Mensagens do fórum "privado" nos resultados do Google

Sugestões, criticas ou reclamações sobre o fórum ou página da ABIC
Responder
rosariodurao
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 12, 2010 9:31 pm
University/ Institute: Centro Est. Comparatistas - Univ. Lisboa

Mensagens do fórum "privado" nos resultados do Google

Mensagem por rosariodurao »

Caro Tiago H. Silva, moderador do fórum Perguntas/Apoio ao Bolseiro,

Coloquei recentemente uma mensagem "privada" nesta secção do fórum. Qual o meu espanto quando me disseram, e pude confirmar, que a mensagem surgia nos resultados das buscas pelo meu nome no Google.

Pensando ter sido por falha minha, imediatamente entrei no fórum para modificar os settings de privacidade minhas e do tópico. Constatei, como decerto sabe, que tal não era possível, e tão pouco pude apagar a mensagem que aí tinha colocado.

Considero isto uma lamentável falta de ética da parte da ABIC. Um fórum privado caracteriza-se por ser "privado", não para qualquer pessoa com acesso à internet em qualquer parte do mundo ler as nossas mensagens! Isto é um abuso da confiança que os bolseiros que participam neste fórum depositam na ABIC!

Peço, assim, a IMEDIATA remoção do tópico "Isenção de permanência em Portugal (J Visa Waiver)", bem como dos outros tópicos que coloquei no fórum da ABIC e o encerramento da minha conta. Peço, igualmente, que contactem a Google no sentido de a mesma remover IMEDIATAMENTE as páginas em cache dos meus tópicos!

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Mensagens do fórum "privado" nos resultados do Google

Mensagem por nowikissyou »

Desculpa, mas estás equivocada se achas que a ABIC tem qualquer compromisso/obrigação contigo de manter este fórum "privado". Além disso, regra geral, deves assumir tudo o que é submetido online NUNCA é verdadeiramente apagado. Alguém, algures pode criar cópias e mantê-las ad infinitum, sem o teu conhecimento.

O facto de a ABIC requerer registo prévio não tem nada a ver com privacidade, já que qualquer pessoa o pode fazer, e por consequência ler os teus posts.

Apesar dos moderadores provavelmente acederem ao teu pedido e apagarem o teu post, não faz sentido que bloqueiem o acesso aos bots dos motores de pesquisa nestes sub-fórums (o phpBB permite-lhes acesso por omissão) porque é de todo o interesse que a informação aqui contida esteja disponível para todos, incluindo bolseiros que ainda não tenham descoberto a ABIC.

E já agora:

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Mensagens do fórum "privado" nos resultados do Google

Mensagem por spca »

rosariodurao Escreveu:Caro Tiago H. Silva, moderador do fórum Perguntas/Apoio ao Bolseiro,

Coloquei recentemente uma mensagem "privada" nesta secção do fórum. Qual o meu espanto quando me disseram, e pude confirmar, que a mensagem surgia nos resultados das buscas pelo meu nome no Google.

Pensando ter sido por falha minha, imediatamente entrei no fórum para modificar os settings de privacidade minhas e do tópico. Constatei, como decerto sabe, que tal não era possível, e tão pouco pude apagar a mensagem que aí tinha colocado.

Considero isto uma lamentável falta de ética da parte da ABIC. Um fórum privado caracteriza-se por ser "privado", não para qualquer pessoa com acesso à internet em qualquer parte do mundo ler as nossas mensagens! Isto é um abuso da confiança que os bolseiros que participam neste fórum depositam na ABIC!

Peço, assim, a IMEDIATA remoção do tópico "Isenção de permanência em Portugal (J Visa Waiver)", bem como dos outros tópicos que coloquei no fórum da ABIC e o encerramento da minha conta. Peço, igualmente, que contactem a Google no sentido de a mesma remover IMEDIATAMENTE as páginas em cache dos meus tópicos!
Parece-me que estás a confundir mensagem privada com fórum privado.
Mensagem privada é enviada directamente para um dado utilizador registado do fórum, "tipo e-mail", sem que mais ninguém veja - ou seja, não aparece no fórum, e apenas pode ser lida pelo destinatário.
Fórum privado é de acesso restrito. O que é o caso de alguns outros fóruns da ABIC, mas não deste de "Apoio ao bolseiro", que é público. A única coisa que exige registo é a colocação de mensagens, mas não a leitura, como já foi dito pelo/a Nowikissyou.

Portanto, se colocaste as tuas mensagens no fórum, elas foram colocadas em modo normal, e não como mensagens privadas.

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: Mensagens do fórum "privado" nos resultados do Google

Mensagem por Aragao »

Cara colega,

Este fórum não é privado. É público. Existem no entanto alguns sub-fóruns para os quais é necessário registo para visualizar e portanto estão protegidos das aranhas dos motores de busca. Quando algo é indexado a única coisa que se pode fazer é mover para um lugar que não seja vísivel pelos os motores de busca ou apagar a informação. Em qualquer dos casos demora algum tempo até desaparecer. O seu tópico foi movido para um desses subfóruns que necessitam de registo subfóruns. Tenho a certeza que outros colegas tem a mesma dúvida ou vão ter problemas similares ao seu. É uma pena que não fique alguma entre-ajuda disponível para o futuro.

De qualquer forma um assunto que se considere confidencial deve ser tratado directamente com um dos contactos da ABIC --> ver aqui.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Responder