Pagamento Propinas FCT

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
vitinho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 11, 2013 6:07 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Pagamento Propinas FCT

Mensagem por vitinho »

Boa tarde caros colegas,

Gostaria de colocar aqui no forúm esta dúvida...
Pretendo iniciar a minha bolsa de doutoramento no próximo mês de abril no entanto tenho a seguinte dúvida que gostaria de colocar aqui no fórum:
Posso iniciar a bolsa de doutoramento agora em abril e candidatar-me/inscrever-me na universidade apenas no próximo letivo? Ou seja a FCT só começaria a pagar as propinas referentes ao ano letivo 2013/2014. Ou o período de concessão de bolsa tem de coincidir com o ano letivo?
Espero ter sido claro.

Atenciosamente
Vitor Spinola

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Pagamento Propinas FCT

Mensagem por mikex »

O período da bolsa não tem que coincidir com o ano letivo, mas tu não podes ter bolsa sem estar inscrito num doutoramento!
Nem a FCT te assina o contrato sem teres o documento da instituição acolhedora a dizer que estás aceite para efetuar o doutoramento (é um dos documentos requeridos).
As propinas são o menor dos teus problemas.

vitinho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 11, 2013 6:07 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Re: Pagamento Propinas FCT

Mensagem por vitinho »

Pois já imaginava que não. Mas então se começar em abril ano letivo 2012/2013 a FCT deve pagar as propinas até 2016/2017 ou 2017/2018 uma vez que o último pagamento da bolsa deve ocorrer em abril 2017 (4 anos de bolsa). Obrigado.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Pagamento Propinas FCT

Mensagem por mikex »

Assumindo que ainda terias dinheiro suficiente nesse ano (existe um limite para pagamento de propinas por ano de bolsa; 2750€ em Portugal, 5000€ no estrangeiro), o último pagamento seria obviamente para o ano letivo 16/17, pois se a bolsa terminaria em Março (e não em Abril, se começa em Abril termina em Março), ainda estarias muito longe do ano letivo seguinte.

Responder