Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Pretende-se promover o debate e dar a conhecer o EBI (Lei 40/2004) aprovado a 8 de Julho 2004.
Responder
xeon123
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta out 12, 2011 10:25 am
University/ Institute: FUL

Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por xeon123 »

Para a avaliação das bolsas FCT transactas (2011), quantos pontos foram atribuídos por artigo, ou por journal?

São atribuídos pontos às candidaturas que realizam actividades de docência?

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ciencia »

A Pontuação foi dada com base num guião desconhecido. Apenas era conhecida a classificação atribuída ao centro de investigação. Tudo ao molho e fé em Deus, critérios desconhecidos para se poderem dar bolsas aos amigos e centros dos avaliadores....
Boa sorte

flyer21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado abr 14, 2012 11:06 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por flyer21 »

ciencia Escreveu:A Pontuação foi dada com base num guião desconhecido. Apenas era conhecida a classificação atribuída ao centro de investigação. Tudo ao molho e fé em Deus, critérios desconhecidos para se poderem dar bolsas aos amigos e centros dos avaliadores....
Boa sorte
Foi pior que isso:

- a FCT estabeleceu um guião de avaliação para o concurso e BD e BPD;
- Dizem (não é oficial), que houve um outro guião não oficial (se houve foi inadmissível e ilegal);
- Uma boa parte dos paineis estabeleceu um conjunto de normas a seguir na avaliação que alteravam ou acrescentavam critérios aos estabelecidos no guião da FCT - facto também ilegal e inadmissível (esta informação é oficial e não é rumor);
- Mais uma vez, houve vários casos de candidatos que viram dados relevantes do seu CV (devidamente comprovados) a serem completamente negligenciados pelo painel, de forma que acabaram por ficar com uma nota baixa e que os impediu de ficar sequer perto da linha de corte.

Por exemplo, na minha área, para BPD, houve colegas com várias publicações (comprovadas e em revistas com elevado IF) que ficaram em lugares muito baixos no ranking. Por outro lado sei de um outro colega, sem nenhuma publicação internacional que ficou nos primeiros 5 lugares!!!

Deste modo, resta-nos esperar que esta nova direcção olhe de frente para esta POUCA VERGONHA e mude substancialmente o regulamento do concurso!!

Boa sorte a todos!

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ciencia »

Isso é inteiramente verdade! Mas lamentavelmente vejo a ABIC preocupada apenas com os doutoramentos que não foram atribuídos a colegas estrangeiros que estavam acima da linha de corte. Mas agora os colegas estrangeiros passaram a ser mais importantes que qualquer caso português? No meu painel de pós-doc foram dadas 10 bolsas a investigadores estrangeiros e 5 a investigadores portugueses. Investigadores estrangeiros que coleccionam pós-doc e investigadores portugueses a concorrerem pela primeira vez a um pós-doc. Seá justo que os nossos contribuintes não possam saber do que se está a passar??? Queremos nós pôr a carroça à frente dos bois? E depois o que acontece a estes investigadores estrangeiros? Ficam em Portugal? Óbvio que não, vão para o estrangeiro, todos contentes com o dinheiro no bolso para gastar nos seus países. E os jovens portugueses cada vez numa situação pior! Não me parece justo que numa situação como a que Portugal está possamos estar com estas aventuras, quando temos investigadores nacionais excelentes e quando podemos ir para o estrangeiros fazer estágios que nos permite enriquecer a ciência em Portugal!
Bem deve dar jeito a muita gente certamente, mas deveria ser denunciado, na minha opinião.

Carlos Laginhas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda fev 09, 2009 3:50 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por Carlos Laginhas »

ciencia Escreveu:Isso é inteiramente verdade! Mas lamentavelmente vejo a ABIC preocupada apenas com os doutoramentos que não foram atribuídos a colegas estrangeiros que estavam acima da linha de corte. Mas agora os colegas estrangeiros passaram a ser mais importantes que qualquer caso português? No meu painel de pós-doc foram dadas 10 bolsas a investigadores estrangeiros e 5 a investigadores portugueses. Investigadores estrangeiros que coleccionam pós-doc e investigadores portugueses a concorrerem pela primeira vez a um pós-doc. Seá justo que os nossos contribuintes não possam saber do que se está a passar??? Queremos nós pôr a carroça à frente dos bois? E depois o que acontece a estes investigadores estrangeiros? Ficam em Portugal? Óbvio que não, vão para o estrangeiro, todos contentes com o dinheiro no bolso para gastar nos seus países. E os jovens portugueses cada vez numa situação pior! Não me parece justo que numa situação como a que Portugal está possamos estar com estas aventuras, quando temos investigadores nacionais excelentes e quando podemos ir para o estrangeiros fazer estágios que nos permite enriquecer a ciência em Portugal!
Bem deve dar jeito a muita gente certamente, mas deveria ser denunciado, na minha opinião.
Eu nem ia intervir mas sou obrigado, à parte de toda a frustação que possa haver não me parece nada bem que uma pessoa com tanta formação académica tenha um sentido de xenofobia tão vincado. Os chamados de estrangeiros têm tanto direito às bolsas como nós pois isso está contemplado nos regulamentos, mais, quando somos nós a concorrer para fora (muito provavelmente há mais portugueses a fazerem-no do que o oposto) certamente não queremos ser tratados desta forma. As bolsas de Doutoramento e Pós-doc devem ser atribuidas segundo o mérito do candidato, INDEPENDENTEMENTE da sua nacionalidade, raça ou religião. É facil em alturas como estas cair na critica gratuíta e populista, mas isso apenas serve para encobrir os verdadeiros problemas.

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ciencia »

Carlos Laginhas independentemente das críticas/opinião que fez ao meu comentário, vou-lhe responder suncintamente:

Desejo-lhe a maior sorte quando concorrer a uma bolsa no estrangeiro e desejo que ganhe. Lamento, mas só conheço colegas, vários e de várias áreas (PhD e Pós-Doc) a investigar no estrangeiro, mas com bolsas que ganharam nos concuros da FCT, com as quais pagam as suas propinas à universidade estrangeira no caso de PhD e se mantêm no caso de Pós-Doc. Eu sou um desses casos. Lamento, poderá ser desconhecimento meu ...
Muito boa sorte...

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ciencia »

Carlos Laginhas Escreveu:
ciencia Escreveu:Isso é inteiramente verdade! Mas lamentavelmente vejo a ABIC preocupada apenas com os doutoramentos que não foram atribuídos a colegas estrangeiros que estavam acima da linha de corte. Mas agora os colegas estrangeiros passaram a ser mais importantes que qualquer caso português? No meu painel de pós-doc foram dadas 10 bolsas a investigadores estrangeiros e 5 a investigadores portugueses. Investigadores estrangeiros que coleccionam pós-doc e investigadores portugueses a concorrerem pela primeira vez a um pós-doc. Seá justo que os nossos contribuintes não possam saber do que se está a passar??? Queremos nós pôr a carroça à frente dos bois? E depois o que acontece a estes investigadores estrangeiros? Ficam em Portugal? Óbvio que não, vão para o estrangeiro, todos contentes com o dinheiro no bolso para gastar nos seus países. E os jovens portugueses cada vez numa situação pior! Não me parece justo que numa situação como a que Portugal está possamos estar com estas aventuras, quando temos investigadores nacionais excelentes e quando podemos ir para o estrangeiros fazer estágios que nos permite enriquecer a ciência em Portugal!
Bem deve dar jeito a muita gente certamente, mas deveria ser denunciado, na minha opinião.
Eu nem ia intervir mas sou obrigado, à parte de toda a frustação que possa haver não me parece nada bem que uma pessoa com tanta formação académica tenha um sentido de xenofobia tão vincado. Os chamados de estrangeiros têm tanto direito às bolsas como nós pois isso está contemplado nos regulamentos, mais, quando somos nós a concorrer para fora (muito provavelmente há mais portugueses a fazerem-no do que o oposto) certamente não queremos ser tratados desta forma. As bolsas de Doutoramento e Pós-doc devem ser atribuidas segundo o mérito do candidato, INDEPENDENTEMENTE da sua nacionalidade, raça ou religião. É facil em alturas como estas cair na critica gratuíta e populista, mas isso apenas serve para encobrir os verdadeiros problemas.

Carlos Laginhas independentemente das críticas/opinião que fez ao meu comentário, vou-lhe responder sucintamente:

Desejo-lhe a maior sorte quando concorrer a uma bolsa no estrangeiro e desejo que ganhe. Lamento, mas só conheço colegas, vários e de várias áreas (PhD e Pós-Doc) a investigar no estrangeiro, mas com bolsas que ganharam nos concuros da FCT, com as quais pagam as suas propinas à universidade estrangeira no caso de PhD e se mantêm no caso de Pós-Doc. Eu sou um desses casos. Lamento, poderá ser desconhecimento meu ...
Muito boa sorte...

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ricardo.figueiredo »

ciencia Escreveu: Desejo-lhe a maior sorte quando concorrer a uma bolsa no estrangeiro e desejo que ganhe. Lamento, mas só conheço colegas, vários e de várias áreas (PhD e Pós-Doc) a investigar no estrangeiro, mas com bolsas que ganharam nos concuros da FCT, com as quais pagam as suas propinas à universidade estrangeira no caso de PhD e se mantêm no caso de Pós-Doc. Eu sou um desses casos. Lamento, poderá ser desconhecimento meu ...
Muito boa sorte...
É certamente desconhecimento seu. Naturalmente que esses alunos não vêm discutir os seus problemas para um fórum sobre as bolsas da FCT, mas existem e em grande número.

Na verdade, a esmagadora maioria dos alunos portugueses nos EUA e na Suíça, por exemplo, têm obrigatoriamente de procurar uma forma de financiamento externo, dado que a bolsa da FCT é insuficiente (no primeiro caso para cobrir as propinas, no segundo para cobrir o nível de vida).

Cumprimentos,
Ricardo

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ciencia »

ricardo.figueiredo Escreveu:
ciencia Escreveu: Desejo-lhe a maior sorte quando concorrer a uma bolsa no estrangeiro e desejo que ganhe. Lamento, mas só conheço colegas, vários e de várias áreas (PhD e Pós-Doc) a investigar no estrangeiro, mas com bolsas que ganharam nos concuros da FCT, com as quais pagam as suas propinas à universidade estrangeira no caso de PhD e se mantêm no caso de Pós-Doc. Eu sou um desses casos. Lamento, poderá ser desconhecimento meu ...
Muito boa sorte...
É certamente desconhecimento seu. Naturalmente que esses alunos não vêm discutir os seus problemas para um fórum sobre as bolsas da FCT, mas existem e em grande número.

Na verdade, a esmagadora maioria dos alunos portugueses nos EUA e na Suíça, por exemplo, têm obrigatoriamente de procurar uma forma de financiamento externo, dado que a bolsa da FCT é insuficiente (no primeiro caso para cobrir as propinas, no segundo para cobrir o nível de vida).

Cumprimentos,
Ricardo

Olá Ricardo,

Como digo não conheço ninguém lá fora sem ser com bolsa da FCT. E também sei que as bolsas da FCT têm valores substancialmente mais elevados que as bolsas de Inglaterra e da França por exemplo, e as bolsas portuguesas já foram consideradas, como deve saber, as melhores da Europa (com valores mais elevados). O que sei é que as bolsas na maioria dos Países da Europa são financiadas pelo privado, ao contrário das portuguesas que são unicamente com dinheiros públicos. Por esso motivo considero bastante permaturo podermos dar as condições aos colegas estrangeiros que o Ricardo e colega dizem que eles nos dão a nós na Europa. Infelizmente não temos essas condições, pelo menos que eu saiba. O financiamento da ciência em portugal é feito pelo Estado e quase totalmente para o Estado.
Bom trabalho.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ricardo.figueiredo »

ciencia Escreveu: Por esso motivo considero bastante permaturo podermos dar as condições aos colegas estrangeiros que o Ricardo e colega dizem que eles nos dão a nós na Europa. Infelizmente não temos essas condições, pelo menos que eu saiba. O financiamento da ciência em portugal é feito pelo Estado e quase totalmente para o Estado.
Das duas uma, ou queremos universidades que produzem, ou queremos transformar Portugal num país de doutores. Se queremos a primeira hipótese, abrimos concursos públicos em pé de igualdade, analisamos os currículos de quem se candidatar, e escolhemos o melhor. Seja português, seja chinês, seja russo, seja americano. Se está em Portugal, a ensinar e a produzir trabalho científico de valor com o selo de uma universidade portuguesa, devemos estar-lhe grato e esperar que continue. Se queremos a segunda, então quero ir para longe daqui.

flyer21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado abr 14, 2012 11:06 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por flyer21 »

ricardo.figueiredo Escreveu:
ciencia Escreveu: Por esso motivo considero bastante permaturo podermos dar as condições aos colegas estrangeiros que o Ricardo e colega dizem que eles nos dão a nós na Europa. Infelizmente não temos essas condições, pelo menos que eu saiba. O financiamento da ciência em portugal é feito pelo Estado e quase totalmente para o Estado.
Das duas uma, ou queremos universidades que produzem, ou queremos transformar Portugal num país de doutores. Se queremos a primeira hipótese, abrimos concursos públicos em pé de igualdade, analisamos os currículos de quem se candidatar, e escolhemos o melhor. Seja português, seja chinês, seja russo, seja americano. Se está em Portugal, a ensinar e a produzir trabalho científico de valor com o selo de uma universidade portuguesa, devemos estar-lhe grato e esperar que continue. Se queremos a segunda, então quero ir para longe daqui.
Subscrevo inteiramente Ricardo! A escolha é "Angola" ou Europa"

fernanda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 26, 2012 8:25 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por fernanda »

Estou completamente de acordo com o colega Ciencia.
Eu também fui muito prejudicada com os estrangeiros a ficarem com as bolsas.
Tudo isto acontece porque quem tem a faca e o queijo na mão acima de tudo preferem estrangeiros.
É obvio que assim publicam para eles e para os amigos com mais facilidade na lingua inglesa e assim poderem coleccionar artigos em revistas internacionais.
Os investigadores estrangeiros nunca quererão ficar por cá e nós ficamos com a carreira bloqueada por cá e por lá, já que não temos currículo suficiente para os acompanhar nesta selva científica, pois todos os outros países europeus tiveram até ao momento muito mais recursos financeiros que nós.
E o portugueses que vão para o estrangeiro que é o que o governo quer.
Ando desanimada com os nossos governantes.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 82
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por phdwannabe »

fernanda Escreveu:É obvio que assim publicam para eles e para os amigos com mais facilidade na lingua inglesa e assim poderem coleccionar artigos em revistas internacionais.
Tirando aqueles que têm o inglês como língua materna, os alunos universitários portugueses em geral não ficam mal na fotografia no que diz respeito ao domínio da língua inglesa. Logo, não me parece que esta conclusão faça qualquer sentido.
Mais: no domínio das ciências exactas, onde me incluo, ninguém escolhe candidatos em função do seu domínio da língua inglesa, porque se assume que todos a dominam razoavelmente (dado que qualquer publicação tem de ser feita em inglês).
fernanda Escreveu: Os investigadores estrangeiros nunca quererão ficar por cá e nós ficamos com a carreira bloqueada por cá e por lá, já que não temos currículo suficiente para os acompanhar nesta selva científica, pois todos os outros países europeus tiveram até ao momento muito mais recursos financeiros que nós.
E o portugueses que vão para o estrangeiro que é o que o governo quer.
Portanto, começamos por dizer que se fica com a carreira bloqueada "por cá e por lá", e terminamos a dizer que os portugueses acabam a ir para o estrangeiro. Ficamos em que pé, afinal? Há ou não há portugueses suficientemente bons para singrar no estrangeiro e ombrear com os que se distinguem nas áreas em que trabalham? Eu respondo: claro que há, e não são poucos.

O estado português tem de apoiar o desenvolvimento científico de qualidade e criar condições para que os melhores cérebros do país queiram ficar em Portugal (ou mantenham o desejo de regressar um dia, com mais qualificações). O que não podemos é defender que tem que albergar todo o estudante medíocre que não tem currículo para sair, e que por isso acaba por, em última opção, tentar ficar por casa. Entre um português bom e um estrangeiro melhor, a única opção inteligente é escolher o estrangeiro, e quem defenda o contrário ou é cego, ou é xenófobo.

Os resultados da ideia de que "o ensino superior é para todos" fez o que fez às nossas universidades. Para os que não sabem ao que me refiro, estou a falar da infantilização dos primeiros 1-2 anos de licenciatura, que são actualmente um mero prolongamento do ensino secundário. Não queiram fazer o mesmo com os graus de doutoramento, por favor.

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Avaliação da pontuação das bolsas FCT

Mensagem por ciencia »

O que não podemos é defender que tem que albergar todo o estudante medíocre que não tem currículo para sair, e que por isso acaba por, em última opção, tentar ficar por casa.



Considero que a maioria dos investigadores portugueses são melhores que muitos estrangeiros! Podem é não ter tido até ao momento as melhores ferramentas ao seu dispôr como tiveram os estrangeiros, para andar tão rápido. E sei do que falo porque já estive no estrangeiro a fazer investigação n vezes. Pelos vistos há muito quem não reconheça a limitação que tivemos até então...enfim... É porque terão as suas facilidades ou então um grande factor C.

Responder