Bolseiros e crédito à habitação?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por aragorn »

Bem, eu num ângulo um pouco mais "pão-pão queijo-queijo" diria que por muito que um bolseiro tente dar uma excelente imagem de si próprio, dificilmente é levado a sério por um banco com vista à concessão de um crédito à habitação.

(claro que para lhe impingirem todo o género de produtos pagos ou para lhe encravarem as suas poupanças, situações em que o banco não corre nenhum risco, é igual ao litro)

O bolseiro vê os seus rendimentos irrelevantizados pelos analistas de créditos dos bancos. É verdade que está no estatuto do bolseiro (salvo erro) qualquer coisa como "os rendimentos das bolsas devem relevar para efeitos de concessão de crédito à habitação".

Claro que isto estar escrito no estuto, ou que os bolseiros devem ir à lua sempre que possível, é exactamente a mesma coisa. Isto porque os bancos não são obrigados a conceder créditos a ninguém e até podem dizer "sim senhor, é relevante, mas tem que apresentar fiadores".

Obviamente que os bolseiros, com fiadores com rendimentos e empregos estaveis (os pais, por exemplo), conseguem emprestimos bancário para adquirir habitação. Mas, com fiadores nessas condições, até o Macaco Adriano consegue um empréstimo.

Na prática, as bolsas contam para muito pouco na concessão do crédito à habtiação.

Há algum exemplo aqui no forum, de alguém que seja bolseiro e tenha conseguido um crédito à habitação sem recorrer a fiadores?

Ana TR
Sócios
Sócios
Mensagens: 47
Registado: domingo abr 25, 2004 8:58 pm
Localização: ITQB-UNL & BBK College - London
Contacto:

Mensagem por Ana TR »

Lá está, dos fiadores nunca nos safamos, caso estejamos a comprar casa sozinhos.

Penso que, para quem adquire um imóvel como co-proprietário, a situação é e deve ser diferente. Se a desculpa que os bancos têm relativamente ao estatuto instável do bolseiro/estudante poder ser contraposta com um segundo co-proprietário com o emprego estável (que faz os seus descontos para o IRS) devem impor e negociar o crédito com os bancos sem a necessidade de fiadores. Os bancos raramente correm riscos, e os riscos que correm são sempre relativos, perante os seus enormes lucros. Sim, porque o banco empresta, mas no final dos 30/40/50 anos meteu ao bolso aproximadamente o equivalente ao dobro do valor do imóvel. Deviam ter no slogan "pague duas, leve uma".

De facto não tenho conhecimento de nenhum bolseiro que, por si só, conseguisse um crédito sem fiadores.

António Fernandes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: terça set 20, 2005 4:38 pm

Cidadãos de segunda?

Mensagem por António Fernandes »

Não conseguimos comprar casa sozinhos... É verdade, nunca comprei casa, mas a minha namorada que também é bolseira comprou e sei o que ela passou. Mas isto não faz de nós cidadãos de segunda? Será que sou o único que sente isto? Das duas, uma: ou os bolseiros se organizam e dão nas vistas, ou é melhor emigrarmos todos, porque aqui ninguém nos liga nenhuma, a não ser outros bolseiros, e ficamos o resto da vida a falar para o boneco, ou a discutir assuntos entre nós e sem que cheguem onde devem, que é ao governo, a quem pode alterar este estado de coisas.

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Comprei casa este ano (escritura em setembro) e é que nem se colocou outra hipótese senão de a comprar com os meus pais como fiadores...

A concessão do crédito não foi muito complicada, levei na mesma os comprovativos de pagamentos da bolsa e a declaração da FCT de como sou bolseira. No entanto ainda tenho uma dúvida por esclarecer, uma vez que ainda não recebi a escritura original e ainda não pude ir às finanças. Já alguém tratou da isenção do IMI? No nosso caso que pagamos o seguro social voluntário também é necessário ter tudo em dia na Segurança Social? Ou de facto eles só vão comprovar no caso de trabalhadores independentes? É que eu decidi inscrever-me desde que sou bolseira de investigação e como o processo na Seg. Social demora quase décadas, ainda tenho meses em atraso...

Além disso, o que eu noto em termos de banco é muita conversa simpática, mas não me telefonam ou informam que tenho algo a assinar ou ir lá buscar ou a fazer... Ainda tenho de ser eu a ir ao balcão (porque mails e telefones são da pior coisa que existe) a perguntar tudo o que preciso de saber...

Como o processo de compra de casa é muito complicado, gostava que mais gente desse a sua contribuição, nomeadamente na questão da isenção do IMI.

aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Mensagem por aragorn »

Susana Relvas Escreveu: Como o processo de compra de casa é muito complicado, gostava que mais gente desse a sua contribuição, nomeadamente na questão da isenção do IMI.
No meu caso, em 2003, a questão da isenção de contribuição autarquica não teve nada a ver com a segurança social. Apenas tive que mudar a morada nas finanças para nova casa e fazer um pedido através de um formulario (salvo erro)

Eu diria que as duas principais questões da condição do bolseiro são:

(1) - a dificuldade efectiva no acesso ao credito à habitação
(2) - regime indigno de segurança social

A questão (1) é particularmente relevante à luz dos problemas do mercado de arrendamento em Portugal. Que se divide num regime condicionado de rendas antigas baixissimas e num mercado de renda livre extremamente pequeno, com preços inflacionadissimos.

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Obrigada pelo contributo sobre o IMI. Nas regras de facto só fala dos trabalhadores independentes, mas como é preciso estar preparada para tudo e como já havia um tópico neste tema, decidi perguntar.

Quanto às rendas sei muito bem ao que te referes. Na maioria dos casos, o arrendamento é ilegal. Na casa onde estive antes estava como sub-alugada e com rendimento de 100% para o rendeiro (que era meu senhorio). Por outro lado, sei que há apartamentos no mesmo condomínio que o meu que arrendados sem mobília são capazes de passar 700 €/mês (T1). Qualquer lado para onde nos viremos, estamos mal!

Quanto à segurança social, ainda me pergunto se vale de alguma coisa. Já para não falar dos juros que estou a pagar, depois de um processo complicado (desde ter de explicar o que era o SSV, ter de ser atendida na minha cidade, pois em Lisboa não dava, esperar por documentos que não chegam e o tempo a passar e os juros a acumular!).

Ana TR
Sócios
Sócios
Mensagens: 47
Registado: domingo abr 25, 2004 8:58 pm
Localização: ITQB-UNL & BBK College - London
Contacto:

Mensagem por Ana TR »

Olá!

Para pedir a isenção de IMI tens que fazer duas coisas (penso que tens 1 mês ou 2 após escritura para o fazer):

1- alterar a tua morada fiscal para a morada da casa que compraste, que podes fazer na altura. Penso que tens que dar a data em que te "mudaste" que mais vale dizer que foi logo no dia a seguir à escritura, mesmo que não tenha sido ou que nem te tenhas mudado ainda.
2- Ir à repartição das finanças na zona residencial da tua casa e no guichet preencher duas coisas (uma é o "registo" nas finanças do novo imóvel em teu nome, o outro o pedido de isenção). Bom, mas prepara-te que aqui não é só preencher o formulário. Tens que levar todas as papeladas da casa... e quando digo todas, é mesmo todas (caderneta perdial, plantas autenticadas, escritura...). Penso que para saberes concretamente os documentos necessários deves telefonar para lá. As coisas estão sempre a mudar e sei que o ano passado as plantas das casas não precisavam ser as originais, mas avisaram-me que isso ia mudar porque até já tinha saido novo despacho. As burocracias cada vez são piores.

Depois só tens que esperar. Eu continuo à espera já lá vai um aninho.... e sei que pelo menos tenho que esperar mais uns meses....

Quanto à segurança social.... nunca ouvi falar de qualquer ligação. Eu tb tenho a minha atrasada, mas o problema é meu e de mais ninguém.

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Bem, eu sabia que era necessário levar a papelada toda, só estou mesmo à espera do original da escritura. A srª da imobiliária deu-me o molho de papelada e disse que era o que precisava, eu confiei nela, mas agora já me estás a assustar! Espero que não passe disso! :)

O prazo são 2 meses após a escritura.

Obrigada!

Ana TR
Sócios
Sócios
Mensagens: 47
Registado: domingo abr 25, 2004 8:58 pm
Localização: ITQB-UNL & BBK College - London
Contacto:

Mensagem por Ana TR »

UI, UI! IMOBILIÁRIAS!!!
Nunca confies neles!!! Digo-o por experiência própria!! :twisted:
Telefona para lá, é o meu conselho.

JoaoF
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 27, 2008 10:26 am
University/ Institute: UCP

O melhor crédito habitação

Mensagem por JoaoF »

Ao nível da aprovação de crédito habitação para bolseiros, como as coisas estão não deve estar nada fácil, pois os bancos pura e simplesmente só estão a emprestar dinheiro a quem não precisa dele.

De qualquer forma um site que recomendo e é um excelente ponto de partida para a pesquisa do melhor Crédito Habitação é o http://www.moneygps.pt/creditohabitacao.php.

PlayGhost
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado fev 06, 2010 12:26 am
University/ Institute: IST/ISR

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por PlayGhost »

Viva,

há alguém que esteja a passar pelo processo de comprar casa, e que esteja com a situação de bolseiro de investigação? tudo o que foi dito anteriormente, continua a ser válido? necessito de entregar a declaração de irs a 0, com a respectiva declaração em como sou bolseiro, para poder usufruir de crédito à habitação? Também, já tenho fiadores, mas a realidade é que os bancos torcem e muito o nariz à situação...

Hesiodo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 31, 2010 12:49 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por Hesiodo »

Olá, comprei casa em 2007 sendo bolseiro de doutoramento. Não foi fácil, pediram 30% de entrada, mas os fiadores não foram necessarios, embora tenho que dizer que os meus pais têm um bom relacionamento com o Banco. O assunto do IRS ficou justificado com o recibo da FCT, onde se diz que o pagamento está exento do IRS.

PlayGhost
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado fev 06, 2010 12:26 am
University/ Institute: IST/ISR

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por PlayGhost »

Hesiodo, obrigado pela resposta!! No teu caso até foi muito bom, visto nem teres precisado de fiadores... Eu fiador tenho, e nem estou a comprar casa sózinho!!, mas mesmo assim estão me a dificultar a vida, pois insistem que é preciso irs.

Cumprimentos

carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: quinta mai 07, 2009 1:49 pm
University/ Institute: FEUNL

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por carlosdasilva3 »

Bom dia,

Alguém sabe qual eh o procedimento a efectuar para mudar o pagamento mensal da bolsa para outra instituição de credito? Acabei de comprar casa e preciso de transferir o meu "salário" mensal para outro banco.

Alguém já passou por isto e pode me dar umas dicas?

Hesiodo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 31, 2010 12:49 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por Hesiodo »

Olá, fiz isto uma ou duas vezes com a BD. Foi muito simples, enviei um mail à FCT, a pedir que a bolsa fosse depositada no Banco tal na conta cujo NIB é XXX, pedí que isto fosse feito na brevidade possível. O facto é que mais ou menos se enviares o mail no principio do mês, ainda deveria ir a tempo para que a bolsa fosse depositada no mês seguinte na nova conta. Isso funcionó sem maiores problemas.

H.

carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: quinta mai 07, 2009 1:49 pm
University/ Institute: FEUNL

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por carlosdasilva3 »

Obrigado pela resposta :)

daniproenca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 08, 2010 8:12 pm
University/ Institute: IMM

Re: Bolseiros e crédito à habitação?

Mensagem por daniproenca »

Olá,

também sou estudante de doutoramento e pretendo comprar casa. Hoje dirigi-me ao banco para fazer uma simulação e a senhora disse-me que sendo eu bolseira contava como se o meu rendimento fosse nulo (0€) uma vez que não faço declarações.
Isto também aconteceu convosco?

Responder