Apresentei candidatura a BD na 1ª fase de 2010 e foi-me recusada. Pedi recurso, ainda não temos resposta.
Mas ao consultar, nos computadores da FCT, os processos de candidatura dos meus colegas, reparei numa questão importante: todos apresentavam um programa de trabalhos para 3 ou 4 anos. Eu apresentei uma proposta para o primeiro ano! Não era isso que era suposto? Não é isso que nos dizem, quando afirmam que a bolsa é concedida por um ano e prorrogável por mais 3 ou lá o que é?! Afinal tenho que apresentar o plano para a totalidade da investigação?!?
plano de trabalhos para 1 ano, 3 ou 4?
-
- recém-chegado
- University/ Institute: n.a.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: NUE
Re: plano de trabalhos para 1 ano, 3 ou 4?
Bom dia,
Sim, de facto deves apresentar um plano de trabalhos para o período total do doutoramento. Há quem o faça em 3 anos ou em 4. O que importa é que apresentas um plano para o teu doutoramento, é suposto obteres um grau a partir do projecto que apresentas. Daí não deveres apresentar um projecto para 12 meses porque não vais obter o grau de doutor nesse período. Compreendes?
De facto a FCT diz que são 12 meses renováveis. No entanto, penso que isto é uma mera formalidade.. e apenas para garantir que os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade. Tens de enviar um parecer do orientador todos os anos para confirmar que está tudo a decorrer como deveria. Assim sendo, a bolsa é renovada.
Boa sorte!
Sim, de facto deves apresentar um plano de trabalhos para o período total do doutoramento. Há quem o faça em 3 anos ou em 4. O que importa é que apresentas um plano para o teu doutoramento, é suposto obteres um grau a partir do projecto que apresentas. Daí não deveres apresentar um projecto para 12 meses porque não vais obter o grau de doutor nesse período. Compreendes?
De facto a FCT diz que são 12 meses renováveis. No entanto, penso que isto é uma mera formalidade.. e apenas para garantir que os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade. Tens de enviar um parecer do orientador todos os anos para confirmar que está tudo a decorrer como deveria. Assim sendo, a bolsa é renovada.
Boa sorte!
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: FCUL
Re: plano de trabalhos para 1 ano, 3 ou 4?
Eu aconselhar-te-ia a apresentares um plano consentâneo com a duração do programa doutoral em que te inscreves (3 ou 4 anos).
J