Creio que não há necessidade nenhuma de confirmação. A FCT assume e bem, como habitual, que até prova em contrário as candidaturas são honestas.
Tenho DB há 3 anos e nunca a FCT me solicitou tais comprovativos, nem para a atribuição nem nas renovações anuais (onde o orientador lista as poublicações)
Comprovação dos artigos científicos
Re: Comprovação dos artigos científicos
Embora eu duvide que o façam, ou quanto muito apenas o façam para uma pequena amostra, repara que é fácil verificarem na Internet se determinado artigo existe.
Tem havido, no entanto, uma cláusula que pode ter alguma influência - de que o doutoramento deve ter sido concluído preferencialmente há menos de 5 anos. Não sei se tem efectivamente tido alguma influência, e qual a penalização aplicada, pois não consta do guião de avaliação.
Esclarecimento sobre esta dúvida :
A Fundação para a Ciência e Tecnologia informou-me que os artigos científicos deverão ser comprovados, e têm que ter saído em revistas da área onde a pessoa se candidata e dizerem respeito à área da pessoa (não se trata de uma qualquer revista, nem de um artigo qualquer).
A Fundação para a Ciência e Tecnologia informou-me que os artigos científicos deverão ser comprovados, e têm que ter saído em revistas da área onde a pessoa se candidata e dizerem respeito à área da pessoa (não se trata de uma qualquer revista, nem de um artigo qualquer).
Os artigos científicos só entram no currículo, e contam pouco, pois o que conta mais é a formação académica do candidato.
Meu caro, para concorrer a BPD pela FCT, o que tem contado para o mérito do candidato na maioria das áreas são essencialmente os artigos científicos, ou outras publicações científicas, ex. patentes, capítulos de livros.Rotiv wrote:Os artigos científicos só entram no currículo, e contam pouco, pois o que conta mais é a formação académica do candidato.
O grau académico (doutoramento) só serve para poderes concorrer - sem doutoramento não podes concorrer a BPD.
Já a BD é diferente, tem contado de facto bastante a média de curso, sobretudo da licenciatura.
Isso não sucede em todas as áreas científicas, nem em todos os painéis de avaliação. Os critérios variam.