Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 620
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Rutegard »

Mush Escreveu:
PatríciaR. Escreveu:
Portanto é um verdadeiro tiro no escuro... A Licenciatura parece valer mais do que o Mestrado. Porque será?... O Mestrado já exigiu investigação, um trabalho um pouco mais semelhante ao do Doutoramento. Hum...
A mim parece-me é que cursos em Paris é que é!!!!!....

Ó Mush, há muita gente que n vai perceber essa do curso em Paris, mas ya, tens razão :) vivências que a FCT nos dá!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Mush »

Rutegard Escreveu:
Mush Escreveu:
PatríciaR. Escreveu:
Portanto é um verdadeiro tiro no escuro... A Licenciatura parece valer mais do que o Mestrado. Porque será?... O Mestrado já exigiu investigação, um trabalho um pouco mais semelhante ao do Doutoramento. Hum...
A mim parece-me é que cursos em Paris é que é!!!!!....

Ó Mush, há muita gente que n vai perceber essa do curso em Paris, mas ya, tens razão :) vivências que a FCT nos dá!
Ah! Nao ha problema! Eu explico outra vez resuminamente para quem nao viu o meu post anterior:

- para um candidato com classificação de licenciatura concluída no estrangeiro (Paris) de 13 valores, mestrado também no estrangeiro (Paris), 3 publicações como co-autor e várias comunicações foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 4.5

- eu com Lic 14, mestrado 16 e 3 publicacoes foi-me atribuída uma nota ao mérito de candidato de 3.5

...simples! E o meu curso foi tirado no Reino Unido, mas nao foi em Londres :( ... senao ate era capaz de passar a frente do de Paris :smt003 hehehehhehhee

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 59
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por The Blues »

Falcao Escreveu:
Mush Escreveu:
PatríciaR. Escreveu:
E nao vais trabalhar em nenhum desses centros??? Estranho... Eu pus o Centro de Investigacao onde vou fazer o projecto. Nao sei bem como funciona na vossa area, na minha é impossivel fazer um projecto sem ter um espaco, material e equipamento para trablhar logo tens que estar de uma maneira ou de outra ligada a um Instituto/Departamento/Centro
Julgo que na minha área não. Na altura liguei para a FCT e eles disseram-me para pôr a instituição da acolhimento, ou seja, a faculdade que me ia acolher. Porque a ideia que sempre tive é a que é necessário estar efectivamente ligado ao centro. Mesmo a minha orientadora não me disse nada relativamente a isso. Por isso é que tenho vindo a acreditar que nesse ponto serei avaliada com 0. :(
Olá:
Eu percebo bem a tua situação. O ano passado concorri a BD e coloquei como instituição a faculdade de letras onde ia fazer o doutoramento. O resultado é que apesar do meu mérito individual, do mérito do programa de trabalhos e do facto de ter uma orientadora catedrática e do mais respeitado que há, tive 0 na instituição e fiquei sem bolsa.
E porquê esta exigência? Porque o nosso amigo FCT para avaliar a Instituição a que vais estar organicamente ligado durante o doutoramento não se guia pelas avaliações feitas às Faculdades e seus departamentos mas apenas aceita os de centros de investigação que ela fiscalize e avalia dentro de critérios nem sempre os mais justos (nomeadamente ao nível de publicações, que como é sabido é mais fácil encontrar em ciências naturais e técnicas do que em ciências sociais e humanas). Ora como alguém já disse se em ciências da saúde, ou naturais ou nas engenharias é impensável quase trabalhar extra-institutos/centros de investigação, em ciências sociais e humanas as características próprias da área não obrigam (de todo) a que tal aconteça.
Como é sabido a política científica em Portugal não quer minimamente saber das humanidades, porque antes de mais não têm peso económico e social de relevo, e assim sendo quem quer beneficiar de apoios científicos tem de jogar pelas regras dos "outros". No entanto tenho a teoria que o aborto de investir nuns em detrimento de outros vai ter (se não tem já) efeitos graves no futuro da ciência em Portugal. O tempo o dirá.

Para terminar com uma nota alegre: tenho uma colega e amiga que no mesmo concurso em que não tive bolsa conseguiu ter uma e sem instituição de acolhimento. Beneficiou-a uma avaliação mais favorável ao nível do seu mérito e do plano de trabalhos.

Por isso, tal como a data certa e sentido dos resultados, tudo está em aberto. Resta esperar.

Mas nas vossas áreas não vos avisam que têm que arranjar mesmo um centro de investigação como instituição de acolhimento, já que no fundo é ai que se faz a investigação nas faculdades/universidades, mesmo que seja só como formalidade? E essa amiga teve zero nessa categoria e entrou?

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 620
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Rutegard »

Mush Escreveu:
Rutegard Escreveu:
Mush Escreveu:
A mim parece-me é que cursos em Paris é que é!!!!!....

Ó Mush, há muita gente que n vai perceber essa do curso em Paris, mas ya, tens razão :) vivências que a FCT nos dá!
Ah! Nao ha problema! Eu explico outra vez resuminamente para quem nao viu o meu post anterior:

- para um candidato com classificação de licenciatura concluída no estrangeiro (Paris) de 13 valores, mestrado também no estrangeiro (Paris), 3 publicações como co-autor e várias comunicações foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 4.5

- eu com Lic 14, mestrado 16 e 3 publicacoes foi-me atribuída uma nota ao mérito de candidato de 3.5

...simples! E o meu curso foi tirado no Reino Unido, mas nao foi em Londres :( ... senao ate era capaz de passar a frente do de Paris :smt003 hehehehhehhee

ah bom!! assim tá mais explícito :)

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por PatríciaR. »

Relativamente à instituição de acolhimento, nunca me foi referida a necessidade de associação a um centro de investigação. Só o percebi nos últimos dias. Tal como o Falcão disse num post anterior, em Letras não há a necessidade de um centro de investigação que existe noutras áreas do saber, daí que talvez não exista muita informação. Aquilo que coloquei foi, então, o nome da minha faculdade como instituição de acolhimento. Como dizia Saramago «O que for para mim, às minhas mãos há-de vir ter.». Agora já não posso fazer nada a não ser esperar.

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 51
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Souki »

Pois, isso do centro de investigação também só me avisaram passado algum tempo, felizmente ainda a tempo de concorrer e corrigir isso na candidatura (se eu pusesse a minha Faculdade, teria um zero que era um mimo!). Por isso candidatei-me a poder ter o CES (Centro de Estudos Sociais) como instituição de acolhimento, apesar de, para todos os efeitos, não ter lá "espaço" nenhum meu, que eu saiba pelo menos... Acho que é mesmo só para efeitos da bolsa! Nem sei, sinceramente. Felizmente que o CES está avaliado com 5, o que me descansa bastante, mas se eu não tivesse tido isso em conta estava bem tramada, acho eu!

Mas é como muitos dizem aí - é um bocado lotaria. Conheço gente a quem deram uma péssima nota na instituição de acolhimento, apesar de supostamente essa instituição estar avaliada com 5. Enfim! Cruzemos os dedos :)

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Mush »

rosab Escreveu: Não desesperem...na 5ªfeira saem os resultados...é mais uma fonte segurríssima...
Boa sorte a todos.
Entao vamos la ver o quanto "segurríssima" é essa fonte.... (nao que esteja com muitas esperancas)

A_ribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: quinta set 08, 2011 9:57 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por A_ribeiro »

Olá a todos! Gostaria de desejar boa sorte a todos os investigadores e cientistas. Em ano de contenção orçamental e de crise económica e financeira as nossas esperanças estão certamente condicionadas. Todavia, resta-nos esperar!

rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
University/ Institute: ???

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por rui_barroselas »

Mush Escreveu:rosab Escreveu:
Não desesperem...na 5ªfeira saem os resultados...é mais uma fonte segurríssima...
Boa sorte a todos.

Mais alguém com a sensação de 'deja vu' ??

Eu já vi este filme...e não gostei muito...

Este ano, ainda, começou mais cedo o anúncio da estreia. Cedo demais, parece-me a mim...

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Mush »

rui_barroselas Escreveu:
Mush Escreveu:rosab Escreveu:
Não desesperem...na 5ªfeira saem os resultados...é mais uma fonte segurríssima...
Boa sorte a todos.

Mais alguém com a sensação de 'deja vu' ??

Eu já vi este filme...e não gostei muito...

Este ano, ainda, começou mais cedo o anúncio da estreia. Cedo demais, parece-me a mim...
Eu gosto do "é mais"... :smt005

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 63
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por igor.marques »

olá a todos! este é o meu primeiro post por aqui, apesar de acompanhar este tópico com alguma atenção.

eu creio que os resultados vão sair numa altura que permita aos senhores da FCT evitarem mails e chamadas telefónicas a pedirem esclarecimentos durante umas boas horas. portanto, algo como 18h de um dia útil ou, sei lá, durante um fds :P



bah. continuemos à espera ;)

angeline1979
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: quinta jul 27, 2006 8:40 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por angeline1979 »

igor.marques Escreveu:olá a todos! este é o meu primeiro post por aqui, apesar de acompanhar este tópico com alguma atenção.

eu creio que os resultados vão sair numa altura que permita aos senhores da FCT evitarem mails e chamadas telefónicas a pedirem esclarecimentos durante umas boas horas. portanto, algo como 18h de um dia útil ou, sei lá, durante um fds :P



bah. continuemos à espera ;)
Por acaso houve um ano em que saiu às 17h de uma sexta...

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por PatríciaR. »

angeline1979 Escreveu:
igor.marques Escreveu:olá a todos! este é o meu primeiro post por aqui, apesar de acompanhar este tópico com alguma atenção.

eu creio que os resultados vão sair numa altura que permita aos senhores da FCT evitarem mails e chamadas telefónicas a pedirem esclarecimentos durante umas boas horas. portanto, algo como 18h de um dia útil ou, sei lá, durante um fds :P



bah. continuemos à espera ;)
Por acaso houve um ano em que saiu às 17h de uma sexta...

Também já tinha pensado nisso. Mas se não me engano, os resultados dos PI saíram a uma hora bastante acessível e a meio da semana. Temos de ter esperança. :?

SandraGouveia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quinta abr 28, 2011 8:45 pm
University/ Institute: Universidade da Madeira

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por SandraGouveia »

Olá bom dia!

Acabo de ligar para a FCT e a informação é: todas as avaliações estão concluídas e estão na Secretaria do Ensino superior para homologação. Pode sair a qualquer momento e a senhora quase que garantiu que em Setembro sai de certeza.

Cmprts,
Sandra

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por PatríciaR. »

SandraGouveia Escreveu:Olá bom dia!

Acabo de ligar para a FCT e a informação é: todas as avaliações estão concluídas e estão na Secretaria do Ensino superior para homologação. Pode sair a qualquer momento e a senhora quase que garantiu que em Setembro sai de certeza.

Cmprts,
Sandra
Obrigada, Sandra. Realmente só nos resta ter paciência e esperar que tudo corra bem.

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 46
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por NotYet »

Eu já só quero que corra bem, porque a paciência já se esgotou...

cchaves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: domingo jul 30, 2006 5:35 pm
University/ Institute: Instituto Tecnológico e Nuclear
Localização: Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por cchaves »

NotYet Escreveu:Eu já só quero que corra bem, porque a paciência já se esgotou...

Exacto...acho que esse é o sentimento de todos que lutam por uma bolsa. ..

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 56
Registado: quinta set 01, 2011 2:43 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por MsAlmaMater »

NotYet Escreveu:Eu já só quero que corra bem, porque a paciência já se esgotou...
Estou como tu. Agora sou tomada pela ansiedade que, ainda por cima com estes rumores todos vindos de "fontes seguríssimas", tem vindo a aumentar exponencialmente... :/

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 59
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por The Blues »

MsAlmaMater Escreveu:
NotYet Escreveu:Eu já só quero que corra bem, porque a paciência já se esgotou...
Estou como tu. Agora sou tomada pela ansiedade que, ainda por cima com estes rumores todos vindos de "fontes seguríssimas", tem vindo a aumentar exponencialmente... :/
Somos três. Eu inicialmente estava só a contar com os resultados em Outubro, e por isso até estava mentalizado que ia ter que esperar e nem pensava muito nisto. A semana passada vim cá ao forum e vi que já esá tudo a contar com os resultados para agora, e tenho estado um pilha desde então :-?

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Mush »

The Blues Escreveu:
MsAlmaMater Escreveu:
NotYet Escreveu:Eu já só quero que corra bem, porque a paciência já se esgotou...
Estou como tu. Agora sou tomada pela ansiedade que, ainda por cima com estes rumores todos vindos de "fontes seguríssimas", tem vindo a aumentar exponencialmente... :/
Somos três. Eu inicialmente estava só a contar com os resultados em Outubro, e por isso até estava mentalizado que ia ter que esperar e nem pensava muito nisto. A semana passada vim cá ao forum e vi que já esá tudo a contar com os resultados para agora, e tenho estado um pilha desde então :-?
O mesmo se passa comigo :?

Responder