Cancelar bolsa antes do 3º ano

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
schutz
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por schutz »

Boas,

Fiz o pedido de renovação da Bolsa para iniciar o 3º ano em Março.
Acontece que estou seriamente a ponderar desistir pois os resultados estão muito aquém das minhas expectativas (até agora tenho tido pareceres positivos do orientador mas não tenho conseguido publicar em confs. internacionais) e o meu orientador, até hoje, pouco me orienta (posso contar com uma mão o nº de vezes que falámos de trabalho a sério nos últimos 3 anos).

Antigamente bastava comunicar com 30 dias de antecedência para desistir. A minha questão é como se deve proceder agora?
Li algures que o novo EBI determina que se deve devolver os montantes pagos caso se desista (pois não irei entregar tese) depois de iniciar o 3º ano de Bolsa, mas no site da FCT ainda está o EBI de 2004 (o que indica que bastam 30 dias de aviso prévio para não haver penalização).
Contudo o novo regulamento (2012) informa que é necessário um relatório de actividades desenvolvidas no âmbito da bolsa subscrito pelo bolseiro, orientador e instituição de acolhimento para que a desistência com aviso prévio de 30 dias seja válida (como não incumprimento do bolseiro).

A minha ideia seria enviar até dia 1 o aviso prévio à FCT a pedir que cancelem a renovação e que em vez disso fechem o meu processo por desistência. Não sei se posso pedir para cancelar mais tarde (por aí seria depois de inicia ro 3º ano de bolsa).

Agradeço desde já a vossa ajuda.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por spca »

Ola.
Penso que a questao que te deves colocar é se desejas continuar na investigacao. Se sim, parece-me melhor nao desistires, mesmo que os resultados estejam aquem do esperado. Caso contrario, possivelmente a unica solucao viavel para continuares na investigacao sera' procurares uma bolsa de alguma instituicao estrangeira. Mesmo que ganhes novamente bolsa pela FCT, apenas teras direito ao tempo que te falta de bolsa, 2 anos...
Tem em conta que é muito normal uma especie de "PhD candidate depression" pelo 2°-3° ano de bolsa, que em muitos casos é transitoria.

Parece-me que o melhor, se es da area de Lisboa, é ires pessoalmente à loja do cientista colocar a questao.

Pelo novo regulamento saido no Diario da Republica mas ainda nao actualizado no site da FCT, de facto podes ser obrigado a devolver o dinheiro se deixares comecar o 3° ano (mas apenas abre essa possibilidade, nao determina que assim seja obrigatoriamente). Nao sei ate' que ponto isso sera' aplicado, nunca ouvi falar de alguem que tenha sido efectivamente obrigado pela FCT a devolver dinheiro e parece-me algo muito dificil de conseguir, pelo que se estas na duvida entre desistir ou nao, pode valer a pena ires à Loja do Cientista e colocares a questao, pode ser que, na pratica, nao haja qualquer tipo de sancao mesmo que desistas depois.

Penso que no tal novo regulamento ainda nao actualizado na pagina da FCT deixou de existir essa clausula dos 30 dias, ainda que me pareca bom para "saires a bem" e tentar que o teu orientador nao te "castigue" com um parecer negativo falares com ele a tempo, e encerrar com tempo o trabalho em curso.
Parece-me que, se de facto for para desistir, é melhor fazer como dizes comunicando à FCT antes de iniciar o 3° ano, e falares, como digo acima, com o teu orientador e tentar encerrar o trabalho em curso, de modo que outra pessoa possa pegar nele, num periodo curto tipo 30 dias.

Se sempre es da FCT-UNL, recomendaria uma ida ao GAPA - http://www.fct.unl.pt/estudante/gapa/ A antiga "chefe", doutora Graca Figueiredo Dias, conhece muito bem o mundo academico e seria uma optima pessoa para falares do assunto, mas nao sei se ainda trabalha la. De qualquer modo, certamente nao seras o primeiro nem o ultimo estudante de doutoramento a ponderar desistir, e havera outros psicologos habituados a lidar com doutoramentos, e podera ser util se ainda queres ponderar a decisao, e pelo menos ha uns anos era gratuito, se nao for sera a preco simbolico. Ha obrigacao de confidencialidade, ninguem vai fazer "queixinhas" ao teu orientador, mesmo que o conheca. Se ja nao andas na FCT-UNL podera haver algum gabinete equivalente na universidade onde andares. E o que nao falta por ai sao psicologos...

Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por spca »

Pelo que dizes, tiveste ate agora muito pouco dialogo com o teu orientador. Sera que o teu problema nao sera precisamente esse? Infelizmente nao me parece uma postura facil de mudar, mas porque, antes de desistir, nao lhe fazes uma especie de ultimato, dizendo que estas bastante descontente com a falta de resultados e que consideras que precisas de mais orientacao, caso contrario teras de desistir para nao seres obrigado/a a devolver o dinheiro da bolsa.
Talvez possas propor trabalhar com alguem que faca trabalho afim do que fazes, ou quem sabe trabalhe no mesmo lugar, como co-orientador?
E entretanto vais-te informando junto da FCT (fundacao CT) sobre o que podes fazer caso a postura dele nao mude.
Como disse ha pouco, recomendo expores a situacao ao GAPA ou algum gabinete equivalente, que te podera ajudar a discernir a melhor accao a tomar.

Boa sorte.
spca Escreveu:Ola.
Penso que a questao que te deves colocar é se desejas continuar na investigacao. Se sim, parece-me melhor nao desistires, mesmo que os resultados estejam aquem do esperado. Caso contrario, possivelmente a unica solucao viavel para continuares na investigacao sera' procurares uma bolsa de alguma instituicao estrangeira. Mesmo que ganhes novamente bolsa pela FCT, apenas teras direito ao tempo que te falta de bolsa, 2 anos...
Tem em conta que é muito normal uma especie de "PhD candidate depression" pelo 2°-3° ano de bolsa, que em muitos casos é transitoria.

Parece-me que o melhor, se es da area de Lisboa, é ires pessoalmente à loja do cientista colocar a questao.

Pelo novo regulamento saido no Diario da Republica mas ainda nao actualizado no site da FCT, de facto podes ser obrigado a devolver o dinheiro se deixares comecar o 3° ano (mas apenas abre essa possibilidade, nao determina que assim seja obrigatoriamente). Nao sei ate' que ponto isso sera' aplicado, nunca ouvi falar de alguem que tenha sido efectivamente obrigado pela FCT a devolver dinheiro e parece-me algo muito dificil de conseguir, pelo que se estas na duvida entre desistir ou nao, pode valer a pena ires à Loja do Cientista e colocares a questao, pode ser que, na pratica, nao haja qualquer tipo de sancao mesmo que desistas depois.

Penso que no tal novo regulamento ainda nao actualizado na pagina da FCT deixou de existir essa clausula dos 30 dias, ainda que me pareca bom para "saires a bem" e tentar que o teu orientador nao te "castigue" com um parecer negativo falares com ele a tempo, e encerrar com tempo o trabalho em curso.
Parece-me que, se de facto for para desistir, é melhor fazer como dizes comunicando à FCT antes de iniciar o 3° ano, e falares, como digo acima, com o teu orientador e tentar encerrar o trabalho em curso, de modo que outra pessoa possa pegar nele, num periodo curto tipo 30 dias.

Se sempre es da FCT-UNL, recomendaria uma ida ao GAPA - http://www.fct.unl.pt/estudante/gapa/ A antiga "chefe", doutora Graca Figueiredo Dias, conhece muito bem o mundo academico e seria uma optima pessoa para falares do assunto, mas nao sei se ainda trabalha la. De qualquer modo, certamente nao seras o primeiro nem o ultimo estudante de doutoramento a ponderar desistir, e havera outros psicologos habituados a lidar com doutoramentos, e podera ser util se ainda queres ponderar a decisao, e pelo menos ha uns anos era gratuito, se nao for sera a preco simbolico. Ha obrigacao de confidencialidade, ninguem vai fazer "queixinhas" ao teu orientador, mesmo que o conheca. Se ja nao andas na FCT-UNL podera haver algum gabinete equivalente na universidade onde andares. E o que nao falta por ai sao psicologos...

Boa sorte.

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por schutz »

Agradeço as respostas.
Infelizmente não sou a primeira. Já um colega meu fez esse ultimato no Verão passado e ele prometeu que ia ajudar mais mas acabou com o meu colega a desistir em Setembro e o meu orientador a desculpar-se para o grupo de investigação (que ele lidera) dizendo que o meu colega não tinha "estofo pr'aquilo" e que já lhe tinha indicado que queria desistir e que ele o tentou ajudar bla bla bla.

Já ponderei várias vezes desistir por causa desta relação orientando-orientador. Basicamente a filosofia dele, dita e repetida várias vezes, é: "os meus alunos têm de ser autónomos" aka completamente independentes dele excepto quando for para publicar artigos. E efectivamente tem sido assim.

Em relação ao GAPA, já não é a mesma pessoa mas também, sinceramente, não quero apoio psicológico. Isto é duro, sim mas faz parte da vida ter sucesso como insucesso.

Enfim, vou tentar falar com ele mas a decisão está praticamente tomada.
Vou ver depois se consigo entrar em contacto com a Fundação para esclarecimentos adicionais.
Obrigada mais uma vez.
Última edição por schutz em sábado fev 02, 2013 8:09 am, editado 1 vez no total.

filipevb
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça mar 15, 2011 1:28 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por filipevb »

E no caso de uma BPD? Alguém sabe como é que agora o bolseiro pode cancelar a bolsa quando lhe apetecer? Antigamente bastava justificar a decisão à entidade financiadora e ao orientador com 30 dias de antecedência. Agora já não é possível fazê-lo?

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 620
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por Rutegard »

alguma novidade schutz?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por spca »

filipevb Escreveu:E no caso de uma BPD? Alguém sabe como é que agora o bolseiro pode cancelar a bolsa quando lhe apetecer? Antigamente bastava justificar a decisão à entidade financiadora e ao orientador com 30 dias de antecedência. Agora já não é possível fazê-lo?
Ola
Na falta de outra resposta, penso que sim, que continua a ser possível fazê-lo mais ou menos como antes. O que mudou na lei é que deixou de ser exigido o prazo de 30 dias (de qualquer modo, parece-me de senso comum, na medida do possível, avisar com alguma antecedência) e que no caso da BD se passar metade do tempo de bolsa - interpreto 2 anos, metade de 4 - pode em teoria passar a ser exigida a devolução do dinheiro.

Seja como for, para ter a certeza absoluta, o melhor é perguntares directamente à FCT.

Boa sorte.

filipevb
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça mar 15, 2011 1:28 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por filipevb »

spca Escreveu:Ola
Na falta de outra resposta, penso que sim, que continua a ser possível fazê-lo mais ou menos como antes. O que mudou na lei é que deixou de ser exigido o prazo de 30 dias (de qualquer modo, parece-me de senso comum, na medida do possível, avisar com alguma antecedência) e que no caso da BD se passar metade do tempo de bolsa - interpreto 2 anos, metade de 4 - pode em teoria passar a ser exigida a devolução do dinheiro.

Seja como for, para ter a certeza absoluta, o melhor é perguntares directamente à FCT.

Boa sorte.
Obrigado pela resposta!
De facto, fui perguntar à FCT há uns dias e informaram-me de que para cancelar uma BPD é necessário enviar uma carta a avisar do cancelamento, uma carta do orientador e um relatório final da bolsa. Não há prazo para o fazer, mas deverá sempre ser feito com antecedência, de forma a impedir o pagamento indevido da bolsa nos meses seguintes à data indicada para o cancelamento (caso isso aconteça, será necessário devolver os montantes pagos indevidamente).

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por schutz »

Rutegard Escreveu:alguma novidade schutz?
Demoveram-me de desistir, nem cheguei a falar com o meu orientador.
Notei um esforço dele nas últimas semanas por causa de uma submissão (basicamente olhou para o meu trabalho com olhos de ver, pela primeira vez) e as coisas acabaram por evoluir um pouco. Agora é ver se esse esforço se mantém e se o trabalho toma um rumo mais seguro e minimamente acompanhado. Da minha parte vou insistir com o doutoramento e tentar outras vias quando não consigo discutir coisas com ele.
Obrigada pelo interesse.

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 620
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Cancelar bolsa antes do 3º ano

Mensagem por Rutegard »

Boa sorte :D

schutz Escreveu:
Rutegard Escreveu:alguma novidade schutz?
Demoveram-me de desistir, nem cheguei a falar com o meu orientador.
Notei um esforço dele nas últimas semanas por causa de uma submissão (basicamente olhou para o meu trabalho com olhos de ver, pela primeira vez) e as coisas acabaram por evoluir um pouco. Agora é ver se esse esforço se mantém e se o trabalho toma um rumo mais seguro e minimamente acompanhado. Da minha parte vou insistir com o doutoramento e tentar outras vias quando não consigo discutir coisas com ele.
Obrigada pelo interesse.

Responder