Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por ssneves »

Concurso FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2011
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2011

Aberto entre 3 de Maio e 27 de Junho, às 17 h

** Só existe um período de candidatura **


Formulário de candidatura - Online
https://concursos.fct.mctes.pt/bolsas/

Guião de Avaliação 2011
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... /guiao2011

Regulamento de Bolsas 2011
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml


Importante:

"Os candidatos a Bolsas de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, que não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de Dezembro de 2011. No caso de estas previsões não se cumprirem as bolsas não serão concedidas.

Os candidatos a BPD que ainda não tenham o grau de Doutor devem dar especial atenção ao ponto 6 do Artigo 19º do Regulamento."
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 2011#art19

"As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Janeiro de 2012.

A este concurso só poderá ser apresentada uma única candidatura, que será avaliada pelo painel da área científica indicada pelo candidato (cada candidato pode apenas candidatar-se a uma única área científica). A submissão de duas candidaturas implica o cancelamento de ambas.

Avaliação
Só as candidaturas que forem lacradas pelos candidatos serão avaliadas. A avaliação terá em conta os méritos do candidato, do plano de trabalho e das condições de acolhimento. O painel de avaliação de cada domínio científico principal, ao qual será distribuído um guião de avaliação, apreciará as candidaturas correspondentes, ponderando os elementos de apreciação e produzirá uma lista ordenada de candidatos."

...............................................................

A todos os interessados neste concurso, recomenda-se uma leitura muito atenta do:

Edital (anúncio do concurso), Regulamento e Guião de Avaliação!

Tenham nota que, em anos anteriores, muitos candidatos tiveram problemas nas suas candidaturas por não terem dado a devida atenção às regras do concurso ou do regulamento.

No Edital, chama-se a atenção para alterações em vários artigos do regulamento:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2011

As alterações no Art. 17 (Regulamento) afectam as candidaturas de estrangeiros sem residência permanente em Portugal e de docentes universitários ou de politécnicos com contratos a tempo integral:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 2011#art17


Boa sorte!
Susana

------------------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por nowikissyou »

Obrigado, Susana.

Aproveito para citar:
A FCT chama a atenção para as alterações do Regulamento, em particular no que diz respeito aos Artigos 17º, 24º, 26º, 33º, 36º, 37º e 41º.
E em maior detalhe (não exaustivo):
17.4: Não se podem candidatar a bolsas de formação avançada em território nacional os docentes do ensino superior universitário ou politécnico e investigadores que exerçam as suas funções em regime de dedicação exclusiva e/ou de tempo integral nos termos dos respectivos estatutos de carreira, excepto quanto comprovem junto da FCT o deferimento de licença sem vencimento ou de equiparação a bolseiro sem remuneração.
26.3: No caso de bolsas de doutoramento, não é autorizada pela FCT a mudança de orientador, de plano de trabalhos ou de instituição de acolhimento, salvo em circunstâncias excepcionais devidamente fundamentadas pelas instituições envolvidas.
33.2: No prazo máximo de dois anos após o termo da respectiva bolsa de doutoramento, cabe à instituição que confere o grau (ou, caso esta seja uma instituição estrangeira, ao bolseiro) fazer prova da entrega da respectiva tese para submissão a provas, sob pena de devolução integral à FCT dos custos de formação.
36.2: Para os efeitos previstos no nº 3 do art. 18º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, a aceitação pela FCT da desistência por parte do bolseiro, encontra-se dependente da entrega e aprovação, pela FCT, do relatório das actividades desenvolvidas até à data, subscrito pelo bolseiro, pelo seu orientador e pela instituição de acolhimento.
37.2 Uma avaliação negativa do desempenho do bolseiro de doutoramento por parte da instituição de acolhimento e do orientador acarreta, em regra, o cancelamento da bolsa, após audição do bolseiro pela FCT.
37.3 Uma avaliação negativa do desempenho do bolseiro de pós-doutoramento por parte da instituição de acolhimento e do responsável nessa instituição pelo acompanhamento das actividades de investigação acarreta, em regra, o cancelamento da bolsa, após audição do bolseiro pela FCT, salvo o caso excepcional de estar em causa a sua transferência para outra instituição científica e mediante parecer, independente e fundamentado, favorável a essa transferência.
41.1: O acompanhamento das bolsas é feito pelo orientador ou pelo responsável pelo acompanhamento da actividade do bolseiro e pela instituição de acolhimento.

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por nowikissyou »

O guião também sofreu algumas alterações. Eis as que me chamaram a atenção:
Para as candidaturas a bolsa de doutoramento a indicação (associação) de um orientador é requisito obrigatório (a inexistência de orientador deve ser classificada com 1). A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta. Na avaliação, deve então ser tomada em conta a sua actual capacidade para assegurar a orientação do candidato.
A apresentação de um plano de trabalhos é requisito obrigatório da candidatura, pelo que a sua inexistência deve ser classificada com 1, sendo que a frequência da parte lectiva de um programa doutoral não é considerado como plano de trabalhos.

akagi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 02, 2008 1:21 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por akagi »

ssneves Escreveu: Importante:

"Os candidatos a Bolsas de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, que não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de Dezembro de 2011. No caso de estas previsões não se cumprirem as bolsas não serão concedidas.

Os candidatos a BPD que ainda não tenham o grau de Doutor devem dar especial atenção ao ponto 6 do Artigo 19º do Regulamento."
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 2011#art19
Queria chamar atenção para o contradição aparente nestes dois pontos:

1.º É declarado que para o concurso BPD será possível declarar que se obtém o grau até 31 de Dezembro de 2011

2.º Depois é exigido pelo menos um documento comprovativo da entrega da tese de Doutoramento em data anterior à submissão da candidatura (que será em Junho de 2011).

Estes pontos estão em clara contradição com o que se passou nos anos anteriores, onde era exigido o 2.º ponto e para as BD era o primeiro.

Cumprimentos a todos e boa sorte

Idalina Machado
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 09, 2006 5:06 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Idalina Machado »

Akagi

Segundo o que sei, são duas coisas distintas:
1- uma coisa é a entrega da tese de doutoramento ( até ao fim do prazo do concurso);
2- defesa (que é quando obtens o grau) que deverá ser até ao fim de Dezembro...

Sendo assim, não há qualquer contradição, certo?!

Boa Sorte a Todos e Bom Concurso.....

akagi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 02, 2008 1:21 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por akagi »

Sim,

No entanto referindo-me ao concurso de 2010

Para BD essa situação já era possível, declarar até 31 de Dezembro de 2010.

Para BPD existia já o requisito de entrega de tese, que poderia ser feita até ao final de cada uma das fases (Junho ou Setembro). Se compararem os regulamentos dos concursos, verificam que era este o critério em 2010. Para as BPD, não existiria qualquer referência ao término.

Em 2011, primeiro destaca-se que será possível uma espécie de declaração de compromisso até 31 de Dezembro, mas exige-se entrega de tese. Ou seja, este concurso, se não altera nada para as BD, altera significativamente o processo para as BPD, uma vez que encurta significativamente o tempo necessário para entrega de tese (anteriormente seria até Setembro).

Se alteraram o texto para 2011 para inclusão das BPD com declaração de compromisso de término, na realidade a manutenção do artigo acaba por acrescentar apenas burocracia e alterar significativamente os timings, com um certo prejuízo para quem vai concorrer a BPD.



Cumprimentos,

akagi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 02, 2008 1:21 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por akagi »

O meu objectivo com esta intervenção será alertar a ABIC e os colegas que venham a concorrer, que este concurso se tornou menos inclusivo em termos de BPD. Quem estiver num Programa Doutoral, na data de 26 de Junho, não poderá ter o comprovativo de entrega de tese, uma vez que a fase curricular não estará terminada (que se prolonga em muitos casos até meados de Julho). Nos anos anteriores, tal situação seria passível. O que este concurso sugere, com a inclusão da declaração de compromisso, é que tal seria possível para os doutorandos nessa condição, ao mesmo tempo que a manutenção do requisito de entrega de tese (que me parece desnecessário, tendo em conta que pedem uma declaração de compromisso de obtenção do grau), irá afastar possíveis candidatos. Parece ser então uma medida inclusiva (a declaração de compromisso), ao mesmo tempo que se coloca uma medida exclusiva (o requisito de entrega de tese). Se realizarmos um exercício idêntico para as BD, o colocar deste requisito seria o mesmo que exigir a quem está num mestrado integrado, para além do compromisso de término até 31 de Dezembro, o documento em que teria entregue a tese para obtenção do grau, que todos nós concordamos que seria desnecessário.

Se o objectivo da entrega do compromisso seria ser inclusivo e de acordo com um espírito universal de acesso ao concurso, o regulamento em si está a limitar esse mesmo acesso. A declaração de compromisso por si só, deveria anular o requisito de entrega de tese, e assim estaria garantida a inclusividade do concurso. Quem não obtivesse o grau até à data prevista, seria então excluído, sem nunca ser necessário o comprovativo de entrega de tese (cuja relevância me escapa quanto à sua entrega conjunta do compromisso de término). Julgo que será necessário pedir uma clarificação à FCT quanto ao assunto, do porquê deste "duplo compromisso" e dos prejuízos eventuais desta nova medida para os concursos BPD (que acaba por ser o único concurso que vê os prazos encurtados, tendo em conta o requisito específico de entrega de tese).

Isto irá prejudicar sem dúvida imensos candidatos e quero alertar a ABIC para este facto.

Saudações

Maryby
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta out 20, 2010 6:45 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Maryby »

A mim vai me prejudicar de certeza. Tinha toda a minha vida organizada, com tudo planeado para entrega da tese em Setembro. Em fim, a FCT não para de me surpreender com a mudança de regras de um ano para outro (eu sou estrangeira e tive tanto incomodo quando concorri para Doutoramento).

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por slimvitex »

olá olá... já alguém consegue aceder ao formulário de candidatura? tentei experimentar entrar no link que eles têm na página para este efeito... mas ainda não vejo o call aberto. não me vou candidatar hoje, mas gostaria de ver já os campos para ir preparando a candidatura.

já alguém consegue ver?

tenho dúvidas se a candidatura só aparece a quem se registar agora (eu já tenho chave de identificação da FCT há uns tempos, pois sou bolseira num projecto).

obrigada :)

DiFS
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça mai 03, 2011 2:21 pm
University/ Institute: Leiria

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por DiFS »

Alguém poderia explicar melhor a alínea d) do nº 1 do artigo 17 do regulamento de 2011?
A FCT poderá, excepcionalmente, por motivos de interesse público, admitir a concurso outros candidatos que fundamentadamente comprovem a sua inserção efectiva nas actividades científicas desenvolvidas pela instituição de acolhimento.
Não tenho autorização de residência permanente, mas faz um ano em julho que estou envolvido num projecto de investigação do Instituto de Telecomunicações. Gostaria de obter uma bolsa durante o doutoramento que irei começar em setembro no Instituto Superior Técnico, mas tenho dúvidas se posso me candidatar.
slimvitex Escreveu:tenho dúvidas se a candidatura só aparece a quem se registar agora (eu já tenho chave de identificação da FCT há uns tempos, pois sou bolseira num projecto).
Acabei de me registar e ainda não consigo aceder ao formulário de candidatura.

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por ssneves »

Caros colegas,

A ABIC vai tentar esclarecer junto da FCT as dúvidas que surgiram por causa da definição das condições de candidatura a BPD (bolsa de pós-doutoramento). Assim que tivermos uma resposta da FCT disponibilizaremos a informação neste Fórum.

Mas desde já avanço que interpretamos as condições deste concurso de uma maneira diferente daquela descrita pelo colega "akagi". Pensamos que a FCT não irá exigir o comprovativo de entrega de tese na altura da submissão da candidatura (até 27 Jun.), permitindo que os candidatos declarem apenas que se comprometem a obter o grau de doutoramento até 31 de Dezembro. O Edital do concurso 2011 (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2011) define as condições do concurso em causa, e neste diz-se claramente que será permitido concorrer nestas circunstâncias:

"Os candidatos a Bolsas de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, que não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de Dezembro de 2011. No caso de estas previsões não se cumprirem as bolsas não serão concedidas."

A condições definidas para um determinado concurso no seu Edital podem abrir excepções ao regulamento de bolsas. O ponto 6 do Art. 19 do regulamento de 2011 não foi alterado em relação ao regulamento de 2010, mas o novo concurso de bolsas "alarga" as condições de candidatura a BPD. Esta situação já se verificou no concurso de 2009 (2a fase), cujo prazo foi 1 de Setembro (2009), e nesta altura a FCT aceitou candidaturas a BPD sem comprovativos de tese entregue desde que os candidatos declarassem que concluiam o grau até 31 de Dezembro de 2009. E houve caso de colegas que não cumpriram esta exigência e perderam a bolsa. A diferença do concurso de 2009 é que nessa altura a FCT não impôs um prazo de conclusão do grau aos candidatos a BPD que conseguissem submeter o comprovativo de tese entregue até 1 de Setembro de 2009. Mas agora, em 2011, a exigência de conclusão do grau de doutor é feita a todos os candidatos a BPD.

Por isso, parece-nos que a FCT irá permitir que os candidatos entreguem a tese nas suas universidades depois do fim do concurso.

Contudo, parece-nos que a grande alteração neste concurso é a exigência da obtenção do grau académico até 31 de Dezembro para candidatos a BPD. No concurso anterior, foi possível submeter documento comprovativo da entrega de tese até ao fim do prazo do concurso (2a fase), que foi em Setembro, e defender o doutoramento no ano seguinte sem ter um prazo definido. Agora, isto já não será possível. Quem quiser ter BPD este ano vai ter que obter o grau de doutor até ao fim do ano.

Tomem atenção que entre a submissão de uma tese pronta e a defesa do doutoramento e obtenção do grau de doutor podem passar vários meses. Recomenda-se aos candidatos que tenham atenção aos prazos (legais) que devem ser cumpridos nas universidades antes da marcação de uma defesa de doutoramento.

Assim que tivermos analisado o novo formulário de candidatura, a ABIC vai contactar a FCT com as questões levantadas sobre as candidaturas a BPD.

Cumprimentos,
Susana

-----------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
akagi Escreveu:O meu objectivo com esta intervenção será alertar a ABIC e os colegas que venham a concorrer, que este concurso se tornou menos inclusivo em termos de BPD. Quem estiver num Programa Doutoral, na data de 26 de Junho, não poderá ter o comprovativo de entrega de tese, uma vez que a fase curricular não estará terminada (que se prolonga em muitos casos até meados de Julho). Nos anos anteriores, tal situação seria passível. O que este concurso sugere, com a inclusão da declaração de compromisso, é que tal seria possível para os doutorandos nessa condição, ao mesmo tempo que a manutenção do requisito de entrega de tese (que me parece desnecessário, tendo em conta que pedem uma declaração de compromisso de obtenção do grau), irá afastar possíveis candidatos. Parece ser então uma medida inclusiva (a declaração de compromisso), ao mesmo tempo que se coloca uma medida exclusiva (o requisito de entrega de tese). Se realizarmos um exercício idêntico para as BD, o colocar deste requisito seria o mesmo que exigir a quem está num mestrado integrado, para além do compromisso de término até 31 de Dezembro, o documento em que teria entregue a tese para obtenção do grau, que todos nós concordamos que seria desnecessário.

Se o objectivo da entrega do compromisso seria ser inclusivo e de acordo com um espírito universal de acesso ao concurso, o regulamento em si está a limitar esse mesmo acesso. A declaração de compromisso por si só, deveria anular o requisito de entrega de tese, e assim estaria garantida a inclusividade do concurso. Quem não obtivesse o grau até à data prevista, seria então excluído, sem nunca ser necessário o comprovativo de entrega de tese (cuja relevância me escapa quanto à sua entrega conjunta do compromisso de término). Julgo que será necessário pedir uma clarificação à FCT quanto ao assunto, do porquê deste "duplo compromisso" e dos prejuízos eventuais desta nova medida para os concursos BPD (que acaba por ser o único concurso que vê os prazos encurtados, tendo em conta o requisito específico de entrega de tese).

Isto irá prejudicar sem dúvida imensos candidatos e quero alertar a ABIC para este facto.

Saudações

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por ssneves »

Olá a todos,

Só para avisar que o formulário de candidatura a bolsas 2011 (https://concursos.fct.mctes.pt/bolsas/), que ficou disponível ao fim do dia de hoje, tem ainda algumas gralhas, nomeadamente no que se refere às data dos documentos a submeter na janela do Certificado do grau académico.

As datas aparecem como "até 6 de Setembro de 2010". Estas datas são relativas ao concurso do ano passado. Parece ter havido algum esquecimento na actualização das datas para o novo concurso.

Por isso, não se aflijam. Estas datas serão, de certeza, corrigidas brevemente. Se o erro não for corrigido entretanto, a ABIC informará a FCT do erro.

Cumprimentos,
Susana

---------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

mariafneutel
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça mai 03, 2011 9:07 pm
University/ Institute: ISCTE - IUL

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por mariafneutel »

Olá a todos e um bem haja por este fórum,

Ainda estou a dar os meus primeiros passos no mundo das "bolsas". Após ter feito Mestrado, este ano tomei a decisão de me tentar candidatar a Doutoramento. O interesse e o gosto pela investigação sempre esteve presente no meu percurso académico. E a oportunidade de conseguir uma bolsa é o ideal, pois neste momento, infelizmente, o percurso profissional apenas não ajuda neste sonho.

Mas como ainda estou a dar os primeiros passos, muitas também são as minhas dúvida. não sei se as minhas dúvidas são pertinentes neste tópico, mas conto com a vossa ajuda e experiência. Embora tenha lido todo o regulamento, e tenha tentado perceber o funcionamento de todo o percurso. E o processo até parece encaminhado, pois já elaborei o projecto em formato FCT e contactei uma das minhas antigas professoras para ser co-orientadora da dissertação de Doutoramento. Como já a conhecia a abordagem foi muito mais fácil, a minha dúvida encontra-se na forma como contactar o orientador da instituição de acolhimento. De que forma devo abordar o assunto e convidá-lo, e também se devo enviar logo o projecto para sua apreciação, se apenas depois de estabelecer um primeiro contacto.

Saudações
Maria

sandracpc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 14, 2011 3:03 pm
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por sandracpc »

Bons dias a todos.

Estou com problemas em entrar no site da FCT, nao sei porquê... alguém me poderia esclarecer sobre o limite de palavras de cada secção do projecto de doutoramento?

Desde já, muito obrigada.

Cumprimentos!

angeline1979
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: quinta jul 27, 2006 8:40 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por angeline1979 »

Olá a todos. Este ano pretendo candidatar-me a BPD mas ainda não decidi qual a área que irei escolher. Como tal não consigo avançar no formulário de candidatura. Será que algém me pode dizer quais os itens exigidos no plano e o numero limite de palavras de cada um deles.

Obrigada :) :D

jmnp
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quarta abr 20, 2011 6:02 pm
University/ Institute: FLUL
Localização: Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por jmnp »

Olá Angelina, olá Sandra

Os campos relativos ao programa de trabalho são os seguintes (meto os limites) :

- Título
- Resumo (150 palavras)
- Estado da arte (500 palavras)
- Objectivos (300 palavras)
- Programa detalhado (mil palavras)

Com direito a anexo para gráficos, diagramas, esquemas em vários formatos (pdf, jpg... upload possível no formulário)

Espero não me ter esquecido de nenhum campo, creio que não.
Cumps

basilgray
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 09, 2011 6:07 pm
University/ Institute: FCSH-UNL

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por basilgray »

jmnp Escreveu:Olá Angelina, olá Sandra

Os campos relativos ao programa de trabalho são os seguintes (meto os limites) :

- Título
- Resumo (150 palavras)
- Estado da arte (500 palavras)
- Objectivos (300 palavras)
- Programa detalhado (mil palavras)

Com direito a anexo para gráficos, diagramas, esquemas em vários formatos (pdf, jpg... upload possível no formulário)

Espero não me ter esquecido de nenhum campo, creio que não.
Cumps
Olá a tod@s. jmnp, muito obrigado pela informação :)

Permitam-me uma pergunta, de alguém que se candidata pela primeira vez... atendendo aos limites (em termos de palavras) suponho então que o programa de trabalho será algo de muito sintético, certo?

É que 1000 palavras... são duas páginas... Tinha a impressão, aparentemente errónea, que se trataria de muito mais...

Obrigado e boa sorte a tod@s :)

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por ssneves »

** AVISO IMPORTANTE **

Caros colegas,

A ABIC recebeu hoje a resposta da FCT em relação ao pedido de esclarecimento das condições de candidatura a a bolsa de pós-doutoramento (BPD) para candidatos que ainda não tenham o grau de Doutor.

Infelizmente, a resposta não é a desejada:

Os candidatos a BPD sem grau de Doutor terão de submeter o documento comprovativo da entrega da tese de doutoramento numa data anterior à submissão de candidatura , i.e. antes de 27 Junho de 2011, como definido no Regulamento de Bolsas (Art. 19, ponto 6) já publicado em Diário da República:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... as2011.pdf

A FCT clarificou também que a submissão do documento comprovativo da entrega da tese é suficiente para que a candidatura a BPD seja avaliada, mas fica também implícito o compromisso da obtenção do grau até 31 de Dezembro de 2011, como referido no Edital deste concurso.
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2011

O formulário de candidatura foi ontem corrigido, pois a informação nele contida induzia em erro os candidatos. Até ontem, para candidatos sem grau de Doutor, o formulário permitia a submissão de um de dois documentos temporários: recibo da tese entregue ou declaração de compromisso de conclusão do grau até à data limite prevista no concurso (31 de Dezembro). Como poderão ver na versão actual do formulário, a opção da declaração desapareceu, e o único documento temporário que é aceite é o recibo da entrega da tese.

Compreendemos que a exigência da entrega da tese antes de 27 de Junho cria grandes dificuldades aos candidatos que contavam com a possibilidade de uma submissão mais tardia da sua tese (até Setembro), como aconteceu em anos anteriores onde existiu uma 2a fase do concurso de bolsas. O problema acentua-se por existir apenas uma oportunidade por ano para concorrer a bolsa individual da FCT.

Aos candidatos a bolsa que não consigam entregar a sua tese antes de 27 de Junho e que, por isso, não consigam concorrer a BPD em 2011, sugerimos que procurem oportunidades de candidatura a bolsa de pós-doutoramento integradas em projectos nacionais no site do EraCareers (http://www.eracareers.pt/) ou que considerem a hipótese de concorrer a anúncios de pós-docs (ou outros lugares de investigação) noutros países.
Os anúncios de lugares de pós-doutoramento no estrangeiro costumam ser publicados ou divulgados nos websites das sociedades científicas internacionais ou de cada país, ou também em mailing lists de discussão das áreas de especialidade.

Para além do facto de que a experiência de um pós-doutoramento no estrangeiro poderá ser uma mais valia no vosso currículo, existe também a vantagem de uma resposta rápida às candidaturas. Em regra, no prazo de um mês ou dois ficarão a saber se foram seleccionados ou não para o lugar de postdoc. A maior desvantagem é que não podem escolher o projecto de trabalho, mas esta é também uma limitação no caso de alguns pós-doutoramentos em Portugal.

Desejo a todos muita sorte nas vossas candidaturas e na procura de uma oportunidade de trabalho no caso de não conseguirem concorrer, ou ter bolsa, este ano.

Cumprimentos,
Susana

------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC



ssneves Escreveu:Caros colegas,

A ABIC vai tentar esclarecer junto da FCT as dúvidas que surgiram por causa da definição das condições de candidatura a BPD (bolsa de pós-doutoramento). Assim que tivermos uma resposta da FCT disponibilizaremos a informação neste Fórum.

Mas desde já avanço que interpretamos as condições deste concurso de uma maneira diferente daquela descrita pelo colega "akagi". Pensamos que a FCT não irá exigir o comprovativo de entrega de tese na altura da submissão da candidatura (até 27 Jun.), permitindo que os candidatos declarem apenas que se comprometem a obter o grau de doutoramento até 31 de Dezembro. O Edital do concurso 2011 (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2011) define as condições do concurso em causa, e neste diz-se claramente que será permitido concorrer nestas circunstâncias:

"Os candidatos a Bolsas de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, que não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de Dezembro de 2011. No caso de estas previsões não se cumprirem as bolsas não serão concedidas."

A condições definidas para um determinado concurso no seu Edital podem abrir excepções ao regulamento de bolsas. O ponto 6 do Art. 19 do regulamento de 2011 não foi alterado em relação ao regulamento de 2010, mas o novo concurso de bolsas "alarga" as condições de candidatura a BPD. Esta situação já se verificou no concurso de 2009 (2a fase), cujo prazo foi 1 de Setembro (2009), e nesta altura a FCT aceitou candidaturas a BPD sem comprovativos de tese entregue desde que os candidatos declarassem que concluiam o grau até 31 de Dezembro de 2009. E houve caso de colegas que não cumpriram esta exigência e perderam a bolsa. A diferença do concurso de 2009 é que nessa altura a FCT não impôs um prazo de conclusão do grau aos candidatos a BPD que conseguissem submeter o comprovativo de tese entregue até 1 de Setembro de 2009. Mas agora, em 2011, a exigência de conclusão do grau de doutor é feita a todos os candidatos a BPD.

Por isso, parece-nos que a FCT irá permitir que os candidatos entreguem a tese nas suas universidades depois do fim do concurso.

Contudo, parece-nos que a grande alteração neste concurso é a exigência da obtenção do grau académico até 31 de Dezembro para candidatos a BPD. No concurso anterior, foi possível submeter documento comprovativo da entrega de tese até ao fim do prazo do concurso (2a fase), que foi em Setembro, e defender o doutoramento no ano seguinte sem ter um prazo definido. Agora, isto já não será possível. Quem quiser ter BPD este ano vai ter que obter o grau de doutor até ao fim do ano.

Tomem atenção que entre a submissão de uma tese pronta e a defesa do doutoramento e obtenção do grau de doutor podem passar vários meses. Recomenda-se aos candidatos que tenham atenção aos prazos (legais) que devem ser cumpridos nas universidades antes da marcação de uma defesa de doutoramento.

Assim que tivermos analisado o novo formulário de candidatura, a ABIC vai contactar a FCT com as questões levantadas sobre as candidaturas a BPD.

Cumprimentos,
Susana

-----------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
akagi Escreveu:O meu objectivo com esta intervenção será alertar a ABIC e os colegas que venham a concorrer, que este concurso se tornou menos inclusivo em termos de BPD. Quem estiver num Programa Doutoral, na data de 26 de Junho, não poderá ter o comprovativo de entrega de tese, uma vez que a fase curricular não estará terminada (que se prolonga em muitos casos até meados de Julho). Nos anos anteriores, tal situação seria passível. O que este concurso sugere, com a inclusão da declaração de compromisso, é que tal seria possível para os doutorandos nessa condição, ao mesmo tempo que a manutenção do requisito de entrega de tese (que me parece desnecessário, tendo em conta que pedem uma declaração de compromisso de obtenção do grau), irá afastar possíveis candidatos. Parece ser então uma medida inclusiva (a declaração de compromisso), ao mesmo tempo que se coloca uma medida exclusiva (o requisito de entrega de tese). Se realizarmos um exercício idêntico para as BD, o colocar deste requisito seria o mesmo que exigir a quem está num mestrado integrado, para além do compromisso de término até 31 de Dezembro, o documento em que teria entregue a tese para obtenção do grau, que todos nós concordamos que seria desnecessário.

Se o objectivo da entrega do compromisso seria ser inclusivo e de acordo com um espírito universal de acesso ao concurso, o regulamento em si está a limitar esse mesmo acesso. A declaração de compromisso por si só, deveria anular o requisito de entrega de tese, e assim estaria garantida a inclusividade do concurso. Quem não obtivesse o grau até à data prevista, seria então excluído, sem nunca ser necessário o comprovativo de entrega de tese (cuja relevância me escapa quanto à sua entrega conjunta do compromisso de término). Julgo que será necessário pedir uma clarificação à FCT quanto ao assunto, do porquê deste "duplo compromisso" e dos prejuízos eventuais desta nova medida para os concursos BPD (que acaba por ser o único concurso que vê os prazos encurtados, tendo em conta o requisito específico de entrega de tese).

Isto irá prejudicar sem dúvida imensos candidatos e quero alertar a ABIC para este facto.

Saudações

sininho
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 52
Registado: sábado set 02, 2006 11:26 pm
University/ Institute: Hospital Rovisco Pais
Localização: Universidade Fernando Pessoa/Hospital Rovisco Pais

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por sininho »

Boa tarde a todos.

alguém pode esclarecer uma dúvida que surgiu (já não me recordo como foi para PhD)...

se preferirmos usar o CV da FCT-SIG não precisamos de fazer nada de especial, pois não? ele estará automaticamente disponível na plataforma para o painel analisar, não é assim?

sei que o DeGóis serão necessários determinados procedimentos, porém o FCT-SIG julgo que não... no entanto não estou certa, daí pedir a vossa ajuda

many thanks
ana

mariah.madeira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 19, 2011 2:17 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por mariah.madeira »

Olá a todos

Sou nova nestas andanças e tenho uma duvida....com todos os cortes (especialmente orçamentais) que a FCT está a realizar, será prejudicial candidatar-me a uma bolsa mista (em Portugal e noutro Pais)?

Responder