Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
InesCoelho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 13, 2015 11:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por InesCoelho »

Boa noite,

Gostaria de saber se há alguma novidade ou previsão da apresentação dos resultados do concurso à bolsa individual de Doutoramento da FCT deste ano.

Obrigada pela atenção.

markowitz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta abr 23, 2015 10:30 am
University/ Institute: IPP

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por markowitz »

@InesCoelho,
Segundo o que está escrito no Guião, os resultados serão anunciados em Setembro. Durante o mês de Julho serão notificados aqueles que, eventualmente, sejam excluídos do concurso.

InesCoelho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 13, 2015 11:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por InesCoelho »

@markowitz

Muito obrigada pela resposta.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Olacnog »

Sem querer dar origem a pânico, é provável que saia no final desta semana. Fui a uma entrevista para um programa doutoral e disseram-me que, quer este programa doutoral quer a FCT, vão sair os resultados no final desta semana. Boa sorte.

InesCoelho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 13, 2015 11:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por InesCoelho »

Obrigada Olacnog :)

Boa sorte para todos

anmri
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta ago 01, 2013 11:40 am
University/ Institute: lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por anmri »

Olá a todos,

Soube de fonte segura que os resultados devem sair ainda esta semana. Mais do que isso, soube também que em alguns paineis de avaliação de post-doc os avaliadores seguiram uma regra de não ponderarem os artigos, comunicações, etc., por ano a seguir ao doutoramento. Ou seja, nestes paineis (pelo menos o de ciencias da terra e ciências biológicas confirmaram-me) os doutorados com menos anos após o doutoramento (e especialmente os recém-doutorados) vão ter praticamente zero possibilidades de ter bolsa devido ao facto de haverem muitos candidatos nestes paineis com vários anos após o phd e, consequentemente, com muitos mais indicadores de produção cientifica. Como não ponderam os indicadores por ano, está fácil de ver que este ano vai ser uma razia para os recém-doutorados (a não ser que tenham mais de 20 ou 30 papers, o que para um recém doutorado é no mínimo muito difícil).

Se mais alguém tiver "dicas" sobre isto façam favor!!

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por cpsilva »

Sim, também já ouvi uns "zunzuns" semelhantes... de que os doutorados há mais tempo e que já fizeram pós-doc vão ficar em vantagem neste concurso.

Aliás, isto já aconteceu no concurso de 2014, no painel das ciências do ambiente... Sei-o por experiência própria. Quem era recém-doutorado, apesar de apresentar um bom CV e um bom plano de trabalhos, que em circunstâncias "normais" dariam direito a uma BPD, não teve qualquer hipótese!

Quem é recém-doutorado, pelos vistos, não tem direito a crescer na carreira e arranjam-se estes jogos para ignorar que não há lugares de investigadores para quem já tem o doutoramento há mais tempo e já fez um ou mais pós-docs.

Mais uma vez, ficará claro que devia haver dois concursos de pós-doc diferentes, para recém-doutorados e doutorados há mais de x anos, sendo que os seus currículos não podem ser comparáveis...

Mas vá lá a FCT perceber essa e outras questões...


anmri Escreveu:Olá a todos,

Soube de fonte segura que os resultados devem sair ainda esta semana. Mais do que isso, soube também que em alguns paineis de avaliação de post-doc os avaliadores seguiram uma regra de não ponderarem os artigos, comunicações, etc., por ano a seguir ao doutoramento. Ou seja, nestes paineis (pelo menos o de ciencias da terra e ciências biológicas confirmaram-me) os doutorados com menos anos após o doutoramento (e especialmente os recém-doutorados) vão ter praticamente zero possibilidades de ter bolsa devido ao facto de haverem muitos candidatos nestes paineis com vários anos após o phd e, consequentemente, com muitos mais indicadores de produção cientifica. Como não ponderam os indicadores por ano, está fácil de ver que este ano vai ser uma razia para os recém-doutorados (a não ser que tenham mais de 20 ou 30 papers, o que para um recém doutorado é no mínimo muito difícil).

Se mais alguém tiver "dicas" sobre isto façam favor!!

jxavier
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta ago 06, 2014 2:08 pm
University/ Institute: UALG

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por jxavier »

No painel de Biomedicina e Medicina Básica no concurso de 2014 também não ponderaram para o número de anos após o doutoramento e também foi uma razia para os recém doutorados! E agora parecem que vão fazer novamente o mesmo, incrível!


[quote="cpsilva"]Sim, também já ouvi uns "zunzuns" semelhantes... de que os doutorados há mais tempo e que já fizeram pós-doc vão ficar em vantagem neste concurso.

Aliás, isto já aconteceu no concurso de 2014, no painel das ciências do ambiente... Sei-o por experiência própria. Quem era recém-doutorado, apesar de apresentar um bom CV e um bom plano de trabalhos, que em circunstâncias "normais" dariam direito a uma BPD, não teve qualquer hipótese!

IneSousa90
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 29, 2015 2:35 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por IneSousa90 »

Olá a todos.
Muito obrigada pelas vossas informações.

Candidatei-me a BD. Os resultados que sairão agora em Julho serão os definitivos? Não estava tudo programado para Setembro?
E já agora saem onde? Na página onde nos candidatámos (concursos.fct)?

Obrigada pelas vossas respostas.

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por cpsilva »

IneSousa90, saem aqui: https://sig.fct.pt/fctsig/
Entras com os teus dados pessoais e, no lado esquerdo, irás ter um opção que diz "Resultados Concursos Bolsas". Serás também notificada por email, pela FCT, quando os resultados sairem.

O "programado", com a FCT é muito relativo... Os 90 dias úteis, dentro dos quais os resultados têm que ser publicados, penso que só acabam em setembro, mas parece haver pessoas que têm a informação que saem ainda esta semana... Eu, por exemplo, já ouvi dizer que sairão durante agosto. Enfim... todos os anos há um sem número de versões! :)
A verdade é que com a FCT nunca se sabe...

IneSousa90 Escreveu:Olá a todos.
Muito obrigada pelas vossas informações.

Candidatei-me a BD. Os resultados que sairão agora em Julho serão os definitivos? Não estava tudo programado para Setembro?
E já agora saem onde? Na página onde nos candidatámos (concursos.fct)?

Obrigada pelas vossas respostas.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Olacnog »

Bem, já sairam os resultados do programa doutoral a que me candidatei. E as pessoas terão até 19 de Agosto para confirmarem o interesse nas bolsas do programa doutoral pelo que, até lá, deverão sair os resultados da FCT. Mas é como já disse: os responsáveis por este programa disseram-me que saiam esta semana. Portanto, a confirmar-se, sairá hoje ou amanhã.

IneSousa90
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 29, 2015 2:35 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por IneSousa90 »

Obrigada pela informação, cpsilva!

É uma questão de esperar então (não muito tempo, esperemos :) )

cpsilva Escreveu:IneSousa90, saem aqui: https://sig.fct.pt/fctsig/
Entras com os teus dados pessoais e, no lado esquerdo, irás ter um opção que diz "Resultados Concursos Bolsas". Serás também notificada por email, pela FCT, quando os resultados sairem.

O "programado", com a FCT é muito relativo... Os 90 dias úteis, dentro dos quais os resultados têm que ser publicados, penso que só acabam em setembro, mas parece haver pessoas que têm a informação que saem ainda esta semana... Eu, por exemplo, já ouvi dizer que sairão durante agosto. Enfim... todos os anos há um sem número de versões! :)
A verdade é que com a FCT nunca se sabe...

IneSousa90 Escreveu:Olá a todos.
Muito obrigada pelas vossas informações.

Candidatei-me a BD. Os resultados que sairão agora em Julho serão os definitivos? Não estava tudo programado para Setembro?
E já agora saem onde? Na página onde nos candidatámos (concursos.fct)?

Obrigada pelas vossas respostas.

Slavomira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 13, 2014 6:04 pm
University/ Institute: Nenhuma de momento// Home office :o)

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Slavomira »

Boa tarde á todos,
duvido que os resultados possam sair esta semana. Uma professora quem conheço só participou em reunião do painel a qual pertençe anteontem e ontem.

Relativamente aos critérios, pela Europa fora as bolsas post-doc servem para recém doutorados, muitas delas até sãem com requisitos de máximo x anos depois de obtenção de doutoramento. Seria mesmo bom implementar essa regra também nos concursos da FCT. Isso também poderia reforçar a pressa por parte dos investigadores mais experientes para criação de postos de trabalho (não mais bolsas...!!) ou mais vagas no programa de Investigador FCT.

Com sorte tive bolsa BPD no concurso de 2014, mas acho no mínimo estranho um investigador com PhD recente ser avaliado por angariação de financiamento para a investigação (ao qual quem não tenha PhD típicamente não pode concorrer) e número de orientações concluídas.

Boa sorte á todos que se candidataram neste concurso!!!

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Olacnog »

Isso pode não significar nada. A minha orientadora diz que é habitual eles reunirem-se fisicamente imediatamente antes do lançamento dos resultados.

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3
Localização: Paris

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Raquel Rato »

como seria possível saírem esta semana se ainda decorre o prazo do recurso 2014?
Raquel Rato

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Olacnog »

É estranho de facto, mas já sairam os resultados dos programas doutorais. E, por norma, os programas doutorais e os concursos individuais saiem quase simultaneamente.

pimpas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
University/ Institute: UMINHO

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por pimpas »

Uma pessoa que faz parte de um painel disse-me, ainda à 2 semanas, que os resultados só sairiam em meados de setembro... o que é o mais certo visto que nos últimos anos a FCT utiliza sempre o prazo de 90 dias úteis.

Infelizmente, e sem querer ofender ninguém, estas supostas fontes seguras aparecem todos os anos e deixam-nos sempre (e desnecessariamente!) com o coração nas mãos!

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 64
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por sergiodiassilva »

Como já disseram, não há grandes motivos para acreditar que os resultados possam sair já. Desde logo pelo modus operandi da FCT, que normalmente publica as listas dos elementos dos júris (sempre com atraso) antes da publicação dos resultados, e que, normalmente, explora quase ao limite os 90 dias úteis que, neste caso, terminam só a 14 de setembro. Se não bastasse isso, há que juntar também o período de pedidos de audiência prévia, que duraria até meio de agosto se os resultados fossem publicados já, o que é sempre complicado em termos de gestão de pessoal disponível. As férias são, apesar de tudo, a única justificação que encontro para a possibilidade de saírem tão cedo, já que provavelmente já estará tudo decidido e ficará em banho-maria até setembro.

E se não bastasse também isso, os resultados saindo em setembro poderão ser manipulados de forma a integrá-los na campanha eleitoral, anunciando-se o aumento (falacioso, como tem sido norma nos últimos anos) do investimento na investigação científica.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 62
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Olacnog »

Pois. Só que gera-se outro problema. Os programas doutorais já sairam e é necessário manifestar o interesse nos mesmos até 19 de Agosto. Obviamente que, quem se candidatou às 2, teria então de fazer uma escolha entre as duas. Mas, não sabendo os resultados da FCT, essa escolha fica complicada. Eu, por exemplo, estou nessa situação. É provável que eu ganhe a bolsa de FCT (integral no estrangeiro) e, portanto, preferia essa bolsa. Alguém sabe o que eu posso fazer?

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 64
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por sergiodiassilva »

Olacnog Escreveu:Pois. Só que gera-se outro problema. Os programas doutorais já sairam e é necessário manifestar o interesse nos mesmos até 19 de Agosto. Obviamente que, quem se candidatou às 2, teria então de fazer uma escolha entre as duas. Mas, não sabendo os resultados da FCT, essa escolha fica complicada. Eu, por exemplo, estou nessa situação. É provável que eu ganhe a bolsa de FCT (integral no estrangeiro) e, portanto, preferia essa bolsa. Alguém sabe o que eu posso fazer?
Quais são os prazos de matrícula? Se a manifestação de interesse é até 19 de agosto, é provável que o prazo de matrícula vá ser depois da publicação dos resultados pela FCT. Se assim for, o que me parece lógico é que se concorra às duas e se faça a escolha da mais vantajosa depois de saber ambos os resultados.

Responder