[BD 2016] Contratos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
BrunoL
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta fev 10, 2017 11:06 am
University/ Institute: FEUP / INESC TEC

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por BrunoL »

Até ao momento ninguém da FCT se deu ao trabalho de responder ao meu email. Como já foi aqui dito esta ordem para análise dos documentos não faz muito sentido porque existe um prazo de 90 dias úteis para análise da documentação que não tem qualquer ligação com a data de inicio da bolsa. Eles a continuarem assim não vão conseguir cumprir este prazo de 90 dias em muitos dos casos.

henriquesfernandes
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 41
Registado: quinta jan 21, 2016 8:52 pm
University/ Institute: REQUIMTE - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Contacto:

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por henriquesfernandes »

BrunoL Escreveu:Até ao momento ninguém da FCT se deu ao trabalho de responder ao meu email. Como já foi aqui dito esta ordem para análise dos documentos não faz muito sentido porque existe um prazo de 90 dias úteis para análise da documentação que não tem qualquer ligação com a data de inicio da bolsa. Eles a continuarem assim não vão conseguir cumprir este prazo de 90 dias em muitos dos casos.
Pelo que parece, todos os prazos estipulados são indicativos. Basta ver o que aconteceu com a divulgação dos resultados deste concurso... Era suporto terem sido divulgados em novembro de 2016 e não em janeiro de 2017.

Não sei se há alguma coisa que possamos fazer para além de esperar...

catcastro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: terça nov 08, 2011 11:42 am
University/ Institute: FCSH Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por catcastro »

Caros colegas,

Muito obrigada, a todos pela partilha da vossa situação, em particular, aos que têm dado dados concretos, sobre contactos efetuados com a FCT, e resposta obtida por parte da Fundação.

Acho importante irmos dando notícias por esta via, pois é de facto muito útil para todos os que estão nesta situação.

Abraço a todos,

Ana

catcastro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: terça nov 08, 2011 11:42 am
University/ Institute: FCSH Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por catcastro »

aquaporina Escreveu:
catcastro Escreveu:Caros colegas,

Gostaria de perguntar se já há mais pessoas que tenham sido contatadas para assinar o contrato da bolsa de doutoramento ou pos doc, no âmbito do concurso de 2016...

Da minha parte, continuo sem saber nada. Lacrei a candidatura no dia 2 de fevereiro de 2017, e pretendo iniciar o projeto a 1 de setembro de 2017.

Ficaria grata por qualquer partilha relativamente a este assunto.

Obrigada e bom fim de semana,
Ana
Olá Ana, pelo que tem vindo a ser dito neste tópico, parece que a FCT está a enviar os contratos por ordem de início da bolsa e não pela data de submissão dos docs adicionais. No meu caso, coloquei como data de início janeiro de 2017 (docs lacrados a 08-02) e ainda não tenho "vistos" nem contrato. Suspeito que ainda demores a receber o contrato.

Infelizmente a FCT, apesar da conversa para aparecer nos telejornais, continua a tratar malta que entra nestes concursos como gado.

cumprimentos,
henrique

Muito obrigada, Henrique, por partilhares a tua situação!
Ana

bolseira2017
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 14, 2017 10:56 am
University/ Institute: UCL

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por bolseira2017 »

Olá a todos.

Confesso que, ao ler as últimas mensagens postadas, fiquei preocupada.
Há a possibilidade de o prazo dos 90 dias utéis não ser cumprido?
Se 'sim', qual seria o limite...?!
Nos últimos contactos com a FCT, coloquei essa questão em concreto e disseram-me que isso está a ser observado. Contudo, tal como disseram anteriormente neste fórum, é possivel que esse prazo possa ser ultrapassado em vários casos tendo em conta a demora de todo o processo.

Boa sorte

ruivr
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 40
Registado: terça mar 14, 2017 2:04 pm
University/ Institute: icbas

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por ruivr »

Tendo em conta tudo o que já aconteceu neste concurso e como a questão dos contratos está a ser tratada, parece-me óbvio que o prazo de 90 dias não vai ser cumprida. Aliás, é pura crença se ainda esperamos que algo seja cumprido ou respeitado neste processo...

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Eu lacrei a 13 de Março, e pedi que a bolsa se iniciasse a 1 de Outubro de 2016. Até agora não recebi o contrato e falta validarem 2 documentos. Enviei um e-mail em Março e obtive a resposta que já foi aqui publicada, enviei um segundo e-mail na semana passada e ainda não tive resposta. Alertei a FCT que para além de estar sem qualquer rendimento desde 01.10.2016, tenho deslocações a centros de investigação planeadas que não poderei realizar caso não receba o dinheiro da bolsa. Resta saber quanto tempo demorarão a pagar a bolsa quando o contrato for assinado?!Este processo é um verdadeiro martírio!

aquaporina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 20, 2017 8:09 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por aquaporina »

Boa tarde,

Recebi hoje um contacto da FCT a pedir alguns esclarecimentos e que ressubmeta alguns documentos a explicitarem que iniciei os trabalhos de posdoc em Janeiro. Acho que estão a tratar dos processos de quem colocou a data de início em Janeiro 2017.

Cumprimentos,
Henrique

catcastro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: terça nov 08, 2011 11:42 am
University/ Institute: FCSH Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por catcastro »

aquaporina Escreveu:Boa tarde,

Recebi hoje um contacto da FCT a pedir alguns esclarecimentos e que ressubmeta alguns documentos a explicitarem que iniciei os trabalhos de posdoc em Janeiro. Acho que estão a tratar dos processos de quem colocou a data de início em Janeiro 2017.

Cumprimentos,
Henrique
Boas, notícias, então!
Continuem a partilhar, por favor, as vossas situações.
Obrigada!
A.

afoliva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça mai 02, 2017 8:51 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por afoliva »

Olá a todos!

Eu submeti toda a documentação solicitada a 12 de Fevereiro e até ver nada... Nem vistos, nem resposta a emails nem nada... Considerando que estou a exercer atividade profissional como freelancer e que tenho de encerrar projetos que estou a desenvolver, confesso que estou a ficar bastante impaciente :(

afoliva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça mai 02, 2017 8:51 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por afoliva »

Olá a todos. Liguei para a FCT. Atendeu-me uma senhora bastante simpática!
Portanto, os resultados da audiência prévia saem ou durante esta semana ou durante a próxima. Seremos todos notificados via email.

Quanto a contratos, já trataram dos que foram pedidos que começassem em outubro, novembro e dezembro. Estão a tratar dos que foram solicitados para iniciar em janeiro. Quem, como no meu caso, solicitou que o contrato tivesse início em Setembro ainda terá de esperar...

henriquesfernandes
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 41
Registado: quinta jan 21, 2016 8:52 pm
University/ Institute: REQUIMTE - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Contacto:

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por henriquesfernandes »

afoliva Escreveu:Olá a todos. Liguei para a FCT. Atendeu-me uma senhora bastante simpática!
Portanto, os resultados da audiência prévia saem ou durante esta semana ou durante a próxima. Seremos todos notificados via email.

Quanto a contratos, já trataram dos que foram pedidos que começassem em outubro, novembro e dezembro. Estão a tratar dos que foram solicitados para iniciar em janeiro. Quem, como no meu caso, solicitou que o contrato tivesse início em Setembro ainda terá de esperar...
Bom dia.
Obrigado por teres ligado e pelas informações.

Cumprimentos

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Bom dia,
Eu pedi a bolsa com efeitos a 01.10.2016 e só na 6.ª Feira passada (28 de Abril) é que recebi um e-mail da FCT pedindo diversos documentos, portanto ainda não recebi o contrato. Boa sorte a todos!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

Boa tarde a todos! Pelo que estou a perceber, a FCT está a pedir documentos adicionais. Será que alguém me podia dizer que tipo de documentos novos estão, agora, a pedir?
obrigada!

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Os documentos adicionais que pedem dependem muito de cada pessoa. No meu caso, por exemplo, além da declaração que assinei sobre a situação profissional exigiram declarações das últimas empresas com as quais colaborei profissionalmente confirmando a data em que terminou essa colaboração. Exigiram também declarações adicionais da Faculdade e do orientador confirmando a data do início do plano de trabalhos e, no caso da Faculdade, que reúne todas as condições para o acolhimento. Boa sorte!

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

mariana7 Escreveu:Os documentos adicionais que pedem dependem muito de cada pessoa. No meu caso, por exemplo, além da declaração que assinei sobre a situação profissional exigiram declarações das últimas empresas com as quais colaborei profissionalmente confirmando a data em que terminou essa colaboração. Exigiram também declarações adicionais da Faculdade e do orientador confirmando a data do início do plano de trabalhos e, no caso da Faculdade, que reúne todas as condições para o acolhimento. Boa sorte!

Obrigada! Bem, estou a ver que em todos os casos devem pedir, pelo menos, a confirmação da data do início do plano de trabalhos... porque é que não pediram isso logo no início?...

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Pois..de facto o que vem referido na lista de documentos a juntar (no caso das BD) é o seguinte:

"E - Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau - Acceptance declaration from the degree granting institution(s)
Aplicável a todos os candidatos a BD. Documento de aceitação como aluno de doutoramento emitido pelo Conselho Científico da Faculdade, ou documento comprovativo de inscrição no programa de doutoramento, no ano letivo em que se inicia a bolsa."

Entreguei este documento mas não foi considerado suficiente e pediram ainda que o orientador confirme a partir de que data é que orienta o plano de trabalhos. Também esta informação constava da declaração da Faculdade, até porque relativamente ao orientador a FCT pedia apenas o seguinte (nada se referindo quanto a datas!):

"C - Declaração de aceitação do orientador - Adviser declaration of acceptance
Aplicável a todos os candidatos a BD. Devem entregar o documento comprovativo de aceitação do orientador, assumindo a responsabilidade pela orientação.Nos casos em que exista co-orientação, deve também ser entregue uma declaração por cada um dos co-orientadores."

Marianela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça mai 02, 2017 1:36 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por Marianela »

mariana7 Escreveu:Pois..de facto o que vem referido na lista de documentos a juntar (no caso das BD) é o seguinte:

"E - Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau - Acceptance declaration from the degree granting institution(s)
Aplicável a todos os candidatos a BD. Documento de aceitação como aluno de doutoramento emitido pelo Conselho Científico da Faculdade, ou documento comprovativo de inscrição no programa de doutoramento, no ano letivo em que se inicia a bolsa."

Entreguei este documento mas não foi considerado suficiente e pediram ainda que o orientador confirme a partir de que data é que orienta o plano de trabalhos. Também esta informação constava da declaração da Faculdade, até porque relativamente ao orientador a FCT pedia apenas o seguinte (nada se referindo quanto a datas!):

"C - Declaração de aceitação do orientador - Adviser declaration of acceptance
Aplicável a todos os candidatos a BD. Devem entregar o documento comprovativo de aceitação do orientador, assumindo a responsabilidade pela orientação.Nos casos em que exista co-orientação, deve também ser entregue uma declaração por cada um dos co-orientadores."

Bem, eu vou é já pedir a declaração à faculdade, porque, o que consta da declaração que me pediram - ou seja, aquilo que pediram inicialmente(!) - é que estou inscrita no ano de 2016/2017, embora a data pretendida para o início de trabalhos seja março de 2017... Obrigada pelas informações! Mas isto, realmente, está muito mal organizado!

mariana7
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quarta abr 26, 2017 11:33 am
University/ Institute: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por mariana7 »

Sim, é melhor, que a FCT exige uma declaração da Faculdade a confirmar a data em que se iniciou o plano de trabalhos. E na declaração do orientador deve também ser dito a partir de que data é que orienta o plano de trabalhos. Boa sorte!

JoãoCampos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça mai 02, 2017 3:52 pm
University/ Institute: FFUP

Re: [BD 2016] Contratos

Mensagem por JoãoCampos »

Boa tarde a todos,

esta nova declaração sobre o início da data de trabalhos deverá ter a data de início da bolsa ou do ano lectivo do programa doutoral?

no meu caso, estou inscrito no programa doutoral do ano lectivo da data 2016/17, que teve inicio em setembro de 2016. No entanto, a data proposta para o início do contrato é fevereiro de 2017, data a partir da qual tive condições de exclusividade para iniciar a bolsa. Assim, questiono qual é a data que a declaração deve constar, data de início do programa doutoral ou data de início da bolsa.

Obrigado.

Responder