O valor dum doutoramento em Portugal

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
Valxes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 13, 2011 3:12 pm
University/ Institute: FCUP-DCC

O valor dum doutoramento em Portugal

Mensagem por Valxes »

Gostaria de propôr uma discussão que, do meu ponto de vista, me parece interessante.

Todos (ou quase todos) nós gostamos do que fazemos e seguimos investigação por causa dessa mesma paixão (às vezes cega), no entanto, o que acontece se pararmos para pensar e analisarmos as nossas oportunidades no mercado de trabalho após um doutoramento?

Será que vale a pena?
Será que o doutoramento abre mais portas do que fecha, ou que as que abre são poucas mas também são para uma população muito reduzida (afinal, poucos somos os que tiram phds)?
Quais são as saídas, sequer? Consultoria? Docência universitária? Gestor de projectos e equipas de R&D na indústria?
E finalmente, qual a valorização em termos monetários que um doutoramento nos trás?

Penso que muitos de nós entramos num doutoramento sem pôr estas questões, o que se pode revelar por vezes perigoso, assim como pode ser perigoso entrar com a ideia errada de que é certo vir a ser professor ou garantir um trabalho como consultor a ganhar "balúrdios".

Aos que tiverem experiência ou relatos de terceiros, por favor partilhem.. aos restantes opinem mas não sem factos concretos! :smt003

Um estudo interessante da situação nos EUA.. pergunto-me se a situação por cá será, pelo menos, proporcional já que os ordenados não o são: :cry:
http://www.measuringusability.com/usability-phd.php

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: O valor dum doutoramento em Portugal

Mensagem por spca »

A meu ver, a razão para fazer um doutoramento deve ter mais a ver com um desejo de seguir um dado percurso profissional, já que é um pouco dúbio até que ponto o doutoramento só por si valorize alguém.

Tentando pôr este 1º parágrafo de parte, e falando genericamente:
Creio que até que ponto valerá ou não fazer um doutoramento dependerá da área - se for uma área relativamente saturada os ganhos (em empregabilidade, dinheiro, etc) serão muito menores do que numa área onde haja escassez, tal como de resto aconteceria com a licenciatura e mestrado.
Creio que é um pouco dúbio falar de portas que se fecham, uma vez que se sentes que para concorrer a um dado lugar poderás ser prejudicado pelo PhD, basta ocultá-lo e dizer que foste bolseiro de investigação nesse período (no que, aliás, não estarás a mentir), tirando perante pessoas que te conheçam. Acho que as portas que se fecham realmente, tendo isto em conta, têm mais a ver com o aumento da idade e eventual desmotivação se as coisas correrem mal. Claro que pode ser frustrante ter de ocultar o PhD, mas é a vida.
No entanto, de facto parece-me que na maior parte dos empregos "normais", se aparecer um tipo com um PhD e sem outra experiência relevante provavelmente será excluído, porque será olhado como demasiado caro e "académico" e com pouca experiência do "mundo real".

A meu ver, as carreiras que um PhD pode aceder são de 3 categorias principais:
-As tradicionais: ensino superior, investigação. Mais facilmente em áreas pouco saturadas e mais dificilmente nas mais saturadas.
-Como técnico especializado numa dada área com interesse para empresas/instituições nessa área.
-Como portador de um canudo prestigiante para a empresa/instituição, geralmente para um cargo de coordenação ou liderança que pode pouco ter a ver com o trabalho desenvolvido.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: O valor dum doutoramento em Portugal

Mensagem por spca »

Será que vale a pena?
Creio que dependerá caso a caso. Mas em minha opinião, não vale especialmente a pena fazer um PhD "por fazer", deve ser já com um dado fim em vista - por exemplo, quem quer fazer investigação hoje em dia tem que passar pelo PhD.
Ou pelo menos convém que a pessoa goste de fazer investigação e do que está a fazer no doutoramento.
Será que o doutoramento abre mais portas do que fecha, ou que as que abre são poucas mas também são para uma população muito reduzida (afinal, poucos somos os que tiram phds)?
Quanto às "portas fechadas" já disse o que acho.
Conforme já disse, creio que depende da área. Se for uma área com carência, certamente abrirá algumas possivelmente boas, mas se for numa área saturada não abrirá tantas assim.
Quais são as saídas, sequer? Consultoria? Docência universitária? Gestor de projectos e equipas de R&D na indústria?
As áreas de investigação e docência universitária creio que serão as únicas transversais, o resto depende da área e da respectiva saturação.
Os principais grupos de saídas que em minha opinião se abrem já referi: "Tradicionais" ensino/investigação, técnico superior (onde creio que se inserem, nas áreas onde se aplicam, a Consultoria e o Gestor de projectos e equipas de R&D na indústria que referes), e o "quadro superior" fora da área do PhD para gestão, que possivelmente dependerá bastante dos contactos e história de vida de cada um.
E finalmente, qual a valorização em termos monetários que um doutoramento nos trás?
Isso é uma pergunta complicada de responder. Creio que só em cargos do estado (ensino, investigação, técnico superior) onde existem salários tabelados é possível saber. Mas em princípio qualquer empresa que te contrate como doutorado certamente te valorizará. Agora se compensa face aos "anos de experiência perdidos" já não sei dizer.
Um exemplo de um tabelado: valores dos vencimentos dos docentes universitários (tirados da net)
http://intranet.uminho.pt/uploads/Tabel ... tarios.pdf
Valores de 1º escalão (menor, entrada na categoria)
Doutorados:
Professor Catedrático 3.109,98
Prof. Associado c/ agregação 2.673,49
Prof. Associado e Prof. Auxiliar c/ agregação 2.400,68
Professor Auxiliar 2.127,88

Não doutorados:
Assistente e Leitor 1.527,71
Assistente Estagiário 1.091,22

emekapa
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Re: O valor dum doutoramento em Portugal

Mensagem por emekapa »

Eu tenho uma dúvida que é ligeiramente "fora" do propósito do tópico mas que está relacionado com o valor de um doutoramento em Portugal ... No meu caso tirei Multimédia (Licenciatura e mestrado) mas sempre preferi a componente de informática e tenho desenvolvido vário trabalho na área e iniciei o doutoramento pela FCT em informática ... a minha questão é ... O doutoramento em informática será mais valorizado que uma engenharia em informática (licenciatura + mestrado) ou poderá de alguma maneira ser equiparado? Ou estarei eu condenado na área da informática porque geralmente procuram um "engenheiro" em vez de um "doutorado"? :o

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: O valor dum doutoramento em Portugal

Mensagem por ricardo.figueiredo »

spca Escreveu:
Um exemplo de um tabelado: valores dos vencimentos dos docentes universitários (tirados da net)
http://intranet.uminho.pt/uploads/Tabel ... tarios.pdf
Valores de 1º escalão (menor, entrada na categoria)
Doutorados:
Professor Catedrático 3.109,98
Prof. Associado c/ agregação 2.673,49
Prof. Associado e Prof. Auxiliar c/ agregação 2.400,68
Professor Auxiliar 2.127,88

Não doutorados:
Assistente e Leitor 1.527,71
Assistente Estagiário 1.091,22
Alguém sabe se estes valores estão actualizados? Caso estejam, são netos ou brutos?

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 189
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL
Localização: Lisboa

Re: O valor dum doutoramento em Portugal

Mensagem por D_Little_B »

ricardo.figueiredo Escreveu:
spca Escreveu:
Um exemplo de um tabelado: valores dos vencimentos dos docentes universitários (tirados da net)
http://intranet.uminho.pt/uploads/Tabel ... tarios.pdf
Valores de 1º escalão (menor, entrada na categoria)
Doutorados:
Professor Catedrático 3.109,98
Prof. Associado c/ agregação 2.673,49
Prof. Associado e Prof. Auxiliar c/ agregação 2.400,68
Professor Auxiliar 2.127,88

Não doutorados:
Assistente e Leitor 1.527,71
Assistente Estagiário 1.091,22
Alguém sabe se estes valores estão actualizados? Caso estejam, são netos ou brutos?
1. Não estão actualizados.
2. São brutos, mas por outro lado não incluem subsídio de refeição.

Para valores actualizados, cf. site do SNESUP.
J

Responder