[BD 2016] Contratos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Boa tarde,
Pelo que percebi, a Faculdade deverá passar uma declaração confirmando a data em que se inicia (ou se vai iniciar) o Plano de Trabalhos submetido para efeitos de atribuição da Bolsa. Isto, parece-me, independentemente da data em que se iniciará o pagamento da bolsa. Mas claro que a data de início da bolsa deverá ser sempre posterior, ou pelo menos simultânea, à data de início do plano de trabalhos. Boa sorte!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

JoãoCampos Escreveu:Boa tarde a todos,

esta nova declaração sobre o início da data de trabalhos deverá ter a data de início da bolsa ou do ano lectivo do programa doutoral?

no meu caso, estou inscrito no programa doutoral do ano lectivo da data 2016/17, que teve inicio em setembro de 2016. No entanto, a data proposta para o início do contrato é fevereiro de 2017, data a partir da qual tive condições de exclusividade para iniciar a bolsa. Assim, questiono qual é a data que a declaração deve constar, data de início do programa doutoral ou data de início da bolsa.

Obrigado.

Pelo que estou a perceber, e encontro-me no mesmo caso, embora a minha tenha início em março de 2017, temos de entregar as duas declarações. A de inscrição no plano doutoral, que foi solicitada na submissão dos documentos que estão ainda a ser validados, e agora esta, comprovativo da faculdade (e orientador) de que os teus trabalhos foram iniciados em fevereiro. Isto não quer dizer que peçam a toda a gente, mas vou partir do princípio que vão pedir a todos... Ou seja, também me encontro na mesma situação, de regime de exclusividade apenas garantido a partir de março, daí ter solicitado o início de trabalho para essa altura.

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Julgo que a informação que a FCT pede é a data em que o Plano de Trabalhos se iniciou (ou se vai iniciar) e não só a confirmação da inscrição no programa de Doutoramento. Relativamente ao orientador, a mim pediram-me que o orientador confirmasse não só que assume a responsabilidade pela orientação científica do plano de trabalhos mas que indicasse a data a partir da qual essa orientação é assumida. Não sei se exigirão a toda a gente, em particular àqueles cujo plano de trabalhos ainda se vai iniciar, ou que se iniciou há muito pouco tempo...é uma questão de aguardarem. Boa sorte!

JoãoCampos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça mai 02, 2017 3:52 pm
University/ Institute: FFUP

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por JoãoCampos »

obrigado pelas respostas. Também entendo que seja uma declaração com data de início do plano de trabalhos concretamente, que deverá ser a mesma do início da bolsa, sem nada ter haver com o programa doutoral.

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

Bem, na minha faculdade já me disseram que não passam esse tipo de certificado... e que tal só poderia ser passado pelo centro de investigação ao qual estamos afiliados. Será isso?

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Bom dia!
No pedido adicional de documentos que a FCT me fez é referido o seguinte:

"- Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte das instituições onde decorrerão as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho onde conste, de forma clara e inequívoca, a data a partir da qual o plano de trabalhos decorre na instituição de acolhimento em Portugal;"

Não sei se pedirão a todos pois a FCT não é muito previsível! Boa sorte!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

mariana7 Escreveu:Bom dia!
No pedido adicional de documentos que a FCT me fez é referido o seguinte:

"- Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte das instituições onde decorrerão as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho onde conste, de forma clara e inequívoca, a data a partir da qual o plano de trabalhos decorre na instituição de acolhimento em Portugal;"

Não sei se pedirão a todos pois a FCT não é muito previsível! Boa sorte!

Obrigada e bom dia!
Segundo me parece, não és a única a quem foi pedido esse documento adicional. De qualquer das maneiras, quando dizem "instituição de acolhimento em Portugal", o que significa isso? É por ser uma bolsa mista?

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Pois, calculo que peçam portanto mais vale estares preparada para o processo não se atrasar (ainda) mais. Sim, é bolsa mista. Boa sorte!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

mariana7 Escreveu:Pois, calculo que peçam portanto mais vale estares preparada para o processo não se atrasar (ainda) mais. Sim, é bolsa mista. Boa sorte!

Obrigada! Mas agora já acho que deve ser pelo facto de ser uma bolsa mista! Daí pedirem esses pormenores... Enfim, de certeza que vão complicar mais um bocado, eu queria ver se estava preparada, mas não tenho "pistas" suficientes! Resta me esperar... embora já não tenha mais paciência! Boa sorte para ti também!

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por RitaLH »

Olá a todos,

Obrigada por partilharem as vossas experiências. No meu caso, ainda não recebi qualquer comunicação por parte da FCT. Lacrei a 1 de março, e a data prevista para início é só em setembro. Também já enviei um e-mail para saber quando posso esperar respostas e nada.

Quanto aos "vistos" de que falam, eles aparecem onde? Eu não encontrei nada.

Obrigada

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

RitaLH Escreveu:Olá a todos,

Obrigada por partilharem as vossas experiências. No meu caso, ainda não recebi qualquer comunicação por parte da FCT. Lacrei a 1 de março, e a data prevista para início é só em setembro. Também já enviei um e-mail para saber quando posso esperar respostas e nada.

Quanto aos "vistos" de que falam, eles aparecem onde? Eu não encontrei nada.

Obrigada
Olá!
Os vistos é depois da validação dos documentos. Segundo me parece estão a tratar, agora, dos contratos de quem pediu o início de trabalhos para janeiro de 2017. Eu só pedi para março e ainda não tenho os vistos, daí que para setembro, acho que vais ter de esperar ainda mais um bocado... ;)

RitaLH
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 06, 2015 8:49 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por RitaLH »

Marianela Escreveu:
RitaLH Escreveu:Olá a todos,

Obrigada por partilharem as vossas experiências. No meu caso, ainda não recebi qualquer comunicação por parte da FCT. Lacrei a 1 de março, e a data prevista para início é só em setembro. Também já enviei um e-mail para saber quando posso esperar respostas e nada.

Quanto aos "vistos" de que falam, eles aparecem onde? Eu não encontrei nada.

Obrigada
Olá!
Os vistos é depois da validação dos documentos. Segundo me parece estão a tratar, agora, dos contratos de quem pediu o início de trabalhos para janeiro de 2017. Eu só pedi para março e ainda não tenho os vistos, daí que para setembro, acho que vais ter de esperar ainda mais um bocado... ;)
Obrigada! Parece que os 90 dias não vão ser cumpridos nem de perto nem de longe. :x

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Julgo que este pedido não se deve a ser bolsa mista pois é uma exigência relativa à Faculdade que confere o grau, em Portugal. Falei para a FCT e dizem-me que é sempre necessário a Faculdade indicar o início do plano de trabalhos e não só se estamos inscritos e quando iniciámos o programa de doutoramento (o que poderá não coincidir com o início do plano de trabalhos). Concordo, é preciso ter muita paciência e perseverança!
Consegue-se ver uns "certos" verdes quando se entra no link "submissão de dados adicionais...", e depois onde diz "lista".
Boa sorte a todos!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

mariana7 Escreveu:Julgo que este pedido não se deve a ser bolsa mista pois é uma exigência relativa à Faculdade que confere o grau, em Portugal. Falei para a FCT e dizem-me que é sempre necessário a Faculdade indicar o início do plano de trabalhos e não só se estamos inscritos e quando iniciámos o programa de doutoramento (o que poderá não coincidir com o início do plano de trabalhos). Concordo, é preciso ter muita paciência e perseverança!
Consegue-se ver uns "certos" verdes quando se entra no link "submissão de dados adicionais...", e depois onde diz "lista".
Boa sorte a todos!

Bem, a minha faculdade (serviços académicos) diz que não é possível certificarem o início de trabalhos, apenas informações relativas à inscrição no programa de doutoramento! E tem lógica! Dizem-me, no entanto, que tal deverá ser relativo à instituição de acolhimento, ou seja, o centro de investigação.
:? A tua faculdade emitiu o certificado que pediram?

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Sim, a minha Faculdade passou-me uma declaração confirmando a data em que iniciei o plano de trabalhos.
Julgo que terás que explicar à Faculdade que a FCT pretende que indiquem o momento em que o plano de trabalhos/projecto de tese de doutoramento foi aprovado pela Faculdade.
Mas lá está, podem até não te pedir nada e concluir que o documento que entregaste é suficiente. Caso te peçam, o melhor é levares-lhes o e-mail da FCT como eu fiz.
Boa sorte!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

Obrigada pelo esclarecimento. ;)
Já agora, agradeço a partilha de mais experiências!

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Bom dia!
Estão com acesso à vossa página no site da FCT?
Desde 6F que quando tento entrar no Resultado do Concurso de 2016 aparece-me a mensagem que a página está em manutenção.
Obrigada.

aquaporina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 20, 2017 8:09 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por aquaporina »

mariana7 Escreveu:Bom dia!
Estão com acesso à vossa página no site da FCT?
Desde 6F que quando tento entrar no Resultado do Concurso de 2016 aparece-me a mensagem que a página está em manutenção.
Obrigada.
Olá, a mim também, acho que é normal e terá que ver com a publicação dos resultados da audiência prévia.

ruivr
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: terça mar 14, 2017 2:04 pm
University/ Institute: icbas

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por ruivr »

Ora bem, e no meio disto tudo, além dos pedidos de nova papelada. já houve alguém que tenha efetivamente recebido o contrato em casa?

Fazendo conas superfíciais, e vendo a velocidade a que as coisas avançam, nem em Julho, volvido um ano desde que terminou a candidatura, os pagamentos começarão a ser feitos...

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Bom dia!
Sim, julgo que já houve quem recebesse o Contrato pelo que li neste fórum. No meu caso, ainda estão a pedir documentos adicionais.

Responder