Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Questão pré-candidatura a BD 2013

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá,
Provavelmente muitas outras pessoas estão com a mesma dúvida que eu em relação ao prazo de candidaturas a bolsa individual de doutoramento 2013. Enviei um mail para a FCT mas ainda não obtive resposta e uma vez que nos anos anteriores, por esta altura já decorriam as candidaturas... acho estranho... Têm alguma informação em relação a isso?

Outra dúvida: já estou a fazer o ano curricular do doutoramento este ano sem bolsa pois só me candidatei na segunda fase(Setembro) mas quero candidatar-me agora. Como entretanto preciso de trabalhar enquanto não tenho (espero ter) a bolsa de doutoramento, candidatei-me a uma Bolsa de Gestão Para a Ciência e Tecnologia integrada num projeto de 12 meses noutra universidade; caso eu consiga essa BGCT que terminará em Junho de 2014, há algum problema para a candidatura à Bolsa de Doutoramento este ano? Sei que é possível adiar por algum (não muito tempo) o pagamento da BID, só não sei se pode haver problema pelo facto de se tratar de duas universidades diferentes...

isto está um pouco confuso mas espero que consigam perceber...

Muito muito obrigada! :)
Sandra

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

Olá.
Que eu saiba, continua a não se saber datas para o concurso deste ano.
Nota que além do concurso de bolsas "geral" passou a haver distribuição de algumas bolsas por alguns programas doutorais - http://www.fct.pt/apoios/programasdouto ... s.phtml.pt

Creio que não haverá problema em iniciares a BD em Agosto de 2014.
Nota, no entanto, que poderás ter de pagar algumas propinas do teu bolso à tua universidade, dependendo de quando começa o programa doutoral e do entendimento desta.
A BD é apenas uma bolsa. O regulamento e forma de fazer as coisas da tua universidade / faculdade é outra.

Boa Sorte.

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por eze83 »

Olá, aproveitando a situação que a Sandra descreveu no seu post, de já ter começado a parte curricular do doutoramento, a questão que gostaria de colocar é como funciona a candidatura neste caso. É que eu estou em situação idêntica.
Essa situação é mencionada na candidatura de que forma? Pedimos bolsa para 3 anos apenas? É de alguma forma vantajoso referir a frequência do ano curricular?
Faço esta pergunta porque diversos colegas bolseiros me têm dito que não terei nada a ganhar com isso. Sinceramente pensei que fosse uma vantagem: é menos dispendioso financiar 3 anos do que 4.

Gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

eze83 Escreveu:Olá, aproveitando a situação que a Sandra descreveu no seu post, de já ter começado a parte curricular do doutoramento, a questão que gostaria de colocar é como funciona a candidatura neste caso. É que eu estou em situação idêntica.
Essa situação é mencionada na candidatura de que forma? Pedimos bolsa para 3 anos apenas? É de alguma forma vantajoso referir a frequência do ano curricular?
Faço esta pergunta porque diversos colegas bolseiros me têm dito que não terei nada a ganhar com isso. Sinceramente pensei que fosse uma vantagem: é menos dispendioso financiar 3 anos do que 4.

Gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado!
Olá.
Tanto quanto sei, até agora, todas as bolsas têm sido de até 4 anos, independentemente do número de anos que se peça no Plano de Trabalhos - que tem podido ser facilmente alterado, desde que com o apoio do orientador, para ser estendido até aos 4 anos. Assim, segundo o que até agora tem acontecido, creio que não tem sido tido em conta o número de anos pedido para a avaliação.
À partida os prováveis critérios de avaliação devem ser os mesmos independentemente da frequência de um programa doutoral - mérito do candidato dependente sobretudo das médias e existência ou não de publicações, qualidade do plano de trabalhos e condições de acolhimento - e possivelmente não haverá nada a dizer especificamente como contar a frequência de um programa doutoral.

Boa sorte.

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por eze83 »

Obrigado pela resposta spca!

Maria F
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta nov 15, 2012 3:07 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Maria F »

Olá todos!

A FCT publicou hoje o calendário de concursos para 2013, sendo as candidaturas a bolsas individuais de doutoramento previstas para Junho (http://www.fct.pt/apoios/concursos). Só acho estranho não terem sido publicados, até à data, os resultados de recurso ao concurso de 2012 e o Guião de avaliação para o concurso de 2013. Alguém sabe alguma coisa relativamente a isso?

obrigada,

Maria

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por blanca »

Maria F Escreveu:Olá todos!

A FCT publicou hoje o calendário de concursos para 2013, sendo as candidaturas a bolsas individuais de doutoramento previstas para Junho (http://www.fct.pt/apoios/concursos). Só acho estranho não terem sido publicados, até à data, os resultados de recurso ao concurso de 2012 e o Guião de avaliação para o concurso de 2013. Alguém sabe alguma coisa relativamente a isso?

obrigada,

Maria
Viva! Eu liguei à FCT uns dias atras para saber do recurso e disseram que os resultados vão sair na mesma altura dos resultados do novo concurso... Pelo que a FCT sugere de submeter uma nova candidatura entretanto. (VERGONHAAA!!!) Perguntei também acerca dos paneis, que devias ser reformados para o recurso mas pelos vistos não, vai manter-se o painel antigo com a única precaução de não ser o mesmo avaliador da primeira vez. (UI!)
Depois destas informações toda perguntei à funcionária se não achava absurdo, vergonhoso, que um candidato devesse esperar um ano (porque vai passar um ano desde a saída dos primeiros resultados) para saber se vai ter a bolsa. Ela disse "pois" e ficou calada. O meu foi só um desabafo, óbvio que não tem nada a ver com os funcionários.. Eu acho que deveria-se pressionar a FCT para dar os resultados do recurso antes da abertura do novo concurso. Quem foi mal avaliado deve ter direito a receber a bolsa o mais cedo possível!

Maria F
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta nov 15, 2012 3:07 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Maria F »

blanca Escreveu:
Maria F Escreveu:Olá todos!

A FCT publicou hoje o calendário de concursos para 2013, sendo as candidaturas a bolsas individuais de doutoramento previstas para Junho (http://www.fct.pt/apoios/concursos). Só acho estranho não terem sido publicados, até à data, os resultados de recurso ao concurso de 2012 e o Guião de avaliação para o concurso de 2013. Alguém sabe alguma coisa relativamente a isso?

obrigada,

Maria
Viva! Eu liguei à FCT uns dias atras para saber do recurso e disseram que os resultados vão sair na mesma altura dos resultados do novo concurso... Pelo que a FCT sugere de submeter uma nova candidatura entretanto. (VERGONHAAA!!!) Perguntei também acerca dos paneis, que devias ser reformados para o recurso mas pelos vistos não, vai manter-se o painel antigo com a única precaução de não ser o mesmo avaliador da primeira vez. (UI!)
Depois destas informações toda perguntei à funcionária se não achava absurdo, vergonhoso, que um candidato devesse esperar um ano (porque vai passar um ano desde a saída dos primeiros resultados) para saber se vai ter a bolsa. Ela disse "pois" e ficou calada. O meu foi só um desabafo, óbvio que não tem nada a ver com os funcionários.. Eu acho que deveria-se pressionar a FCT para dar os resultados do recurso antes da abertura do novo concurso. Quem foi mal avaliado deve ter direito a receber a bolsa o mais cedo possível!

Obrigada Blanca. Realmente é uma vergonha termos de esperar um ano para corrigirem erros que não se consegue compreender como podem ser cometidos. E só espero ter a sorte de avaliarem a minha candidatura correctamente no recurso porque se todos os candidatos que reclamaram tiverem razão, a FCT teria que abrir mais do que um concurso para atribuir bolsa a todos...

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por blanca »

Maria F Escreveu:
blanca Escreveu:
Maria F Escreveu:Olá todos!

A FCT publicou hoje o calendário de concursos para 2013, sendo as candidaturas a bolsas individuais de doutoramento previstas para Junho (http://www.fct.pt/apoios/concursos). Só acho estranho não terem sido publicados, até à data, os resultados de recurso ao concurso de 2012 e o Guião de avaliação para o concurso de 2013. Alguém sabe alguma coisa relativamente a isso?

obrigada,

Maria
Viva! Eu liguei à FCT uns dias atras para saber do recurso e disseram que os resultados vão sair na mesma altura dos resultados do novo concurso... Pelo que a FCT sugere de submeter uma nova candidatura entretanto. (VERGONHAAA!!!) Perguntei também acerca dos paneis, que devias ser reformados para o recurso mas pelos vistos não, vai manter-se o painel antigo com a única precaução de não ser o mesmo avaliador da primeira vez. (UI!)
Depois destas informações toda perguntei à funcionária se não achava absurdo, vergonhoso, que um candidato devesse esperar um ano (porque vai passar um ano desde a saída dos primeiros resultados) para saber se vai ter a bolsa. Ela disse "pois" e ficou calada. O meu foi só um desabafo, óbvio que não tem nada a ver com os funcionários.. Eu acho que deveria-se pressionar a FCT para dar os resultados do recurso antes da abertura do novo concurso. Quem foi mal avaliado deve ter direito a receber a bolsa o mais cedo possível!

Obrigada Blanca. Realmente é uma vergonha termos de esperar um ano para corrigirem erros que não se consegue compreender como podem ser cometidos. E só espero ter a sorte de avaliarem a minha candidatura correctamente no recurso porque se todos os candidatos que reclamaram tiverem razão, a FCT teria que abrir mais do que um concurso para atribuir bolsa a todos...
Olá Maria, no meu caso, como concorri para uma BPD, é claro como acontecem os erros, não há guião de avaliação assim cada avaliador tem os seu princípios. Na minha área um candidato tive avaliação segundo o guião de doutoramento, que obviamente da peso à licenciatura, que, pelo contrario, não deveria ter tanto peso em PD, mas sim as publicações e participação em projectos. Se eu tivesse sido avaliada com guião de doutoramento tinha 5 de mérito do candidato. Contudo fiquei a 0,02 da linha de corte..
Se queres que te diga acho que não me vão dar razão em recurso por um facto muito simples: não há fundos e onde há uma falta de critérios de avaliação (BPD) fica tudo aleatório, podem dizer o que querem, têm sempre razão.

Eu já disse várias vezes aqui no fórum que esta questão de não existir guião de avaliação para BPD parece-me ilegal.
Blanca

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 65
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por hjssp »

blanca Escreveu:Viva! Eu liguei à FCT uns dias atras para saber do recurso e disseram que os resultados vão sair na mesma altura dos resultados do novo concurso... Pelo que a FCT sugere de submeter uma nova candidatura entretanto. (VERGONHAAA!!!) Perguntei também acerca dos paneis, que devias ser reformados para o recurso mas pelos vistos não, vai manter-se o painel antigo com a única precaução de não ser o mesmo avaliador da primeira vez. (UI!)
Depois destas informações toda perguntei à funcionária se não achava absurdo, vergonhoso, que um candidato devesse esperar um ano (porque vai passar um ano desde a saída dos primeiros resultados) para saber se vai ter a bolsa. Ela disse "pois" e ficou calada. O meu foi só um desabafo, óbvio que não tem nada a ver com os funcionários.. Eu acho que deveria-se pressionar a FCT para dar os resultados do recurso antes da abertura do novo concurso. Quem foi mal avaliado deve ter direito a receber a bolsa o mais cedo possível!
Tens a certeza absoluta que a empregada te disso isso ou será que ela quis dizer que os recursos sairão quando do novo concurso? Não faz sentido nenhum esperar pela abertura do novo concurso (com mais uns milhares de candidaturas) para avaliar os recursos do concurso anterior. Por este andar, o concurso de 2013 só estaria concluído lá para 2017.

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por blanca »

hjssp Escreveu:
blanca Escreveu:Viva! Eu liguei à FCT uns dias atras para saber do recurso e disseram que os resultados vão sair na mesma altura dos resultados do novo concurso... Pelo que a FCT sugere de submeter uma nova candidatura entretanto. (VERGONHAAA!!!) Perguntei também acerca dos paneis, que devias ser reformados para o recurso mas pelos vistos não, vai manter-se o painel antigo com a única precaução de não ser o mesmo avaliador da primeira vez. (UI!)
Depois destas informações toda perguntei à funcionária se não achava absurdo, vergonhoso, que um candidato devesse esperar um ano (porque vai passar um ano desde a saída dos primeiros resultados) para saber se vai ter a bolsa. Ela disse "pois" e ficou calada. O meu foi só um desabafo, óbvio que não tem nada a ver com os funcionários.. Eu acho que deveria-se pressionar a FCT para dar os resultados do recurso antes da abertura do novo concurso. Quem foi mal avaliado deve ter direito a receber a bolsa o mais cedo possível!
Tens a certeza absoluta que a empregada te disso isso ou será que ela quis dizer que os recursos sairão quando do novo concurso? Não faz sentido nenhum esperar pela abertura do novo concurso (com mais uns milhares de candidaturas) para avaliar os recursos do concurso anterior. Por este andar, o concurso de 2013 só estaria concluído lá para 2017.
Certeza absoluta e como já disse, a funcionária acrescentou que a "FCT" aconselhava para submeter nova candidatura agora em Junho. A FCT tem uma bela batata quente com a questão do Recurso, porque desta vez não pode, em principio, controlar os resultados (no Concurso sim e na Audiência Prêvia também) ou seja o número de novas bolsas que se podem criar. Este ano ainda por cima há um número extraordinário de recursos. A FCT vai adiar as avaliações do Recurso até que poder.
Acho que seria o caso de dialogar com a ABIC e ver se ajudar a organizar uma acção de protesto.

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por vera.ff »

Bom dia a tod@s,

Ainda não há indicações relativamente à abertura do concurso?

Obrigada!

emekapa
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por emekapa »

Boas!

Sem querer lançar o pânico, o que o meu orientador me disse é que as candidaturas para projeto já abriram e fecham dia 4 e que la esta a indicação que as de PHD fecham dia 2 de julho mas ainda nem abriram!

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por vera.ff »

O quê???

Candidaturas a bolsas de doutoramento individuais sem concurso aberto ainda fecham na primeira semana de Julho? Isso é possível???

E das bolsas Pós-doc alguém sabe alguma coisa?

emekapa
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por emekapa »

Calma, isso nao quer dizer nada ... Penso que so definem o prazo quando abrirem realmente... ;)

vanessadrt
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta jun 21, 2013 7:35 pm
University/ Institute: Instituto de Telecomunicações

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por vanessadrt »

Ok, estou em pânico. As candidaturas a doutoramento individual fecham dia 2 sem terem aberto? Isto faz algum sentido?
Vou todos os dias ao site da FCT e nada.. nenhuma data é lançada. O ano passado a esta altura os concursos estavam quase a fechar! Alguém sabe algo em concreto? Telefonou para a FCT ou algo do género?

pmpvieira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta set 28, 2011 1:27 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por pmpvieira »

emekapa Escreveu:Boas!

Sem querer lançar o pânico, o que o meu orientador me disse é que as candidaturas para projeto já abriram e fecham dia 4 e que la esta a indicação que as de PHD fecham dia 2 de julho mas ainda nem abriram!
Será que o teu orientador não se enganou? No site da fct diz que dia 2 de julho fecham as candidaturas para projetos exploratórios..

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por eze83 »

Julgo que seria de valor a ABIC tomar uma posição relativamente a esta indefinição quanto às datas de abertura do concurso.
Apresentar um quadro com indicação de abertura em Junho, é no mínimo vago. Se a FCT está com problemas de "tempo" (esperemos que não sejam financeiros) seria mais profissional terem definido datas, nem que fosse para mais tarde (p.e. Setembro).

Deixar toda a gente na ansiedade do "será que é amanhã, será que é depois, será que não é..." é de uma falta de profissionalismo (e consideração pelos candidatos) terceiro mundista.

RTTR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda nov 12, 2012 2:44 pm
University/ Institute: U. Coimbra

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por RTTR »

Eu tb estou a entrar um bocado em pânico... Ninguem ligou para lá? Não há novidades + concretas? Eu ligo e nem sequer consigo que me atendam. Se as bolsas forem para abrir em Junho, como diz no pseudo-calendário que a FCT apresentou, as candidaturas têm que abrir esta semana...!
Outra questão, as limitações de orientandos e as respetivas avaliações baixas para orientadores com + de 5 orientandos já entraram em funcionamento noutros anos ou apenas neste? É que eu, para juntar à festa, nem sequer estou a conseguir orientador, supostamente por causa deste problema... Pelo 2º ano consecutivo!!! No ano passado, assinaram a minha candidatura 1hora antes do fecho do concurso, só para não ficar impossibilitada de apresentar candidatura. Mas volto a ter o mm problema este ano, não aceitam orientar a minha tese pq já todos os professores que me interessam têm imensos orientandos... Mais uma vez, fico sem apoio para a realização da candidatura. Acho q apesar de compreender esta norma das limitações, na prática nem sempre beneficia os orientandos.
Cumprimentos

dianamontezuma
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: terça jun 25, 2013 11:41 am
University/ Institute: icbas

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por dianamontezuma »

Olá, eu também já tentei ligar e enviar email e não obtenho qualquer resposta... Enfim, Portugal no seu melhor!

Bloqueado