Regime Contributivo Seg Social - Estagiários / bolseiros??

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
seshat
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: NUE

Regime Contributivo Seg Social - Estagiários / bolseiros??

Post by seshat »

Olá a todos,

Queria lançar uma questão. O nosso regime contributivo (SSV da Segurança Social) foi alterado ou continuamos sem qualquer tipo de apoio no caso de desemprego (ficarmos sem bolsa)? Eu acho que era bastante oportuno os bolseiros terem algo a dizer acerca desta questão dada a importância que o Governo está a colocar nesta questão relativamente aos estagiários. Se os estagiários vão ter os direitos todos que qualquer pessoa deveria ter, nós, bolseiros, vamos aceitar sem dizer nada que não nos sejam dados também esses direitos?

Lanço a questão..
Cumprimentos a todos.
Ana
spca
cientista sempre presente

Re: Regime Contributivo Seg Social - Estagiários / bolseiros

Post by spca »

Independentemente de achar bem que se aproveite o momento político para tentar puxar a brasa à nossa sardinha... De que estagiários estamos aqui a falar? É que me parece muito diferente um "estagiário" pago pela empresa com segurança social como deve ser de um estagiário com bolsa de estágio, tipo Inov-jovem. Se for este último tipo de estagiário (bolseiro) parece-me difícil argumentar que eles tenham sub. desemprego e nós (Bolseiros de Investigação) não. Mas se for apenas o de "estágio remunerado" com contrato de trabalho normal, creio que já não é bem assim.
Last edited by spca on Fri Feb 25, 2011 10:35 pm, edited 1 time in total.
seshat
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: NUE

Post by seshat »

Olá,

Não sei exactamente de que estagiários estamos a falar, porque nem sequer estou em Portugal neste momento.. o que sei foi o que vi através das notícias, o que também não informa ao nível do detalhe. Mas pelo que percebi.. penso que estavam a referir-se também a estagiários tipo INOV. Seja o que for, vai haver uma mudança no sistema para dar mais protecção aos jovens estagiários e é pena que ninguém se lembre dos bolseiros que na maior parte das vezes não são uns aninhos de 'estágio', é a vida toda nisto. Apesar de todos os dias serem boas oportunidades para lutarmos por direitos que já deviam ser nossos à partida, acho que o timming ajuda e só gostava de lançar a questão para o ar..
Se não formos nós a lutar pelas coisas, ninguém o fará.

Cumprimentos.
Ines_C
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UC/CNC

Post by Ines_C »

Isso dos estagiários é uma questão complicada...
Não sei se os estagiários da INOV também vão apanhar com essa "reforma", só ouvi falar destas alterações no contexto dos estágios profissionais.

Para terem direito a subsidio, os estagiários vão ter que começar a fazer descontos do IRS. Ou seja, dos 900€ que recebem, vão passar a receber 600€. Isto vai permitir que os empregadores paguem um salário mais baixo quando os quiserem contratar, pois normalmente oferecem um salário equiparado ao do estágio: para que oferecer 900€ se o próprio estado diz que um licenciado com mestrado deve receber apenas 600€?
spca

Post by spca »

Referi os estágios do programa Inov-Jovem como exemplo de programas de estágio com bolsa financiada pelo Estado. Não sei o nome do programa dos "Estágios Profissionais" do IEFP (talvez seja mesmo "Estágios Profissionais"), como existem vários outros programas de estágios profissionais remunerados com bolsa, ex. Inov-Social, Inov-Contacto, PEPAP, PEPAL...
O que eu queria referir-me era à situação dos estágios remunerados por bolsa, que me parece diferente dos estágios remunerados por fundos das empresas nos quais a pessoa é de facto um trabalhador da empresa com o respectivo contrato, e não um bolseiro.
Post Reply