Bolsa no estrangeiro - pagamento de propinas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
luisoliveira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Washington University in St. Louis

Bolsa no estrangeiro - pagamento de propinas

Post by luisoliveira »

Ola,

Tenho duas questoes relacionadas com o pagamento de propinas à instituicao acolhedora:

1. Quando e como se pede o pagamento dos 12500 euros?

2. Estou numa universidade americana, o que significa que vou ter de transferir o dinheiro da conta portuguesa para a conta americana antes de poder pagar à universidade. O problema 'e que o meu banco cobra 50 euros (ou perto disso) para transferir 5000 euros. Ou seja, iria pagar do meu bolso 1% de todo o dinheiro que 'e destinado à Universidade, o que à partida me parece descabido. Existe alguma forma de ser a FCT ou a Universidade a pagar as taxas de transferencia?

Obrigado pela ajuda!

Luis
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Bolsa no estrangeiro - pagamento de propinas

Post by nowikissyou »

Tens de enviar os comprovativos para a FCT e ela reembolsa-te do montante (até ao máximo de 12500€) via transf. para a tua conta (em PT) normalmente no início do mês seguinte ao pedido ser deferido.

No entanto, podes pedir ANTES de efectivamente pagares as propinas se conseguires justificar uma estimativa para o montante que pretendes adiantado. Obviamente, assim que faças o pagamento e tenhas os recibos com o valor final, a FCT faz os ajustes que forem necessários.

A FCT não to paga nenhuma despesa adicional, nomeadamente taxas relativas a transf. bancárias ou câmbios.

Aconselho-te a pensares bem como queres transferir o dinheiro de maneira a minimizar taxas; pessoalmente, uso este site: http://www.xe.com/.
hf_araujo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: King's College London

Post by hf_araujo »

Ola Luis,

Em relacao ao pedido de pagamento do dinheiro destinado as propinas no meu primeiro ano de bolsa foi suficiente enviar um email para id.bolsas@fct.mctes.pt com a digitalizacao da factura das propinas. Fiz isso no inicio de um mes, e a meado do mes recebi resposta da FCT a confirmar que a transferencia iria ser efectuada juntamente com o pagamento mensal seguinte. Para o segundo ano de bolsa, enviei juntamente com o pedido de renovacao da bolsa, uma carta da universidade indicando o valor das proprinas.

Em relacao ás taxas de transferencia nao tenho nenhum conhecimento se FCT as pagara, mas penso que nao. E nas transferencias internacionais fora da zona Euro ainda existe outra questao que me parece ser mais significativa que as taxas de transferencias dos bancos, que é o valor das taxas de cambio entre moedas. Generalmente devido a variacao diaria das cotacoes, podemos acabar por ser beneficiados ou prejudicados.

Cumprimentos,
Hugo
Hesiodo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Post by Hesiodo »

Olá,

Devo dizer em favor da FCT com base na minha própria experiência quando estive a fazer doutoramento em Londres, que a taxa de câmbio usada pela FCT nunca me prejudicou, e para evitar o problema das taxas de transferência, o que fazia era pagar directamente com o cartão MB.

António.
luisoliveira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Washington University in St. Louis

Post by luisoliveira »

Obrigado a todos pela ajuda.

A julgar pelas informacoes que obtive junto dos meus bancos portugues e americano, pagaria cerca de 50euros para transferir 5000. Ou seja, 1% do dinheiro. Isto ja incluia todas as taxas, inclusive a de cambio. Penso que nao seria possivel pagar com o cartao MB, mas devo investigar essa hipotese tambem.

A taxa de cambio usada pela FCT no meu caso acho que nao importa, porque as propinas sao superiores a 12500 euros.

Os 50 euros por transferencia 'e naquela. Muito mais preocupado estou eu com o euro a afundar-se em relacao ao dolar. Quando obtive a bolsa fiquei todo contente porque significava um aumento consideravel. Agora que a bolsa vai mesmo comecar esta quase ela por ela.

Abraco,

Luis
Post Reply