Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por tmaria »

Pessoal, estou em pânico e preciso de ajuda. Não sei se algum de vós esteve envolvido num caso similar mas o meu caso é o seguinte:

Em 2003 iniciei a minha actividade com uma bic e, assim que pude, inscrevi-me no SS voluntário. Em 2006 imigrei. Tinham-me (mal) informado que, como era voluntário, não me precisava de preocupar. Por estupidez não fiz nada. A pensar em voltar a Portugal com uma BPD, pedi a senha para a Segurança Social online e a password chegou hoje. Activei o serviço agora e, qto não foi o meu espanto quando vejo que devo milhares à SS (mais de 6 anos em atraso + juros).

O que fazer? Como cancelar retroactivamente? Tenho provas de que não estive a vover em Portugal estes anos todos.

Ajuda!!!! :cry:

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por spca »

Olá

Segundo o site da Seg Social:

http://www4.seg-social.pt/seguro-social-voluntario#
Quando cessa a obrigação de pagamento de contribuições
(...) A falta de pagamento das contribuições por período igual ou superior a 12 meses faz cessar a obrigação contributiva a partir do mês seguinte ao do último pagamento. (...)
Tens nessa página também um link para legislação vária - http://www4.seg-social.pt/legislacao?bundleId=678160
Parece-me que o melhor é que tentes procurar qual a lei de onde este parágrafo provém, e com base nisso, te dirijas à Seg Social no sentido de permitirem que não tenhas que pagar desde quando interrompeste o pagamento, uma vez que passaram mais de 12 meses desde o teu último pagamento.

Boa sorte.

tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por tmaria »

Oh... muito obrigado pela tua mensagem. Vê lá que fiquei tão nervosa que nem sequer consegui ler. Vou ver a legislação que refereiste e tentar contactar amanhã. Infelizmente ainda não vai dar para lá ir pessoalmente, que ainda estou na Holanda.

Boa noite! (a minha vai ser um pouco melhor agora, graças à tua mensagem spca)

rjcv
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 31, 2013 2:51 pm
University/ Institute: IST/INESC-ID

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por rjcv »

O site da SS continua em desenvolvimento e tem ainda muitas falhas portanto não sofras por antecipação (apesar de imaginar o que deve ter sido ver esse valor).

Ainda a semana passada tive que ir a 4 balcões diferentes da SS para pagar uma coima de 1,75€ que o site dizia serem 110,75€. Alias o homem que me atendeu disse que o site era "uma anormalidade" que nem devia existir.

tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por tmaria »

bom dia rcjv,

oops... já estou desabituada destas coisas. Vou começar a romaria de telefonar para todo o lado e mais algum, a ver se regularizo isto.

obrigada e votos de uma boa sexta-feira!

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por pjhs »

Eu tive um problema semelhante e bastou entregar um pedido na segurança social, com comprovativos de cessação da bolsa. As dívidas foram todas anuladas...

tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 18
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por tmaria »

Obrigado a todos. O processo está-se a resolver positivamente!

Bom trabalho.

anidras
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por anidras »

pjhs Escreveu:Eu tive um problema semelhante e bastou entregar um pedido na segurança social, com comprovativos de cessação da bolsa. As dívidas foram todas anuladas...
Qual foi o comprovativo de cessação da bolsa?
Pediste na FCT?

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário - cancelamento não efectuado

Mensagem por pjhs »

anidras Escreveu:
pjhs Escreveu:Eu tive um problema semelhante e bastou entregar um pedido na segurança social, com comprovativos de cessação da bolsa. As dívidas foram todas anuladas...
Qual foi o comprovativo de cessação da bolsa?
Pediste na FCT?
Sorry pelo atraso, mas nunca mais visitei este tópico...
Sim, pedi à FCT dois comprovativos, um de final de BD e outro de início de BPD. Dessa forma consegui justificar à SS que não era bolseiro nos meses entre o fim da BD e o início da BPD, e as dívidas desse período foram anuladas... (uff)

Responder