Duvidas curriculum e data de início

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
trma
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Duvidas curriculum e data de início

Mensagem por trma »

Viva,

Alguém me pode ajudar:

- Devo utilizar a plataforma Degois ou FCTSIG para registar o Curriculum? Não tenho qualquer experiência em investigação nem nunca dei aulas e é a 1ª vez que me candidato a bolsa...

- No Curriculum devo indicar toda a minha experiência profissional ou apenas aquela que for relacionada com actividades académicas / investigação (que no meu caso não tenho nenhumas)?

- Na data de inicio da bolsa já percebi que tem de ser Janeiro de 2013 mas a data de inicio de trabalhos não tem de ser a mesma? As atividades letivas do doutoramento iniciam em Setembro ou Outubro mas só irei frequentar depois de saber se tenho bolsa ou não.

Agradeço desde já a V/atenção.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Duvidas curriculum e data de início

Mensagem por spca »

trma Escreveu: - Devo utilizar a plataforma Degois ou FCTSIG para registar o Curriculum? Não tenho qualquer experiência em investigação nem nunca dei aulas e é a 1ª vez que me candidato a bolsa...
Pressupondo que ambas continuam a poder ser usadas, será ao teu critério. Ambas são teoricamente equivalentes para o concurso da FCT. Pela minha experiência no concurso de 2010, a DeGóis levará muito mais tempo a preencher, mas tem a vantagem que ficas com o currículo numa base de dados pública para investigadores, que poderás usar para outros fins ou alguém poderá consultar e interessar-te por ti. A DeGóis também permite adicionar muita informação que a FCT-SIG não permite, mas nota que para efeitos do concurso da FCT em princípio será "filtrada" para dar informações equivalentes às da FCT-SIG, pelo que em teoria não apresentarás mais informação.
- No Curriculum devo indicar toda a minha experiência profissional ou apenas aquela que for relacionada com actividades académicas / investigação (que no meu caso não tenho nenhumas)?
Para o concurso da FCT, em princípio apenas é relevante a informação relacionada com actividades académicas / investigação. Mas não perdes nada em colocar outras informações, em particular a tua experiência profissional mais relevante, principalmente se usares o DeGóis.
- Na data de inicio da bolsa já percebi que tem de ser Janeiro de 2013 mas a data de inicio de trabalhos não tem de ser a mesma? As atividades letivas do doutoramento iniciam em Setembro ou Outubro mas só irei frequentar depois de saber se tenho bolsa ou não.
Creio que não haverá problema em colocares início dos trabalhos em Outubro de 2012 e da bolsa em Janeiro de 2013.

Boa sorte.

trma
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Re: Duvidas curriculum e data de início

Mensagem por trma »

Obrigado spca, mais uma vez, pela tua preciosa ajuda.
Já agora só mais duas questões:

1 - A FCT pede também o percentil dos graus concluidos que, no meu caso, faz parte do anexo ao diploma, apesar de a FCT disponibilizar 2 formulários para submeter os pdf separadamente. Devo submeter o anexo duas vezes ou submeto apenas uma, esperando que quem vem analisar perceba que o percentil consta do anexo ao diploma?

2 - Vou concorrer apesar de ainda nao ter concluido o mestrado que espero terminar em Setembro. De acordo com o regulamento tenho de enviar declaração sob compromisso de honra com as notas e a média previsivel. No entanto já conclui a parte escolar do mestrado que confere o "grau" de especialização e já obtive o respectivo certificado. Assim sendo apenas tenho de indicar a nota previsivel para a dissertação e a média final previsivel, certo?

Obrigado mais uma vez.

Cristie
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: sábado set 10, 2011 10:14 am
University/ Institute: FCSH-UNL
Localização: Lisboa

Re: Duvidas curriculum e data de início

Mensagem por Cristie »

trma Escreveu:Viva,
- Devo utilizar a plataforma Degois ou FCTSIG para registar o Curriculum? Não tenho qualquer experiência em investigação nem nunca dei aulas e é a 1ª vez que me candidato a bolsa...
Podes utilizar qualquer uma das plataformas, mas se ainda não fizeste o CV na Degois, é melhor utilizares a FCTSig. É muito mais fácil de preencher e pouparás muito tempo precioso...
trma Escreveu: - No Curriculum devo indicar toda a minha experiência profissional ou apenas aquela que for relacionada com actividades académicas / investigação (que no meu caso não tenho nenhumas)?
Há painéis de avaliação que valorizam todo o percurso profissional, mesmo o não académico. Não perdes nada em colocar toda a actividade profissional, apesar de a mais ser valorizada ser obviamente a académica.

Boa sorte!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Duvidas curriculum e data de início

Mensagem por spca »

Olá.
Sinceramente, não sei a resposta às tuas perguntas. Respondo de acordo com o que me faz sentido.
trma Escreveu:1 - A FCT pede também o percentil dos graus concluidos que, no meu caso, faz parte do anexo ao diploma, apesar de a FCT disponibilizar 2 formulários para submeter os pdf separadamente. Devo submeter o anexo duas vezes ou submeto apenas uma, esperando que quem vem analisar perceba que o percentil consta do anexo ao diploma?
A meu ver, é melhor não esperares que quem vai avaliar o teu caso e que tem normalmente de avaliar dezenas de outros num curto espaço de tempo subentenda seja o que for. Assim, acho que deves submeter duas vezes, se o documento que pedem em ambos os casos é, no teu caso, o mesmo.
2 - Vou concorrer apesar de ainda nao ter concluido o mestrado que espero terminar em Setembro. De acordo com o regulamento tenho de enviar declaração sob compromisso de honra com as notas e a média previsivel. No entanto já conclui a parte escolar do mestrado que confere o "grau" de especialização e já obtive o respectivo certificado. Assim sendo apenas tenho de indicar a nota previsivel para a dissertação e a média final previsivel, certo?
Parece-me que faz sentido que sim.

Boa sorte.

Responder