Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Igas »

Bife Escreveu:
anaimsa Escreveu:
Bife Escreveu:Obrigado pelos infos Igas!

Os "fontes seguras" ja estao a indicar que os resultados estão "quase, quase a sair"? :smt001
Bife, não percebi o "?" no final da frase. Tens informações que os resultados estão quase a sair ou estás a perguntar?
Estou a perguntar - eu nao tenho informacoes nenhums. Desculpe para meu Portuguese!

Por acaso não sei se entretanto os elementos do júri já tiveram a 1.º reunião ou não. Muito provavelmente já. Mas após isso há a avaliação propriamente dita por parte de cada avaliador e uma 2.ª reunião para a decisão da ordenação dos candidatos. Depois dessa ordenação a FCT fica ainda refém das directivas do governo/finanças sobre o orçamento para o concurso das bolsas, ou seja, para a decisão da linha de corte.

Por isso malta, mesmo que já estejam na parte da avaliação das candidaturas ainda há muito para esperar. Não adianta ter pressa. Duvido muito que saia antes de Novembro (mas por mim podia sair já hoje!!! :D).

Mas se houver pessoas que tenham mais informações sobre se já houve a 1.ª ou mesmo a 2.ª reunião que avise! Eu também vou tentar informar-me.

Bife
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 11, 2016 4:02 pm
University/ Institute: Cardiff University

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Bife »

Obrigado Igas! Ao inicio eu pensava que os resultados vao sair em setembro :lol: Estou a djustar expectativas :lol:

alexferr
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: quarta mar 02, 2016 5:18 pm
University/ Institute: FCT

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por alexferr »

A informação que me chegou é que só em Outubro é que vão começar a reunir :\

NRK7
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quarta jan 13, 2016 6:50 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por NRK7 »

Não era mais fácil fazerem uma estimativa com base na duração dos resultados de bolsas de doutoramento de anos anteriores ? Como de costume há sempre demoras. Está tudo ansioso pelos resultados, mas o melhor a fazer é ir encontrando um part-time.

Bife
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 11, 2016 4:02 pm
University/ Institute: Cardiff University

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Bife »

alexferr Escreveu:A informação que me chegou é que só em Outubro é que vão começar a reunir :\
Caramba :(

alvaro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quarta ago 19, 2015 8:54 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por alvaro »

Bife Escreveu:
alexferr Escreveu:A informação que me chegou é que só em Outubro é que vão começar a reunir :\
Caramba :(

Há alguma informação da celebração da primeira reunião?

Abraços, e Sorte.

JayF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta out 06, 2016 1:30 pm
University/ Institute: UAv

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por JayF »

alvaro Escreveu:
Bife Escreveu:
alexferr Escreveu:A informação que me chegou é que só em Outubro é que vão começar a reunir :\
Caramba :(

Há alguma informação da celebração da primeira reunião?

Abraços, e Sorte.
Penso que ainda não houve qualquer reunião.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Echuu »

Editado.
Última edição por Echuu em sexta out 14, 2016 10:14 pm, editado 1 vez no total.

wzzdh1988
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 01, 2016 10:47 am
University/ Institute: Barcelona GSE

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por wzzdh1988 »

Editado
Última edição por wzzdh1988 em sábado out 15, 2016 12:48 am, editado 1 vez no total.

jarviscoca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta out 13, 2016 6:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por jarviscoca »

wzzdh1988 Escreveu:
Echuu Escreveu:O PI do grupo onde estou recebeu hoje um email a averiguar disponibilidade para ser avaliador de bolsas nas Ciências Biológicas.
O email inclui uma série de datas, previstas, tipo milestones. Tendo em conta essas datas, a previsão é que os resultados saiam lá para Fevereiro. :shock: Pelo menos antes de 14 de Dezembro não sai nada de certeza, pois esse dia é data de reunião do painel ou algo assim.

E eu que estava a contar com divulgação dos resultados em meados de Novembro... :?
Fogo!O deadline, 90 dias úteis, não serve para nada?
Eu hoje pus-me a pensar nisto (não tive disponibilidade ainda para consultar regulamento) e infelizmente acho que esse prazo vale 0. Na prática, o que é que acontece se não cumprirem o prazo? Anularem o concurso?

Acho que esse deadline é mais para servir de referência temporal aos envolvidos do que outra coisa, sinceramente.

Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Igas »

Nem quero acreditar nisso!! Do que me lembre nos últimos anos seria a 1.ª vez que a FCT não cumpria os 90 dias úteis para a saída dos resultados.
Fui ver o Guião de Avaliação do concurso e verifiquei que este ano a avaliação é feita de modo ligeiramente diferente. Há em primeiro uma avaliação remota da candidatura e posteriormente uma reunião presencial para discussão das várias avaliações e ordenação dos candidatos. Ou seja, este ano apenas há uma reunião presencial!
No mesmo guião diz-nos que os membros dos painéis de avaliação serão conhecidos antes da reunião presencial, por isso, podemos deduzir que a reunião presencial ainda não ocorreu porque ainda não há nada no site da FCT.

Em Setembro disseram-me que os membros já tinham sido contactados e que tinha sido difícil porque havia muitos conflitos de interesse. Mas que os painéis já estavam compostos por isso deduzo que a esta altura as avaliações remotas já estejam a decorrer.

Não quero acreditar que só agora, basicamente 3 meses após o encerramento do concurso!, os membros dos painéis estejam a ser contactados! Muito provavelmente esse contacto deve ser para outro tipo de concurso, como por exemplo, dos projectos que devem estar para abrir!

Pf, não lancem o pânico!

Echuu Escreveu:O PI do grupo onde estou recebeu hoje um email a averiguar disponibilidade para ser avaliador de bolsas nas Ciências Biológicas.
O email inclui uma série de datas, previstas, tipo milestones. Tendo em conta essas datas, a previsão é que os resultados saiam lá para Fevereiro. :shock: Pelo menos antes de 14 de Dezembro não sai nada de certeza, pois esse dia é data de reunião do painel ou algo assim.

E eu que estava a contar com divulgação dos resultados em meados de Novembro... :?

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Echuu »

Editado.
Última edição por Echuu em sexta out 14, 2016 10:15 pm, editado 1 vez no total.

Igas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por Igas »

Bem, só me resta dizer que a ser verdade é vergonhoso!!
Como é que se explica que só passado 3 meses da data de encerramento das candidaturas é que estão a convocar os elementos dos painéis de avaliação??!
É esperar até dia 22/23 de Novembro. Se os resultados não saírem até lá é reclamar em força! Se é para isto que não se dêem prazos para saída dos resultados... Vergonha!

anaimsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta set 21, 2016 4:16 pm
University/ Institute: FEP

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por anaimsa »

Echuu Escreveu:Igas, podes recusar-te a acreditar, mas a negação não te leva a lado nenhum.
Eu vi o mail. É para o concurso de bolsas individuais PhD e postdoc 2016. Fomos inclusivamente ao site da FCT confirmar se tinha aberto mais algum, tal foi o espanto de só agora estarem a contactar pessoas para compôr os painéis de avaliação.
Se achas que relatar um facto é lançar o pânico... Enfim.

Confirmo a tal avaliação remota e uma reunião presencial. Salvo erro, é a tal que ocorrerá por volta de 14 de Dezembro.
O período para avaliação da audiência prévia é em Março. Tendo em conta que há 15 dias para submissão da mesma após saída dos resultados, isso deu Fevereiro como altura provável para a divulgação. Mas pode ser que saiam antes, talvez Janeiro ou finais de Dezembro.
Echuu, estou a tentar encontrar alguma justificação para esse email que n o atraso na divulgação de resultados e lembrei-me de uma coisa...

Não será esse email um contacto para averiguar disponibilidade para avaliação independente dos pedidos de audiência? As datas fazem sentido... Se os resultados fossem anunciados a dia 23 Nov(data limite), o limite de envio do pedido de audiência seria 9 de Dez e faria sentido que existisse uma primeira reunião perto de 14 de Dez.

Do que me lembro dos outros anos o resultado da revisão demora imenso tempo a ser divulgado (não posso precisar um prazo porque não está estipulado em regulamento). Admitindo que seria 60 dias úteis, então a data limite seria 6 Mar.

Esta possibilidade está excluída?

anaimsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta set 21, 2016 4:16 pm
University/ Institute: FEP

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por anaimsa »

Echuu esquece a minha boa vontade...

Isto tem um impacto enorme na minha vida e neste momento nem sei bem o que fazer...
Última edição por anaimsa em segunda out 17, 2016 7:41 pm, editado 1 vez no total.

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 64
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por sergiodiassilva »

A confirmar-se, é uma estreia muito especial para a nova administração da FCT, que consegue em 8 meses de gestão não só atrasar o que tinha sido um avanço no ano passado (o lançamento do concurso no final do ano letivo e não no início) e estragar uma das poucas coisas que até agora tinha sido cumprida pela FCT (a data de publicação dos resultados). E nem sei como é que esta questão será gerida no caso das pessoas que se inscreveram em programas doutorais para concorrer a bolsa e que vão chegar a meio do ano letivo sem saber se a têm ou não, correndo o risco de ter de desistir e perder todos os créditos referentes a esse período.

NRK7
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quarta jan 13, 2016 6:50 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por NRK7 »

Esperar à sombra da bananeira não traz bons frutos... por isso como já foi dito, mais vale arranjar alguma coisa temporária, nem que seja cortar costeletas no talho, já que de hoje em dia muitos recrutadores valorizam as competências transversais do que as médias finais de curso.

acccs
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: domingo out 16, 2016 1:23 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por acccs »

Olá a todos,

Acham que os resultados só serão mesmo divulgados em 2017? No outro dia pensava "Já só falta um mês" e afinal vai atrasar imenso.

Abraço

alvaro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quarta ago 19, 2015 8:54 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por alvaro »

acccs Escreveu:Olá a todos,

Acham que os resultados só serão mesmo divulgados em 2017? No outro dia pensava "Já só falta um mês" e afinal vai atrasar imenso.

Abraço
Tengo um grande desgosto por olhar que há certa informaçao que a maoria dos candidatos nao tem.Eu nao vou a participar de essos foros para nao ter mais desgosto.Os desejo um bom sucesso.

Agora, com informaçao da possible mudança, há muita confussao e alguma desconfiança, porque há certas informaçoes e faz confussao.

mjtcorreia
Sócios
Sócios
Mensagens: 32
Registado: sexta jun 22, 2007 6:48 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR
Localização: Faro

Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida

Mensagem por mjtcorreia »

jarviscoca Escreveu:
wzzdh1988 Escreveu:
Echuu Escreveu:O PI do grupo onde estou recebeu hoje um email a averiguar disponibilidade para ser avaliador de bolsas nas Ciências Biológicas.
O email inclui uma série de datas, previstas, tipo milestones. Tendo em conta essas datas, a previsão é que os resultados saiam lá para Fevereiro. :shock: Pelo menos antes de 14 de Dezembro não sai nada de certeza, pois esse dia é data de reunião do painel ou algo assim.

E eu que estava a contar com divulgação dos resultados em meados de Novembro... :?
Fogo!O deadline, 90 dias úteis, não serve para nada?
Eu hoje pus-me a pensar nisto (não tive disponibilidade ainda para consultar regulamento) e infelizmente acho que esse prazo vale 0. Na prática, o que é que acontece se não cumprirem o prazo? Anularem o concurso?

Acho que esse deadline é mais para servir de referência temporal aos envolvidos do que outra coisa, sinceramente.
Pessoal, vamos ter calma. O artigo 18 do regulamento é bem claro acerca do prazo de divulgação dos resultados da bolsa. Não existe nenhuma razão para esse prazo não ser cumprido. Por favor não criem alarmismos desnecessários já que há muitos que esperam (e desesperam) pelos resultados e não precisam destes factores de stress adicionais. Esperem com calma pela data limite, não vale a pena especular sobre algo que pode vir a acontecer...

Responder