado. :shock: :shock:
Mas deixam que os "a conceder" submetam os documentos para posterior envio do contrato? Isto faz algum sentido? É que eu não vejo nenhum...

Existe algum país na Europa que funcione deste modo? Será que eles não conseguem fazer um cronograma com datas específicas como aquele que exigem aos candidatos que lhes permita gerir um pouco melhor os tempos do processo?
Realmente nota-se uma falta de respeito em relação aos bolseiros cujas vidas estão suspensas e os projetos adiados... Será que em tempos de eleições nenhum grupo parlamentar se sensibiliza com a causa?

Ouvi com muita atenção o áudio da reunião da comissão parlamentar. Assinei também o abaixo assinado que submeteram ao parlamento. Apenas tenho a dizer que a ABIC esteve muito bem. Força!


cmps

"PELO AUMENTO DAS BOLSAS QUE NÃO SÃO AUMENTADAS DESDE 2002!"
Olá a todos.

Isto é realmente muito estranho.
Agora que enviei os documentos para a FCT, visto que o meu projeto foi um dos "a conceder", o que devo esperar da parte da FCT? Um e-mail, o contrato, ou a saída dos resultados definitivos? E para quando essa saída? Bom, a minha data de início da bolsa é março, mas estas imprecisões são estranhas, no mínimo.

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesatalmeida »

Cara Tânia,

a ABIC considera isto também inadmissível. os colegas não podem ser responsabilizados por questões relacionadas com erros administrativos da FCT, e não podem ficar à espera que lhes seja apenas dada palavra final ao fim de uns meses.

a colega pode e deve reclamar junto da FCT, expondo o seu caso. quantos mais formos, mais forte será a mensagem.

cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

Ana_Augusto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 25
Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
University/ Institute: MARe

Re: Concurso 2017

Mensagem por Ana_Augusto »

Olá Tania,
Não sei se ainda vou a tempo de ajudar mas espero que sim.
Para a minha matrícula numa universidade fora d eProtugal terei de entregar uma declaração por parte da FCT a confirmar o meu financiamento para que a matrícula seja aceite. Falei com a FCT e um senhor simpático explicou que há um requerimento que a FCT pode passar aos candidatos que tiveram bolsa financiada (condicional). Talvez este documento possa ajudar a não perderes a tua oportunidade.

Espero ter ajudado. Cumprimentos
Ana
tania_nascimento Escreveu:Caros colegas,

Encontro -me numa situação muito complicada em relação a bolsa de doutoramento e gostaria de saber a vossa opinião:


1) Em Marco 2017 recebi uma 'offer letter' de uma instituição de acolhimento estrangeira, com vista a iniciar o meu doutoramento em Outubro 2017.

2) A Instituição em questão solicitou uma declaração financeira, que deveria ser entregue ate ao dia 30 de Junho.

3) Sabendo que os resultados da FCT não seriam divulgados (pelo menos) ate ao final do mês de Julho, solicitei junto da instituição em questão que o prazo em apreço fosse extendido por 30 dias.

4) O pedido em questão foi aceite e os 'resultados' foram divulgados antes do final de julho

5) Acontece que, e face a situação precária em que todos nos encontramos em sede de Audiência de Interessados, eu continuo sem poder entregar a declaração financeira e vou, esta semana, perder o lugar que me foi concedido em Marco este ano.

6) A minha única hipotese seria iniciar o plano de trabalhos em 2018 mas a instituição em causa não me deixara iniciar os mesmos antes do inicio do novo ano lectivo (Outubro 2018) o que não ira certamente abranger a bolsa da FCT a qual me candidatei este ano.


Esta situação é completamente inadmissível, pelo que tenciono enviar uma reclamação por escrito quando forem divulgados os resultados 'finais'.

O que é que os colegas acham?


Com os melhores cumprimentos,

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por in9a »

Olá!

Alguém sabe quando saem os resultados definitivos? Depois da audiência prévia ou depois dos recursos? :shock:

Porque é que a FCT deixa desde já submeter os documentos, se os resultados são provisórios?
Porque é que a data de submissão máxima de documentos é de 6 meses depois da saída dos resultados provisórios? A data não deveria ser a dos resultados definitivos?

O que acham?

Cmps

annacfonseca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: domingo mar 05, 2017 12:56 pm
University/ Institute: UPorto

Re: Concurso 2017

Mensagem por annacfonseca »

Bom dia.
Fui aceite para BD 2017, e fiz o upload dos documentos solicitados na plataforma FCT SIG.
Já alguém recebeu resposta depois de ter os documentos incluídos na plataforma?
Quando é previsível termos resposta com o contrato e realmente começarmos a ser financiados?
Fica um pouco difícil qualquer pessoa se planear no meio desta incerteza.
Por um lado , obrigam a exclusividade, por outro não dão condições mínimas para alguém viver exclusivamente de produzir Ciência. Lamentável.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Olá,

Tenho um documento pendente para proceder à lacragem, por causa das férias...
Alguém tem ideia de quanto tempo levam a pagar, depois de estar tudo ok, por parte dos bolseiros?

Obrigada a que responder.
PA

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

annacfonseca Escreveu:Bom dia.
Fui aceite para BD 2017, e fiz o upload dos documentos solicitados na plataforma FCT SIG.
Já alguém recebeu resposta depois de ter os documentos incluídos na plataforma?
Quando é previsível termos resposta com o contrato e realmente começarmos a ser financiados?
Fica um pouco difícil qualquer pessoa se planear no meio desta incerteza.
Por um lado , obrigam a exclusividade, por outro não dão condições mínimas para alguém viver exclusivamente de produzir Ciência. Lamentável.
Também já coloquei essas mesmas questões aqui no fórum, mas acho que ninguém sabe ao certo quais são os procedimentos pós resultados provisórios. Continuo à espera de algum sinal da Fct. Submeti os documentos na primeira semana de Agosto. Creio, no entanto, que devemos aguardar pelo email que anuncia os resultados definitivos e, posteriormente, o contrato, caso não falte nenhum documento, claro.

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

Pidsa Escreveu:Olá,

Tenho um documento pendente para proceder à lacragem, por causa das férias...
Alguém tem ideia de quanto tempo levam a pagar, depois de estar tudo ok, por parte dos bolseiros?

Obrigada a que responder.
PA
Ainda temos de aguardar pelos resultados definitivos e, posteriormente, ainda terás de assinar o contrato, caso não falte nenhum documento. Qual é a tua data de início da bolsa?

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Concurso 2017

Mensagem por JayF »

Penso que em média levam cerca de 5 meses após a data de início da bolsa para os bolseiros começarem a receber os pagamentos.

Por exemplo, quem iniciar bolsa a 1 de outubro 2017 deverá receber o financiamento a partir de março 2018.

É o que temos.

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

JayF Escreveu:Penso que em média levam cerca de 5 meses após a data de início da bolsa para os bolseiros começarem a receber os pagamentos.

Por exemplo, quem iniciar bolsa a 1 de outubro 2017 deverá receber o financiamento a partir de março 2018.

É o que temos.
Olá!
Creio que não é bem assim. O que acho é que quem colocou a data de início da bolsa em setembro ou outubro pode contar com atrasos nos pagamentos. Quem vai iniciar mais tarde não terá o mesmo problema. Conheço algumas pessoas que receberam a bolsa logo no primeiro mês.
Vamos ver o que acontece.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

sandracsousa Escreveu:
Pidsa Escreveu:Olá,

Tenho um documento pendente para proceder à lacragem, por causa das férias...
Alguém tem ideia de quanto tempo levam a pagar, depois de estar tudo ok, por parte dos bolseiros?

Obrigada a que responder.
PA
Ainda temos de aguardar pelos resultados definitivos e, posteriormente, ainda terás de assinar o contrato, caso não falte nenhum documento. Qual é a tua data de início da bolsa?
1 de setembro...

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

sandracsousa Escreveu:
annacfonseca Escreveu:Bom dia.
Fui aceite para BD 2017, e fiz o upload dos documentos solicitados na plataforma FCT SIG.
Já alguém recebeu resposta depois de ter os documentos incluídos na plataforma?
Quando é previsível termos resposta com o contrato e realmente começarmos a ser financiados?
Fica um pouco difícil qualquer pessoa se planear no meio desta incerteza.
Por um lado , obrigam a exclusividade, por outro não dão condições mínimas para alguém viver exclusivamente de produzir Ciência. Lamentável.
Também já coloquei essas mesmas questões aqui no fórum, mas acho que ninguém sabe ao certo quais são os procedimentos pós resultados provisórios. Continuo à espera de algum sinal da Fct. Submeti os documentos na primeira semana de Agosto. Creio, no entanto, que devemos aguardar pelo email que anuncia os resultados definitivos e, posteriormente, o contrato, caso não falte nenhum documento, claro.
Ana,
quando tiveres notícias diz.
Obrigada

AlunoUMa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 18, 2017 4:20 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Re: Concurso 2017

Mensagem por AlunoUMa »

Caros colegas,

Alguém tem informações sobre os resultados da audiência prévia do concurso de 2017? Mais precisamente: Existe alguém que conheça algum Professor que faça parte dos painéis de avaliação e saiba se as reclamações já estão a ser analisadas? Existem novas informações sobre a data de saída dos resultados?


Cumprimentos.

sandracsousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: terça jul 04, 2017 6:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso 2017

Mensagem por sandracsousa »

AlunoUMa Escreveu:Caros colegas,

Alguém tem informações sobre os resultados da audiência prévia do concurso de 2017? Mais precisamente: Existe alguém que conheça algum Professor que faça parte dos painéis de avaliação e saiba se as reclamações já estão a ser analisadas? Existem novas informações sobre a data de saída dos resultados?


Cumprimentos.
Olá,
Infelizmente não. Nenhuma novidade. Acho que chegou a altura de chatear a FCT com telefonemas...

Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

Liguei à pouco para a FCT.

Uma senhora muito simpática disse para "não contar com nada antes do final de Outubro e mesmo depois disso pode demorar dois ou três meses".
Para além disso, deu a entender que ainda não reuniram para avaliar as reclamações.

Disse também que ainda estão a trabalhar na documentação de 2016.
:|

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Concurso 2017

Mensagem por JayF »

Posso apostar que só vão começar a tratar das coisas do concurso de 2017 em finais de janeiro de 2018.

Responder