Olá a todos,
Até ao momento, a questão de se ter doutoramento há mais de 5 anos não tem um sido um factor importante de selecção nas candidaturas a bolsas de pós-doutoramento. Conheço muitos casos de colegas que obtiveram uma nova bolsa de pós-doc com 6 ou mais anos de investigação após o doutoramento.
Nos casos que conheço de pessoas que concorreram a uma nova bolsa de pós-doc com 6 ou mais anos de trabalho pós-doutoral, em nenhum momento o ano do doutoramento foi referido como factor de decisão ou eliminação. Penso que o currículo do candidato, nomeadamente a qualidade e o número de publicações, continua a ser o factor decisivo. Mas, claro, nada garante que no futuro a "antiguidade" do doutoramento não se torne um factor importante de seriação.
Se, até agora, o ano do doutoramento não tem sido "um problema" estará relacionado com o facto de que os painéis de avaliação de bolsas são constituídos por docentes e investigadores nacionais que, naturalmente, conhecem a nossa realidade. Os painéis sabem que os doutorados mais experientes continuam a concorrer a bolsas por falta de alternativas para realizar trabalho de investigação em Portugal. Os programas Ciência 2007 e 2008 contrataram (por 5 anos) muitos doutorados em diversas áreas de investigação, mas muitas áreas tiveram poucos lugares e outras nenhum. Por isso, continuam a existir muitos doutorados experientes, que continuam a espera de uma oportunidade de trabalho seja em instituições acadêmicas ou em empresas...
Cumprimentos, e Boas Festas.
Susana
AMAD wrote:Obrigada pelas respostas! Vou confirmar a situação do regulamento interno como aconselhado!
Em relação à situação dos 5 anos, sinceramente não sei, mas tamb
em gostava de saber como é lógico, porque da maneira que vão as coisas e querendo seguir esta vida, já estou a ver-me com bolsas até à reforma!
Um santo Natal,
e que o próximo ano seja gratificante para todos!
seshat wrote:Olá,
Queria só chamar à atenção que no regulamento, o primeiro ponto do artigo 5º (BPD) diz que as bolsas são preferencialmente para quem obteve o grau há menos de 5 anos. Como foi dito, acho que não há limitação no número de bolsas mas este ponto pode colocar limites nos concursos normais, já que para concorrer a uma segunda bolsa de BPD em principio já se teve a bolsa durante 6 anos..
Não sei esta questão é mesmo levada a sério pelos painéis mas gostava de saber.
Bjs,