Quantas bolsas pos-doc posso ter?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
AMAD
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Porto

Quantas bolsas pos-doc posso ter?

Post by AMAD »

Olá

como os resultados da 2ª fase tardam a sair, e não tenho muitas esperanças em conseguir ter bolsa, concorri a uma bolsa igualmente pos-doc numa faculdade, de 12 meses, no âmbito de um projecto, mas que pelo percebi segue o regulamento da FCT, apesar de não ser a FCT aprovar a minha candidatura. E consegui ter esta bolsa, mas ainda nãi assinei contracto. Agora estive a pensar e sei que à alguns anos falava-se que no regulamento da FCT que não se era autorizado ao bolseiro usufruir mais de que uma vez do mesmo tipo de bolsa. Mas estive a ler o regulamento da FCT de 2010 e o estatuto do bolseiro (onde estava esta regra) e nada encontrei.

Esta regra ainda continua no regulamento?
Sabem se este tipo de bolsa (de projecto) conta já para FCT como bolsa, ou não tem nada a ver porque o contrato é com a faculdade e não FCT?
Ou podemos ter mais que uma vez bolsas pos-doc.

isto porque se tiver a bolsa da fct mais tarde mudarei para ela porque é mais tempo e é no projecto que quero trabalhar, e sairei da que tenho actualmente. Mas não quero ter surpresas...do tipo já usufruiu deste tipo de bolsa por isso não pode ter esta :(

Obrigada

Boas Festas

AMAD
ssneves
Sócios
Sócios
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Quantas bolsas pos-doc posso ter?

Post by ssneves »

Olá AMAD,

Não, em princípio não há qualquer problema em teres mais do que uma bolsa de pós-doc. O estatuto do bolseiro ou regulamento das bolsas não definem qualquer limitação no número de bolsas de um mesmo tipo, sejam de pós-doutoramento ou outras. Existe apenas uma limitação total no número de anos (4 no máximo) para as bolsas de doutoramento da FCT. Por isso, em teoria seria possível ter mais do que uma bolsa de doutoramento (referências diferentes) da FCT desde que no total não se ultrapassem os 4 anos de financiamento. A limitação de 6 anos para as bolsas de pós-doc refere-se a cada bolsa de pós-doc (eu própria já vou na 2a bolsa de pós-doc da FCT, e tive ainda uns meses numa outra bolsa de pós-doc de projecto).

Contudo, sei que há instituições (conheço uma pelo menos) que decidiram introduzir regras internas que definem que um bolseiro não pode ter mais de uma bolsa do mesmo tipo. Penso que esta é uma situação rara, mas será bom confirmares o que é que diz o regulamento interno das bolsas na instituição onde desejas trabalhar.

Em resumo: a lei geral não limita o número de bolsas de pós-doc, mas as instituições podem introduzir restrições adicionais ao regulamento (desde que estas não estejam contra com aquilo que a lei geral diz).

Cumprimentos, e boa sorte!
Susana

---------------------
Susana Neves
(Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC)

AMAD wrote:Olá

como os resultados da 2ª fase tardam a sair, e não tenho muitas esperanças em conseguir ter bolsa, concorri a uma bolsa igualmente pos-doc numa faculdade, de 12 meses, no âmbito de um projecto, mas que pelo percebi segue o regulamento da FCT, apesar de não ser a FCT aprovar a minha candidatura. E consegui ter esta bolsa, mas ainda nãi assinei contracto. Agora estive a pensar e sei que à alguns anos falava-se que no regulamento da FCT que não se era autorizado ao bolseiro usufruir mais de que uma vez do mesmo tipo de bolsa. Mas estive a ler o regulamento da FCT de 2010 e o estatuto do bolseiro (onde estava esta regra) e nada encontrei.

Esta regra ainda continua no regulamento?
Sabem se este tipo de bolsa (de projecto) conta já para FCT como bolsa, ou não tem nada a ver porque o contrato é com a faculdade e não FCT?
Ou podemos ter mais que uma vez bolsas pos-doc.

isto porque se tiver a bolsa da fct mais tarde mudarei para ela porque é mais tempo e é no projecto que quero trabalhar, e sairei da que tenho actualmente. Mas não quero ter surpresas...do tipo já usufruiu deste tipo de bolsa por isso não pode ter esta :(

Obrigada

Boas Festas

AMAD
seshat
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: NUE

Post by seshat »

Olá,

Queria só chamar à atenção que no regulamento, o primeiro ponto do artigo 5º (BPD) diz que as bolsas são preferencialmente para quem obteve o grau há menos de 5 anos. Como foi dito, acho que não há limitação no número de bolsas mas este ponto pode colocar limites nos concursos normais, já que para concorrer a uma segunda bolsa de BPD em principio já se teve a bolsa durante 6 anos..
Não sei esta questão é mesmo levada a sério pelos painéis mas gostava de saber.

Bjs,
AMAD
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Porto

Post by AMAD »

Obrigada pelas respostas! Vou confirmar a situação do regulamento interno como aconselhado!

Em relação à situação dos 5 anos, sinceramente não sei, mas tamb
em gostava de saber como é lógico, porque da maneira que vão as coisas e querendo seguir esta vida, já estou a ver-me com bolsas até à reforma!

Um santo Natal,

e que o próximo ano seja gratificante para todos!
ssneves
Sócios
Sócios
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Post by ssneves »

Olá a todos,

Até ao momento, a questão de se ter doutoramento há mais de 5 anos não tem um sido um factor importante de selecção nas candidaturas a bolsas de pós-doutoramento. Conheço muitos casos de colegas que obtiveram uma nova bolsa de pós-doc com 6 ou mais anos de investigação após o doutoramento.

Nos casos que conheço de pessoas que concorreram a uma nova bolsa de pós-doc com 6 ou mais anos de trabalho pós-doutoral, em nenhum momento o ano do doutoramento foi referido como factor de decisão ou eliminação. Penso que o currículo do candidato, nomeadamente a qualidade e o número de publicações, continua a ser o factor decisivo. Mas, claro, nada garante que no futuro a "antiguidade" do doutoramento não se torne um factor importante de seriação.

Se, até agora, o ano do doutoramento não tem sido "um problema" estará relacionado com o facto de que os painéis de avaliação de bolsas são constituídos por docentes e investigadores nacionais que, naturalmente, conhecem a nossa realidade. Os painéis sabem que os doutorados mais experientes continuam a concorrer a bolsas por falta de alternativas para realizar trabalho de investigação em Portugal. Os programas Ciência 2007 e 2008 contrataram (por 5 anos) muitos doutorados em diversas áreas de investigação, mas muitas áreas tiveram poucos lugares e outras nenhum. Por isso, continuam a existir muitos doutorados experientes, que continuam a espera de uma oportunidade de trabalho seja em instituições acadêmicas ou em empresas...

Cumprimentos, e Boas Festas.
Susana

AMAD wrote:Obrigada pelas respostas! Vou confirmar a situação do regulamento interno como aconselhado!

Em relação à situação dos 5 anos, sinceramente não sei, mas tamb
em gostava de saber como é lógico, porque da maneira que vão as coisas e querendo seguir esta vida, já estou a ver-me com bolsas até à reforma!

Um santo Natal,

e que o próximo ano seja gratificante para todos!
seshat wrote:Olá,

Queria só chamar à atenção que no regulamento, o primeiro ponto do artigo 5º (BPD) diz que as bolsas são preferencialmente para quem obteve o grau há menos de 5 anos. Como foi dito, acho que não há limitação no número de bolsas mas este ponto pode colocar limites nos concursos normais, já que para concorrer a uma segunda bolsa de BPD em principio já se teve a bolsa durante 6 anos..
Não sei esta questão é mesmo levada a sério pelos painéis mas gostava de saber.

Bjs,
Post Reply