Concurso BPD 2011
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: porto
Concurso BPD 2011
Olá a todos,
Copio um e-mail do presidente da FCT para divulgação que uma colega me reenviou sobre o concurso 2011.
"Caro ...
A FCT tenciona abrir concurso para financiamento de bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento com um único período de avaliação (em princípio, de 27 de Abril a 25 de Junho) e não com dois períodos, como tem acontecido nos últimos anos. Tal decisão baseia-se na experiência obtida nos concursos passados. A realização de um único período de avaliação permitirá uma maior uniformidade de critérios de avaliação, uma vez que nem sempre se consegue que os membros dos painéis sejam os mesmos nos dois períodos, e a divulgação mais rápida dos resultados a todos os candidatos, deixando de existir decisões pendentes do 1º ciclo, cujo resultado apenas é conhecido após a avaliação do 2º ciclo, e permitirá, igualmente, reduzir o tempo de espera de divulgação dos resultados em sede de Audiência Prévia.
Salienta-se que neste novo modelo com apenas um período de avaliação, será permitido aos candidatos apresentarem candidatura mesmo na ausência da conclusão do grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, à semelhança das condições que eram permitidas no modelo com dois períodos de avaliação.
Assim, para os candidatos a Bolsas de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, que não tenham o grau académico exigido para as respectivas bolsas, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de Dezembro de 2011.
Será de igual forma permitido que as bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, possam ter início em data não anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2012.
Deste modo garante-se que os candidatos têm as mesmas possibilidades de acesso ao concurso que teriam no caso de existirem dois ciclos.
Face às actuais circunstâncias financeiras, é importante referir que a existência de dois períodos de avaliações acarreta uma duplicação de custos, quer com o pagamento aos avaliadores, quer com aluguer de salas, de computadores bem como de refeições (etc…)., que como consequência imediata reduzirá o número de bolsas que será possível atribuir.
Agradecia-te que desses conhecimento desta intenção a todos os LAs.
Abraço
João Sentieiro "
Copio um e-mail do presidente da FCT para divulgação que uma colega me reenviou sobre o concurso 2011.
"Caro ...
A FCT tenciona abrir concurso para financiamento de bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento com um único período de avaliação (em princípio, de 27 de Abril a 25 de Junho) e não com dois períodos, como tem acontecido nos últimos anos. Tal decisão baseia-se na experiência obtida nos concursos passados. A realização de um único período de avaliação permitirá uma maior uniformidade de critérios de avaliação, uma vez que nem sempre se consegue que os membros dos painéis sejam os mesmos nos dois períodos, e a divulgação mais rápida dos resultados a todos os candidatos, deixando de existir decisões pendentes do 1º ciclo, cujo resultado apenas é conhecido após a avaliação do 2º ciclo, e permitirá, igualmente, reduzir o tempo de espera de divulgação dos resultados em sede de Audiência Prévia.
Salienta-se que neste novo modelo com apenas um período de avaliação, será permitido aos candidatos apresentarem candidatura mesmo na ausência da conclusão do grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, à semelhança das condições que eram permitidas no modelo com dois períodos de avaliação.
Assim, para os candidatos a Bolsas de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, que não tenham o grau académico exigido para as respectivas bolsas, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de Dezembro de 2011.
Será de igual forma permitido que as bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, possam ter início em data não anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2012.
Deste modo garante-se que os candidatos têm as mesmas possibilidades de acesso ao concurso que teriam no caso de existirem dois ciclos.
Face às actuais circunstâncias financeiras, é importante referir que a existência de dois períodos de avaliações acarreta uma duplicação de custos, quer com o pagamento aos avaliadores, quer com aluguer de salas, de computadores bem como de refeições (etc…)., que como consequência imediata reduzirá o número de bolsas que será possível atribuir.
Agradecia-te que desses conhecimento desta intenção a todos os LAs.
Abraço
João Sentieiro "
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Coimbra
Re: Concurso BPD 2011
Obrigado Sara!
Acho que faz todo o sentido. Ao menos não vamos andar todos em stress durante meses sem fim como em 2010.
Acho que faz todo o sentido. Ao menos não vamos andar todos em stress durante meses sem fim como em 2010.
-
De nada!
Mas atenção, convém realçar que ainda não é data confirmada claro. Mas não deve alterar muito quando sair a oficial...digo eu...tenho é de me despachar a acabar alguns papers que tenho quase prontos para ver se ainda seguem este mês... E também acho que as justificações apontadas fazem todo o sentido! A chatice é que estou mesmo a ver que vou ter nova candidatura feita sem saber o resultado do recurso...mas como esse deve ser bonito à mesma
Bjs
Mas atenção, convém realçar que ainda não é data confirmada claro. Mas não deve alterar muito quando sair a oficial...digo eu...tenho é de me despachar a acabar alguns papers que tenho quase prontos para ver se ainda seguem este mês... E também acho que as justificações apontadas fazem todo o sentido! A chatice é que estou mesmo a ver que vou ter nova candidatura feita sem saber o resultado do recurso...mas como esse deve ser bonito à mesma

Bjs
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Coimbra
ahah! também eu
Até tiro artigos da manga este ano! De resto, olha, cá estaremos! Foste uma presença na minha época natalícia 2010, porque não 2011
Desta vez eu participo mais no forum!!

[quote="saragsilva"]
sempre bem informada!
Boa sorte, Sara!
sempre bem informada!
Boa sorte, Sara!
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Hospital Rovisco Pais
saragsilva wrote:De nada!
Mas atenção, convém realçar que ainda não é data confirmada claro. Mas não deve alterar muito quando sair a oficial...digo eu...tenho é de me despachar a acabar alguns papers que tenho quase prontos para ver se ainda seguem este mês... E também acho que as justificações apontadas fazem todo o sentido! A chatice é que estou mesmo a ver que vou ter nova candidatura feita sem saber o resultado do recurso...mas como esse deve ser bonito à mesma![]()
Bjs
Boa tarde a todos.
Esta é uma óptima notícia e agradeço a quem a partilhou!

Uma questão para candidaturas BPD: alguém sabe se podemos incluir os papers que propusemos para publicação mas que ainda não temos resposta de aceitação (ou não)?
E se sim, onde? É que no DeGóis essa possibilidade não aparece

obrigada
ana
-
Yellow!
Acho que só faz sentido se forem aceites. Acho que aceites dá, mesmo que não estejam publicados ainda. Agora só submetidos não, isso é que era bonito
porque aí ainda podem muito bem ser recusados - os submetidos não contam para nada, penso eu de que
Boa sorte!
Acho que só faz sentido se forem aceites. Acho que aceites dá, mesmo que não estejam publicados ainda. Agora só submetidos não, isso é que era bonito

Boa sorte!
-
É um stress o tempo que medeia entre enviar um artigo e ter notícias da Revistasaragsilva wrote:Yellow!
Acho que só faz sentido se forem aceites. Acho que aceites dá, mesmo que não estejam publicados ainda. Agora só submetidos não, isso é que era bonitoporque aí ainda podem muito bem ser recusados - os submetidos não contam para nada, penso eu de que
![]()
Boa sorte!

obrigada!
-
Podes crer, eu vou pedir aos santinhos para que pelo menos saiba se foram aceites em finais de Junho para poder pôr aceite na candidatura...era bom... mas algumas revistas demoram 6 meses... argh! Tenho de me pôr a mexer para enviar tudo agora em medados de Abril...stress!
Posso dizer que após ter consultado vários processos de candidatura a BPD do concurso de 2010 ficou claro que, pelo menos na área de ciencias da saúde, os avaliadores consideraram os artigos submetidos.... e até, pásme-se, ainda a serem escritos.
cumps,
Carlos

cumps,
Carlos
-
CJPB wrote:Posso dizer que após ter consultado vários processos de candidatura a BPD do concurso de 2010 ficou claro que, pelo menos na área de ciencias da saúde, os avaliadores consideraram os artigos submetidos.... e até, pásme-se, ainda a serem escritos.![]()
cumps,
Carlos
Uáu, Carlos, isso é que são boas notícias!

-
- recém-chegado
- University/ Institute: Instituto Superior de Agronomia
Essa dos artigos é boa
Pensei que os submetidos não desse...mas pronto, melhor para nós 

Como é que se comprova isso tudo ?...
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Aveiro
Boas.
Gostava de saber se alguém tem mais alguma noticia sobre as bolsas de doutoramento...já é dia 27 e ainda não encontro nada
Brigado
Gostava de saber se alguém tem mais alguma noticia sobre as bolsas de doutoramento...já é dia 27 e ainda não encontro nada

Brigado
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade da Madeira
Olá, Boa noite!
Alguém sabe dizer quais as datas para as candidaturas a BPD 2011??
Obrigada pela atenção,
Sandra Gouveia
Alguém sabe dizer quais as datas para as candidaturas a BPD 2011??
Obrigada pela atenção,
Sandra Gouveia
amfcapitao wrote:Boas.
Gostava de saber se alguém tem mais alguma noticia sobre as bolsas de doutoramento...já é dia 27 e ainda não encontro nada![]()
Brigado
Também estava à espera de novidades pelo dia 27 de Abril, mas ainda nada....
Espero que isto não queira dizer que a longa espera do concurso de 2010 se vai repetir agora em 2011 ...

-
- recém-chegado
- University/ Institute: Instituto Superior de Agronomia
Já abriram
3 de Maio a 27 de Junho.