Nova mecânica para pagamento do SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
emekapa
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por emekapa »

Boa Noite Pessoal,

Hoje recebi (finalmente!) a carta de renovação da FCT e na mesma pode-se ler que agora a FCT vai passar a adiantar o dinheiro do SSV, o que é ótimo! Aqui fica um resumo da carta:

"No que concerne aos encargos com o seguro social voluntário (SSV), a FCT [...] procedeu à alteração da metodologia de desembolso deste encargo. Assim, caso tenha comunicado, em 2014, o pagamento regular do SSV, a partir de 2015 a FCT procederá mensalmente, à transferência do montante correspondente à contribuição para o Sistema Previdencial de Segurança Social, passando desta forma, o regime de desembolso deste encargo a ser o de adiantamento em substituição do regime de reembolso até agora praticado.

Esta alteração implica que, de futuro, no final de cada período de bolsa, com o pedido de renovação da mesca ou com o envio do relatório final, caso se trato do último período de bolsa, sejam remetidos à FCT, cópia dos comprovativos de pagamento do SSV, reportados ao último período de bolsa financiado [...] A não apresentação [...] implica a obrigação de devolução dos montantes recebidos a título de conribuições [...]."

acsg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 29, 2015 5:40 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por acsg »

Olá

Eu só esta semana recebi a carta de renovação da FCT onde diz que teria de comunicar em 2014 o pagamento regular do SSV. Eu não o fiz pois não sabia que isto ia mudar.

Enviei hoje um email a explicar tal situação. Quanto a este mês de Janeiro, pagarei o SSV e envio o comprovativo como tenho feito até agora?

Muito obrigada
emekapa Escreveu:Boa Noite Pessoal,

Hoje recebi (finalmente!) a carta de renovação da FCT e na mesma pode-se ler que agora a FCT vai passar a adiantar o dinheiro do SSV, o que é ótimo! Aqui fica um resumo da carta:

"No que concerne aos encargos com o seguro social voluntário (SSV), a FCT [...] procedeu à alteração da metodologia de desembolso deste encargo. Assim, caso tenha comunicado, em 2014, o pagamento regular do SSV, a partir de 2015 a FCT procederá mensalmente, à transferência do montante correspondente à contribuição para o Sistema Previdencial de Segurança Social, passando desta forma, o regime de desembolso deste encargo a ser o de adiantamento em substituição do regime de reembolso até agora praticado.

Esta alteração implica que, de futuro, no final de cada período de bolsa, com o pedido de renovação da mesca ou com o envio do relatório final, caso se trato do último período de bolsa, sejam remetidos à FCT, cópia dos comprovativos de pagamento do SSV, reportados ao último período de bolsa financiado [...] A não apresentação [...] implica a obrigação de devolução dos montantes recebidos a título de conribuições [...]."

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por mc86 »

Também não disse nada, não fazia ideia.

acsg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 29, 2015 5:40 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por acsg »

mc86

e irás proceder da mesma forma ao pagamento? pagar e enviar o comprovativo? enviei-lhes já email mas como é óbvio vão demorar a responder e estou a tentar ligar para lá mas também sem sucesso.

Obrigada

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por Mush »

Raisparta a FCT...
Eu logo vi que alguma coisa se passava... já não recebo o reembolso da FCT há 2 meses, não era costume. Mas tb não recebi nenhum aviso da FCT a comunicar esta alteração nem vi em mais lado nenhum (não vi alteração no regulamento tb).
Já alguem recebeu resposta da FCT em relação ao que fazer?
Obrigada desde já!

acsg
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 29, 2015 5:40 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por acsg »

Para informação:

Afinal já consegui falar com a FCT. o meu caso foi um caso excecional pois renovei logo em janeiro de 2015 mais um ano de bolsa e este mês não recebi o valor respeitante ao SSV.

o que me disseram para fazer foi para pagar o mes de janeiro e enviar-lhes o comprovativo de pagamento, como tenho feito até aqui.

a partir do próximo mês, provavelmente, as coisas já estarão acertadas.

obrigada

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por Mush »

acsg Escreveu:Para informação:

Afinal já consegui falar com a FCT. o meu caso foi um caso excecional pois renovei logo em janeiro de 2015 mais um ano de bolsa e este mês não recebi o valor respeitante ao SSV.

o que me disseram para fazer foi para pagar o mes de janeiro e enviar-lhes o comprovativo de pagamento, como tenho feito até aqui.

a partir do próximo mês, provavelmente, as coisas já estarão acertadas.

obrigada
Obrigada acsg!
O meu contracto foi renovado em Outubro e não me disseram nada :/ vou tentar telefonar amanhã para saber o que fazer.

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 620
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por Rutegard »

Eu costumava pagar 4 meses de SSV e depois pedia o reembolso. Sempre resultou bem.

Em Abril enviei os comprovativos desde o inicio do ano e ate agora ainda nao recebi nenhum e-mail da FCT. Muito estranho porque nunca demoraram tanto tempo.

Quando recebi a renovacao da minha bolsa nao ha qualquer referencia ao SSV.


Tentei ligar hoje mas nao me atenderam....


alguem se encontra na mesma situacao?

(desculpem mas este teclado estrangeiro nao tem os acentos que eu quero)

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por spca »

Rutegard Escreveu:Eu costumava pagar 4 meses de SSV e depois pedia o reembolso. Sempre resultou bem.

Em Abril enviei os comprovativos desde o inicio do ano e ate agora ainda nao recebi nenhum e-mail da FCT. Muito estranho porque nunca demoraram tanto tempo.

Quando recebi a renovacao da minha bolsa nao ha qualquer referencia ao SSV.


Tentei ligar hoje mas nao me atenderam....


alguem se encontra na mesma situacao?

(desculpem mas este teclado estrangeiro nao tem os acentos que eu quero)
Olá.
Aparentemente com a mudança que fizeram a nível do SSV (reembolso antecipado para quem tivesse pago no mês anterior a essa mudança) fez com que as pessoas que acumulassem meses de SSV (como eu e aparentemente tu) e não tivessem calhado a enviar no mês em que fizeram a transição continuassem a ser reembolsados da forma tradicional, mas como possivelmente desviaram recursos para processar esses reembolsos, o processo ficou muito mais lento.
Enviei um pedido de reembolso a 16 de Março e deram-me resposta a 20 de Maio, por exemplo. Antes respondiam ao fim de alguns dias...

Boa sorte para uma rápida resposta.

Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por Maria Ramalho »

Rutegard Escreveu:Eu costumava pagar 4 meses de SSV e depois pedia o reembolso. Sempre resultou bem.

Em Abril enviei os comprovativos desde o inicio do ano e ate agora ainda nao recebi nenhum e-mail da FCT. Muito estranho porque nunca demoraram tanto tempo.

Quando recebi a renovacao da minha bolsa nao ha qualquer referencia ao SSV.


Tentei ligar hoje mas nao me atenderam....


alguem se encontra na mesma situacao?

(desculpem mas este teclado estrangeiro nao tem os acentos que eu quero)

Olá,
Comecei a minha bolsa de doutoramento no inicio de Fevereiro. No dia 31 de Março enviei e-mail para a FCT com os comprovativos de inscrição do SSV e comprovativo de pagamento do primeiro mês de modo a poder começar a receber o adientamento do SSV por parte da FCT para os meses seguintes assim como o reembolso do mês de fevereiro. Tal como me foi indicado que fizesse na carta que recebi juntamente com o contrato. Apenas recebi resposta da FCT no dia 27/5 (praticamente dois meses depois) a dizer que iria receber o reembolso dos meses já pagos a partir de Julho.

Espero ter ajudado
Maria João

anageorge
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL
Localização: Lisboa

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por anageorge »

Boa mudança de procedimento mas má comunicação... Pela primeira vez também me aconteceu que o reembolso demorou mais de 2 meses e tive que reenviar pedido. Agora (para este ano de bolsa) penso que já não valerá a pena alterar a situação para este ano, mas na renovação tratarei disto certamente.

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por mariap »

Assim sendo, quando pedirmos a renovação da bolsa, temos de enviar os recibos do SSV relativos ao ano que termina. A minha dúvida é a seguinte: como o pedido de renovação é feito com 2 meses de antecedência, isso significa que, no momento do pedido, só temos 9 recibos relativos a esse ano.
Há algum problema ou temos depois de enviar os 3 que ficam a faltar até ao fim do ano?

Muito obrigada!

anageorge
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL
Localização: Lisboa

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por anageorge »

mariap Escreveu:Assim sendo, quando pedirmos a renovação da bolsa, temos de enviar os recibos do SSV relativos ao ano que termina. A minha dúvida é a seguinte: como o pedido de renovação é feito com 2 meses de antecedência, isso significa que, no momento do pedido, só temos 9 recibos relativos a esse ano.
Há algum problema ou temos depois de enviar os 3 que ficam a faltar até ao fim do ano?

Muito obrigada!
É sempre possível pagar as prestações adiantadas. Mas a Fct só paga nos meses respectivos ao pagamento.

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por mariap »

anageorge Escreveu: É sempre possível pagar as prestações adiantadas. Mas a Fct só paga nos meses respectivos ao pagamento.
Muito obrigada. Desconhecia que se pudesse pagar à SS as prestações adiantadas.

Como é que tencionam fazer? Já alguém pediu a renovação neste novo sistema?

aifos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: terça ago 25, 2015 7:14 pm
University/ Institute: UPP

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por aifos »

Boa noite,

Desculpem a pergunta mas sou nova nestas coisas e pareceu-me o tópico certo para colocar a questão. Para além do subsídio da bolsa, a Fct financia o SSV ou já está no valor da bolsa?

Obrigada

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por mariap »

aifos Escreveu:Boa noite,

Desculpem a pergunta mas sou nova nestas coisas e pareceu-me o tópico certo para colocar a questão. Para além do subsídio da bolsa, a Fct financia o SSV ou já está no valor da bolsa?

Obrigada
Olá! A prestação mensal paga pela FCT inclui o valor normal da bolsa acrescido do SSV, no caso de este ser requerido pelo bolseiro.

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Nova mecânica para pagamento do SSV

Mensagem por mariap »

Quem já fez a renovação pode dizer se enviaram só os 9 recibos relativos aos meses já decorridos até ao momento do pedido ou se pagaram adiantado os últimos 3 meses? Não consigo que me atendam o telefone...

Responder