Data de Inicio da Bolsa 2011
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UEA
Data de Inicio da Bolsa 2011
Caros colegas,
antes de mais os meus parabens aos bolseiros deste ano e desejo tambem a maior sorte e forca aos que ainda nao conseguiram para nao desitirem.
Felizmente foi-me atribuida uma bolsa de BD, mas no entanto deparei-me com o problema do inicio da bolsa. Na aplicacao online aparece que as bolsas poderam apenas ter inicio apos o dia 1-1-2012, no entanto o meu programa de estudos comeca no dia 1-1-2011.
Contactei a FCT, e foi-me dito que foi decidido internamente que as bolsas teriam todas inicio apenas depois de Janeiro de 2012 independentemente da data de inicio do programa de estudos. Chamei atencao para o que esta na pagina do concurso (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt), onde se le:
"As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Janeiro de 2012."
No entanto, a resposta manteve-se a mesma. Parece-me bastante inconveniente e sobretudo em cima da hora esta "decisao interna".
Pedia aqueles que estejam na mesma situacao a partilharem qualquer informacao que tenham obtido a este respeito e se e possivel formalizar uma reclamacao.
Um abraco.
antes de mais os meus parabens aos bolseiros deste ano e desejo tambem a maior sorte e forca aos que ainda nao conseguiram para nao desitirem.
Felizmente foi-me atribuida uma bolsa de BD, mas no entanto deparei-me com o problema do inicio da bolsa. Na aplicacao online aparece que as bolsas poderam apenas ter inicio apos o dia 1-1-2012, no entanto o meu programa de estudos comeca no dia 1-1-2011.
Contactei a FCT, e foi-me dito que foi decidido internamente que as bolsas teriam todas inicio apenas depois de Janeiro de 2012 independentemente da data de inicio do programa de estudos. Chamei atencao para o que esta na pagina do concurso (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt), onde se le:
"As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Janeiro de 2012."
No entanto, a resposta manteve-se a mesma. Parece-me bastante inconveniente e sobretudo em cima da hora esta "decisao interna".
Pedia aqueles que estejam na mesma situacao a partilharem qualquer informacao que tenham obtido a este respeito e se e possivel formalizar uma reclamacao.
Um abraco.
-
- recém-chegado
Re: Data de Inicio da Bolsa 2011
Apenas uma correcao ao post anterior, pois o meu programa de estudos tem inicio a 1 de Outrubro de 2011 e nao Janeiro.
Abraco.
Abraco.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: FCUP
Não tenho muito conhecimento do porquê desta situação, mas parece que já na segunda fase do concurso do ano passado fizeram isto e os bolseiros não tiveram muito remédio que não aguentar.... 

-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
Olá! Estou na mesma situação que tu (franciscosta84) e penso deverá haver outras pessoas na mesma situação. Já enviei um e-mail à ABIC e aguardo pela resposta. Boa sorte a todos e vão partilhando mais informações!
-
- recém-chegado
Obrigado pela mensagem Pess! Assim que tiveres mais informações partilha sff.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidad Politecnica de Madrid
Obrigado! Também estou exactamente na mesma situaçao.Pess wrote:Olá! Estou na mesma situação que tu (franciscosta84) e penso deverá haver outras pessoas na mesma situação. Já enviei um e-mail à ABIC e aguardo pela resposta. Boa sorte a todos e vão partilhando mais informações!
Ainda tenho mais uma dúvida: Alguem sabe qual é o prazo para a submissao electronica dos documentos que a FCT pede agora para a 2ª fase? Nao tenho a certeza quanto tempo vou demorar a ter o comprovativo de presenca no doutoramento da universidade...
Obrigado!
Joao
-
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
karmometro wrote:Obrigado! Também estou exactamente na mesma situaçao.Pess wrote:Olá! Estou na mesma situação que tu (franciscosta84) e penso deverá haver outras pessoas na mesma situação. Já enviei um e-mail à ABIC e aguardo pela resposta. Boa sorte a todos e vão partilhando mais informações!
Ainda tenho mais uma dúvida: Alguem sabe qual é o prazo para a submissao electronica dos documentos que a FCT pede agora para a 2ª fase? Nao tenho a certeza quanto tempo vou demorar a ter o comprovativo de presenca no doutoramento da universidade...
Obrigado!
Joao
Se recebeste a bolsa, tens que mandar os documentos nos próximos seis meses, ou perdes o direito à mesma, pelo que diz no regulamento.
Quanto à situação de 1 de Janeiro, também acho extremamente inconveniente, mas no e-mail que enviaram agora a dar conhecimento dos resultados diz também "Chama-se a atenção de que, por razões orçamentais, a data de início da bolsa não poderá ser anterior a 1 de Janeiro de 2012." Será que há algo que possamos fazer sem ser "comer e calar"? :/
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UCoimbra
Souki wrote: (...)
Quanto à situação de 1 de Janeiro, também acho extremamente inconveniente, mas no e-mail que enviaram agora a dar conhecimento dos resultados diz também "Chama-se a atenção de que, por razões orçamentais, a data de início da bolsa não poderá ser anterior a 1 de Janeiro de 2012." Será que há algo que possamos fazer sem ser "comer e calar"? :/
Enviei um e-mail para lá e o que me disseram foi...
"Informamos que começando a bolsa em Janeiro de 2012 serão apenas
considerados custos de formação de 2012."
Voltei a insistir que os programas doutorais começam agora, e que sao por anos lectivos, portanto o 1º ano apanha 2012.
O que me responderam foi:
"Informamos que os custos de formação uma das componentes das bolsas não são considerados por anos lectivos mas sim por anos civis, por essa razão foi devidamente esclarecida que iniciando a bolsa em 2012 apenas serão considerados os custos de formação desse mesmo ano."
Ou seja...trocando por miúdos...num programa doutoral de 4 anos no maximo a FCT paga 3 anos de propinas....

-
otilia.c.dalmeida wrote:Souki wrote: (...)
Enviei um e-mail para lá e o que me disseram foi...
"Informamos que começando a bolsa em Janeiro de 2012 serão apenas
considerados custos de formação de 2012."
Voltei a insistir que os programas doutorais começam agora, e que sao por anos lectivos, portanto o 1º ano apanha 2012.
O que me responderam foi:
"Informamos que os custos de formação uma das componentes das bolsas não são considerados por anos lectivos mas sim por anos civis, por essa razão foi devidamente esclarecida que iniciando a bolsa em 2012 apenas serão considerados os custos de formação desse mesmo ano."
Ou seja...trocando por miúdos...num programa doutoral de 4 anos no maximo a FCT paga 3 anos de propinas....![]()
![]()
As vossas propinas também são pagas por prestações, right? 4 vezes ao longo do ano lectivo, pelo menos na U.Coimbra é assim. Assim sendo, eu ainda aceitava que eles não pagassem a primeira prestação, mas bolas, como é possível não pagarem as outras?? Estão-me a financiar para poder fazer trabalho de investigação numa Universidade com direito a pagamento de propinas e afinal eles é que escolhem quando as pagam, se lhes apetecer? De onde é que nasceram estas condições todas que toda a gente desconhecia?? Não pode ser assim, lá vou ter que ligar para lá, não me apetecia nada mas pelos vistos vai ter que ser...
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UCoimbra
A UC é assim na licenciatura e no mestrado...no doutoramento ja n sei...caso tudo corra bem...mas fogo...se somos "obrigados" a frequentar um programa doutoral, as bolsas deveriam ter em conta os anos lectivos...Souki wrote:
As vossas propinas também são pagas por prestações, right? 4 vezes ao longo do ano lectivo, pelo menos na U.Coimbra é assim. Assim sendo, eu ainda aceitava que eles não pagassem a primeira prestação, mas bolas, como é possível não pagarem as outras?? Estão-me a financiar para poder fazer trabalho de investigação numa Universidade com direito a pagamento de propinas e afinal eles é que escolhem quando as pagam, se lhes apetecer? De onde é que nasceram estas condições todas que toda a gente desconhecia?? Não pode ser assim, lá vou ter que ligar para lá, não me apetecia nada mas pelos vistos vai ter que ser...
-
otilia.c.dalmeida wrote:A UC é assim na licenciatura e no mestrado...no doutoramento ja n sei...caso tudo corra bem...mas fogo...se somos "obrigados" a frequentar um programa doutoral, as bolsas deveriam ter em conta os anos lectivos...Souki wrote:
Eu já estou no segundo ano, garanto-te que é assim