Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

hummm não achas que ja estão todos à lareira a comer e beber à grande?

smarce
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: segunda set 16, 2013 3:34 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por smarce »

mc86 Escreveu:hummm não achas que ja estão todos à lareira a comer e beber à grande?
De certeza! ahhahaah

daniel__
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: segunda set 16, 2013 9:51 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por daniel__ »

smarce Escreveu:hummm não achas que ja estão todos à lareira a comer e beber à grande?
Como bom organismo publico tem obrigação disso :roll: . Igualdade entre privado e publico é estas coisas.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

ahah ainda acham que sai hoje ou já se convenceram que não? era bom, mas a esta hora ja tao de férias...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

liguei pa fct para verificar se a resposta de janeiro se mantinha, mas ninguém atendeu.

smarce
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: segunda set 16, 2013 3:34 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por smarce »

mc86 Escreveu:liguei pa fct para verificar se a resposta de janeiro se mantinha, mas ninguém atendeu.
Já perdi a esperança de sair por estes dias... :evil:

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

Liguei para a FCT por outras razões que não os resultados, mas claro aproveitei para perguntar. A senhora disse não ter qualquer previsão...Mais vale contarmos com os 90 dias úteis...boas festas a todos

cmf1
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 30
Registado: quarta mar 13, 2013 1:52 pm
University/ Institute: ICS

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por cmf1 »

Recentemente ganhei um concurso público para um lugar de técnico superior numa autarquia na minha área. Apesar de ainda estar na fase de reclamações e de, posteriormente, o concurso ainda ter que ser homologado pela Assembleia Municipal, tenho altíssimas probabilidades de ficar mesmo com o lugar. Ora, eu tenho andando a ver os vossos comentários (também concorri a bolsa) e só digo que SORTE QUE TIVE DE PODER DEIXAR ESTA VIDA DE MERDA, SEMPRE A SER MALTRATADO, SEMPRE À ESPERA DE MAIS UM CONCURSO, MAIS UMA BOLSA, MAIS UMA FORMA DE ENGANAR O DESEMPREGO.

É demais e nunca, mas NUNCA mais quero ter que depender de uma bolsa para Nada!

Outra coisa, o estatuto de bolseiro é tão injusto em comparação com os demais trabalhadores, que devia ser suficiente para se fizesse derramar algum sangue. E era isto.

nsd1
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: sexta dez 13, 2013 4:42 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por nsd1 »

Que bom!

Boa sorte nesta tua nova fase! :wink:

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 37
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por Sarisa »

Também tive a oportunidade de tentar um concurso público para técnica superior e tentei, só mesmo porque precisava do dinheiro. Não consegui e ainda bem. Prefiro a experiência de estar noutro país e tentei esta bolsa porque quero fazer um doutoramento no estrangeiro. Se não conseguir esta, tentarei outras e esta em próximos anos, até conseguir.

É uma questão de perspectiva... Mas boa sorte e parabéns!

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por blanca »

cmf1 Escreveu:Recentemente ganhei um concurso público para um lugar de técnico superior numa autarquia na minha área. Apesar de ainda estar na fase de reclamações e de, posteriormente, o concurso ainda ter que ser homologado pela Assembleia Municipal, tenho altíssimas probabilidades de ficar mesmo com o lugar. Ora, eu tenho andando a ver os vossos comentários (também concorri a bolsa) e só digo que SORTE QUE TIVE DE PODER DEIXAR ESTA VIDA DE MERDA, SEMPRE A SER MALTRATADO, SEMPRE À ESPERA DE MAIS UM CONCURSO, MAIS UMA BOLSA, MAIS UMA FORMA DE ENGANAR O DESEMPREGO.

É demais e nunca, mas NUNCA mais quero ter que depender de uma bolsa para Nada!

Outra coisa, o estatuto de bolseiro é tão injusto em comparação com os demais trabalhadores, que devia ser suficiente para se fizesse derramar algum sangue. E era isto.
Também ando há anos de bolsa em bolsa, a dar aulas gratuitamente, entre promessas encompridas, humilhações e chantagens.. Aguentei-me porque quero continuar na investigação, porque há muito a fazer na minha área em Portugal e gostaria poder continuar a contribuir para melhorar o ensino. Estou a tentar uma BPD pela segunda vez e este ano vai ser impossível.. Quando penso que não vou ter bolsa sinto-me aliviada, pelas mesmas razões que dizes tu.

bela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 47
Registado: quinta nov 27, 2008 2:07 pm
University/ Institute: Aveiro

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por bela »

Eu sinto exatamente o mesmo que vocês! Concorri à bolsa mas se me puder ver livre disto de vez, acho que é o melhor que me pode acontecer. Enquanto um "bolseiro" não for tratado com um trabalhador a sério, como um investigador, como uma profissão, viver de bolsas é ser aos olhos de todos um estudante! Sinceramente, também me candidatei a bolsa este ano, mas desejo que saia a quem efetivamente a deseja e não me saia a mim. Porque isso vai perpetuar uma vida de bolseira. E daqui a meia dúzia de anos quando tentar entrar no mercado de trabalho vão-me dizer que não tenho experiência... Andamos literalmente a queimar neurónios, a trabalhar na investigação para ninguém dar valor a isso :(

TMCS
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: quarta dez 04, 2013 5:40 pm
University/ Institute: ATT

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por TMCS »

bela Escreveu:Eu sinto exatamente o mesmo que vocês! Concorri à bolsa mas se me puder ver livre disto de vez, acho que é o melhor que me pode acontecer. Enquanto um "bolseiro" não for tratado com um trabalhador a sério, como um investigador, como uma profissão, viver de bolsas é ser aos olhos de todos um estudante! Sinceramente, também me candidatei a bolsa este ano, mas desejo que saia a quem efetivamente a deseja e não me saia a mim. Porque isso vai perpetuar uma vida de bolseira. E daqui a meia dúzia de anos quando tentar entrar no mercado de trabalho vão-me dizer que não tenho experiência... Andamos literalmente a queimar neurónios, a trabalhar na investigação para ninguém dar valor a isso :(
Não sei se já aconteceu com mais alguém, mas já passei a "vergonha" de ir a uma instituição bancaria actualizar dados e a profissão "investigador, bolseiro, ..." não ser uma "profissão"... Sei que para muito de nós aos olhos de muita boa gente o nosso trabalho não tem qualquer tipo de valor.. somos estudantes, dizem eles, sem experiência...

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por sandra.r.santos »

TMCS Escreveu:
bela Escreveu:Eu sinto exatamente o mesmo que vocês! Concorri à bolsa mas se me puder ver livre disto de vez, acho que é o melhor que me pode acontecer. Enquanto um "bolseiro" não for tratado com um trabalhador a sério, como um investigador, como uma profissão, viver de bolsas é ser aos olhos de todos um estudante! Sinceramente, também me candidatei a bolsa este ano, mas desejo que saia a quem efetivamente a deseja e não me saia a mim. Porque isso vai perpetuar uma vida de bolseira. E daqui a meia dúzia de anos quando tentar entrar no mercado de trabalho vão-me dizer que não tenho experiência... Andamos literalmente a queimar neurónios, a trabalhar na investigação para ninguém dar valor a isso :(
Não sei se já aconteceu com mais alguém, mas já passei a "vergonha" de ir a uma instituição bancaria actualizar dados e a profissão "investigador, bolseiro, ..." não ser uma "profissão"... Sei que para muito de nós aos olhos de muita boa gente o nosso trabalho não tem qualquer tipo de valor.. somos estudantes, dizem eles, sem experiência...

Olá, partilho convosco a minha experiência que é talvez um pouco inversa da maioria das pessoas... Sempre adorei investigação mas depois de terminar a licenciatura comecei a trabalhar sem ser na investigação em termos académicos. Fiz uma pós-graduação de dois anos e o mestrado sempre como trabalhadora-estudante. Com vários estágios, recibos verdes e trabalhos como professora, o trabalho mais estável que tive durou três anos, num Instituto Politécnico, integrada num projeto mas com um contrato como deve ser, onde fiz várias coisas inclusive investigação! Depois desse projeto fiquei no Politécnico como assistente convidada mas super precária, com aulas apenas durante o primeiro semestre... e entretanto fazendo outros trabalhos para conseguir sobreviver porque, como sou contratada/externa não posso ter um horário completo e também não tenho o doutoramento... Entrei no ano passado em doutoramento como trabalhadora-estudante, terminei em Novembro o primeiro ano e correu muito bem e candidatei-me a BD... Neste momento estou a dar aulas no Politécnico mas em Março mais uma vez termina o contrato, é o terceiro ano assim... Encaro a Bolsa de Doutoramento como uma possível porta para fazer algo que adoro e ter um ordenado que me permita sobreviver neste país a trabalhar na minha área... embora com todas as limitações e injustiças inerentes à situação de bolseiro... se bem que, por vezes sinto que, de alguma forma, possa ser um passo atrás... mas o plano B, caso não obtenha bolsa... é emigrar...
De salientar que neste país os recibos verdes são uma vergonha; temos todos os deveres e mais alguns e sem quaisquer direitos, em muitos casos é literalmente pagar para trabalhar...

Desejo-vos muita sorte e que o futuro próximo e a vida em geral vos sorria!
Força!

Sandra

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 37
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por Sarisa »

Ainda mantenho a esperança de amanhã quando estiverem a dar as 12 badaladas, finalmente surgirem os resultados. Vai valer a pena levar o portatil quando estiver a ver o fogo de artificio, para ir fazendo "refresh".

Um feliz 2014 para todos, com os projectos realizados na medida dos possíveis.

Amanhã será: cada badalada, cada "refresh"! :smt005

cmmg04
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: quarta set 18, 2013 12:14 pm
University/ Institute: FMH-UL

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por cmmg04 »

Sarisa Escreveu:Ainda mantenho a esperança de amanhã quando estiverem a dar as 12 badaladas, finalmente surgirem os resultados. Vai valer a pena levar o portatil quando estiver a ver o fogo de artificio, para ir fazendo "refresh".

Um feliz 2014 para todos, com os projectos realizados na medida dos possíveis.

Amanhã será: cada badalada, cada "refresh"! :smt005
aponto para esta quinta o sexta.

cmf1
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 30
Registado: quarta mar 13, 2013 1:52 pm
University/ Institute: ICS

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por cmf1 »

sandra.r.santos Escreveu:
TMCS Escreveu:
bela Escreveu:Eu sinto exatamente o mesmo que vocês! Concorri à bolsa mas se me puder ver livre disto de vez, acho que é o melhor que me pode acontecer. Enquanto um "bolseiro" não for tratado com um trabalhador a sério, como um investigador, como uma profissão, viver de bolsas é ser aos olhos de todos um estudante! Sinceramente, também me candidatei a bolsa este ano, mas desejo que saia a quem efetivamente a deseja e não me saia a mim. Porque isso vai perpetuar uma vida de bolseira. E daqui a meia dúzia de anos quando tentar entrar no mercado de trabalho vão-me dizer que não tenho experiência... Andamos literalmente a queimar neurónios, a trabalhar na investigação para ninguém dar valor a isso :(
Não sei se já aconteceu com mais alguém, mas já passei a "vergonha" de ir a uma instituição bancaria actualizar dados e a profissão "investigador, bolseiro, ..." não ser uma "profissão"... Sei que para muito de nós aos olhos de muita boa gente o nosso trabalho não tem qualquer tipo de valor.. somos estudantes, dizem eles, sem experiência...

Olá, partilho convosco a minha experiência que é talvez um pouco inversa da maioria das pessoas... Sempre adorei investigação mas depois de terminar a licenciatura comecei a trabalhar sem ser na investigação em termos académicos. Fiz uma pós-graduação de dois anos e o mestrado sempre como trabalhadora-estudante. Com vários estágios, recibos verdes e trabalhos como professora, o trabalho mais estável que tive durou três anos, num Instituto Politécnico, integrada num projeto mas com um contrato como deve ser, onde fiz várias coisas inclusive investigação! Depois desse projeto fiquei no Politécnico como assistente convidada mas super precária, com aulas apenas durante o primeiro semestre... e entretanto fazendo outros trabalhos para conseguir sobreviver porque, como sou contratada/externa não posso ter um horário completo e também não tenho o doutoramento... Entrei no ano passado em doutoramento como trabalhadora-estudante, terminei em Novembro o primeiro ano e correu muito bem e candidatei-me a BD... Neste momento estou a dar aulas no Politécnico mas em Março mais uma vez termina o contrato, é o terceiro ano assim... Encaro a Bolsa de Doutoramento como uma possível porta para fazer algo que adoro e ter um ordenado que me permita sobreviver neste país a trabalhar na minha área... embora com todas as limitações e injustiças inerentes à situação de bolseiro... se bem que, por vezes sinto que, de alguma forma, possa ser um passo atrás... mas o plano B, caso não obtenha bolsa... é emigrar...
De salientar que neste país os recibos verdes são uma vergonha; temos todos os deveres e mais alguns e sem quaisquer direitos, em muitos casos é literalmente pagar para trabalhar...

Desejo-vos muita sorte e que o futuro próximo e a vida em geral vos sorria!
Força!

Sandra

Sandra, há uns tempos via aquele documentário sobre o início da Guerra Colonial. Neste, um membro da FRELIMO explicava porque é que, em determinada altura, se juntou à guerrilha. Segundo o próprio, ele trabalhava como administrativo numa empresa e, apesar de terminado o antigo 2º ano do Liceu (atual 6º ano), ganhava quase metade que uma colega, branca, que tinha a 4ª classe. Abordando o patrão sobre o assunto, a resposta foi peremtória: ele era mais mal pago porque era "indígena". Vendo que, apesar de ter sida extinta a lei do indigenato, na prática nada mudava, o tipo decidiu passar à clandestinidade e pegar em armas.

Ora, estatutariamente os bolseiros têm os mesmos deveres que qualquer trabalhador da Administração Pública, mas não têm os mesmos direitos (ou quase nenhuns). Não vou explicar esta questão detalhadamente, porque todos aqui sabem bem do que falo. Mas creio que é percetível o paralelismo com a situação atrás descrita.

Sinceramente, o que me mete mais nojo é o facto de eu nunca ter visto o Sindicato dos Docentes do Ensino Superior - ou qualquer órgão ligado ao Ensino Superior - alguma vez ter tomado uma posição pública sobre um estatuto claramente injusto. Os acomodados, que entraram na academia nos anos 1980, também têm muita culpa nisto - não são só os sucessivos governos -, nem que seja por falta de solidariedade.

Para terminar, há uns tempos li um artigo que analisava a desigualdade de rendimento entre a hierarquia de um gang de tráfico de droga e as Universidades. Pois bem, parece que são muito semelhantes, mas que mesmo assim um traficante de rua ganha em relação ao líder do gang, do que um bolseiro relativamente a um catedrático. E isto diz tudo.

Uns roubam fora da lei, outros roubam assentes na lei (que muitas os próprios ajudam a escrever).

P.S. - Se por acaso já houve alguma ação ou posição dos docentes de Ensino Superior sobre este problema, por favor, corrijam-me.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por spca »

cmf1 Escreveu:(...)
Sandra, há uns tempos via aquele documentário sobre o início da Guerra Colonial. Neste, um membro da FRELIMO explicava porque é que, em determinada altura, se juntou à guerrilha. Segundo o próprio, ele trabalhava como administrativo numa empresa e, apesar de terminado o antigo 2º ano do Liceu (atual 6º ano), ganhava quase metade que uma colega, branca, que tinha a 4ª classe. Abordando o patrão sobre o assunto, a resposta foi peremtória: ele era mais mal pago porque era "indígena". Vendo que, apesar de ter sida extinta a lei do indigenato, na prática nada mudava, o tipo decidiu passar à clandestinidade e pegar em armas.
(...)
Pessoal, por favor, não entremos por aqui e não comparemos aquilo que não é comparável. As injustiças que conduziram à Guerra Colonial nada têm a ver com aquelas que vivemos hoje em dia, numa sociedade democrática, apesar de tudo. Os Estatutos do Indigenato previam situações próximas da escravidão para os "indígenas" - que podiam, por exemplo, ser requisitados (compulsivamente) para trabalhar a troco de quase nada, ou eram obrigados por exemplo a cultivar algodão mesmo que tivessem de passar fome por não cultivarem comida suficiente, e além disto ainda eram enganados e explorados de várias outras formas por vários colonos "brancos" para além do que dizia a lei (ainda que nem todos agissem assim). Daí que houvesse quem estivesse disposto mesmo a morrer para lutar contra este sistema.

Em resumo, não comparemos o que não é comparável. Também gostava de ter os direitos dos funcionários públicos de antigamente - mas as pessoas têm cada vez menos direitos, mesmo quem entre na função pública hoje em dia já não tem os mesmos direitos dos "antigos". Mas a nossa situação, apesar da precariedade e falta de alguns direitos, nada tem a ver com a dos "indígenas" das ex-colónias daquele tempo.

Cumprimentos.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

Então e novidades das bolsas? alguém ligou ou sabe novidades?

Guida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 01, 2013 8:51 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por Guida »

mc86 Escreveu:Então e novidades das bolsas? alguém ligou ou sabe novidades?
Não... E só de pensar que, no caso de ter bolsa, o meu projecto deveria ter tido início hoje até me dá uma coisinha má... Esta incerteza mata-me.

Responder